Gravação com Telecaster + GT8 + Hot Rod Deluxe

Autor Mensagem
WeS Guitar Hero
Veterano
# jun/08
· votar


João_Luiz
Muito bom cara...
parabens!!
já é a segunda música que ouço sua... não tinha comentado na outra mas agora fui ouvindo os seus sons e gostei de mais!


Abraço

usarnamer
Veterano
# jun/08
· votar


Muito bom cara, só que tem uma carinha de digital no timbre , tem que diminuir algum parametro.

VALEU GAROTO.

lemingue
Veterano
# jun/08
· votar


João_Luiz

Bem legal. Parabéns, vi no seu release que ficou 10 anos sem tocar... não para mais não!

João_Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


rsf
Legal ter perguntado isso...

É meio difícil responder, mas na verdade cada música tem uma história na minha cabeça, mas como não sou bom de letra, fiz delas uma representação sonora do que significam para mim.

Os cenário são diversos, e passam por lugares bucólicos nas Minas Gerais e em Goiás, mas dão um pulo até no litoral, onde idealizei a "Pra Ver O Mar"...

Na minha cabeça passam ecos dos discos de vinil que me martelaram na adolescência, e fizeram uma referência de timbres que busco inexoravelmente até hoje.

Os timbres que realmente gostam são os das décadas de 70, 80 e 90, onde o blues e o metal mostraram grandes guitarristas que até hoje escutamos.

Ainda não me acostumei com os drives poderosos mais novos, hehehe....

Eu procuro usar mais os drives que as distorções, e dar ganho maior nelas quando quero mais força.

A distorção que mais usei nas gravações foi a do RAT, simulado pela minha antiga ME-50.

Eu gravo e depois escuto muitas vezes, em casa, no carro, nas caixinhas do PC do meu trabalho e em outros aparelhos.

Procuro achar onde posso corrigir os defeitos e comparo com as gravações de outras bandas que considero top.

Muitas vezes na equalização da guitarra construo um timbre totalmente diferente do que tinha no início e o resultado fica interessante, sendo que dificilmente eu gravo novamente alguma coisa que registrei e gostei - portanto o equalizador é uma arma poderosa para os timbres!!!

O macete para timbrar é conhecer bem seu instrumento e equipamento.

Eu tenho o HRDeluxe há pouco mais de um ano e a GT8 há uns 7 meses.

Somente agora estou conseguindo construir alguns dos timbres que gosto, e confesso que já me desanimei várias vezes com medo de que o equipamento não fosse tão bom quanto imaginei.

Uma coisa que eu faço é escutar alguma música e dela buscar extrair o timbre pela comparação sonora.

Isso não é muito fácil, pois quando os outros instrumentos estão juntos, a combinação das freqüências e harmônicos ficam diferentes de quando se toca a guitarra sozinha.

Na verdade quando toco "sozinho", uso combinações de um jeito e com a "Banda", uso de outro, realçando mais os médios e fugindo das freqüências presentes nos outros instrumentos.

Outra coisa é alternar a guitarra, no meu caso alterno uma Ibanez acústica (AG85) e uma Tele; escutar timbres de instrumento diferentes renova muito a nossa capacidade de criação...

No mais muito obrigado pelos elogios generosos, mas não sou pro não, sou só um grande amante das guitarras de rock que não fiquei satisfeito somente em escutar: tento tocar também.

Abraço!!!

João_Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


WeS Guitar Hero
Valeu, muito bom ter comentado.
Abraço!

João_Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


usarnamer
Hoje eu me desencanei mais da questão de digital e analógico, e procuro fazer o som que me agrada.

Minhas gravações são caseiras mesmo, e tenho minhas limitações...

Mas é muito difícil fazer uma coisa 100% analógica com pouco dinheiro (efeitos, amp, estúdio), hehehe.... isso me lembra o Deep Purple gravando em Londres em 74...

João_Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


lemingue
Pois é, fiquei mesmo 10 anos parado.

Havia saído de BH para fazer uma pós em Barcelona e quando voltei fui direto para minha cidade no interior de Goiás (chamada Mineiros).

Aqui foi difícil ter pessoas com mesmo gosto musical, apenas uns 3 amigos que não tocavam nada... então casei-me, tive filhos...

Há uns 3 anos um amigo que toca e canta muito (trabalha na noite em Camboriú) ia lançar um CD com músicas acústica (voz e violão) e depois iria tocar com uma banda alguns clássicos do Rock.

Me convidou e toquei com ele.

Desde então voltei a tocar e resolvi gravar músicas minhas, não dependendo de outros músicos e tal...

Ainda toco mais sozinho, mas aqui já tem umas 4 boas bandas de Rock, e quando preciso ensaiamos e tocamos o velho e bom rock'n'roll, rs...

Um abraço!

georginho_gallagher
Veterano
# jun/08
· votar


João_Luiz

Timbrão cara, vc falou em outro post que tentou construir um timbre aveludado porém com um pouco de brilho... pois bem, conseguiu c/ maestria! definição perfeita p/ esse seu timbre nesta música, s/ contar o sustain extraordinário!

Logo que iniciei a escutar à música logo me veio à cabeça "bullet blue sky do U2", a parte antes do solo.

É muito interssante ouvir o trabalho de alguém que tenta expressar o que sente na guitarra, ao invés de tentar copiar estilos e tal. Isso me refere à um dos guitarristas que mais gosto, Joe Perry do Aerosmith, muitos aqui falam que ele não tem técnica e etc., porém a hablilidade em se expressar em um instrumento é ímpar. (longe de falar q vc não tem técnica, hehe)

Assim como outros aqui já andei escutando outros sons teus, de outras horas, continue postando suas composições e idéias aqui, pois aprendemos muito.

Outra coisa é a questão técnica, já to seguindo teus passos e usando a gt8 no loop p/ modulações e equalizações, assim que meu set de overdrives ficar completo vou começar a criar meu timbre a partir desse ponto.

parabéns, abraços

João_Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


georginho_gallagher
Grande amigo, sempre bom ler seus comentários.

Depois de 41 anos de vida a gente começa a ser mais pessoal no que faz, mesmo porque eu realmente tenho pouquíssima técnica, hehehe...

Você é um grande companheiro do FCC.

Um grande abraço e depois nos mostre os seus sons.

ClaudioSF
Veterano
# jun/08
· votar


João_Luiz

Cara ... q timbrão ... to ouvindo todas as músicas.

João_Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


ClaudioSF
Valeu por comentar.
Abraço!!!

georginho_gallagher
Veterano
# jun/08
· votar


João_Luiz

Cara, valeu pela consideração! Q pouquíssima técnica q nada, quem me dera ter uns 20% disso tudo já estava ótimo!

Realmente to devendo uns sons pra galera, hoje experimentei a gt8 no loop do meu amp novo, e que agradável surpresa ao acionar as simulações!! achei uns timbres bem legais s/ mexer quase nada!! Antes usava a gt8 no 4CM, depois de ler seus tópicos decidi usá-la só no loop (mas s/ desprezar o pré do amp) e to adquirindo uns drives analógicos, o som tá ficando muito bom (pelo menos do meu agrado, hehe).

O legal é que cada composição sua que eu ouço, algo sempre acaba me surpreendendo.

Um abraço!

Vinicius Nogueira
Veterano
# jun/08
· votar


João_Luiz

Cara, meus parabéns!

Fazia tempo que eu não viajava ouvindo solos de guitarra.

E vc me fez relembrar como é prazeroso isso, excelente timbre, harmonia, fraseado. Muito bom cara, nota 10 na minha opinião.

Vc foi simples e mostrou que o "menos é mais". Conseguiu aquilo que todo guitarrista procura, contar uma história e fazer o ouvinte se prender no som.

Abraço.

tomatinho
Veterano
# jun/08
· votar


caraca
somzeira!!
dificil aparecer coisa boa aki assim hehe
belo timbre de guitarra.. acho que só colocaria um poquinhoinhinho de agudo nos timbres
mais por gosto pessoal mesmo.. pq o som tah mto bom

abraço!!

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


tomatinho
Valeu pelo coment!

As minhas músicas mais antigas ficaram muito agudas, e nessas eu estou tentando corrigir a masterização.

Então pode ser que tenha tirado agudos demais mesmo... ainda estou testando, rs...

Abraço!

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


Do outro tópico, p/ evitar upar:

João_Luiz
Que massa... e aí, tá satisfeito com o Amp.?

Mal ai, mas tinha ate pensado que sonhei ter postado isso, pq estava entrando nesse topico e nao via meu post (tinha postado no outro topico) rs.

Cara, to gostando muito. Sonzera... E mt legal vc postar seus sons... Servem p/ ajudar as pessoas a conhecerem mais, além, claro, de serem bem legais.

Abraços!

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


Sharper
Valeuu, rs...
Abraço!

usarnamer
Veterano
# jul/08 · Editado por: usarnamer
· votar


Ficou legal as gravações , parabéns.

mas um conselho de amigo.

tira a gt 8 do teu setup , fica com um delay e um compressor. e deu...

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


usarnamer
Hehehe, isso é uma possibilidade, mas por enquanto meu desafio é ajustar a GT8 e obter dela toda versatilidade e qualidade possível.

Já fui daqueles que tinha 12 pedais no set.......

Valeu pelo coment.

Abraço!

Dudu SG
Veterano
# jul/08
· votar


Nossa, como esse usarnamer consegue reclamar do timbre ainda?

Acho que se o João Luiz tivesse dito que só usava pedais analógicos valvulados, ele diria que o som estava maravilhoso.

Mas ai o cara ta usando uma pedaleira, que crime. O timbre dele já está com cara de plástico. Por favor né?


Adoraria fazer testes cegos com esse povo. Aposto que muitos (eu mesmo) aqui de ouvido, não saberia a diferença de timbre (bem feito) de uma pedaleira ou de um set de pedais tops.

rsf
Veterano
# jul/08
· votar


usarnamer

tira a gt 8 do teu setup


João_Luiz

mas por enquanto meu desafio é ajustar a GT8 e obter dela toda versatilidade e qualidade possível.



De certa forma, assim como o usarname, tenho uma curiosidade grande em ouvir o trabalho do João Luiz sem a Gt8. Pq? Porque se ele consegue esses timbres com a gt8, fico imaginando o que ele não faria com um set, digamos, mais ao nível do talento dele....em outras palavras....em alto nível....
Se não me engano, já conversei isso com o João Luiz, em especial, quanto aquela "pasteurização" que a gt8 dá no HRD...Aliás, foi exatemente essa pasteurização que me fez encaixotar a minha GT8...Substitui a gt8 por pedais separados...sendo dois deles digitais...mas que não pasteurizam o timbre do HRD...

Por outro lado, não tenho dúvidas de que o João Luiz atingiu um nível muito bom com a GT8 no seu set...e fico, igualmente curioso, a cada vez que ele posta uma de suas composições, tendo em vista que sempre há uma evolução nos timbres que ele consegue, extraindo da GT8 timbres muito bons....

Dudu SG

Aposto que muitos (eu mesmo) aqui de ouvido, não saberia a diferença de timbre (bem feito) de uma pedaleira ou de um set de pedais tops.

Se o teste for feito com o meu equipamento (e me refiro tão somente ao meu equipamento)...eu saberia lher dizer qual gravação foi feita com a gt8 e qual foi feita com os pedais. Conheço muito bem o meu ampli e do que ele é capaz....qualquer alteração dessas qualidades eu consigo perceber.. Como disse, acho que a gt8 "pasteuriza" significamente o timbre original do meu ampli (HRD), descaracterizando certas nuances do timbre..que a meu sentir são belissimas....razão pela qual tento preservá-las na medida do possível....

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


Dudu SG
É isso aí, sem dúvida os timbres podem ser bons ou ruins independente do equipamento que se usa.

Aliás o que ocorre é falta de tempo e de referência sonora para timbrar uma boa pedaleira...

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


rsf
Assino embaixo...

O que ultimamente estou tentando é aproveitar minha GT8 até o último bit, rs....

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


Vinicius Nogueira
Desculpe, pulei seu coment sem querer.

Obrigado pelas palavras, um dia chego lá...

Grande abraço!

Dudu SG
Veterano
# jul/08
· votar


Ainda fico com o pé atrás em relação a essa sensibilidade.

rsf
Veterano
# jul/08
· votar


Dudu SG

Ainda fico com o pé atrás em relação a essa sensibilidade.

em relação ao seu próprio equipamento?
No seu próprio equipamento vc perceber diferenças nem é uma questão de sensibilidade....é uma questão de hábito mesmo...hehehe....

Dudu SG
Veterano
# jul/08
· votar


Não no próprio equipamento.

Mas você, sinceramente do fundo do coração (hahaha), acha que alguém iria perceber se o Luiz tivesse postado só a música, sem dizer o setup?


Aposto que veriamos vários "Nossa, que timbre foda, quais pedais você usou? ta muito profissional"

rsf
Veterano
# jul/08
· votar


Dudu SG

..Mas você, sinceramente do fundo do coração (hahaha), acha que alguém iria perceber se o Luiz tivesse postado só a música, sem dizer o setup?


quanto aos outros não sei..quanto a mim,não perceberia... decididamente não tenho essa sensibilidade, nem no "fundo do coração" hehehehe

Dudu SG
Veterano
# jul/08
· votar


Esse é o ponto onde eu queria chegar. O povo tem uma fixação por equipamentos e timbres, que se esquecem que o que sabe tocar é o guitarrista e não o que ele usa.

João_Luiz
Veterano
# jul/08
· votar


Galera, abri um tópico com uma gravação "analógica": http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/190007/

Dêem uma olhada por lá.

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação com Telecaster + GT8 + Hot Rod Deluxe