Ajuda na reforma do braço da minha Strato

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # jan/09


    Fala Galera!

    To querrendo reformar o braço da minha Tagima 635, não que esteja estragado, mas, devido ao bom controle de qualidade da marca, a curvatura da escala está meio errada. Não é nada gritante, mas queria uma pegada mais fender e do jeito que ta, a curvatura da escala na area dos 3 bordões está boa mas a das tres outras cordas está meio reta.
    Sei que esse serviço não é muito complicado, principalmente em uma troca de trastes, mas alem dele gostaria de lixar um pouco as laterais do braço pra ficar com um formato mais arredondado tipo U shaped Fender. Gostaria de trocar para nut de osso, pois essa veio com roller nut, e também verificar o posicionamento dos trastes pois talvez possam ter ocorrido erros de fabrica segundo ja me disseram. Além é claro de colocar trastes Jumbo.

    Acho que isso vai deixá-lo mais confortável e melhorará minha pegada, e ainda irei fazer outra regulagem na guita, pois a ultima feita por um luthier aqui do rio so deixou a guita trastejando e ainda me cobrou 150 pilas. FILHO DA P***!

    O que vocês acham das modificações? É possivel fazer todas elas (principalmente reposicionar os trastes)? Quanto será que um bom luthier cobraria?
    Ah e outra coisa! A galera do Rio conheçe um luthier competente capaz de fazer o serviço direito? Que por favor não seja um daqueles "profissionais" que por trocar as cordas dos famosos se acham no direito de te cobrar 500 reais pra entregar sua guita nas mãos de um aprendiz retardado.

    PS.: Não gostaria de um serviço muito caro, apenas um upgrade pois gosto da cor dela e tenho planos de outros upgrades, não quero vendêla, tão cedo, mesmo comprando guitas tops.

    Zuricow
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ninguem?
    Vamo galera entendida, ajuda aew!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/09 · Editado por: Fábio Seiji
    · votar


    Zuricow
    Tem muita informação confusa no seu post.
    Tipo, como vc sabe que a curvatura da escala está errada?
    Ela está errada ou apenas não tem a mesma da Fender?
    Se for pra corrigir isso realmente não é complicado, mas a troca dos traste é um dos serviços de tabela mais caros de um luthier.
    Além disso precisa verificar se sua escala tem espessura suficiente para diminuir o raio de curvatura.
    Lixar as laterais do braço, significativamente, não é aconselhável, pois pode ficar muita folga no neckpocket, e o U shape é menos e não mais arredondado que o C ou D.
    Pq vc pretende trocar o roller pelo osso?
    Dependendo do roller a primeira casa fica bem mais curta por causa do ponto de contato com o roller, se for esse o seu caso, para trocar por um de osso vai ser necessário completar com um pedaço de madeira essa parte da escala que está faltando.
    Vc mesmo pode verificar se os trastes estão corretamente posicionados, existem calculadores de posição de trastes na net (fret calculator).
    O reposicionamento é possível, mas não é barato; se realmente for necessário converse com o seu luthier se, o valor desse serviço + troca de trastes + retífica da escala + troca e adaptação do nut, não ultrapassa o valor de um braço novo.
    Mande um email para o Bertola que ele vai te passar todas as orientações:
    mlbertola(At)hotmail.com

    Zuricow
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Fábio Seiji
    Em primeiro lugar muito obrigado pela atençao.

    Desculpe se nao fui claro o suficiente, na verdade todos os serviços que citei não tenho certeza se farei, vou ver pela viabilidade, mas o que é certo mesmo é a troca dos trastes e uma nova regulagem.

    Sobre a curvatura na escala percebo, olhando a guitarra deitada da ponte em direção ao braço, que ela não possui a curvatura das fenders que penso que eh bem acentuada, aliás, a curvatura dessa guitarra está ate meio desnivelada pois da pra perceber que ela curva mais pra direita ( olhando na direçao que citei).

    Sobre o Nut, sei que precisaria repor um pedaço de madeira, inclusive o antigo luthier combinou de fazer isso mas desistiu. Acho que um nut comum eh melhor, pela praticidade na regulagem, pois tenho medo de deixar a guita nas maos de outro luthier que me deixe a guita pior do que estava. Fora isso não conheço as vantagens de possuí-lo.

    Sobre o formato do braço, na verdade eu nao sei bem o que fazer, pois não estou reclamando do formato desse, ate me acostumei. A minha pergunta foi feita porque toquei em algumas fenders e achei a pegada realmente muito boa, com um formato de braço bastante interessante, e gostaria de ver se dava pra fazer igual. Enfim, sei que eh algo que deva ser conversado com o luthier ao fazer o serviço. Não tenho a minima ideia sobre os formatos de shape (U, V, D) eh ate algo que meu deva procurar.

    Posso ate procurar sobre as medidas de distância de trastes, mas infelizmente não tenho nenhum medidor preciso para fazer tais mediçoes, apenas uma trena e uma regua. XD Alias, o luthier que citei, fez umas mediçoes na minha frente e disse que o NUT estava mal posicionado. Mais uma razão para trocá-lo. Sobre as demais medidas, acho que prevavelmente deve ter alguns pequenos erros, mas tenho que ver se é necessario corrigi-los ou não.

    Muito obrigado mais uma vez!
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na reforma do braço da minha Strato