Originalidade x Criatividade (Diga como vc encara este fato)

    Autor Mensagem
    Gabriel_mac
    Veterano
    # ago/13


    Pessoal, gosto de improvisar solos em meios as mais diversas musicas que nossa banda da igreja toca, acho que isso ajuda no meu desenvolvimento e na propria criatividade também, mas vejo que as vezes falta "Cinquenta Centavos" para o solo ficar perfeito, compreendo que este fato ocorre por eu está criando o solo de forma simultanea, já tem um tecladista em minha banda que toca os arranjos originais, ou seja (Ele faz td perfeito, mas dentro da originalidade da musica), dai fico sem saber "Sera que eu devo fazer como ele?" ou criar meus proprios solos é a melhor escolha para criar uma autenticidade na musica e consequentemente ir desenvolvendo esse meu lado criativo?

    Johnpdv
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Meu ponto de vista é o seguinte, quando vou tocar alguma musica que já existe, eu não gosto de inventar um solo nela. Talvez algum lick ou outro você pode improvisar e fica legal, mas eu gosto de tocar o solo na essência dele. Você pode praticar em casa, improvisar em casa, mas eu acho muito chato uma banda tocando uma musica, você espera aquele solo lindo que seus ouvidos tão acostumados, e vem uns licks estranhos - simplesmente não gosto.

    Prefiro improvisar em casa, em backing tracks, porque odeio estragar solos já feitos haha. Minha visão.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    É verdade... às vezes fica aquela impressão tipo "pô, que cara vagabundo, nem tirou o solo direito". Improvisar é uma coisa que pode acabar agradando mais o músico do que a plateia. Uma terceira opção é tocar o solo original e dar uma "esticada" com alguns compassos de improviso.

    ogner
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Originalidade x Criatividade (Diga como vc encara este fato)
    Encaro como um topico repetido, existem mais de 1000 com esse tema.
    Que tal ler as dezenas de opinoes do pessoal num que ja existe?

    ;)

    JotaEmidio
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Fala amigo, também toco em igreja e o que acho é o seguinte. Se o que você faz dentro da música se encaixa na rítmica e harmonia, se está soando legal e ninguém está reclamando do que você faz, pode continuar então. Isso vai de cada pessoa, tente tocar a música como ela é originalmente e em algumas partes pode fazer algo de diferente(mas que soe bem dentro dos quesitos que eu te disse). Tem músicas que tem riffs "marcantes" no meio da música, nesse caso é bom pegar esses pequenos detalhes. E tem música que é só aquele acorde quadradão jogado na música, ai é interessante dar uma dinâmica na música, por exemplo se a música for lenta, ao invés de você bater o acorde de um vez só você dedilha ele, joga uma 7ª, 9ª, etc no acorde... Tem algumas tensões que ficam interessantes. E no quesito solo, se você tem um bom fraseado e sabe escalas, não faz mal dar um improvisada no solo. Mas se a música ja tem um solo original, te aconselho a você pegar esse solo se possível. Qualquer dúvida pode perguntar que vou tentar te ajudar.

    Grande abraço!

    Gabriel_mac
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Entendido pessoal, mais uma vez obg a todos pelas opiniões dadas!

    Shafik
    Membro
    # ago/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    Vou ser o do contra aqui, por favor não me agridam! ^^
    Cara, faz o que tu bem entender mermão! Se "rimo" com a melodia, fico legal, dinâmico, TA VALENDO!! E sim, isso aumenta muito o teu potencial de criação, tua familiaridade com o instrumento e te da uma vantagem ENORME no que se diz respeito a composições ( sabe aquele mimimi "aiinnnh é muito fóda compor..." ). Na musica não "existem" regras, inclusive eu sou totalmente adepto do improviso, acho a maneira mais correta de se estudar ( como falaram ae em cima minha visão). Você sabendo onde está pisando ( não ficando nada dissonante ), agradável de se escutar, não tem pq você se incomodar. Você diz isso sobre teu colega que faz "réplicas perfeitas" de solos memoráveis ou toca a musica como ela é, mas pede pra tirar um som vocês dois e ve o que acontece... claro o cara pode até fazer um som legal, mas sempre com fragmentos dos "solos perfeitos" que ele decorou e está cansado de fazer, já você terá a sua característica, o seu vocabulário, o seu swing... enfim, será você quem vai estar TOCANDO e não você que estará COPIANDO.
    Nem esquenta a cabeça com isso cara, continue nesse teu caminho que você vai se dar bem, não que o teu amigo "kakashi, o ninja copiador" não se de bem também, mas tenha certeza de uma coisa, os teus frutos serão muito, mas muito mais prazerosos que os dele, pelo simples fato de você andar com suas próprias pernas! ^^
    Saco?

    Dá uma lida aqui ó, as vezes vc encontra alguma informação útil nesse teu dilema! ^^

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/307804/

    Gabriel_mac
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Shafik

    "Kakashi o Ninja Copiador" kkkkkkkk

    Vou levar em conta seu ponto de vista, parei para pensdar e consigo analisar tbm que depois que aderi esse modo de tocar e solar, desenvolvi muito, mais muito mesmo, é claro que mt das vezes fiz solos ruins, pois tenho apenas 2 anos e meio de guitarra, não da para fazer solos alá slash com improvisos né? mas o que vale é o desenvolvimento e sei que estou conseguindo através deste fato.. irei continuar assim, tenho certeza que como você mesmo falou, os frutos apareceram lol..

    Shafik
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Gabriel_mac

    É isso ae cara! Eu so totalmente adepto da criatividade + improviso.. eu toco a mais ou menos o mesmo tempo que você cara, e acredite, eu não sei tocar 1 única musica ou peça de ninguém, porem tenho minhas composições ( humildes ) mas tenho, e me viro muito bem quanto tenho o privilégio de encontrar alguém com um perfil parecido com o meu, para brincar e fazer improvisos! ^~

    Gabriel_mac
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Shafik

    Legal, eu gosto deste tipo de liberdade, acho um "saco" sempre fazer o msm solo.. é frustante.. acho que o momento de esta tocando deve ser prazeroso para o guitarrista, não basta satisfazer quem ouvi e não lhe auto satisfazer através do que vc faz... vivi a liberdade de expressão na musica! hehe

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Gabriel_mac

    nao me preocupo com isso.... eu me preocupo apenas em ouvir uma boa canção....

    mas já que estamos aqui e a ideia é contribuir vamos aos pontos... há dois tipos de solos... os que fazem parte da composição e os que não fazem....

    eu dou um tiro na cara de quem improvisar em cima de confortably numb mudando totalmente a concepção do solo... nao tem discussão... tem que ter bom senso....
    ha outros solos completamente substituíveis....

    o que define ai é bom senso e ponto final, a música é livre, claro, mas numa situação de apresentação deve haver bom senso.....

    segundo ponto......

    a grandiosidade de um solo de guitarra está muito mais ligada ao clima que a banda passa para o guitarrista do que os recursos técnicos e teóricos que ele dispõe. A melhor arma pra qualquer músico é seu ouvido e seu coração.... pode parecer uma tremenda baitolagem eu falar isso, mas com o passar do tempo vc passa a assimilar isso e numa situação de improviso voce se desliga completamente do que voce esta fazendo pra dar atenção ao clima da banda e voce busca realmente cantar com os dedos, quando voce se emocionar com uma coisa que voce tá tocando em tempo real muito provavelmente quem tá ouvindo tambem vai se emocioar, essa é a verdade do músico.....

    e vou te falar, é muito chão pra voce se emocionar com o que voce tá fazendo......

    eu vejo por mim, comecei a tocar guitarra com 13 anos e a maior evolução até hoje que eu vi em mim foi o fato de eu esquecer de todos os conceitos técnicos e teóricos que eu me matei de martelar durante muito tempo quando eu era moleque que claro, me agregaram ferramentas mesmo que usadas inconscientemente atualmente para dar lugar única e exclusivamente as sensações que a musica passa, a emoção tá ai e poder da música tá ai.... é isso que justifica boa parte dos grandes mestres serem extremamente limitados técnica e teoricamente.... eles não precisam disso pois possuem um senso musical de outro mundo e com pouquíssimos recursos são capazes de fazer coisas extremamente poderosas, extremamente.....

    ouça dream on do aerosmith e entenderá o que estou falando...

    (por isso que eu gostaria muito de acreditar que quem fala mal dos slashs da vida esteja brincando pois realmente nao tem a menor noção do que diz)

    Agora ultimo ponto....
    claro a questão é solo de guitarra....

    mas pensar como guitarrista é um saco e extremamente atrasado pra 2013.....

    pense em música....
    a guitarra é apenas uma das milhares de partes do esqueleto......



    esta musica foi feita por um guitarrista, um sujeito que se consagrou como guitarrista e seu solo de guitarra ai é apenas um mero detalhe.....

    o seu tipo de pergunta é decorrente principalmente dos males da popularização da internet... onde equipamentos, competição, preocupações com originalidade, medos de críticas tomaram o lugar da música, que existe simplesmente pra ser ouvida e apreciada.....

    nao importa se é original ou não....

    se a sua musica é capaz de emocionar pelo menos uma pessoa que se identifique com a sua proposta, que ouça de verdade sem se preocupar com a forma que seus dedos estao se movendo, parabens voce cumpriu a sua missao de musico, eu nao consegui isso até hoje e ja toco ha mto tempo....

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Muitas bandas fazem solos tão complexos e arranjados de Studio , com possibilidades que vão além de suas capacidades que nunca, nunca vão fazer o original... Porque eu deveria se preocupar com isso então?

    Um exemplo claro que me ocorre aqui, o mestre Jon Lord gravou o solo de highway star a 4 mãos... Mas ele só tem duas, como se faz isso no show?? Hehe este carinha tocou por décadas apavorando nas teclas e em grande parte improvisando...

    Tenho outros exemplos, mas improvise e de o seu toque de originalidade ( comece a estudar temas que vai melhorar seus solos )

    Gabriel_mac
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Edson Caetano, Drinho

    Ao analisar seus pensamentos consegui sugar um pouco de conhecimento e somar com o que já tinha, obg pelas opiniões, sei que serão uteis no meu desenvolvimento musical!
    Abraço!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Originalidade x Criatividade (Diga como vc encara este fato)