Preciso de nota fiscal dos meus equipos o que faço?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mar/08


É isso aí galera,

Depois de tanto negociar equipos (amplis, guitas e pedais) via internet, via o camarada do camarada do camarada que tava vendendo um equipo, via ML, a maioria dos equipos não tem nota (nota de verdade aquela em duas folhas, uma branca e outra azul se não me engano e não aquele recibo que muitas lojas dão) ...

Preciso arrumar nota fiscal pra todos os equipos para poder cair na estrada e caso for parado justificar os equipos ... Outra pretendo colocar os equipos no seguro, logo preciso das notas tb ...

O que faço??? Alguém tem uma sugestão??? Dá pra fazer algum esquema com alguma loja ou alguém que tenha CNPJ para fornecer nota????

Jio-kun
Veterano
# mar/08
· votar


Dá pra fazer algum esquema com alguma loja ou alguém que tenha CNPJ para fornecer nota????

Até onde eu sei, isso é ilegal... XP

brunoandrad
Veterano
# mar/08
· votar


vc pode negociar na loja..
mas vai ser dificil e um pouco caro
ja q se paga imposto sobre o produto...


qto as cores.. isso não tem nada haver..
tem NF q as 4 vias do formulários são iguais (só muda a indicação de qual via é)

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Fernando de almeida
Dá pra fazer algum esquema com alguma loja ou alguém que tenha CNPJ para fornecer nota????

Sim. Mas você vai ter que pagar os impostos. Melhor se informar com um contador.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Jio-kun
Até onde eu sei, isso é ilegal... XP
Não se eu pagar os devidos impostos, acho ...

brunoandrad
LeandroPanucci
ja q se paga imposto sobre o produto...
De qto será que é esse imposto??? Deve ser uma porcentagem em cima do valor do produto .... Mas qto?????

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

Olha, nota fiscal não é atrelada ao CNPJ e sim à inscrição estadual da empresa no cadastro do contribuintes do ICMS.

pq a finalidade da nota fiscal não é comprovar venda ou compra, mas sim recolher ICMS. Pra provar q vc comprou existe a fatura e o recibo.

Mas no fim das contas, por costume, a gente acaba usando a nota fiscal como comprovante da legaligade da origem da coisa.

segundo: alguém q tenha inscrição estadual pode t fornecer sim uma nota, mas somente se ele pagar o ICMS relativo ao valor do produto da venda (ae depende da lei estadual).

Se ele emitir nota fiscal sem recolher o imposto é crime e dah rolo.

Alguém pode dizer: ahh mas naum foi ele quem vendeu então naum precisa pagar o icms... isto é correto, mas somente o fato de colocar dados imprecisos ou falso nos livros contábeis da empresa já caracteriza o crime fiscal definido pela mesma lei do crime do ICMS (mesmo artigo até, diferindo os incisos).

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


brunoandrad

As cores tem a ver sim.

cada cor tem seu destinatário. Duas vias do vendedor, uma do comprador e uma do fisco. cada uma com sua cor.

Abraço

markolino
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida
nos EUA tudo é 30%

aqui pode ser 5% até 60%


boa sorte !

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

Como o ICMS eh um imposto estadual, vc tem q checar a lei do estado em q foi emitida a nota fiscal pra ver a alíquota e se existe alguma isenção ou adicional neste caso.

Abraço

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Nefelibata

Nossa...que explicação foda!

mereceu um voto!

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


markolino

Esse imposto do 60% naum eh tudo ICMS que eh o q tem a ver com nota fiscal, eh a soma do IPI, (imposto sobre produto industrializado), ICMS (imposto sobre comércio de mercadorias e serviços), II (imposto de importação) e o q mais tiver no seu estado... em resumo é isso.

ICMS costuma ser em torno de 12%... mas, já disse, depende do estado.

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


ruan gaspari

Valew! eh q eu adoro direito tributário.

sou universitário... euaheuahehuae

brunoandrad
Veterano
# mar/08 · Editado por: brunoandrad
· votar


Nefelibata

As cores tem a ver sim.

cada cor tem seu destinatário. Duas vias do vendedor, uma do comprador e uma do fisco. cada uma com sua cor.

Abraço


aqui no trampo é tudo emitido via computador/impressora.fiscal..
as 4 vias são de cores iguais
só as manuais são coloridas..
PS: a 4a via da manual é gaaaayyyyy d+.. uahauhauha

____________________

qto ao ICMS, se eu não me engano é baseado no valor do item..
passa o valor q eu tento calcular pra vc


EDIT: é exatamento o q o Nefelibata disse ;)

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


brunoandrad

Eh q esse negócio da cor eh costume tb. dae fica uma coisa padrão e pela cor vc jah sabe o q fazer com cada uma.

:-)

Fernando de almeida

O q vc pode fazer eh pedir pros vendedores q t venderam as coisas cópias das notas fiscais.

como a lei exige q o vendedor mantenha os livros contábeis e as cópias de NF intaum ele tem q ter uma lá e vc pode pedir cópia.

Masss... essa eh a lei... e como mta gente burla o fisco... dificilmente vai ter vendedor de internet com a nota certinha pra t dar. e mesmo neste caso vc tem direito à ela... dae o vendedor tem q t fazer uma.

abraço

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Nefelibata
pq a finalidade da nota fiscal não é comprovar venda ou compra, mas sim recolher ICMS.
Opa ... ao menos isso eu sabia ...

Mas no fim das contas, por costume, a gente acaba usando a nota fiscal como comprovante da legaligade da origem da coisa.
É o que todos fazem ... inclusive transportadoras que pedem a nota fiscal pra saber a procedencia pra poder te fazer um envio de um local a outro (num vendi um ampli uma vez pq num tinha nota e as transportadoras num queriam leva sem).

alguém q tenha inscrição estadual pode t fornecer sim uma nota, mas somente se ele pagar o ICMS relativo ao valor do produto da venda (ae depende da lei estadual).
Ou seja se um tiver ou providenciar inscrição estadual posso fazer mihas próprias notas (pagando o devido imposto)????

Ant--
Veterano
# mar/08
· votar


Cara, se informe na receita federal. Me parece que vc pode registrar os produtos e pagar imposto como pessoa física também. Sei lá, já ouvi algo a respeito. Uma vez um amigo comprou uma filmadora caro pacas e ficou com medo de viajar com ela e ela ser apreendida e talz. Então fez o registro, pagou imposto.. enfim, legalizou. Tudo ele mesmo. Se bem que ele era dono de uma loja (mas de tecidos, não de eletroeletronicos). Não sei se teve a ver, mas acho que ele fez mesmo foi como pessoa física.
É ligar e se informar. Além do mais, o que o governo mais quer é $. Se vc está querendo pagar, eles facilitam :)
Mas tenha cautela. Busque saber se vai precisar de algum histórico, tipo declaração de alguém que te "deu de presente", algo assim. Porque se eles provarem a origem ilícita pode dar confusão. Embora eu ache muito improvável essa última hipótese, já que o fato de vc estar de dispondo a pagar para legalizar já anula qualquer problema de origem (a não ser que fosse roubo).

Boa sorte aí.

Ant

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Nefelibata

como a lei exige q o vendedor mantenha os livros contábeis e as cópias de NF intaum ele tem q ter uma lá e vc pode pedir cópia.
Vendedores do mercado livre????
Eu sou e num tenho nada disso, nem a nota do que vendo .... hehehehhee

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Nefelibata

massa mesmo!

heheheh!

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

Vc precisa ter uma empresa qq pra pedir inscrição estadual, tem uma série de requisitos. Então eu naum posso pegar como pessoa física simplesmente pedir pra me inscrever e emitir nota.

Vc teria q se registrar como firma individual ou micro-empresa. Registrar na junta comercial um estatuto social, ou contrato social (mesma coisa) da sua firma individual ou ME (micro emp.), dae teria q integralizar o capital e comprovar isso, que vai estar relacionado com alguma atividade econômica a ser desenvolvida... etc etc etc... dae juntar a papelada que comprova td isso e mais um poko e pedir a inscrição na delegacia da receita estadual mais próxima.

dah pra fazer... mas eh bem xato.

o que vc pode fazer, penso eu, já que vc quer tanto comprovar a origem, é ir na delegacia de polícia e pedir uma certidão negativa de que estes objetos sejam procurados por furto roubo etc.

dps ir na delegacia da receita estadual e perguntar se tem alguma maneira deles emitirem um documento em nome da pessoa física para regularizar os seus equipamentos.

acho q eles vai fazer isso através de um DARF ou GRU... dae vc paga e guarda, se garantindo.

Soh q naum eh assim tb neh, tipo a polícia me para e jah apreende as coisas pq vc tah sem nota fiscal. A presunção eh q a sua propriedade é de boa fé, quer dizer, lícita. Eles eh q tem q provar q tah errado, e polícia naum fiscaliza ICMS, saum os auditores e fiscais da receita.

como disse a NF serve de meio de prova pra dizer q a origem eh lícita, mas não eh o único meio, nem o melhor. O melhor seria um recibo ou fatura.

to falando demais hj... dexa eu fica queto.

Abraços

gtr
Veterano
# mar/08
· votar


Consulte um contador e verifique se dá para você emitir uma nota fiscal avulsa apenas para o transporte da mercadoria. Esse tipo de nota de transporte vc acha em algumas papelarias. Mas consulte um contador pois não sei se é um meio válido para o que vc quer fazer.

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Fernando de almeida
De qto será que é esse imposto??? Deve ser uma porcentagem em cima do valor do produto .... Mas qto?????

Esse imposto não é sobre o valor do produto, mas o valor descrito na nota fiscal. Não sei se isso é legal ou não, só sei que quem ganha nisso é o governo, só pra variar...

Curly
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

meu caro, nota fiscal fria é pior do que nenhuma nota fiscal !!!

e vc não tem obrigação de andar com nota fiscal quando viajar por aí com seu gear, no máximo, preocupe-se com isso quando de viagens internacionais, mesmo assim vc pode fazer a declaração do que está levando na ida...

a nota fiscal é um documento tributário para provar que os impostos devidos foram recolhidos pelo comerciante e não para provar a propriedade de um determinado item

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Curly

É verdade.

Señão teríamos que andar com a nota fiscal da roupa, da carteira, do relógio, do boné...

GUGALOO
Veterano
# mar/08
· votar


Concordo com o Curly e o LeandroPanucci a exigência da nota fiscal é uma garantia tua, q caso vc tenha algum problema com o produto, vc possa reclamar (neste caso) e tbm, vc exigindo nota do vendedor, faz com que ele tenha q recolher o imposto sob o produto.

Imagina, vc vai viajar, aí leva nota do notebook, da guitarra, pedais, ampli, fonte, cabos, celular, câmera digital etc...

Não tem cabimento, como disseram, para fora do Brasil vc tem q declarar, e tbm se for um dia tocar em Foz do Iguaçú, é bom declarar tbm, uma vez quiseram encrencar com um amigo meu na alfândega por causa do notebook dele, mas de vc viajar não tem problema não, imagina, ainda esqueci da nota do CD mp3 do carro e dos cds (originais) rsrsrs, não esquenta não, vai tranquilo, agora, quanto aos seguros, aí eu não sei.

Nefelibata
Veterano
# mar/08
· votar


Curly
LeandroPanucci
GUGALOO

Eh exatamente isso... qdo vc está com alguma coisa a presunção eh que a posse eh de boa fé.

A autoridade eh q tem q provar q teve origem ilícita e não vc.

Marcel MSL
Veterano
# mar/08
· votar


Não é necessário,
meu cunhado roda o brasil com a banda e nunca precisou levar tal ducumentação.....

é viajar, tocar e curtir....

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Valew galera ....

Deji
Veterano
# mar/08
· votar




Tipo assim?

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Deji

credo!

BubaLaux
Veterano
# mar/08 · Editado por: BubaLaux
· votar


Fernando de almeida
Nota Fria?!? Pedir numa loja?!?! Regularizar?!?! Cores diferentes importa?!?! Eu faço uma pra ti?!?! QUANTA BBOBAGEM..

A nota fiscal serve pra comprovar que a "mercadoria" (produto novo) pagou o ICMS que deve ao estado.

1) Se vc está com um equipamento "de aparência usada", já não é mais uma mercadoria... já é um objeto próprio... ou seja: já pagou o ICMS. É isso que os fiscais vão entender quando te pararem (se acontecer) e verem que teu equipamento é usado... usados assim como o teu carro, tua prancha de surf, teu travesseirinho de viagem, teus tênis nike.. (ASSIM NÃO PRECISA DE NOTA)

2) Mas se teu equipamento está novinho, com caixinha, plástico, por vc ser muito cuidadoso (bicha) você pode comprar, na livraria da esquina, uma "nota fiscal avulsa". Daí vc vai na Exatoria, ou algum órgão da secretaria da fazenda do teu Estado para eles preencherem e carimbarem o teu pedaço de papel para transformar aquele pedaço de papel em uma nota fiscal avulsa válida. (NOTA FISCAL AVULSA)

3) Vc só vai levar uma multa se os teus materiais forem caracterizados como mercadorias. Ou seja, se vc for um hand-made e está com 200 pedais clones do GT-2... daí eles vão entender que vc está levando uma mercadoria pra vender e vc vai ter que pagar o icms.. daí sim, vc vai ter que ter uma NOTA FISCAL TODA CERTINHA...

OBs: imagina se as bandas que estão direto na estrda precisassem andar com todas as notas de seus equipamentos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de nota fiscal dos meus equipos o que faço?