Autor |
Mensagem |
Zuricow Veterano |
# abr/08
Fala galera blz?
Ja faz um tempo em que postei aki uma dúvida, levei minha Tagima 635, num luthier (tinha comprado a guitarra usada e veio com os EMG do David Guilmour, guitarra impecavel na aparencia) pra dar uma regulada completa. O cara me combrou 150 paus regulou tudo, mas deixou a guitarra ainda trastejando, vibrando em varias casas, principalmente nas mais baixas. São mais para vibraçoes que as vezes nem chegam a transparecer no amp MAS ISSO ME ENCOMODA, E MUITO!
O Luthier na minha frente mediu a distancia do Roller Nut com o 1º traste e disse q tava colocado errado (o que era comum acontecer principalmente c veio de fabrica). Combinamos de mudar a posição do Nut e tudo bem. Quando fui buscar a guitarra, ele disse que não mudou o nut por que nao ia valer a pena pois o erro era pequeno e esses erros se repetiam em diversos trastes. Conclusão, busquei a guitarra e ela estava com essa vibraçao q descrevi. O cara disse que eh normal, em TODAS as guitarras isso acontece, principalmente em strato, eu engoli o sapo e acreditei na lorota (eh a minha primeira guitarra).
Agora 3 ou 4 meses depois num tenho mais cara de voltar lah, e vou levar em outro luthier que faça um serviço honesto e não me assalte.
A minha duvida é a seguinte: se o problema persistir, o que é mais conveniente fazer? Trocar o braço?
Sei que eh uma tagima e isso num eh grandes coisas, mas a parte eletrica dela (EMG DG-20) eh o que me atrai (a cor também, sonic blue, mas isso eh outro caso) pois sou fã do Gilmour e esse timbre vai bem com varias musicas, principalmente de Pink Floyd. É claro que pela vida afora terei outras guitarras (fenders, Gibson, etc) mas gostaria de manter nem que somente esses caps em uma guitarra pra min a disposição.
O que seria melhor? Mandar um Luthier fazer um braço pra min (não tenho ideia do preço), mantendo o Corpo em Marupá? Seria uma boa combinação? Essa madeira presta afinal? Ou então pedir pra fazer uma guitarra inteira strato a meu gosto pra colocar esses caps? Ou então comprar uma Fender ou outra, nem q usada sei lah (mas pra trocar os caps eh ate crime).
Bom Galera, luthiers me ajudem, opinem: Qual seria a Solução mais barata em questão de qualidade e viabilidade financeira?
|
Zuricow Veterano |
# abr/08
· votar
Meu deus! Q testamento!
|
luxos Veterano |
# abr/08 · Editado por: luxos
· votar
ow...se vc gosta dela, troca o braço só...
marupá é bom..e vc gostou dos caps
se tiver tudo OK, ou compra um braço novo ou manda fazer um..
mais se vc tiver um dinheirinho "sobrando" é bom compra uam melhorzinha né
hehe
xD
|
Lak Lak Veterano |
# abr/08
· votar
cara pelo que vc contou, vc n levo a guitarra num luthier, levo num filho de uma... mae muito respeitavel!!
leva num LUTHIER dessa vez, acredito eu q com uma regulagem DE VERDADE, retifica de trastes, etc, o problema seja resolvido!!
serviço assim aki em sampa gira em torno de 80 reais...
abraços
|
Slowhand- Veterano |
# abr/08
· votar
Cara, primeiro vc tem que saber se o braço tá empenado... Se tiver vc pode tentar amenizar a situação no tensor, ou então teria que arrumar outro braço mesmo...
Mas acredito que o braço não esteja empenado, nesse caso o trastejamento provavelmente está ocorrendo por uma má regulagem ou desgaste dos trastes (ou ainda esses podem estar desnivelados). Enfim, se o braço não estiver empenado, leve em um bom luthier, que poderá trocar o nut (se for necessário), retificar os trastes (idem) e fazer uma regulagem completa.
|
Slowhand- Veterano |
# abr/08
· votar
luxos mais se vc tiver um dinheirinho "sobrando" é bom compra uam melhorzinha né Eu acho essas tagimas guitarras muito legais, com um upgrade ficam muito boas
|
Edson Marquezani Veterano |
# abr/08
· votar
Cara, eu comprei uma guita novinha, uma Epiphone Faded G400 (SG), e levei pra um luthier regular. (Tenho bastante confiança de que o cara é muito bom no que faz.) É minha primeira guitarra também.
Pedi pra abaixar a ação das cordas, porque vieram muito altas. Ele disse que minha escala tava com um leve desnível e que o correto seria retificá-la, pra não trastejar, mas que poderia tentar trabalhar apenas nos trastes. Pedi pra fazer direto nos trastes, porque é mais simples, e mais barato, e porque o Bertola falou que seria mais seguro do que mexer na escala.
A guitarra voltou do jeito que você descreveu, trastejando razoavelmente, mas não aparece no som amplificado. Incomoda a mim também. Perguntei aqui no Forum, e o Bertola, e mais um sujeito me disseram que isso é normal, e que eu devo desconsiderar esse trastejamento.
Bom, eu sosseguei então. Pra ser sincero, me incomoda bastante também, só que como não interfere no som amplificado, que é o que interessa mesmo, então tudo bem, pra eu poder ter uma ação mais baixa. E detalhe: eu sou meio ignorante pra palhetar, então tem esse detalhe também.
Mas eu gostaria de ouvir o pessoal falando a respeito disso, se acontece mesmo, se é normal, e tal. Posso deixar assim tranquilamente? Vi dizerem que isso faz perder o sustain, o que faz muito sentido.
Afinal, o que fazer ?
|
Zuricow Veterano |
# abr/08
· votar
Pois e galera, o luthier q me fez o serviço é de certa forma bem reconhecido aki no rio, tenho medo de cometer injustiças mas que foi um assalto, FOI!
Vou procurar uma segunda opinião, mas gostaria de saber diante mão se alguem sabe mais ou menos quanto sai um braço bem feito e acabado de strato. So pra ter uma ideia.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/08
· votar
Zuricow Cara, certos "trastejamentos" (na verdade não é isso, mas não há outra palavra em português para descrever esse fenômeno), ocorrem na escala da guitarra, dependendo da posição do manuseio, altura das cordas, etc. Mas, se isso não sair no amp, nem afetar a sustentação das notas tocadas, deve ser desconsiderado. Creio que seria adequado fazer um nivelamento e um polimento dos trastes de seu instrumento. É por essa razão que, sempre que faço uma regulagem geral de uma guitarra, solicito ao cliente que teste a mesma na hora, na minha frente, para sanar qualquer problema, até porque cada ser humano tem dedos, mãos e "pegada" diferentes. Abç
|
Zuricow Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Pois eh bertola, o cara disse q num era trastejamento era uma vibraçaozinha normal. De qualquer forma vou procurar uma segunda opinião e fazer nova regulagem. Brigadão.
Vou procurar uma segunda opinião, mas gostaria de saber diante mão se alguem sabe mais ou menos quanto sai um braço bem feito e acabado de strato. So pra ter uma ideia. Ninguem sabe?
|