.::Guitarra trastejando 0.10 pra 0.09::.

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# mar/08


Galera, troquei o encordoamento da minha Dolphin Les Paul que era 0.10 pra um 0.09, depois de um tempinho as cordas já estavam muito altas, daí eubaixei na ponte pra focar bom de tocar, mas daí começou a trastejar muuito(nãao dá pra tocar normal) na:

2ª, 3ª e 4ª cordas na 15ª casa
6ª corda na 13ª casa.

Aí eu pergunto se pra essa troca de cordas que fiz teria que ajustar alguma coisa???O que^??? Como???

Não me pessas pra procurar Luthier Pelo Amor de Deus pois na minha cidade não tem e não tenho condições de levar ela na cidade que tem, é longe...

valew aí pra quem responder...

toty
Veterano
# mar/08
· votar


normalmente mudanças requer ajustes.....mas si nao quer procurar um luthier.....

parece que o braço da sua guita empenou !

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08
· votar


Headstock invertido
Aí eu pergunto se pra essa troca de cordas que fiz teria que ajustar alguma coisa???O que^??? Como???

Sim.

Tenta subir um pouco a ponte novamente.

Drifter
Veterano
# mar/08
· votar


Headstock invertido

Pode ser que você abaixou demais suas cordas e a guitarra não está apropriada para ação de cordas muito baixa.

Aí eu pergunto se pra essa troca de cordas que fiz teria que ajustar alguma coisa???O que^??? Como???

Sim, é bom. Normalmente quando troca-se o calibre das cordas, deve regular o tensor também.

Headstock invertido
Veterano
# mar/08
· votar


toty
parece que o braço da sua guita empenou !

mas só com um numero no calibre???

Luiz Rhoads
Tenta subir um pouco a ponte novamente.

mais ai vai ficar desconfortavel

Drifter
Pode ser que você abaixou demais suas cordas e a guitarra não está apropriada para ação de cordas muito baixa.

como posso deixa-la apropriada pra ação baixa???

Headstock invertido
Veterano
# mar/08
· votar


Drifter
Sim, é bom. Normalmente quando troca-se o calibre das cordas, deve regular o tensor também.

no meu caso giro o tensor para o sentido horário ou anti-hrário???

ogaitnas
Veterano
# mar/08
· votar


nmho vc terá que regular o tensor, mas isso tem que ser feito com muito cuidado.

Headstock invertido
Veterano
# mar/08
· votar


A esqueci de dizer:

Fiz aquele teste de apertar a última casa da guitarra e olhar no 12º traste, no meu caso a corda tá quase topando nele, té menos de 1mm...tirem suas conclusões por favor...

Drifter
Veterano
# mar/08 · Editado por: Drifter
· votar


Headstock invertido
no meu caso giro o tensor para o sentido horário ou anti-hrário???

É como um parafuso. Anti-Horário: Solta e Horário: Aperta.
Acho que no seu caso, deve soltá-lo.

Headstock invertido
Veterano
# mar/08
· votar


ogaitnas
nmho vc terá que regular o tensor, mas isso tem que ser feito com muito cuidado.

legal, mais como farei issu???

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08
· votar


Headstock invertido

Velho, se você não "tem as manhas" não mexa no tensor senão corre o risco de fuder sua guitarra. Qualquer coisa volte com encordoamento 0.10.

Eu não tenho coragem de encostar no tensor da minha.

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


Headstock invertido
Luiz Rhoads
Eu não tenho coragem de encostar no tensor da minha.

Ajustar o tensor não é nenhum bicho de sete cabeças. Só precisa ser feito devagar e com paciência.

O tensor deve ser girado aos poucos 1/8 a 1/4 de volta de cada vez para se fazer testes. Aperte as cordas na 1a e ultima casas ao mesmo tempo. O centro da corda não pode estar nem muito afastado da escala nem encostando nos trastes do meio da escala. Deve haver uma distância mínima.

Edu1974
Veterano
# mar/08 · Editado por: Edu1974
· votar


edited

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08
· votar


Edu1974
Ajustar o tensor não é nenhum bicho de sete cabeças. Só precisa ser feito devagar e com paciência.

O tensor deve ser girado aos poucos 1/8 a 1/4 de volta de cada vez para se fazer testes. Aperte as cordas na 1a e ultima casas ao mesmo tempo. O centro da corda não pode estar nem muito afastado da escala nem encostando nos trastes do meio da escala. Deve haver uma distância mínima.



Sei. Mas mesmo assim prefiro não arriscar, hhahaha ainda mais que minha guitarra tem floyd rose, então o negocio complica mais ainda.

Headstock invertido
Veterano
# mar/08
· votar


Edu1974
O tensor deve ser girado aos poucos 1/8 a 1/4 de volta de cada vez para se fazer testes. Aperte as cordas na 1a e ultima casas ao mesmo tempo. O centro da corda não pode estar nem muito afastado da escala nem encostando nos trastes do meio da escala. Deve haver uma distância mínima.

Mas acontece que eu já girei o tensor para um lado e esperei, ficou a mesma coisa, daí eu girei pro outro, a mesma coisa, daí eu girei pro outro de novo, mesma coisa.Não sei o que fazer. Nesse teste que vc disse a corda fica quase encostando fica menos de 1mm. Como devo proceder???

Edu1974
Veterano
# mar/08 · Editado por: Edu1974
· votar


Headstock invertido

Alguns tensores são mais sensíveis que outros. Alguns, girando 1/4 de volta vc já nota diferença grande outros vc precisa dar mais voltas.

Se a corda estiver a cerca de um milímetro dos trastes do centro do braço(enquanto vc aperta na 1a e ultima casa), voce pode apertar um pouco até quase encostar. Depois regule a altura das cordas na ponte. Se o problema persistir, os trastes devem ser limados.

guilherme.rizzo
Veterano
# mar/08
· votar


Headstock invertido

Cara, você trocou de 0.10 para 0.09 certo?

O que aconteceu foi que o braço da sua guitarra ficou menos arqueado, mais reto, milimetricamente mais reto.

Isso ocorreu porque a tensão do encordoamento 0.10 é maior que a do 0.09 e, com isso, o braço era puxado com mais força pelas cordas e a regulagem do tensor estava equilibrando esta força.

Como você não mexeu no tensor, houve um desequilíbrio.

Você tem que soltar o tensor, pois ele agora não precisa fazer tanta força quanto fazia antes com o 0.10. Assim o braço vao vai voltar a ter a curvatura que tinha antes.

Pode haver necessidade de mexer na ponte também.

Agora, se você já fuçou no tensor para um lado e para o outro e não tem certeza de como ele estava antes da troca, leve num luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Headstock invertido
Cara, trocar de 0.10 p/ 0.9 numa LP, já foi um erro, pois o ideal para guitarras com escala de 24.75pol. é usar 0.11.
Ademais, TODO INSTRUMENTO, NOVO OU USADO DEVER SER LEVADO IMEDIATAMENTE AO LUTHIER, para uma série de ajustes e regulagens, inclusive de tensor e trastes (que muitas vezes vem desalinhados em guitarras de baixo custo), caso contrário, é prejuízo na certa, como vc já pode perceber.
Abç

Headstock invertido
Veterano
# abr/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
TODO INSTRUMENTO, NOVO OU USADO DEVER SER LEVADO IMEDIATAMENTE AO LUTHIER

Acho que o braço não está desregulado e sim um ou mais trastes estão relativamente baixos em relação aos de sua frente...

Quanto (R$) ficaria na média para alinhar trastes ajustar tensor e baixar as cordas em um Luthier Bom (vou mandar pro Elifas Santana)???

MANFREDINI
Veterano
# abr/08
· votar


Headstock invertido

man, não sei o que você entende de regulagem de guitarra, mas tem muita coisa, que eu e um monte de gente já cansou de falar sobre regulagem, acho que foi semana passada mesmo, que eu e o Juliano P escrevemos um monte de coisa útil em um tópico ai, acho que vou começar a criar atalhos no teclado pra postar as frases prontas e os links dos tópicos, agora, quando você muda o "calibre" das cordas, você tem que regular tudo de novo, pqp, agora, ou busca por material, ou leva em um luthier, como o Bertola disse, cara, uma vez em que o braço da guitarra se curva, os trastes vão juntos, então, você já pode imaginar que vai trastejar, principalmente se você abaixa as cordas, enfim, vá atrás que tem muito material aqui no fórum... ou prepare uma grana pro luthier

MANFREDINI
Veterano
# abr/08
· votar


e bem, vejo que muitas vezes (na maioria delas), o Bertola e o Seiji só passam aqui no fórum para responder perguntas, as vezes vejo um tópico do Bertola sobre música ou uns posts, o Soulface também ajuda muito aqui, mas ele já frequenta o OT =), adimiro muito esses três luthiers, se não fosse por eles, A BUSCA e mais uns usuários aqui, acho que não saberia nem o que é tarraxa blindada ou o que é sustain, coisas básicas, esses caras são mais que luthiers, sem ganhar nada os caras ajudam um monte gente aqui, enfim, largue de preguiça e use a busca =)

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Pessoal, eu sei que o Tópico é antigo pacas, mas não vou criar outro falando deste assunto. Aproveitando esta sessão vos digo: Porque as cordas se afastam do braço e dos captadores? Tipo, eu levei a minha guitarra hoje para fazer manutenção, e o técnico falou que as cordas estava muito afastadas e precisavam ter uma distância adequada para sair um som legal. Isso é normal? Este afastamento? Ocorreu algum problema na minha guitarra? oO

Vlw

Rabbit
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F

Nada anormal, falta de regulagem na ação. Leva no luthier que ele resolve rapidinho.

SRV_Blues
Veterano
# nov/09 · Editado por: SRV_Blues
· votar


Headstock invertido

qew
Veterano
# nov/09
· votar


SRV_Blues

O problema nem é mais com esse cara, cara.

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


SRV_Blues
da uma olhada na data dos tópico ermao º.º

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


Rabbit

Obrigado Companheiro.

Assim eu fico mais tranquilo.

Abraços!

Obs.: Avisa o pessoal ai dos posts que este tópico é mto antigo, ai eu aproveitei para não precisar criar outro tópico.

Flw!!

SRV_Blues
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F
Obs.: Avisa o pessoal ai dos posts que este tópico é mto antigo, ai eu aproveitei para não precisar criar outro tópico.

êita preguiçoso... me induziu a erro...

Desprogramador
Veterano
# nov/09
· votar


Sr F
Mais do que certo! Pra que perguntar o que já foi respondido né?
Positivei

Sr F
Veterano
# nov/09
· votar


SRV_Blues

???????

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a .::Guitarra trastejando 0.10 pra 0.09::.