opa, duvida sobre push pull

Autor Mensagem
slashfoda
Veterano
# mar/08


e ai povo!

da pra colocar o sistema push pull em qualquer guitarra???

e se colocar, isso vai afetar negativamente no timbre original da guitarra???

valeu

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


em qualquer captador que tenha 4 condutores.

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


em qualquer captador que tenha 4 condutores.
É basicamente isso.


Ah, tem que ter pelo menos duas bobinas

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante

ate que nao!!! da pra fazer phase reversal num single coil com um push pull (fica um som q parece o pato donald falando hehehe)


lembrando que Push pull e o nome do dispositivo, um potenciometro com uma chave DPDT acoplada

slashfoda
Veterano
# mar/08
· votar


mas e afetar o timbre original???

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


slashfoda

nunca ouvi ninguem reclamando que mudou o timbre, o que PODE acontecer e uma perda MINIMA de agudos (afinal todo circuito gera uma capacitancia, e a capacitancia pode atenuar agudos) mas e muito pouco (o brad paysley tem um sistema na guitar dele que tira os potenciometros do sistema pra dar um "tchan" extra de agudos)

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


slashfoda

mas e afetar o timbre original???

Mas o objetivo é modificar o timbre mesmo... quando acionado. Ao desacionar o push-pull, o som volta ao normal.

Henrique S.
É uma idéia legal pra quem usa apenas singles.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


LeandroPanucci

acho que era o Jeff beck que usava um lance assim

slashfoda
Veterano
# mar/08
· votar


LeandroPanucci
Mas o objetivo é modificar o timbre mesmo... quando acionado. Ao desacionar o push-pull, o som volta ao normal.

quando acionado o objetico é dar som de single! mas quando desacionado o timbre original da guitarra sofre perda de qualidade??

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Henrique S.

No Blow by Blow?

LeandroP
Moderador
# mar/08 · Editado por: LeandroP
· votar


slashfoda

Foi mal... Não perde qualidade, volta ao normal. Tranqüilo...

slashfoda
Veterano
# mar/08
· votar


LeandroPanucci
Henrique S.

blz!! valeu muito obrigado! :D

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


LeandroPanucci

putz, nao lembro que musica agora, vou dar uma escutada ver se descubro heheh

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Henrique S.

Me veio na cabeça a música "Constipated Duck" hehehehehehehe

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


LeandroPanucci

esse som mesmo!!! hueahueahuaeuhhuaehueahueahu

a descricao combina bem, um som "pato donald com gripe" hehehe

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Henrique S.

Acabei de ouvir agora... essa música mexe com o humor.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


LeandroPanucci

so com o nome, eu lembro do pato donald espirrando hueahue

jimmy vandrake
Veterano
# mar/08
· votar


slashfoda

Vc anda traindo o movimento. Brincadeiras a parte. . . Vc não vai estragar o timbre da guitarra, mas modifica-lo quando acionado, só isso.

slashfoda
Veterano
# mar/08
· votar


jimmt vandrake

por que traindo o movimento??? :)

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

slashfoda
quando acionado o objetico é dar som de single!
Cara, o objetivo de se instalar um push/pull não é só o de cancelar uma das bobinas de um humbucker. Na verdade o objetivo de instalar este dispositivo é disponibilizar mais um circuito à guitarra e isso pode variar de acordo com o timbre que se procura. Vc pode splitar, defasar, fazer um blend, fazer uma combinação de captadores além daquelas que a chave comutadora disponibiliza, enfim, há muitas possibilidades.

da pra colocar o sistema push pull em qualquer guitarra???
Acho que nem toda guitarra pode receber um potenciômetro do tipo push/pull, pois algumas necessitam de uma adaptação (escavar o corpo) devido às dimensões diferentes entre o pot comum e o push/pull, o que obriga que a mesma tenha uma determinada espessura em seu corpo. Se não me engano, as SG não possibilitam isso por serem mais estreitas que as strato, por exemplo.

Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Galera aproveitando o tópico alheio ...

Minha guita usa humb. + single + humb. ....

Uso chave de cinco posições que me dá as opções: ponte - ponte/meio - meio - meio/braço - braço.

Minha dúvida: Nas posições ponte/meio e meio/braço, o cap. humb.(braç ou ponte) entra em série ou em paralelo com o single(meio) ??? Como são as ligações tradicionais???

Vou colocar o push pull na minha guita e vou adicionar as opções braço/ponte e braço/meio/ponte .... Sei que se essas ligações entrarem em paralelo vou ter pouca saída mas vou ter uma opção legal de timbre ... Se essas ligações entrar em série terei muita saída ....

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Bom dia!!!

Fernando de almeida
Como são as ligações tradicionais???
A ligação mais comum é que os cap humb sejam ligados em série.

Vou colocar o push pull na minha guita e vou adicionar as opções braço/ponte e braço/meio/ponte
Quantos pot vc tem na sua guitarra?
Nestas ligações vc pretende manter as duas bobinas dos humb funcionando?
Vc pode instalar um push/pull splitando uma das bobinas de cada humb ou fazer isso na chave comutadora, o que pode resolver a diferença na saída dos caps quando combinados.
Como eu já tive oportunidade de dizer, são várias as possibilidades.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues
A ligação mais comum é que os cap humb sejam ligados em série.
Oi fera ... então, as bobinas do humb. são ligadas em série, sei ... Mas qdo na chave de 5 posições eu coloco na posição braço/ponte essa associação entre esses dois captadores é paralela ou série (entre os caps completos, não bobinas)...

Nestas ligações vc pretende manter as duas bobinas dos humb funcionando?
Vc pode instalar um push/pull splitando uma das bobinas de cada humb ou fazer isso na chave comutadora, o que pode resolver a diferença na saída dos caps quando combinados.

Sei da qtidade de possibilidades que existe ... Fiz um estudo gigante e levantei todas as hipóteses antes de decidir o que fazer na minha guita ...
A minha guita tem 2 potenciômetros e pretendo além das 5 posições tradicionais, acrescentar a opção braço/ponte e os três ligados juntos ... Qto a splitar vou acrescentar duas microchaves que atuam de forma individual para splitas cada um dos humb. ... logo não interessa em qual das 5 opções tradicionais ou as duas que vou acrescentar de ligação dos caps, a qq momento de qq ligação posso splitar qq cap que eu quiser, ou só um ou o outro ou ambos, tudo nas chavinhas ...

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
essa associação entre esses dois captadores é paralela ou série
Cara, até onde eu sei, a chave comutadora só permite que o sinal dos captadores passe para o jack e não interfere no tipo de ligação que foi feita entre o captador e a chave. Se cada um deles estiver ligado em série, ambos mandarão este sinal para o jack pois não há mudança no circuito dos captadores. Não há ligação entre os captadores, apenas entre cada captador e a chave.

A minha guita tem 2 potenciômetros e pretendo além das 5 posições tradicionais, acrescentar a opção braço/ponte e os três ligados juntos ...
Colocando um push/pull como Blend para fazer a combinação braço/ponte, vc conseguirá obter a combinação braço/meio/ponte nas posições 2 e 4 da chave comutadora.

posso splitar qq cap que eu quiser, ou só um ou o outro ou ambos,
Não gosto destas mini chaves pois modificam as características originais da guitarra, mas não será mesmo possível fazer o que vc pretende sem instala-las. Particularmente eu colocaria outro push/pull, mas apenas para splitar ambos.

Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues
Cara, até onde eu sei, a chave comutadora só permite que o sinal dos captadores passe para o jack e não interfere no tipo de ligação que foi feita entre o captador e a chave. Se cada um deles estiver ligado em série, ambos mandarão este sinal para o jack pois não há mudança no circuito dos captadores. Não há ligação entre os captadores, apenas entre cada captador e a chave.

Brow, mas no meu modo de entender (posso estar errado), se o sinal vai para o jack, ou seja um dos fios de cada captador vai para o jack, pode-se estabelecer algum tipo de associação, não???
Pelo fato de ser ter menos saída na posição braço/meio do que na posição braço, presumo que a associação seja paralela, poi se fosse série tería mais saída ... Mas não tenho certeza ...

Não gosto destas mini chaves pois modificam as características originais da guitarra, mas não será mesmo possível fazer o que vc pretende sem instala-las.
Creio que pra mim não haverá problemas visto que vou fazer isso na handmade que já é by eu mesmo ....

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
ou seja um dos fios de cada captador vai para o jack,
Cara, faço questão de dizer que não sou luthier e posso estar errado com relação ao que acontece com os circuitos quando vão para a chave comutadora, mas o que eu posso dizer é que existe um engano nesse ponto a que vc se refere, pois o fio que vai para o jack é o do potenciômetro de volume, que por sua vez recebe o fio que vem da chave comutadora. Então, nenhum fio de captador vai para o jack e dessa maneira não consigo visualizar associação.

Pelo fato de ser ter menos saída na posição braço/meio do que na posição braço,
Não acho que a saída seja menor em um e maior em outro. Em que vc baseia esta sua colocação? Há sim uma diferença no timbre por conta da posição em que são captadas as frequências das cordas pelo captador mas não em relação à sua saída, pois como eu disse antes, não enxergo mudança na forma com que está ligado o captador que justifique alteração em sua saída.

Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Penta_Blues
Em que vc baseia esta sua colocação?
Quantidade de volume (ligações de caps em paralelo resulta em diminuição de volume) ... timbre ok, sei que muda por caracteristica e posição dos cap, mas pelo fato de ter menos volume, creio que, mesmo que indiretamente (pode ser que passe por um potenciometro ou alguma chave) rola uma ligação em paralelo .... mas não tenho certeza....

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Quantidade de volume (ligações de caps em paralelo resulta em diminuição de volume) ...
Cara, me desculpe por não me fazer claro.
Eu sei que a ligação em paralelo dá menos saída que a ligação em série, mas essa ligação é feita a nível de captador e não de chave comutadora. O que eu quis perguntar foi em que vc se baseia para colocar que a posição braço/meio tem menos saída que a braço?
No meu entendimento a chave comutadora não faz ligação entre captadores. Simplesmente permite que se escolha qual(is) de seus pólos de entrada será(ão) conectado(s) ao seu pólo de saída.

Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


Penta_Blues
O que eu quis perguntar foi em que vc se baseia para colocar que a posição braço/meio tem menos saída que a braço?
Bom ...
- O fato da posição braço ter um Humb. ter as bobinas ligadas em série temos um bom volume, saída alta ... essa alta saída é perfeitamente perceptível (no ouvidão)....
- O fato da posição braço/meio ter menos volume, perceptível também (no ouvidão), em relação à posição braço, dá-se a entender que de alguma forma, os caps do braço e do meio ficam em paralelo na posição braço/meio da chave ... Pode ser que na ligação da chave, para a posição braço/meio, os condutores dos caps e de outros acessórios, mesmo passando por outros elementos, ficam numa disposição paralela ....
Entendeu???

jimmy vandrake
Veterano
# mar/08
· votar


slashfoda

Claro que na brincadeira, mas com esse nick, vc provavelmente é fã do slash, mas ultimamente anda falando em Strato e solos fritados. Mudanças de estilo Man ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a opa, duvida sobre push pull