Uma coisa sobre guitarras que não entendo o.o

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Zero Zen
Espero que você tenha nada contra os colecionadores de equipo ?
não cara, é diferente... colecionador é outra conversa, vintage é outra conversa...

é muito diferente o cara querer colecionar instrumento pra ter uma coleção, e o cara ficar noiado buscando timbres e captadores que vão fazer o som que ele busca. isso é GAS.
a coleção é pra quem tem dinheiro pra investir nela, e curtir. o GAS não é uma vontade de ter uma coleção, mas uma obsessão pelo equipamento em detrimento de tocar realmente. e que pode inclusive levar à falencia.

sacou?

desculpe ai se te ofendi de alguma maneira, não foi a intenção.

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


kiki

Não ofendeu não meu caro !

É apenas uma questão de princípios, de liberdade de decidir .

Qual a diferença de cara que compra equipos por que os acha bonitos, por exemplo, daquele que compra um enfeite para a casa, um sofá novo, ou mesmo daquele que bebe tudo em cerveja no fim de semana ou manda fazer um "tuning" no carro.

O dinheiro é dele. O fato dele gastar e comprar só nos favorece, pois barateia a produção e, além de tudo, algum dia ele pode querer se desfazer de algum equipo e nós poderemos adquiri-lo em excelente estado.

É PRECISO SABER RESPEITAR AS OPÇÕES DOS OUTROS, seja no que se refere ao captador, modelo de guitarra, timbre e ao destino das nossas despesas, àquilo que compramos, como e com que freqüência vamos usá-los.

Saudações.

nettoroses
Veterano
# mar/08
· votar


Isso é questão estilística mesmo.
O chet atkins por exemplo, tocava country e usava uma semi-acústica

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

Na minha opinião, vítimas da G.A.S. e Colecionadores de equipo não são muito diferentes e merecem o mesmo respeito.

Nenhum dos dois usa muito o equipamento que tem. Eles os desejam mais pelo fato/sensação de possuí-los.

Se eles adquirem os equipos honestamente, que façam o melhor proveito que encontrarem. Inclusive entesourá-los, guardá-lo em um cofre ou o escambau.

É deles, não tiraram de ninguém.

Muito pior, na minha visão, são aqueles que detonam o equipamanto, destroem os instrumentos com modificações absurdas ou mesmo para impressionar a platéia.

É um desrespeito com que produziu o bem, assim como com a natureza, que forneceu a matéria prima, que infelizmente é finita.

Ainda assim, está na esfera de decisão do proprietário.

Novamente, saudações.

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar



Se é verdade que muitas fábricas coreanas utilizam o Bassswood na fabricação de seus instrumentos, isto não quer dizer que o Basswod seja uma madeira barata, apenas que os orientais tem uma fonte deste material mais próxima deles. O custo do transporte para a planta industrializadora é menor que o de outros madeiras. Neste tipo de componente, bruto, de grande peso e volume, a disponibilidade próxima e o preço deve ser considerado.


Viaja não... você REALMENTE acredita que o Basswood deles é barato porque é de uma fonte mais proxima?
Na boa, 2 fatores que diferem na construção e qualidade de timbre:

O tipo de Basswood. Existem vários tipos de especificas madeiras, de variadas qualidades... existe Basswood caro e barato. Você acha que o MESMO Basswood aplicado em uma RG320 é o Basswood de uma Jem 777wh?
E outra... o número de cortes. Certamente essas guitarras tops, tem menos numero de corte(ou até uma peça intera), se comparadas com estas de baixo custo. E esses dois detalhes, são cruciais. Essa é a GRANDE diferença.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Zero Zen
Na minha opinião, vítimas da G.A.S. e Colecionadores de equipo não são muito diferentes e merecem o mesmo respeito.

Nenhum dos dois usa muito o equipamento que tem. Eles os desejam mais pelo fato/sensação de possuí-los.

faz sentido.

Se eles adquirem os equipos honestamente, que façam o melhor proveito que encontrarem. Inclusive entesourá-los, guardá-lo em um cofre ou o escambau.
claro, cada um investe no que curte, desde que o faça com suor próprio.

o problema, e é isso que eu tento combater, é quando o GAS atinge pessoas com pouca grana, ou que são sustentados pelos pais, etc. etc.,
acho que começa a ficar perigoso. o garoto de 15 anos ganha uma squier, le aqui no forum que single coil tem um timbre X, e com um mes de uso já quer uma lespaul, sem nem saber uma escala natural. e não é raro isso aqui. isso eu acho um atraso de vida.
sacou?

no mais, respeito suas opiniões.
saudações

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


kiki

o problema, e é isso que eu tento combater, é quando o GAS atinge pessoas com pouca grana, ou que são sustentados pelos pais, etc. etc.,
acho que começa a ficar perigoso. o garoto de 15 anos ganha uma squier, le aqui no forum que single coil tem um timbre X, e com um mes de uso já quer uma lespaul, sem nem saber uma escala natural. e não é raro isso aqui. isso eu acho um atraso de vida.
sacou?


Claro que entendi, mas isto é caso de doença, um vício, não uma escolha pessoal consciente. Estes precisam de tutores, curadores e tratamento. hehehehe

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Calanzares

Viajei sim meu caro !

E quando lá cheguei exclamei :

VINI, VIDI, VINCI ! hehehehehe

E aprendi muito sem viajar também !

Você tem razão quando fala que existem peças e peças de madeira de qualquer procedência, assim como os mais diferentes cortes, idade da peça, adensamento do cerne de acordo com a idade, corpos feitos com peças únicas e tudo mais.

O tempo de estocagem da madeira também aprimora e encarece o produto final.

ISTO É O ÓBVIO ULULANTE ! Como diria Nelson Rodrigues.

Foi o Erotomania que generalizou comparando O Basswood e O Alder, desqualificando o primeiro.

Eu só tive a bondade de mostrar e comprovar que se trata de madeira de QUALIDADE.

Agora, querer negar que a proximidade da matéria prima e o custo de transporte são irrelevantes na opção industrial é absurdo.

Certamente os instrumentos mais baratos e não apenas os coreanos baratos usam madeira de menor qualidade, peças menores, com menor estocagem, até mesmo retalhos colados, mas a escolha do material também é feita tendo em vista a disponibilidade e o custo (que é afetado pela proximidade das fontes)

As guitarras Gianninni usavam boas madeiras, pois estas estavam disponíveis no Brasil. Brazilian Rosewood lembra ?

Depois eles estragavam a madeira fabricando aquelas bostas de "estrumentos" ! uhuahauahauah

Use sua inteligência e tente descobrir os motivos que levaram a Ibanez a usar o Basswood, assim como diversos fabricantes orientais. O Japão fica no oriente, não ?

Agora, pretender que o único e exclusivo motivo da qualidade e timbre é o menor número de peças de madeira na fabricação do instrumento, é no mínimo ignorar a história dos instrumentos de corda elétricos.

Os baixos Alembic, as guitarras Yamaha SG 1000, 2000, 3000, as guitarras Carvin, B.C. Rich e muitas outras usam corpos constituídos de várias peças, madeiras diferentes inclusive.

Alguns fabricantes acrescentam um "top" (de madeira estranha)no corpo para modificar o timbre, "bindings" para embelezar o instrumento, etc...

Cito, ainda, alguns caríssimos instrumentos "neck throug" quase todos utilizando braços feitos com 3 a 5 peças dispostas longitudinalmente, de pelo menos 2 madeiras diferentes, para obter maior estabilidade.

A prosperar a teoria da peça única, estes renomados fabricantes estariam fazendo besteira.

Mais do que a utilização do menor número de peças, A SÁBIA COMBINAÇÃO DE MATERIAIS E HARDWARE pode ser muito mais benéfica para o instrumento.

Echo Delta
Veterano
# mar/08
· votar


Voltando ao assunto original do tópico...

Jio-kun
Tem muita gente que fala pra mim que "tal guitarra de tal construção, de tal madeira, etc... não fica bom para o que vc vai tocar"... Vou dar o exemplo dessa aqui. Eu estava perguntando a alguns professores de guitarras conhecidos meus e alguns hobbystas de confiança que se eu fosse fazer um som tipo "mais clean" ou "mais balada" com esta guitarra, não daria certo, o som ia ficar ruim, blá, blá, blá... Queria entender "o que seria esse ruim"! Eu fico martelando nessa pergunta o tempo todo e ninguém me respondeu de uma forma "homogênea"... Alguns diziam sobre o timbre, outros sobre sons estranhos...

Cara, teus professores e amigos hobbystas NÃO estão falando merda... E o guilherme.rizzo e o Juliano P, embora afirmando o contrário, tb NÃO estão falando merda. De fato, vc "pode tocar qualquer tipo de música com qualquer guitarra" e "usar jackson pra som calmo e baladas". Mas, realmente, algumas escolhas são + apropriadas do q outras. O George Benson utiliza uma hollow GB10 e o Steve Vai uma JEM pq são + adequadas para o estilo de cada um.
No teu caso, se vc gosta, quer ou pretende para sua gtr um som "mais clean", procure evitar gtrs, por exemplo, com caps de alto ganho. E assim, por diante... sem muita rigidez, mas com um pouco de bom senso.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mar/08
· votar


Mais do que a utilização do menor número de peças, A SÁBIA COMBINAÇÃO DE MATERIAIS E HARDWARE pode ser muito mais benéfica para o instrumento.

Sensacional meu amigo...

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


iMPeLLiTTeRi

Obrigado.

Mas é apenas BOM SENSO.

Jio-kun
Veterano
# mar/08
· votar


Edu1974

Vc conseguiria me explicar como eu aperto as molas do tremolo? *-*

Vlw man!

Penta_Blues

Interessante e inteligentes comparações...

Proponho uma campanha pra gente se preocupar mais com o aperfeiçoamento pessoal e menos com o material

Discordo em parte disso... Eu estou com uma guitarra que não consegue atender as minhas necessidades (não consigo fazer com que ela fique com as oitavas "aceitáveis", está com um pouco de chiado, mas sei que é por ser stratocaster e está com uma microfonia desgramada) e estou perdendo vontade de tocar com ela... Teve até vezes que eu estava com muita vontade de tocar, mas me desanimava tocar numa guitarra em que eu não poderia usar no meu amp (fica numa microfonia que eu não entendo) e que eu não poderia tocar da 12º casa em diante em todas as cordas... Enfim, concordo que não podemos nos preocupar tanto (toda hora) em instrumentos que sejam melhores, mais caros, ou que tenham aquela assinatura do seu ídolo, porém temos que ter um instrumento "usável" para sustentar o aprendizado... ^^

Vlw man! 8D

nao sei

'knowledged... 8D

Tks man!

Arpeggios From Hell

Siga a mesma linha de pensamento que eu falei pro Penta_Blues... 8D/

Tks man!

Zero Zen

BASSWOOD NÃO É MADEIRA BARATA NÃO !

As seguintes guitarras usam Basswood, e são mais caras que a maior parte das Fenders em Ash e Alder. Mais caras que muitas Gibson no adorado Mahogany.


Vlw pela explicação! 8D

Jio-kun
Veterano
# mar/08
· votar


Echo Delta
Cara, teus professores e amigos hobbystas NÃO estão falando merda... E o guilherme.rizzo e o Juliano P, embora afirmando o contrário, tb NÃO estão falando merda. De fato, vc "pode tocar qualquer tipo de música com qualquer guitarra" e "usar jackson pra som calmo e baladas". Mas, realmente, algumas escolhas são + apropriadas do q outras. O George Benson utiliza uma hollow GB10 e o Steve Vai uma JEM pq são + adequadas para o estilo de cada um.
No teu caso, se vc gosta, quer ou pretende para sua gtr um som "mais clean", procure evitar gtrs, por exemplo, com caps de alto ganho. E assim, por diante... sem muita rigidez, mas com um pouco de bom senso.


Entendi, caro amigo éco... 8D

*Bom saber que eles não estão falando merda... XD*

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


Jio-kun

Abra a tampa de trás, veja que tem uma chapa de ferro que prende as molas do tremolo. Essa chapa tem, em geral dois parafusos que se prendem na madeira do corpo. Apertando esses parafusos vc puxa o tremolo contra o corpo da guitarra.

Nâo aperte demais para que o tremolo não fique duro. Aperte um pouco e vá testando até ficar do jeito que te agrade.

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Jio-kun
Discordo em parte disso...
Por isso que eu disse para se "preocupar menos" e não "deixar de se preocupar" com o material...
Se a sua guitarra não consegue atender mais às suas necessidade é sinal que vc chegou a um nível em que não é possível extrair mais do que ela pode oferecer, daí eu concordo plenamente que chegou a hora de se preocupar com a substituição ou melhoria do equipamento que vc dispõe.
Percebeu a diferença? Existem aqueles que "mal tiraram a guitarra do plástico" e já estão preocupados em trocar o captador porque ouviram dizer que os originais não prestam pra tocar tal coisa, que as cordas (que nem enferrujaram ainda) não dão timbre, que o ampli não presta porque não sai harmônico legal, que a tarracha desafina, etc.
Tem gente que não sabe nem onde fica o ponto correto para se "tirar" harmônicos; tem gente que nem sabe a diferença entre harmônico artificial e harmônico natural; tem gente que nem sabe fazer um Bend afinado; tem gente que nem ouvido tem pra afinar a guitarra, mas acha que a culpa de tudo isso é do equipamento.
Aí não dá, né?...
Por isso eu disse e repito: "Proponho uma campanha pra gente se preocupar mais com o aperfeiçoamento pessoal e menos com o material"
Veja que não se trata de buscar um em detrimento do outro, mas sim o de se dar o devido e proporcional valor ao que realmente importa quando o assunto é tocar um instrumento.
Valeu!!!

Blackus
Veterano
# mar/08
· votar


Sempre muda o timbre, mas o que eles dizem é que talvez algumas guitarras não atinjam o padrão de timbre de certo estilo... o que não quer dizer que você não vai conseguir tocar aquilo ou que você não vá tirar um timbre que te agrade...

Jio-kun
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues

Perfeito, cara. (y)

[]'s

^^

Blackus

Yeah, man... Digamos que eu tenha entendido mal as pessoas com quem eu falava disso... hehe

Iago
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues
Por isso eu disse e repito: "Proponho uma campanha pra gente se preocupar mais com o aperfeiçoamento pessoal e menos com o material"

isso aí.

E se a guitarra é de basswood, poplar ou alder.. quem é capaz de dizer ouvindo o som? Minha opinião é que tipo de madeira é uma das coisas menos importantes pra uma guitarra.

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Iago

E se a guitarra é de basswood, poplar ou alder.. quem é capaz de dizer ouvindo o som? Minha opinião é que tipo de madeira é uma das coisas menos importantes pra uma guitarra

Eu não iria tão longe. Acho que é importante, até por uma questão de peso/conforto.

Mas é evidente que a maior parte dos músicos não poderão identificar a madeira apenas pelo fato de ouvir o instrumento !

Sequer vendo a peça de madeira !

O importante é o resultado final. Como o instrumento soa.

edalko
Veterano
# mar/08
· votar


Eu penso que os componentes da cosntrução da guitarra não são característicos de um determinado estilo musical.

COntudo, eles se destinam a impor ao instrumento uma determinada característica.

O uso de madeiras de diferentes densidades (sejam nobres ou não) atua na sonoridade do instrumento dando-lhe uma característica mais aguda, mais grave, mais equilibrada, mais sustentação ou não.

A feitura do corpo também influencia no timbre (sólido, semi-acustico ou acústico), assim como a mistura de madeiras ou materiais.

Por outro lado, as madeiras do braço tbém têm a característica de impor uma sonoridade distinta ao instrumento, assim como, o processo de junção dele ao corpo.

Ao contrário do que m~uitos dizem, não há relação de superioridade entre um braço colado sobre um praço parafusado. Eles têm finalidades distintas. O primeiro em manter a sustentação das notas e produzir um som mais encorpado, ao passo que o último visa ao som mais estalado. Daí que comumente vemos o primeiro em SG e LP e o ultimo em stratos.

Agora, cada um usa o instrumetno que for de acordo com o estilo que quer seguir, porque não há regras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma coisa sobre guitarras que não entendo o.o