"Quero ser original mas hj em dia não da mais!" - Discussão sobre Originalidade!

Autor Mensagem
_FrEd_
Veterano
# mai/08 · Editado por: _FrEd_


Bom pessoal, o assunto do tópico eh esse msm: Originalidade

Senti vontade de criar esse tópico pra saber a opinião de vcs sobre o assunto, e dar a minha opnião tb...

"Quero ser original... mas hj em dia não da mais!!"

Ultimamente, essa parada de ser original tem chegado ao limite. Td mundo reclama e fica falando " Po, ja ouvi umas mil musicas iguais a essa", " Esse lick eh igualzinho do guitarrista Y". Em se tratando de estilo, por exemplo, rock eh rock, eh power chord, eh riff na corda E, pentatônica, progressões parecidas, n adianta fugir do "básico". Até em bossa nova, que eh um estilo que explora mt a harmonia, usando acordes quem nem Deus sabe fazer, vc consegue ouvir varios clichês nas musicas, varias passagens iguais, modulações parecidas e tal.

"Então quer dizer que eh mt mais facil ser original dependendo do estilo que eu sigo?"

Depende de quem te julga. Aqui no fórum, pela prevalência de rockeiros/blueseiros qualquer rock/blues que apareça eh clichê/"lixo" muitas vezes porque o ouvido ja ta acostumado com aquilo. Se aparecer um Jazzista, um cara que toque Country ou até Samba, o pessoal acha um puta som, um som original. Mas eh original msm? O kr ta fazendo diferente dos musicos do msm estilo, ou esta apenas tocando um estilo exótico aos que ouvem e estes, q n entendem e nem gostam tanto do estilo, lembram de dizer que o kr foi original, pelo menos?. Será que num forum especializado no estilo, os mesmos seriam tão originais assim?

"Ja sei! Vou misturar estilos diferentes e, nem que fique um lixo minha musica, pelo menos eu sou original, não eh?

Não! Não esqueça que antes de qualquer um, o primeiro a julgar uma musica eh o seu ouvido! Pode ser um Samba misturado com Country, um rock misturado com musica japonesa, ateh um Metalpagode: vc pode misturar o que vc quiser, mas se n tiver bom senso na hora de fazer isso ninguem vai suportar o som, nem msm, nesse caso, dizer que pelo menos eh original. No fim, ateh vc vai perceber que perdeu tempo tentando ser original e esqueceu da musica.

"Ta, soh que se eu fizer algo "normal" td mundo vai vir com aquele papinho de que 'faltou originalidade' e blá blá blá. O que eu faço então pra ser original?"

Bom, como eu disse acima, n force a originalidade, faça musica pra vc, sem pensar no que os outros vão achar. Ouça o que vc toca e goste daquilo. Ao buscar a originalidade, vc pode encontrá-la nos detalhes da sua musica: coloque efeitos novos, instrumentos exóticos, use alguns truques de edição e etc... São esses aspectos que darão um charme, um tempero diferente na musica e que fará com que muitos a adorem. Com ctz muitos dirão que ouviu uma musica igualzinha semana passada. Não se importe com isso. Lembra-se dos elogios e dos que gostaram da musica, que ja até pedem uma tablatura ou um video. Isso sim lhe trará motivo para continuar a compor!

**Outra coisa importante de ser lembrada eh que "clichê" eh diferente de "plágio". O "plágio" eh uma "cópia" de um trecho musical provavelmente feito "por querer" pelo compositor, ja que seria praticamente impossivel estar praticamente td igual em ambas as musicas. O "clichê" eh algo que aparece em tantas musicas que acaba se tornando normal, o que ocorre, por exemplo, com progressões de acordes e estruturas de musicas. Eh bom lembrar isso pq muitas pessoas podem acusar que vc plagiou tal musica soh pq aquela, assim como muitas outras, tem um msm clichê.



Bom, chegando aos finalmentes (ufa...) soh quero dizer que essas são as MINHAS considerações sobre o assunto. Sei que eh um assunto polêmico e muitos vão discordar do que eu disse, mas eh que realmente esse assunto tava travado aqui na garganta e n eh de hj isso, e creio que mts tenham o que dizer tb!

Eh isso ae moçada

Vlw!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


Kra concordo com tudo o q tu disse, e isso hj em dia é um mal q assola quase todos os músicos, é bem o q vc disse, originalidade n pode ser algo forçado, tem q vir do próprio músico, a maneira de tocar, o timbre q escolhe... mesmo q a gente toque uma coisa igual a todo mundo nunca vai soar do mesmo jeito, pq aí entra o fator humano, a individualidade de cada um.

Gabriel Cervi
Veterano
# mai/08
· votar


Eu acho que o que vale mais é a intenção, se o cara fez a música tentando copiar alguém, não vale tanto...agora, se fez tentando ser original, é outra coisa...
E hoje em dia também, é muito difícil escrever/compor algo original, mas lembre-se, isso só vai piorar conforme o tempo...então não tem saída...

thebluesfell
Veterano
# mai/08
· votar


_FrEd_
é cara

voce ta certo

é a mesma coisa que tocar blues sem cromatismos..

_FrEd_
Veterano
# mai/08 · Editado por: _FrEd_
· votar


brunoepronto

o fator humano, a individualidade de cada um.

eh isso ae msm!

Gabriel Cervi

Eu acho que o que vale mais é a intenção, se o cara fez a música tentando copiar alguém, não vale tanto...agora, se fez tentando ser original, é outra coisa...

Com ctz kr, o problema eh fikar julgando qm quis ou n copiar

thebluesfell

Blues eh blues neh, n adianta querer ficar inventando coisa...

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


_FrEd_

Nada é mais original depois que Pachelbel inventou o seu Canon em D, heahhaha. (veja até o fim)



_FrEd_
Veterano
# mai/08
· votar


Bog

UHEuhEUHe...ja tinha visto, dei mt risada... Mas sabe que isso eh um bom exemplo pra mostrar como podem ser um pouco parecidas uma musica classica e um rockzin, mas qse ninguem percebe...

MANFREDINI
Veterano
# mai/08
· votar


o lance não é ser original e sim fazer o que gosta, tem que se satisfazer, simples, se tiver feliz tá bom

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


_FrEd_

Mas no mais, concordo com algumas coisas que você disse sim. Apesar de que eu gosto de misturas de estilos. Não a mistura pela mistura, mas sim a mistura para contar a "história" daquela música. Isso eu mesmo faço bastante.

Por outro lado, há quem reclame de tudo que tenta ser original demais. Não conheço público mais conservador que roqueiro, hehehe.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/08
· votar


Bom pessoal, o assunto do tópico eh esse msm: Originalidade

Que tópico manjado. Nada original.

_FrEd_
Veterano
# mai/08
· votar


The Root Of All Evil

Po, n tinha nd na busca sobre o assunto... hehe

Bog

Misturas de estilos eh mt bom, mas no texto eu soh quis dizer que fazendo isso vc pode ser original mas n soar bem. O Kiko loureiro sempre soube mesclar bem o metal/rock com musica brasileira, ou seja, foi original e teve bom senso... Isso eh pra poucos...

tutony
Veterano
# mai/08
· votar


olha, agora todos esses "musicos" novos não estão querendo ser originais, muito pelo contrário, querem é ser todos iguais, se aplica ainda mais na musica brasileira de hoje em dia.
EX:Fresno, nx0, Strike, Forfun, enfim tudo UM LIXO

Dogs2
Veterano
# mai/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Véi, faz o que tu quiser, é arte
Dane-se se as pessoas acham parecido. Quando eu era iniciante eu nem sabia quem era Mark Knopfler, mas alguém me falou que a minha pegada com os dedos é parecida com a dele. Aí eu ouvi e constatei que parece mesmo, e daí? Eu estou só sendo eu mesmo, meus improvisos são próprios, meus dedos são únicos, ninguém mais tem os dedos igual a mim, nem o cérebro pra fazer os improvisos que eu faço.
Vocês parecem que vivem em constante crise existencial hein, pelamordeDeus...

R.lavoura
Veterano
# mai/08
· votar


_FrEd_

Nada é mais original depois que Pachelbel inventou o seu Canon em D, heahhaha. (veja até o fim)


pra quem quer legendado


Penta_Blues
Moderador
# mai/08
· votar


Boa tarde!!!

_FrEd_
Cara, faz muito sentido o que vc diz com relação ao que está acontecendo hoje em dia, mas na minha opinião isso tem "remédio"...
O que acontece hoje em dia é que muita gente tem verdadeira preguiça de se dedicar seriamente sobre o que quer que seja.
Ser original obrigatoriamente passa por um longo e por muitas vezes cansativo caminho, caminho esse que cobra caro daqueles que se propõem a trilhá-lo.
Se não vejamos:
1. São necessários anos de estudo sobre absolutamente tudo o que se refere à música e não apenas ao gênero preferido.
2. É necessário ausência de preconceitos a fim de se estar disposto a ouvir e estudar mesmo aquilo que não prefere.
3. É fundamental experimentar e descobrir empiricamente o que funciona e o que não funciona.
4. É preciso sacar muito de teoria a fim de traçar rumos a serem seguidos, pois do contrário o que acontece é se perder por não ter objetivos estabelecidos.
5. Tem que usar os miolos, queimar fosfato e botar os neurônios pra funcionar, principalmente aqueles responsáveis por criar, dando uma folga para os que copiam.
6. Deve se esquecer um pouco a sanha de querer fama pra se dedicar mais ao trabalho e à música em si.
Ninguém quer ser pioneiro, pois demanda trabalho em abrir o caminho. Seguir "encarneirado" na trilha que já foi aberta e desmatada é muito mais fácil...
Enquanto imperar a lei do menor esforço, dificilmente existirá originalidade.
Valeu!!!

_FrEd_
Veterano
# mai/08
· votar


Penta_Blues

Kr, concordo com vc: ser original sem esforço eh dificil, mas forçar a originalidade as vezes da problema. Uma pessoa que fica bitolada com essa questão de originalidade n vai conseguir compor nd, pois td que escrever eh parecido com X, lembra Y e o timbre eh igual do Z. Ae então ela força algo ruim de se ouvir soh pq eh algo diferente, e isso eh totalmente errado.

Novamente vou pegar o exemplo do Kiko: como eu disse, ele mistura mt bem musica brasileira com o rock dele. Soh que nesse caso, ele com ctz teve mt esforço, estudou mt os dois estilos e conseguiu um som original, um som dele. Mas ser original n deve ser soh isso: fazer uma coisa completamente nova, doida, que ninguem nunca pensou em fazer. Musica, como ja disseram, trabalha com a individualidade de cada um, e eh essa individualidade, o jeito de cada um pensar e tocar que faz com que ele seja original tb. Claro que existe o bom senso: vc n vai chegar a qse "plagiar" uma musica e dizer que eh original pq qm toka eh vc, mas ao compor uma musica n deve fikar procurando ver se tal riff ou lick eh igual ao de outra, pq vc sabe q qm criou akilo foi vc e com o tanto de musicas que existem, vc sempre vai achar algo parecido.

Penta_Blues
Moderador
# mai/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

_FrEd_
...mas forçar a originalidade as vezes da problema. Uma pessoa que fica bitolada com essa questão de originalidade n vai conseguir compor nd,...
Mas é claro que não conseguirá nada além de "tosqueiras e esquisitices"...
Existe um erro fundamental nessa linha de raciocínio!
Originalidade é a consequência de um trabalho e não a finalidade deste. São conceitos absolutamente distintos e, portanto, confundi-los leva a resultados completamente diversos.

Mas ser original n deve ser soh isso: fazer uma coisa completamente nova, doida, que ninguem nunca pensou em fazer.
Neste aspecto eu vou discordar um pouquinho de vc, meu camarada, pois o que vc quer é uma revolução em termos musicais, o que não acontece sempre já que a música normalmente passa por uma evolução.
Na minha opinião, a originalidade de um músico está muito mais para o que ele faz para esta evolução e nem tanto para uma revolução, pois aproveitando o mesmo exemplo que vc citou, a originalidade apresentada pelo Kiko certamente já levou a Música para novos rumos, não é mesmo?

mas ao compor uma musica n deve fikar procurando ver se tal riff ou lick eh igual ao de outra, pq vc sabe q qm criou akilo foi vc e com o tanto de musicas que existem, vc sempre vai achar algo parecido.
Existe uma música do Legião Urbana que tem um trecho assim:
"Sei que às vezes uso palavras repetidas,
Mas quais são as palavras que nunca são ditas..."

É mais do que normal que a gente componha algo que seja parecido com alguma coisa, que lembre alguém, etc. E por uma simples razão... São as nossas influências!
Ora, estamos cercados de toda a sorte de estímulos que indubitavelmente nos influencia. A qualquer hora, mais cedo ou mais tarde, estes estímulos se refletem naquilo que fazemos.
Ter em nosso trabalho influências diversas não significa falta de originalidade. Copiar sim é falta de originalidade...

Valeu!!!

_FrEd_
Veterano
# mai/08
· votar


Originalidade é a consequência de um trabalho e não a finalidade deste

Eh isso msm que eu penso...

pois o que vc quer é uma revolução em termos musicais, o que não acontece sempre já que a música normalmente passa por uma evolução.

Eu n disse que quero uma revolução n, eh exatamente o contrário e como vc disse: N precisa de uma revolução pra ser orginal. Por isso que no começo eu disse "Mas ser original n deve ser soh isso".

"Sei que às vezes uso palavras repetidas,
Mas quais são as palavras que nunca são ditas..."


Resumiu td...

=)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


_FrEd_

Ser original é sair dos padrões, ter boas idéias, ir por caminhos que outros ainda não tiveram coragem de ir, acredito que haja muito ainda a ser explorado... ir por outros caminhos e não por outros ritmos. Só que isso vai soar estranho para alguns e uma maravilha para outros, de qualquer forma você nunca agradará Gregos e Troianos.

leoxcort
Veterano
# mai/08
· votar


CRA na minha opniao.vc faz musica pro seu ouvido o pro caras aqui do forum???meu fodasse o que os outros acham,o lance e vc gostar,ate mesmos os guitarristas mais fodasticos tem influencias de seus idolos,como vai,edu ardanuy.greg,scott.....achu que todos os guitarristas tem um pouco de seus idolos man!!!!so que no caso,uma dica!!!!nao se prenda a um estilo de musica,que cara,vc vai acabando a soar altos lances massas dependendo de seu potencial....nem todo mundo e musico de verdade....isso e um dom dado por deus!!!!!no caso sua capacidade de inventar e o que conta,mais claro se vc tem influencias elas pesam um pouco na hora de fazer seu som....isso e questao de biologia,som guardados em seu cerebro bicho!!!!o que vc gosta ele grava saco!!e automaticamente vc quer fazer soar parecido!!!

has4
Veterano
# mai/08
· votar


use alguns truques de edição
Pra quem não precisar levar uma parafernália para um palco... mas, quem quer ouvir ao vivo o que se ouve originalmente numa mídia (CD, DVD, etc). Eu quero ouvir, no mínimo, melhor que aquilo que meus ouvidos se acostumaram a ouvir numa música!

"Quero ser original... mas hj em dia não da mais!!
esse assunto tava travado aqui na garganta
_FrEd_

Pois bem, comigo também, só não tive a iniciativa e a coragem de expô-lo, o que você fez com tamanha maestria. Parabéns!
Bom... meu ponto de vista é que, não há fórmulas para a originalidade, tampouco e muito menos para sucesso e outras coisitas mais, contudo, acho realmente que devemos fazer o que gostamos... apenas isto.

Hoje estava ouvindo músicas de João Nogueira, através do filho... viajei mesmo! Outro dia estava ouvindo Jorge Aragão, "o Iraque é aqui", lindérrima... e coisas do tipo ou de outros tipos e tribos, então, vi muita beleza n´algumas destas e outras, e pensei: cada qual tem a sua praia, nem todos têm coisas plenamente maravilhosas, apenas algumas delas o são, até mesmo as das bandas que mais curto não são tão plenas de tantas belezas em suas obras totais... e olha que eu curto rock'n'roll e suas várias vertentes... mas ouço tudo, indiscriminadamente. Outro dia contemplei algumas belíssimas letras contidas em algumas músicas de Zezé de Camargo e Luciano (talvez até por ouvir outros intérpretes cantando-as)! Enfim, sem discriminações... e olha que, curto 'Rush', 'Kansas', 'Supertramp', 'Secos e Molhados', 'Queen', 'Raul', 'AC/DC', e outras... mas cansei de ouvir Blues de três ou quatro acordes também!

Penso que, p.e., as antigas do Zé Ramalho eram bem originais mesmo com suas elaboradas melodias e arranjos, e, com suas letras herméticas que qlq zé do povo (muitos) a canta sem sequer saber o que se quis ali dizer! (depois, o Zé, começou a sair daquilo que mais eu admirava em suas antigas canções).

Enfim, estou cansado relamente de ouvir os POPs que estão rolando por aí, então, volto para as antigas mesmo, pois são eternas. Detesto clichês e refrões forçados. Adoro ouvir trabalhos bem elaborados, descompromissados, e nisto, talvez nem haja tanta originalidade, mas é isto que curto, daí, ser algo muito pessoal mesmo!

Enfim (2) rsrsrs, não há fórmulas, nem tudo o que uma banda ou músico que curto fazem, é Ouro. Nem todas as obras são maravilhosas! Há uma monotonia, talvez por conhecermos muitas coisas boas (ou não... rsrsr como diria um tal aí). Agora, que há muita coisa péssima rolando por aí, isto, ninguém discutirá, né? Música boa termina sendo algo muito relativo e pessoal! É o tchan da mídia que muito tem direcionado muita porcaria que para outros é a melhor, pois a "tal questão de gosto" impera. Pô... de tão polêmico que é este tema, eu até me perco nos meus pensamentos rsrsrs tá bom, já escrevi besteiras demais! rsrsrs

Resumiria tudo com as afirmações de que, não há fórmulas, o gosto pesa na medida, e, nem toda mina tem só ouro. De prima, algumas emocionam mais, mas depois de ouvi-las por muitas vezes, já enjoam e esperamos mais e mais, mas ainda assim, algumas ficam e outras passam que nem lembramos mais. As boas antigas têm sobrevivido!

has4
Veterano
# mai/08
· votar


Nunca tive a curiosidade de mirar a letra relamente, até pq meu ingreis é palpérrimo, mas a musicalidade dos caras... penso que é original:
Ouçam se puder


has4
Veterano
# mai/08 · Editado por: has4
· votar


Bog e R.lavoura
Agora que eu vi! rrsrss


Canon em D

D A Bm F#m G D G A

Nossa, dá mesmo pra ser original com uma única harmonia originalíssima, jamais ouvida na face da terra kkkkkkk

Gostei do final com With or Without You (U2), 'Let It Be' (Beatles), Sk8ter Boy (Avril Lavigne), We're Not Gonna Take It (Twisted Sister), até 'No woman no cry', kkkkkkk

E a mais original melodia: "da darara darara dara ra ra ra ra ra...."

Bicho, mas esse tal cara é fera... ahhhh e o tal Pachelbel também rsrsrs ... curti pacas kkkk

Bolo de laranja
Veterano
# mai/08
· votar


Quero ser original... mas hj em dia não da mais!!"

Mas é lógico que dá.

A música é infinita,há milhares de coisas a serem criadas.

Só pra te mostrar,com 5 acordes podemos formar mais de 625 combinações,sem contar os compassos.

Porque o baterista não pode experimentar um vaso novo?e o guitarrista uma afinação nova?e o baixista passar a suar diversos efeitos?Gente,a arte está pedindo,use e abuse dela.

_FrEd_
Veterano
# mai/08
· votar


has4

acho realmente que devemos fazer o que gostamos... apenas isto


\o/


Bolo de laranja

Eu estava sendo irônico, me referindo às rígidas cobranças que muitos musicos fazem ao ouvir algo novo.

Porque o baterista não pode experimentar um vaso novo?e o guitarrista uma afinação nova?e o baixista passar a suar diversos efeitos?Gente,a arte está pedindo,use e abuse dela.

Eh dessa maneira que eu tb penso na originalidade: ser criativo.

thebluesfell
Veterano
# mai/08
· votar


Bolo de laranja
Mas é lógico que dá.

A música é infinita,há milhares de coisas a serem criadas.

Só pra te mostrar,com 5 acordes podemos formar mais de 625 combinações,sem contar os compassos.

Porque o baterista não pode experimentar um vaso novo?e o guitarrista uma afinação nova?e o baixista passar a suar diversos efeitos?Gente,a arte está pedindo,use e abuse dela.

exatamente !
nao tem nem o que acrescentar

Flyer
Veterano
# mai/08
· votar


625? Não seriam 25?

thebluesfell
Veterano
# mai/08 · Editado por: thebluesfell
· votar


nao

na verdade é assim

segue o raciocinio:

1- Aqui voce dispolibiliza de 5 acordes
2- Aqui voce pode usar 4, para nao repetir o do nº1
3- aqui voce tbem tem 4, nao podendo repetir o nº2 , porem o nº1
4 - aqui voce tbem tem 4, nao podendo repetir o nº3 porem os outros

5- aqui tbem tem 4, nao podendo repetir o nº4 e sim os demais..

ou seja

fica 5x4x4x4x4 = 1280 !

acho que é assim !

valeu

has4
Veterano
# mai/08 · Editado por: has4
· votar


Flyer
Não sou matemático, mas... suponhamos que, ao invés de acordes, Bolo de laranja dissesse números mesmo, isto é, cinco números (algarismos) = 1, 2, 3, 4 e 5... ora, dá para imaginar logo que as combinãções entre estes não seriam apenas os tais 25, conforme o seu racioncínio (5 x 5), mas, por exemplo então, temos apenas dez algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) e quantas combinaçõe não temos com apenas estes dez números (algarismos), hein?!? Não sei se serão apenas os 625, mas tenho a certeza de que apenas os 25, não! Do contrário, um Oswaldo de Souza aí poderia surgir aqui rsrsrsrs

Agora... voltando ao assunto... o que importará mesmo é a ORIGINALIDADE no resultado final rsrsrsrsrs

nicida
Veterano
# mai/08 · Editado por: nicida
· votar


depois desse vídeo do Bog não tem mais oque falar rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Quero ser original mas hj em dia não da mais!" - Discussão sobre Originalidade!