Dúvida! Instalar Push Pull, sobre o Pot! To com a guitarra na mão!

Autor Mensagem
janick
Veterano
# jul/10


Aqui gente, beleza?
eu recebi meu cap e meus pots da gfs já, e é o seguinte, o pot que eu recebi é um pot com uma dpdtzinha embaixo, tipo isso:

http://www.guitar-parts.com/pictures/920c/Pot-Push-Pull-Mini.jpg

Só que não tem a "bundinha" como os tradicionais:

http://angela.com/images/products/detail/270218503987.jpg

Dai como faz manolo? eu to com o esquema aqui do push pull HSS só que ele solda os caps nessa bundinha, coisa que o meu pot do push pull n tem
comofas?

Abraços!

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Up! To aqui olhando altos esquemas só que ainda não consegui sacar como faço. Achei que fosse fácil que nem trocar cap de 2 fios mesmo

janick
Veterano
# jul/10
· votar


O problema é o seguinte, eu não sei onde eu ligaria os fios que eu ligaria nessa "bundinha" do pot, já que embaixo dele tem esse negócio que parece uma dpdt. Nos esquemas da Seymour eu tenho aqui mostra separado essa "dpdt" e a "bundinha" do pot. :S

To em dúvida aqui se "desmonto" o pot ou não, melhor esperar os entendidos da arte!

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

posta aí qual é o cap e o esquema de ligações dele

janick
Veterano
# jul/10
· votar


É o GFS Alnico Fat Pat!

Tem fios preto, vermelho, branco, verde e desencapado

Segundo o papel:

Black = ground
silver shield = ground
green = +
Connect Red to White
No Contact for Humbucker
Connect to ground for single coil

E o push pull é esse mesmo!

E o esquema que eu tenho é esse:

http://www.seymourduncan.com/pdfs/support/schematics/1h_2s_1v_2t_5w_pp .pdf

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

esse esquema da SD não necessariamente será igual para seu cap. Deve ter vindo um desenho junto com a caixinha, não ?

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
Vem sim! Só que não vem nada relacionado à push pull, o mais próximo é ligação de humbucker em les paul, na qual eles consideram apenas o fio verde e o preto(o verde conectado no tip do pot de volume, e o preto conectado em cima do pot).

Apenas mostram esses dois, mas o meu tem 3 fios a mais ne, vermelho, branco e desencapado: o que me leva a entender que os fios do coil split - vermelho e branco - devem ficar soldados um ao outro né? e esse desencapado à mais deve ir na posição fonte da 5-way-switch. Essa é a minha suposição apenas.

E além disso, nesse pot meu não tem como soldar na "bundinha" pq tem essa DPDT que eu to falando embaixo, como na foto que eu mandei!

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

entendi... mas vc vai querer splitar o cap ?

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
Sim! A ideia era splitar o cap. Eu comprei um pot de 500k com push pull e tava afim!

Ligar no outro pot que ta na guitarra eu sei, mas além de nao ter coil split, ele é de 250k, de single mesmo.

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

no esquema que veio junto com o cap fala só no verde e no preto, não identifica os fios de outras cores ?

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
Especifica o white como "end" e o vermelho também, e no desenho, tem o white ligado no vermelho.
O Black especifica como ground, só que no esquema ele ta ligado no pot de volume
E especifica o desencapado como ground (também ligado no pot de volume) E o verde ligado no tip do pot que estaria ligado na 3 way caso fosse uma les paul. No meu caso imagino que eu deva conectar esse verde direto na primeira posição da 5 way switch né?

E outra, sobre o pot, como eu vou soldar os fios no fundo dele, se no fundo dele já tem essa "dpdt" embaixo?

Curly
Veterano
# jul/10 · Editado por: Curly
· votar


janick

vou te dar uma explicação, se estiver falando muito básico fica para quem for usar o tópico no futuro:

- um cap single tem UMA bobina e dois fios, chamemos de A e B:

A ----OOOOOO----- B

- Um HB tem DUAS bobinas, logo 4 fios:

A ----OOOOOO----- B
C ----OOOOOO----- D

o 5o fio é apenas a ligação da blindagem, não interfere no sinal do cap, vamos cham-lo de "T". Então fica:

A ----OOOOOO----- B
C ----OOOOOO----- D

T

Para que o HB funcione como HB as duas bobinas devem ser ligadas EM SÉRIE tipo:

A - vai para o pot de volume
B - liga no C
C - liga no B
D - vai para o "terra"
T - vai para o "terra"

Entendeu até aí ? O split nada mais é do que causar um "curto" na segunda bobina (C-D) ligando as duas extremidades ao terra. então ficaria:

A - vai para o pot de volume

B
|------------------------------------> (S) para a DPDT
C

D - vai para o "terra"
T - vai para o "terra"

muito bem, a DPDT tem 6 perninhas. na verdade são duas chaves e vc só vai usar uma, aliás a metade de uma. Vamos supor que vc numerou as perninhas dela:

1 2 3
4 5 6

o ponto (S) vai ser ligado ou no 2 ou no 5 tanto faz, pois 1-2-3 é uma chave e 4-5-6 é outra. vamos supor que vc ligou (S) no ponto 2. Agora basta ligar o outro ponto no "terra". mas qual ? o 1 ou o 3 ?!!

Aí depende de como vc quer o acionamento. split com botão do pot normal ou split com o botão do pot puxado. porque quando vc puxa o botão ou o conjunto 1-2 / 4-5 fica ligado e o 2-3 / 5-6 desligado ou vice e versa.

E outra, sobre o pot, como eu vou soldar os fios no fundo dele, se no fundo dele já tem essa "dpdt" embaixo?

essa solda embaixo do pot é para ligar os fios no terra, transforma-se a carcaça do pot numa extensão do terra, então pode ligar até mesmo no ladinho da "dpdt"

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


janick



E ai cara conseguiu?
Infelizmente eu não saco muito do assunto então não tenho como ajudar!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minha contribuição:

http://www.jemsite.com/forums/f35/installing-push-pull-tone-pots-81339 .html
http://www.christianmusicweb.com/Guitar_wiring.html
http://www.guitartechcraig.com/techwire/diagindx.htm
http://www.deaf-eddie.net/pushpull/pushpull.html

Good Luck!

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Sir.Paulo
Cara, eu tava instalando os strap locks das guitarras, agora que acabei voltei aqui para tentar mais uma vez os caps hahahah será?

Galera valeu mesmo pelos toques, vou olhar isso aqui agora!!!

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
HM! sanou a minha dúvida! então eu posso soltar os fios dos caps dos lados da DPDT msmo que seria como se eu tivesse soldando na "bunda" do pot né? Assim como os fios que vão pra ponte e jack
E continuo soldando o volume de todos os caps no lado da DPDT, os fios vermelho e branco ali nas chaves, um dos tips do pot no 5way, a outra no jack também e o fio restante do humbucker na 1a posição 5way switch!

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

te aconselho a usar o outro pot (sem ser o da dpdt) como base das ligações para o terra e então use um fio para conectá-lo a carcaça da dpdt, senão vira uma aranha, rsrs

janick
Veterano
# jul/10
· votar


E o ultimo tip que ficaria solto, do meu push pull, eu ligaria nessa parte de ferro que eu continuo chamando de "bunda" certo?

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
Po, mais um pot?
dai vai complicar mais ainda hahahahah
e aqui, tem como conectar os fios que tão no fundo do pot original na dpdt mesmo?
se tiver eu já sei como proceder

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

acho que sim, se é que eu entendi bem !

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly
Então tipo soldar embaixo ou do lado desse "quadrado"

http://www.guitar-parts.com/pictures/920c/Pot-Push-Pull-Mini.jpg

E aqui, onde eu for soldar cada coisa, influi no resultado? Se eu for soldar o terra embaixo do pot e os caps do lado por exemplo, só um exemplo.

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

essa ligação não é muito fácil, pode ser que não funcione de 1a, faça com calma, monte um desenho detalhado antes para postar aqui caso algo dê errado. ah, e tire uma foto antes de começar a mexer para restaurar a situação original caso necessário !

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


janick

Então tipo soldar embaixo ou do lado desse "quadrado"

as partes são de metal e estão em contato, aí tanto faz

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Porra, quando eu finalmente consigo entender o esquema, eu pego e vou procurar o ferro de solda, a praga da minha empregada sumiu com ele, e eu só tenho meia hora, o que quer dizer que eu só vou poder fazer isso amanhã :S
E ter que gastar mais 20 pratas num ferro de solda, olha que inferno.

Mas ok, amanha resumo!

Abç pessoal, valeu mesmo!

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Porra, quando eu finalmente consigo entender o esquema, eu pego e vou procurar o ferro de solda, a praga da minha empregada sumiu com ele

huahuahuahauhuahuahuhauhuhauha


Mas culpar a coitada é dose né? Com certeza você deve ter deixado jogado por algum canto (como eu também faço hehehehehehe) e ela guardou!

maxbqi
Veterano
# jul/10
· votar


Sir.Paulo

Mas culpara acoitada é dose ne? Com certeza você deve ter deixado jogado por algum canto (como eu também faço hehehehehehe) e ela guardou!


Pois é. O que a GAS e a pressa não fazem. Destroem a vida da pessoa. hehhee

O normal seria esperar a empregada voltar e perguntar aonde estaria o ferro de solda.

Dou um doce pra quem convencer o janick a fazer isto. hehe

Brincadeira a parte, boa sorte com a montagem ai.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


maxbqi
Sir.Paulo
Nem é galera heheheh é que eventualmente ela joga algumas coisas fora sem perguntar, e só depois que a gente pergunta que a gente sabe que as mesmas não estão mais entre nós, porque ela achava que era "sucata".

Ela já jogou fora as ferragens de uma strato baratinha que eu tinha aqui, e justamente quando eu tava precisando quebrar um galho com as peças fuleiras... hehehe rapaz, essa mulher já me tirou do sério até!

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


janick

Cara minha mãe uma vez jogou um jogo de tarraxas novinhas minha no lixo, lá vai eu revirar lixo...

janick
Veterano
# jul/10
· votar


Curly e os outros amigos que me ajudaram:

MUITO OBRIGADO! :)

Eu instalei o captador e o push pull com sucesso, troquei as cordas e regulei a guitarra, e de quebra instalei uns straplocks!

Ficou SENSACIONAL!

Recomendo as peças e o serviço da GFS à todos do fórum: foram muito atenciosos no meu pedido, que chegou em 24 dias à minha casa, muito bem empacotado, e comprovei a excelente qualidade deles aqui!

O Alnico Fat Pat deles é ANIMAL! Vou passar a tarde aqui nele!!! depois faço um review e posto fotos, ok?

Abçs!!

no quarter
Veterano
# jul/10 · Editado por: no quarter
· votar


Tem esse site cheio de esquemas especiais, inclusive Red Special e #2 do Page.

http://www.guitarelectronics.com/c=6rfJzqcsXkOtjOnP1AUrD3yjO/category/ wiring_resources_guitar_wiring_diagrams/

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dúvida! Instalar Push Pull, sobre o Pot! To com a guitarra na mão!