como funciona os pots e chave seletora da SG?

    Autor Mensagem
    georgeredivo
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: georgeredivo


    tenho uma sg normal, com 2 captadores.

    quando a chave seletora ta na posição de pegar som dos 2 captadores e eu diminuo o potenciometro de volume de um deles fica normal, pega o som só so outro captador.

    mas quando eu diminuo o potenciometro de tone de qualqer uma das duas, deixando os outros 3 estaveis, o volume (assim como o agudo) diminue muuuito.

    O agudo tudo bem que diminua... to mexendo no tone mas...


    1ª dúvida: é normal diminuir o volume quando eu diminuo o potenciometro de tone?

    2ª dúvida: é normal mexer no tone de 1 captador soh e mudar taaaaanto mesmo quando a chave está pra pegar sinal dos 2 captadores?


    não sei se é válido dizer, mas minha guitarra tava com um problema: quando eu selecionava o captador da ponte ficava quase sem grave nenhum, intao a diferença dos 2 era tremenda, e um dia simplesmente liguei e a guitarra estava normal.

    ontem identifiquei esse outro problema, ou não. não sei se isso é normal.

    caso seja útil, eu posso gravar o som dela nas condições que vcs pedirem.


    bom, espero que alguem possa me responde...

    vlwz

    flwzzz

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    georgeredivo
    Parece que sua guitarra precisa de uma revisão

    Iago
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    leve num luthier

    georgeredivo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    putz

    guerra_luthier
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sinceramente ? Tá tudo errado...
    Veirifique se a saída de ambos os pots são iguais. Para humbunckers o indicado é de 500 K.

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Até o que você disse, tá tudo normal(na minha concepção):

    mas quando eu diminuo o potenciometro de tone de qualqer uma das duas, deixando os outros 3 estaveis, o volume (assim como o agudo) diminue muuuito.

    Acho que você está tendo a IMPRESSÃO de que o volume abaixou.
    Caso contrário, realmente a guitarra está com problemas.

    é normal mexer no tone de 1 captador soh e mudar taaaaanto mesmo quando a chave está pra pegar sinal dos 2 captadores?


    Sim, é normal.
    Por exemplo, se você abafar(mecher no tone) do captador da ponte enquanto a chave estiver no meio(os dois captadores juntos), as características do agudo desse captador irão para os ares, vai sobrepor os agudos do captador do braço deixando realmente o som mais abafado.


    não sei se é válido dizer, mas minha guitarra tava com um problema: quando eu selecionava o captador da ponte ficava quase sem grave nenhum, intao a diferença dos 2 era tremenda, e um dia simplesmente liguei e a guitarra estava normal.

    Provavelmente isso é problema no amp, no cabo ou nos jacks da guitarra ou do amp.

    georgeredivo
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: georgeredivo
    · votar


    testei em mais de um amp, com mais de um cabo

    intao sera que eh o jack?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como funciona os pots e chave seletora da SG?