Mitos sobre guitarras

Autor Mensagem
Iago
Veterano
# mar/08


Hospedada no:

http://virtualdisaster.blogspot.com/

é uma matéria bem interessante traduzida do Site GuitarAttack.

deem uma olhada lá!

Echo Delta
Veterano
# mar/08
· votar


Iago

Não sei se o Ritchie Fiegler é "o cara" da Fender e das guitarras, mas ele diz algumas boas verdades... temperadas com alguns exagêros.

Mas o teste das madeiras utilizadas no corpo das gtrs Fender é bem instrutivo pro pessoal q "viaja" nesse assunto...

Dê a 10 guitarristas de estilos variados guitarras similares pretas feitas de ash, alder e poplar. Em média qual a favorita? Poplar, por sua combinação de leveza, timbre balanceado e sustain.

HUAhuaahuahau... o Steve Morse tb daria boas risadas...

Mas essas são as opiniões e palpites dos q se submeteram aos testes... os caras citam e babam no Stradivarius, mas Paganini preferia o Guarnieri.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


Iago

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183776/

só q ta em ingreis, mas é o mesmo texto =)

Iago
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.
legal. nao vi q ja tinham postado aqui.. de qualquer jeito achei uma boa ideia por o link para a tradução.

Echo Delta
Bom, Ritchie Fiegler com certeza tem mais familiaridade com produtos Fender e guitarras em geral do que eu e você. E algumas coisas que ele diz, até certo ponto, poderiam até prejudicar a imagem da Fender diante de algumas pessoas. Acho que ele foi bem honesto nas respostas.

Eles (Guitar Attack) citam o tio Stradivarius porque é um sinonimo mundial de instrumento superior a séculos. Se Pagannini preferia outra coisa.. problema dele hhehe. Parece ser coisa do tipo "Fender vs. Gibson"

A diferença é que, nesse caso, que ninguem consegue distinguir um do outro mesmo.

Echo Delta
Veterano
# mar/08
· votar


Iago

Endosso a tua opinião... é por aí, mesmo. Só acho q o texto tem alguns exagêros.

Lak Lak
Veterano
# mar/08
· votar


eh axo q tem alguns exageros, mas fiquei curioso em relação à poplar, realmente steve morse daria risadas

Soulface
Veterano
# mar/08
· votar


Guitarra de poplar é boa pra tocar pop (e em casa).

emaniox
Veterano
# mar/08
· votar


Eu tenho uma guitarra de poplar. Ela é leve e boa. Tiro sons do heavy metal ao blues com ela.
Meu irmao tem uma guitarra de mogno. Embora a guitarra dele tenha mais graves, nao tem tanto brilho como a minha. Ambas tem humbucker.
Pode ser o captador. Mas se for, entao a madeira nao manda em nada além do peso. A minha guitarra é leve...
Flw.

Marcos Wild
Veterano
# mar/08
· votar


Soulface
Guitarra de poplar é boa pra tocar pop (e em casa)

Ahuahuahuahuahua!!!!!!
Sem mais, rs...

maizena e o um
Veterano
# mar/08
· votar


Guitarra de poplar é boa pra tocar pop (e em casa).

q isso...

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


É claro que há madeiras melhores que outras. Mas o fato de uma guitarra ser feita de poplar ou basswood não quer dizer que ela seja ruim.

Duas peças de madeira do mesmo tipo tb podem ser muito diferentes em termos de qualidade. Ou seja, nem toda guitarra de mogno ou ash é boa.

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Essas paradas são importantes, guitarra é um somatório de coisas. Mas na minha opinião, tudo é meio superestimado, essa porra virou um comércio, vender coisa pra guitarrista hoje é uma mina de ouro, afinal, guitarrista é uma praga, tem em todo o lugar.

O pessoal vende o peixe deles, e vende bem... tá cheio de gente que tem grana pra caralho, mas não sabe tocar nem uma música do ramones direito, mas já tem um cabeçote Marshall porque "valvulado é foda" e uma Gibson Les Paul porque "Mogno tem sustain pra caralho" e porque "Seymour 59´e JB é o que há"...

E assim, o bolso das empresas vai inchando e o nosso vai esvaziando... é a vida

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


thmenezes_RJ
virou um comércio

Sempre foi. Ou você acha que o Sr. Fender fazia guitarras e depois ia às ruas presenteando todos para espalhar o amor e a alegria? :P

não sabe tocar (...) mas já tem (...) Gibson Les Paul

Hhahahaha, esse sou eu. :P Sem a "granda pra caralho".

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar


Acho que ele ignorou e passou por cima de muita coisa. Não concordo em vários trechos.

Echo Delta
Veterano
# mar/08
· votar


Se alguém não entendeu a "brincadeira", explico:

- Citei o gtrrista Steve Morse pq ele tb prefere poplar! É a madeira q ele usa em todas as suas gtrs SM Signature, por entender q apresenta a melhor combinação de leveza, timbre balanceado e sustain, exatamente como referido no da matéria.

É isso...

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Sempre foi, claro. Mas não era esse absurdo que é hoje.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


thmenezes_RJ

Não acho que isso tenha a ver com guitarra. Possuir coisas sempre foi sinal de status. Sejam carros, guitarras, amplificadores, roupas, tapeçarias, tecidos orientais, ou o que for. Sempre tem um monte de gente que encara o "possuir" como sendo maior que o "usufruir". No fundo, todos nós temos pelo menos um pouco disso - afinal de contas, ningúem compra suas roupas só pela pura e simples utilidade, ou todos andaríamos por aí com macacões de lona. Mas sempre tem uns que exageram. Os que compram wisky envelhecido 80 anos, mas que beberiam qualquer um sem notar a diferença. Os que compram Ferrari para andar em cidade a 60km/h. Os que compram aparelhos de som com 1000w de potência para escutar na sala. E os que compram guitarra Gibson para tocar - mal - Ramones no quarto.

Acho que esse tipo de comportamento sempre existiu.

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Concordo 100%.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


thmenezes_RJ

Hehehe, mas pode apostar que quando eu tiver dinheiro para tal, compro uma Gretsch. Mesmo tocando mal prá burro. :)

Iago
Veterano
# mar/08
· votar


Calanzares
Não concordo em vários trechos.

tipo?

Edu1974
Duas peças de madeira do mesmo tipo tb podem ser muito diferentes em termos de qualidade. Ou seja, nem toda guitarra de mogno ou ash é boa.

Claro. Porque o que importa mesmo é se a tocabilidade, captação e amp são do seu gosto. Se isso nao for "bom" nao vai ter madeira da floresta amazonica que salve.

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


eu toquei em duas guitarras uma vez..aparetemente iguais em captação e tudo..
mas uma era 1 peça o corpo ( bem cara a guitarra)...
e a outra tinha 3 peças eu acho...
e nao tinha como adivinha qual era qual..só tocando...

pelo menos eu..e mais uns q estavam comigo nao conseguimos

Kamus23
Veterano
# mar/08 · Editado por: Kamus23
· votar


Bog

Mas bog instrumento é diferente, tipo você falou sobre as roupas, eu não preciso aprender a usar roupa, já instrumento eu preciso saber tocar...

Carro uma cabeçada é maior de 18 e pode dirigir...

Wisky, pelo que sei não precisa ter sabedoria para beber...

Então instrumento musical é muito diferente, você pode ter "A guitarra" "O Amplificador" e nao saber tocar nada, pois tocar um instrumento e não musica requer estudo, pratica, e horas de treino e suor...

Abraços

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Kamus23

A questão não é aprender a usar, e sim comprar pela utilidade ou só para ter algo legal.

Você pode comprar um carro que chega a 240 km/h para andar a 60. Mesmo sem ter a habilidade necessária para andar a 240 km/h.

Pode comprar um whisky caríssimo mesmo sem ter um paladar apurado para o qual isso realmente fará diferença.

Também pode comprar um sistema de áudio de altíssima fidelidade e potência, mesmo que o teu ouvido não seja capaz de perceber a tal altíssima fidelidade e que o volume que você usa na sala pudesse ser obtido com 10w em vez de 100.

Pode ter um mixer-picador-cortador-ralador top do top em casa e fazer exatamente a mesma comida que faria sem o maldito do mixer-picador-cortador-ralador top do top.

Todos compramos roupas "bacanas" sem que isso mude a utilidade delas de qualquer forma.

E algumas pessoas compram equipamentos caríssimos de guitarra que nunca usarão em seu potencial máximo.

Claro que existem diferenças em todos os casos, no que diz respeito a COMO usar a coisa (habilidades musicais, habilidades culinárias, paladar apurado, etc). Mas para todos eles, existem pessoas que querem possuir o objeto mesmo sem poder explorar o seu potencial. É isso que eu quis dizer. No fundo, todos temos um pouco disso, todos queremos ter coisas independente de usá-las "como se deve" de fato. É legal ter coisas legais, simples assim. Ou se eu chegasse e te oferecesse uma guitarra super-ultra-hiper foda de presente você se recusaria a recebê-la porque ela está acima do teu nível?

O problema é quando o "possuir" ultrapassa o "usufruir". Pode ser por puro status, para ter um sentimento de superioridade, ou sei lá. E esse tipo de coisa nem tem a ver com guitarra. Tem a ver com... ter! Seja lá o que for.

Iago
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Bog tu é foda bicho. :D

jimmy vandrake
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

E diante do que vc expôs existe o cara que simplesmente busca " SOLUÇÃO ", ou seja, ñ está afim de ler milhares de tópicos sobre um monte de assuntos entre captadores e madeiras, um monte de gente chutando sobre um assunto que pouquíssimos conhecem. O cara simplesmente puxa o cartão de crédito do bolso e manda faturar uma Gibson, Fender ou PRS. Acabou o problema de qual captador é melhor, que madeira é melhor, que cordas usar etc, etc e etc. . .

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Iago

Menos, bem menos.

jimmt vandrake

Sim, às vezes tem a pura questão da confiança na qualidade de uma marca reconhecida. Mas isso da força da marca também a gente vê em tudo. Tocador de MP3 foda é Apple, carro foda é Ferrari, e por aí vai. O cara não compra pelas especificações técnicas, pelos materiais, ou seja lá o que for. Vai pela marca e pronto.

Claro, que isso também cria distorções, como aqueles que compram um Marshall MG10 e acham que vai ser fodão - afinal, é Marhsall e Marshall é fodão, né?

jimmy vandrake
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Exatamente: Para não alongar muito, o que vejo aqui no fórum é que muita gente discute sem ter a menor idéia do que está falando. Tocar uma guita ou um modelo de ampli por 5 minutos em uma loja cheia de ruídos sem o mínimo tratamento acústico, ao lado de um vendedor bundão a fim de faturar logo, fica muito difícil chegar a uma conclusão sobre o que vem a ser um verdadeiro teste. Aí neguinho vem aqui com a história que o macete é comprar uma Schelter ñ sei o que e colocar captadores Di Marzio, quando não " sem mordanca " e achar que a guita é feita em alder e vai ficar melhor que uma Condor. UHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAUHA!!!!!!!

Kamus23
Veterano
# mar/08
· votar


jimmt vandrake

A parte final é ilaria....

Bog

Gostei de seus argumentos, interessante seu pensamento, mesmo sendo diferente do que eu penso...

Respeito total ao seu modo de ver...

mppmaiden
Veterano
# mar/08
· votar


O PESSOAL FALANDO EM PAGAR $$$$ PRA UMA MARCA E NAO PRA QUALIDADE TENHO UM TOPICO QUE SE REFERE A ISSO TB



Topico meu!!

Invalid User
Veterano
# dez/08
· votar


Bog

Up, o que tu falou sobre o cara comprar equipamentos de guitarra de especificações que ele nunca vai usar eu discordo. Posso comprar um amp de 100w que eu não vou usar agora, porém daqui a algum tempo posso vir a precisar. Vai que eu monte um estúdio, uma banda me convida para tocar em um lugar grande. Se eu tenho a grana, para que eu compraria um amp de 30w para tocar em casa, depois um de 60w porque eu arranjei uma banda, depois um de 100w para qualquer coisa que seja?

Agora o verdadeiro motivo pelo qual eu upei o tópico...

Mitos sobre guitarras
Iago

Tem um mito que diz que fazer um bend para baixo é mais fácil do que fazer um para cima, pois naquele a gravidade está favorável a você.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mitos sobre guitarras