Ajuda em Reforma

    Autor Mensagem
    Lombs
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Lombs


    E aí galera ?! Na paz ?

    Seguinte... esses dias ganhei uma guitarra bem velha e ferrada, e pra passar o tempo estava pensando em reformá-la eu mesmo.

    Procurei algumas dicas por aqui e até achei algumas interesantes (como também algumas asneiras), porém, não achei nenhum tutorial por completo... queria saber se alguém por aí tem um tutorial que ensine do começo, como: tirar pintura, lixar, pintar, regular... essas coisas... e se existe por acaso algum vídeo ou dvd ?!

    Já achei algumas coisas em inglês em outros lugares, mas queria ajuda de vocês mesmo assim... bem, independente da ajuda, daqui algum tempo eu vou postar fotos do trabalho...

    Valeu aí...

    Lombs
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Caramba... ninguém me ajuda ?

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lombs

    Calma velho, nem todo mundo eh luthier aki. :-)

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Que guitar que é?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Nefelibata
    Eu sou, mas preferiría que ele me trouxesse o instrumento para eu reformar, afinal, tenho que "levantar" o "leitinho das crianças", Eh,eh,eh,eh,eh................................

    thigsm
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    uhauhuhauhau

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    HAUHAUHAU!

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lombs
    Leva no Bertola, ele vai saber o que fazer com sua guitarra!

    Minow
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Se você tivesse levado sempre seus instrumentos pra um luthier, nunca teria aprendido nada, né fominha? =P

    Brincadeira, você está longe de esconder informações do pessoal, atitude assaz honrável como profissional.

    *Edit*
    Eu sempre quis usar essa palavra, "assaz".
    [/inútil]

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow
    Qual significado dessa palavra :P?

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    GuitarHome
    Deveras. =P

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow
    Pois é, foi através do aprendizado de marcenaria que tive com meu avô, das idas com amigos (ou sem eles) a oficinas de luthiers (como meu saudoso Mestre Simões) e da leitura, estudo e do método de "tentativa e erro", que me tornei luthier. Isso demorou muitos anos! Espero estar sendo digno do que aprendi com meus Mestres.
    Abç

    oliviojunior
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lombs

    Mas, voltando ao assunto ... tem muito material disponível na net, você pode dar uma pesquisada geral. Se eu fosse vc, começaria procurando por uma guita igual à que vc tem, e restauraria da forma mais original possível. Como vc não achou nenhum tutorial completo, eis aí a oportunidade de vc fazer um, contando sua primeira experiência do início ao fim. Fotografe todas as etapas e poste aqui depois ! Já comecei a ficar curioso !

    Lombs
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Lombs
    · votar


    Pô galera, a guita tá tão surrada que não dá nem pra ver a marca... e outra, tenho até vergonha de levar num luthier... rs prefiro fazer eu mesmo como passa-tempo...

    Mas a infeliz é bonita... tem um "shape" legal, é tipo uma strato, com dois humbuckers e uns metais diferentes, a madeira é pesada, mas não consegui identificar qual é... Se minha máquina fotografica tivesse funcionando eu teria postado uma foto dela, mas... rs

    oliviojunior

    Olivio, eu até achei alguma coisa... mas em inglês, nada em português, então tô tendo dificuldade em por exemplo em escolher a marca dos materias, tipo: removedor de tinta, selante pós-lixa, primer, tintas e verniz...
    Quanto a postar as etapas, pode deixar, minha idéia desde o início foi essa... afinal, de que adianta fazer uma guitarra fodona se não for pros outros verem ?

    Mas ainda fica o pedido, quem tiver material sobre reformas, por favor, me ajudem rs... não quero fazer cagada...

    Valeu gente !

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    afinal, de que adianta fazer uma guitarra fodona se não for pros outros verem ?
    Meu Deus!
    Parei aqui...

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Quanto a postar as etapas, pode deixar, minha idéia desde o início foi essa... afinal, de que adianta fazer uma guitarra fodona se não for pros outros verem ?
    Sempre pensei que guitarra fosse um instrumento musical O.o!

    Saitu
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    GuitarHome
    Soulface

    Ah, mas mta gente, mta gente mesmo tem guitarra foda soh pra mostrar...

    Lombs
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    "Pelamordedeus" né gente ! Vocês tão forçando uma barra surreal ! Eu estou falando de mudar o visual da guitarra por completo... por isso do: "...uma guitarra fodona se não for pros outros VEREM"

    As vezes parece que interpretação não existe...

    Lombs
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Lombs
    · votar


    Saitu

    Concordo... mas em minha defesa, desde o começo falei que a guitarra esta surrada e ferrada; e o objetivo era reformá-la como passa-tempo...

    Não tenho a pretensão de construir uma Gibson ou uma Fender...

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    As vezes parece que interpretação não existe...
    Do que adianta interpretar uma coisa mal expressada?

    Lombs
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Lombs
    · votar


    Não sei onde me expressei mal, mas tudo bem...

    Tenho certeza que quando Zakk Wilde projetou a 'Bull's eye', o Eddie VH a 'The Frankenstrat', o Steve Ray pintou o SRV na sua strato, o George Lynch aquela Zebra amarela que era pra ser um Tigre e o Brian May aquela obra-de-arte (no sentido literal), o quê eles realmente pretendiam era que as guitarras passassem desapercebidas na multidão... não queriam que ninguém as vissem... tenho certeza...

    Afinal... guitarra é apenas um instrumento musical e não é pra ser visto... só ouvido...

    ok ok...

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lombs
    Tenho certeza que quando Zakk Wilde projetou a 'Bull's eye', o Eddie VH a 'The Frankenstrat', o Steve Ray pintou o SRV na sua strato, o George Lynch aquela Zebra amarela que era pra ser um Tigre e o Brian May aquela obra-de-arte (no sentido literal), o quê eles realmente pretendiam era que as guitarras passassem desapercebidas na multidão... não queriam que ninguém as vissem... tenho certeza...

    É q a pintura influencia no timbre da guitarra.

    Lombs
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface

    Hahahah ! Muito boa !

    Lombs
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ...

    fabiovariant2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fiquei aqui imaginado se o cara fala:
    - A guitarra é velha, não endento muito mas nela tem escrito fender, sera que é boa?
    - Nos captadores tem escrito EMG ou Seymour Ducan, são bons??
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    silasamilcar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lombs
    Se quer mesmo minha humilde opinião... Se você realmente tem
    1 - Interesse
    2 - O mínimo de habilidade manual
    3 - Paciência para errar, tentar, e acertar
    4 - Humildade para aprender
    5 - Uma lixadeira, ou mesmo lixas 80, 100, 220, 400. 600, 1200
    6 - Latas de tinta spray
    7 - Latas de primer em spray
    8 - Verniz em spray.
    9 - Jogo de ferramentas (chaves Phillips, Fenda, Alicate)
    10 -Micro Retífica (tipo Dremel) bastante útil nesses serviços
    Mete a cara e cai dentro.
    Não digo que é fácil mas se você tiver capricho e buscar ler e pesquisar, você vai ver que vai ser um trabalho muito prazeroso.
    Se tudo mais falhar, chama o Bertola...rsrsrsrsrsrs.

    Leo-RJ
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Grande Bertola! Certamente está sendo digno, sim. Minha Condor Les Paul Bk Custom que o diga... rs :)

    Abç!

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    posta fotos ai cara,dai da pra gente ve como ta a situação né!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em Reforma