"Quero ser original mas hj em dia não da mais!" - Discussão sobre Originalidade!

Autor Mensagem
Invalid User
Veterano
# mai/08
· votar


É impossível saber se existe inovações a serem feitas ainda justamente pq elas ainda não foram apresentadas. É um raciocínio fácil.

lam777
Veterano
# mai/08 · Editado por: lam777
· votar


_FrEd_

O português usa as mesmas palavras a tantos séculos, e assim mesmo continua dizendo coisas diferentes.

E a música que é uma linguagem na minha opinião muito mais profunda que qualquer lingua falada como pode deixar de ser original? A mínima sutiliza, de tocar as notas de um "lick" em altura diferente, fazem toda a diferença!!! As vezes ficamos tão preocupado com notas, harmonia, técnica, feeling sei la o que arpejo, que acabamos nos esquecendo do sentido, o sentido é mais importante que a técnica e a harmonia juntas...

"Não se preocupe em ficar bonito, e toque o que você sente" = Albert King.

Agora sobre ficar horrível é relativo, teve um cara que criou um tal de Forró Jazz, e ficou famoso no mundo inteiro chamado Hermeto Pascoal.

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


_FrEd_

Depois eu leio o tópico com calma, masss...

"Quero ser original... mas hj em dia não da mais!!"

Ué, originalidade para quê? Toca C-D-E que a galera gosta...

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson
Depois eu leio o tópico com calma, masss...

"Quero ser original... mas hj em dia não da mais!!"

Ué, originalidade para quê? Toca C-D-E que a galera gosta...


Hauhauhauhuhauhauha, senti um ódio emanado indiretamente para fãs do Iron Maiden! uhauhauhauhauhauhauhauhauhauha

Unica banda que continua fazendo coisa boa com C D E.

huahuauhauhauhauhauhauhuha (colocando lenha na fogueira! haha!)


ON TOPIC: Originalidade é a consequência imutável da soma das habilidades, influências, inteligência, bom senso, criatividade, experimentalismo.

Originalidade tem muito a ver com personalidade.

Yngwie Malmsteen é original? É.
Steve Vai é original? É.
Carlos Santana é original? É.
Steve Morse é original? É.
Scott Handerson é original? É.
Frank Gambale é original? É.
Brian May é original? É.
Michael Angelo é original? É.
Paul Gilbert é original? É.
Joe Satriani é original? É.

Kiko Loureiro é original? Não.

Cada um desses citados acima (como originais), eu reconheço só de ouvir 30 segundos de suas composições, seja elas soladas ou apenas com harmonias e timbres. Satriani é um exemplo de originalidade em composições, se eu ouvi-lo improvisar algo, não indentificaria ele. Mas só de ouvir uma harmonização, um arranjo ou uma levada feita por ele, eu sei que foi feito por ele.

Kiko loureiro não é original porque ele soa sem personalidade. Apesar da técnica e do conhecimento que possui, ele não alcançou a sua característica própria que o diferencia de milhares e milhares de guitarristas.

Oras, mas kiko é um guitarrista relativamente novo, que surgiu depois desses tantos outros citados, então nenhum guitarrista hoje em dia conseguiria soar original tendo essas influências!
ERRADO.
Citar guitarristas relativamente novos na área, que surgiram após esses tantos outros?

Fácil, logo de cara me lembro de Zakk Wylde, Andy Timmons e Eduardo Ardanuy, os quais possuem uma personalidade muito bem formada musicalmente.


Alguém conseguiu entender onde eu quero chegar?

Nefelibata
Veterano
# mai/08
· votar




Ouçam isto... achei bastante original. Mas vejam inteiro.

Nefelibata
Veterano
# mai/08 · Editado por: Nefelibata
· votar




Da mesma banda, Interessante tb.

mlorenzo
Veterano
# mai/08
· votar


625 combinações,
Na verdade 3125 combinações (5 elevado a 5), pois tem repetição de elementos. Nada impede de haver uma musica com o mesmo acorde, ou de um acorde se repetir 3 vezes seguidas. Isso numa matemática crua, sem levar em conta as possibilidades harmônicas reais...

Quanto a questão de originalidade. Não é algo a se 'buscar' na minha opinião, é uma coisa que vem naturalmente.

Mas afinal, o que há de errado em curtir clichês, porem bem tocados? Eu não vejo problema nenhum. O que falta é a galera tocar bem os clichês.

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Homem Cueca
Citar guitarristas relativamente novos na área, que surgiram após esses tantos outros?

Fácil, logo de cara me lembro de Zakk Wylde, Andy Timmons e Eduardo Ardanuy, os quais possuem uma personalidade muito bem formada musicalmente.


Tu realmente acha Zakk Wylde novo? Zakk Wylde tocava com o Ozzy na epoca que tu nao tinha nem nascido ainda cara! O Edu Ardanuy tocava com o Supla numa epoca em que seus pais nem tinham pensado em te fazer ainda rsrsrsrs tanto eles como o Paul Gilbert vieram la dos anos 80........

Penta_Blues
Moderador
# mai/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Homem Cueca
senti um ódio emanado indiretamente para fãs do Iron Maiden! uhauhauhauhauhauhauhauhauhauha
Unica banda que continua fazendo coisa boa com C D E.

Acho que o ódio não é para com os fãs. Parece mais ódio consigo mesmo por não ser capaz de fazer o mesmo sucesso que o Maiden faz, usando os mesmos três acordes...
Mais lenha na fogueira......rsrsrsrsrs

_Fred_
Cara, me desculpe desvirtuar o tópico. Mas acho que de certa forma tem a ver com o assunto "Originalidade"...

Valeu!!!

maguitar
Veterano
# mai/08
· votar


e depois disso tudo ainda acho que tudo é copia de alguma coisa, e que so muda a cor do cadarço...
a originalidade vem so no estilo do guitarrista mesmo..

exemplo:
o ardanuy é o cara que so toca bebum.. esse é o estilo dele..
o malmsten é a metralhadora gorda.. 400bpm
o vai é o "poser".. caras e bocas..
o satriani é o "futurista"
o morse "pai dos fritadores"..
e mais outros milhões e bilhões de guitarristas...
mas o som é o mesmo.. não ha nada de novo.. apesar de diferentes pessoas, a materia prima é a mesma... na minha opinião não ha mais nada de original e dificilmente saira algo novo...

obs.: não coloco impossivel pq agente não sabe o dia de amanha né..rsrsrsrs..
mas sei la né?!! rsrsrss

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues
Tu realmente acha Zakk Wylde novo? Zakk Wylde tocava com o Ozzy na epoca que tu nao tinha nem nascido ainda cara! O Edu Ardanuy tocava com o Supla numa epoca em que seus pais nem tinham pensado em te fazer ainda rsrsrsrs tanto eles como o Paul Gilbert vieram la dos anos 80........

Errado...Eduardo Ardanuy tocou no supla nos anos noventa, ele começou sério na música em 1989, na banda The Key, depois foi para o Anjos da Noite e só em 1991 que ingressou no Dr.sin, e aí quando estava no Dr.Sin que ele (jutamente com os irmãos busic) ingressaram no Supla, mas depois largaram e levaram só o Dr.Sin.

O Zakk wylde entrou no Ozzy em 1987.


Ou seja, são relativamente novos. Principalmente o Ardanuy, ainda mais comparando com ícones que surgiram e se consagraram no ínicio até o auge dos anos 80.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/08
· votar


Um dos conceitos muito inteligentes que certa vez li aqui no fórum exprime uma realidade que tem a ver com o tópico.
Enquanto vc não se desvinciliar de seu ídolo vc continua sendo fã. É uma verdade e provavelmente vc continuará sendo parecido, e aí não vai funcionar.
Acho que teve alguns exemplos de bandas que conseguiram se tornar originais com toda essa massa sonora já produzida. White Stripes por exemplo. Quem se arriscaria tocar rock com apenas uma baterista. Só eles mesmos. O Pearl Jam na sécada pasada tbm não lembra ninguém exceto eles mesmos. Os caras do Cold Play tbm tem uma grande originalidade. Neste sentido existem várias bandas que não lembram nibguém.
Como disse o certeza, fica mais difícil ser original se o seu cinhecimento for muito limitado.
E como aqui no fórum tem um monte de gente que sequer sabe escolher seu instrumento (Não é uma crítica, o fórum serve para isso mesmo)fica mais distante a possibilidade de ser original.

thebluesfell
Veterano
# mai/08
· votar


conforme a musica evolui

ela abre espaços para estilos e generos musicais...

exemplo o link park (acho que é assim que escreve)

sem levar em conta o gosto musical e nem a "tecnica" dos musicos

eles simplesmente Preencheram um BURACO que estava aberto em tal genero..

e foram originais...

hip hop com rock

estourou...

o NightWish - Ópera com Rock

e assim vai...

thebluesfell
Veterano
# mai/08
· votar


ah

faltou um exemplo de banda/artista que nao é original

Claudia leite

é simplesmente uma cópia loira da ivete sangalo


ambas muito gostosas ehehhehehee

Leblues
Veterano
# mai/08 · Editado por: Leblues
· votar


Homem Cueca
Errado...Eduardo Ardanuy tocou no supla nos anos noventa, ele começou sério na música em 1989, na banda The Key, depois foi para o Anjos da Noite e só em 1991 que ingressou no Dr.sin, e aí quando estava no Dr.Sin que ele (jutamente com os irmãos busic) ingressaram no Supla, mas depois largaram e levaram só o Dr.Sin.

O Zakk wylde entrou no Ozzy em 1987.


Ou seja, são relativamente novos. Principalmente o Ardanuy, ainda mais comparando com ícones que surgiram e se consagraram no ínicio até o auge dos anos 80.


Sim, tu nao tinha nem nascido ainda quando ambos jah no fim dos anos 80 jah tocavam e tinham cd's lancados!! Zakk Wylde eh velhinhu viu filhu.... Alem do mais Ardanuy eh influencia de muito guitarrista hoje, inclusive do Kiko loureiro.... essa molecada de hoje(nego de 20 e poucos anos) jah foi em muito show do DR. Sin..... e soh pra te lembrar: estamos em 2008! Ja se foram 20 anos.... se tu acha isso recente.... pra mim recente eh LInkin Park, LImp BIskit, NXzero.....e outras merdas por ai...

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


thebluesfell
exemplo o link park (acho que é assim que escreve)

sem levar em conta o gosto musical e nem a "tecnica" dos musicos

eles simplesmente Preencheram um BURACO que estava aberto em tal genero..

e foram originais...

hip hop com rock


Voce quer dizer que eles copiaram o que o Faith No More fazia há muito tempo né?

=)

O que aconteceu é que o filinho da Cher, resolveu cantar também, formou uma banda inspirada no que o Faith No More fazia...aí já viu, marketing é foda.

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues
Sim, tu nao tinha nem nascido ainda quando ambos jah no fim dos anos 80 jah tocavam e tinham cd's lancados!! Zakk Wylde eh velhinhu viu filhu.... Alem do mais Ardanuy eh influencia de muito guitarrista hoje, inclusive do Kiko loureiro.... essa molecada de hoje(nego de 20 e poucos anos) jah foi em muito show do DR. Sin..... e soh pra te lembrar: estamos em 2008! Ja se foram 20 anos.... se tu acha isso recente....

Eu disse "relativamente novos"...voce sabe o que significado da palavra "relatividade" ?

=))

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Homem Cueca
Sim, voce considera relativamente nova uma epoca onde tu nao tinha nem nascido? Pra mim 20 anos eh muita coisa....mas depende do ponto de vista, relativamente novo pra mim eh System of a Down, Slipknot, Charlie Brown junior etc...

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues
Sim, voce considera relativamente nova uma epoca onde tu nao tinha nem nascido? Pra mim 20 anos eh muita coisa....mas depende do ponto de vista, relativamente novo pra mim eh System of a Down, Slipknot, Charlie Brown junior etc...


Mais ou menos...considerando que só se tornaram ícones agora. 6 anos atrás pouco se falava em Zakk Wylde, Andy Timmons e Eduardo Ardanuy.

Já hoje a história é outra. Concorda?

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Homem Cueca
Edu e Timmons ate concordo mas Zakk Wylde??? Zakk wylde jah era idolo que nem o Slash a uns 10, 15 anos atras.... pergunta aew pro Nick Olivieri que eh fa do cara tambem... O cara jah era um puta sucesso na decada de 90.... molecadinha que comeca a ouvir agora acha que o cara estourou agora, muito enganados.... eu particularmente prefiro o Zakk de antigamente...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Homem Cueca

Sim, Zakk logo que apareceu com o Ozzy já foi foda... gosto do estilo do Zakk desde a época do No Rest For The Wicked de 88.

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues
Edu e Timmons ate concordo mas Zakk Wylde??? Zakk wylde jah era idolo que nem o Slash a uns 10, 15 anos atras.... pergunta aew pro Nick Olivieri que eh fa do cara tambem... O cara jah era um puta sucesso na decada de 90.... molecadinha que comeca a ouvir agora acha que o cara estourou agora, muito enganados.... eu particularmente prefiro o Zakk de antigamente...
Verdade...

retiro o que disse...sobre o Zakk.

But, voce entendeu o meu ponto de vista né? (que eu falei no primeiro post!)

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Putz o timbre dele no No rest For the Wicked eh muito foda.... pra mim foi o auge criativo dele, hoje ate curto uns discos do Black label talz mas o timbre dele esta horroroso comparado com o timbre antigo....

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Homem Cueca
rsrs sussa entendi sim!!

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


Bog

Belo vídeo.

Ele não disse em palavras claras, mas ficou evidente que:

NA MÚSICA (como na natureza e na formula 1) NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA, heheheh

Leo_FS
Veterano
# mai/08
· votar


Desculpe a sinceridade mas nao li nada do topico. Mas pelo titulo quero falar algo e espero que acrescenete algo :

Vamos pegar a Musica Erudita como exemplo. Compare o que foi escrito no sec XIV e XV por Leonin e Perotin por exemplo. Depois compara com Palestrina(renascentista), depois compara com Bach(barroco), depois Mozart(Classico), depois Tchaicovsky(romantismo),depois Stravinsky>Debussy>Schoenberg>Berg>Webern>Cage>Ligeti(musica sec XX) . Olha o TANTO que eh diferente e o tanto que evoluiu.

Isso ,claro, ao longo de seculos. A guitarra eletrica nao tem nem 1 seculo de vida e ja querem dizer que acabou tudo ? heheheh CLARO que nao.

Agora nao me venham perguntar o que vcs podem fazer pra ser original ate porque isso eh relativo. O que conta mais eh vc ser sincero com sua propria musica , ou seja , ouvir o que sua mente lhe diz, passar pra guitarra e nao forcar nada. As ideias vao aparecer naturalmente e algo original ira surgir. Mas isso so acontece se voce leva a musica a serio. Se vc pega a guitarra toca 2 hrs de cromatismo e pronto, eh logico que isso nao vai acontecer.

nada acontece por acaso.

Falow

_FrEd_
Veterano
# mai/08
· votar


Pra qm soh leu o titulo, eu n estava falando serio, estava sendo ironico..

Blackus
Veterano
# mai/08
· votar


O Zakk wylde entrou no Ozzy em 1987.
Ou seja, são relativamente novos.
20 anos cara...

o NightWish - Ópera com Rock
que original... Bandas como o Queen fazem isso desde 70 e bem melhor...

QUARESMA
Veterano
# mai/08
· votar


Axo que todos que o Homen cueca citou (inclusive o Kiko) são originais...Cada um tem sua maneira de tocar...cada um tem o seu som...da pra diferenciar facilmente quem é um e quem é outro quando se ouve as musicas deles...não precisa inventar nehuma tecnica "maluca" pra ser original ....até por que buscar a originalidade
procurando fazer coisas que ngm fez em detrimento da sua própia musica não é nada original.

Jabijirous
Veterano
# mai/08
· votar


tem gente que não ta sabendo o q significa original olha uma ajuda ae tirada do pai dos burros

o.ri.gi.nal1
adj m+f (lat originale) 1 Relativo a origem. 2 Que tem o cunho da origem. 3 Que provém da origem. 4 Feito pela primeira vez, ou em primeiro lugar; que não é copiado nem reproduzido. 5 Que não foi dito ou feito à imitação de outrem. 6 Que tem caráter próprio; que não copia nem imita. 7 Que não tem semelhante; esquisito, extraordinário. 8 Bizarro, excêntrico, extravagante, singular. sm 1 O que provém da origem. 2 O que tem caráter próprio; o que não foi copiado nem imitado. 3 Primeira redação de uma obra ou de um pensamento. 4 Tip Texto manuscrito ou datilografado, destinado à composição. 5 Escrito ou desenho primitivos dos quais se tiram cópias. 6 Tipo, modelo, padrão que inspirou imitações. 7 Pessoa excêntrica.

e ai, ainda acha fulando de tal original?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Quero ser original mas hj em dia não da mais!" - Discussão sobre Originalidade!