::: frescuras de guitarristas :::

Autor Mensagem
B.Frusciante
Veterano
# mar/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


e nem por isso ele eh um guitarrista fresc
err

O Vai é

mas deu para entender huaeheuaeuhae

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante
com certeza hendrix ia querer experimentar d tudo..
duvido q ele ia ficar falando..pedal eh coisa de fresco..afinador eh coisa de viado! etc..
aposto q ele usaria uma floyd tb..ou ia mudar alguma coisa!
talvez nao ia querer um set imenso de pedais..mas q ele ia experimentar de tudo..e usar alguma coisa..isso eu tenho certeza!

PipaAvuada
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique!
ehehe
Pior que celular não seve, pq não dá tom!
Pra isso uso o afinador!
Quanto ao solo do video, me parece que ele aumentou o volume da guita na hora so solo, dando um pouco mais de ganho.

abraços....

O_raffa
Veterano
# mar/08
· votar


vale lembrar tbm que tem os patrocinados neh? tipo... ganham tudo sem pagar nada... presentes... endorsers...

phoenix-guitar
Veterano
# mar/08
· votar


por isso odeio tecnologia ;/

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


phoenix-guitar
q isso cara..graças a elaa gente ta comentando aki no forum! hehehe

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


PipaAvuada

que celular o que rapa!

o negocio agora e ser vintage

tem que usa aqueles telefone com fio de molinha e com aquele negocio de "girar"

ehuahuehue!!

Tipo esse

filipe p marcato
Veterano
# mar/08
· votar


Putz!
Acho que nuca vou identificar um A 440mhz de ouvido!


440Hz né !!!

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


O_raffa

Hehehe, no fundo, o teu tópico é uma variante daqueles do tipo "vamos parar de se preocupar com equipamento e estudar". Eu acho que você está exagerando um pouco. Não conheço qualquer equipamento que faça qualquer fulano sair por aí tocando horrores.

Tem muita gente que gosta de ter um monte de equipamento porque gosta mesmo de certas características no som, como bem lembrou o Juliano P. Tem guitarrista viciado em oitavador. Queria ver fazer isso com base "na pegada". Outros não vivem sem wah wah. Os Mutantes eram bem conhecidos pelos efeitos malucos que tacavam nas músicas, e isso nunca impediu o Sérigio Dias de se estabelecer como um bom guitarrista. Outro que muita gente gosta é o The Edge, e ele é notório exatamente pelo uso de zilhões de efeitos. Quero ver fazer aquele monte de reverb e delay só com "pegada".

Tudo tem a ver com o tipo de música que cada um quer fazer. Não tem nenhuma frescura aí. Frescura talvez seja o excesso, o exagero, colocar coisas a mais por puro preciosismo, sem que isso afete o resultado final. Mas se o cara gosta de phaser, que goste. Se o cara gosta de fuzz, que goste. Não creio que seja frescura, e nem acho que alguém possa dizer que conhece o conjunto "certo" de efeitos/equipamentos para que se faça boa música. Cada um tem as suas preferências. Por exemplo, eu não gosto de metal, e não faço questão nenhuma de ter distorções ultra-pesadas-from-hell. Será que eu posso sair por aí dizendo que comprar um Mesa Triple Rectifier é pura frescura? Acho que não.

Se eu extrapolar essa tua idéia, vou concluir que o Toquinho é um cara muito foda tocando violão de nylon. Logo, amp valvulado é frescura, distorção é frescura, e até palheta é frescura.

Quanto às pedaleiras, é também como o Juliano P falou: a idéia não é que todo mundo use tudo, mas sim atingir o maior número de pessoas. Tem um monte de coisa na minha pedaleirazona que eu não uso, não pretendo usar, e não me faria a menor falta se não estivesse lá. Certamente eu não comprei a pedaleira por causa dessas coisas, mas ela tinha outros fatores que me atrairam. Onde está a frescura?

Ah claro, fora que comprar tralhas e brincar com elas é divertido. A graça é exatamente a mesma que você tem para querer um carro legal, usar uma roupa legal, ter uma TV legal. São coisas descoladas da pura utilidade. Afinal, se utilidade fosse tudo, todo mundo devia usar só macacão de operário, daqueles bem resistentes, e pronto, qualquer roupa mais bacana seria frescura. O mesmo vale para guitarra. Se o cara acha que captador ativo dá o som que ele acha legal, que seja. O que importa é a música, independente dos equipamentos que você usa para chegar lá.

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Belo "texto",concordo com você cara!

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Acho que a única frescura (minha opinião)...é tentar copiar o som dos outros (o que é quase impossível) ao invéz de "tentar" montar suá própria identidade...E para mim o correto é fazer um som que te agrada...não importa o que use...

_JCM_
Veterano
# mar/08
· votar


O_raffa

cara, legal a sua idéia. Entendi o que tu quis passar, e concordo com o Bog tbem, até pq acho que o guitarrista tem que procurar o seu timbre.. mas esta é outra questão.

abraço!

infoleon
Veterano
# mar/08
· votar


Caras, li bastante do tópico e tenho uma opinião.

Então, a minha palavra aqui é opção. Hoje em dia temos opções para consumo.
Tem zilhoes de efeitos.

Supondo que daqui a pouco irão inventar o pedal Boss Ultra Can Simulator, que simula o som de uma pancada com pau atrás de uma lata de tinta vazia, para sua guitarra ficar mais maneira ainda.
Se esse produto fizer sucesso, vai continuar vendendo e o produtor continuara produzindo, já que isto sustenta o pão de cada dia do vendedor/produtor, ou a conta milhornária deles...
Se o produto for um fracasso total, ele vai parar de vender e de fabricar (excluindo casos absurdos de, por exemplo, um milhonario excentrico querer inplantar esse pedal na música, ou algum maluco mesmo).

Voltando ao caso do fabricante bem sucedido.
Se esta vendendo, tem pessoas que apreciam o som (excluindo regimes totalitarios). Se pessoas apreciam o som, elas tem o direito de comprar (se tiverem grana, lógico).
Podemos achar o som em particular um lixo, mas é opinião de uma pessoa.
Eu particularmente não gosto de distorção pesada.
Quem sou eu para excluir isso do mercado ou convencer todos os amantes desses pedais de que o som é nao é bom.
Eu nem mesmo quero isso. Tem muita música que considero excelente que utiliza esse recurso. Apenas não é meu tipo de som (quanto a distorção).

Não posso falar que o gosto alheio é simplesmente ruim. Eu posso compara-lo com o meu ou fazer algumas observações tecnicas sobre certos aspéctos, mas gosto é gosto no fim.

Toda essa revolução tecnologica esta mudando o mundo em varios aspectos.
Não tem como parar, e isso esta influenciando e mudando não só a música como quase tudo que vemos.
O "ambiente musical" dos anos 60~70 é o que eu considero o melhos, mas estou em 2008.
Apósto que Jimi Hendrix nunca se sentou em frente ha um computador com propósitos semelhantes aos meus nesse momento...

Acabei escrevendo demais.
Abraços.

markolino
Veterano
# mar/08
· votar


bixo, sei la

ao mesmo tempo que o angus tem um timbre do caralho

eu adoro u2 e coldplay por exemplo

que sao 2 caras que usam efeito pra caralho..

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08
· votar


Na minha opinião vai totalmente do gosto e da condição tambem de cada um, acho que todos sempre buscam o seu "som ideal", e nem sempre ter muitos pedais e efeitos seja frescura.

Agora que muita gente se preocupa mais em ter equipamento do que tocar é verdade.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


Olha, eu já vi muito guitarra, até bons guitarristas, que compravam pedais super duper power com simulador de ampli, simulador de caixa, simulador de vôo e cafeteira e não conseguiam usar direito...

Acho que é MUITO difícil um cara iniciante fazer um som que preste só usando efeitos. Talvez fique "parecido" quando ele está tocando em casa sozinho no quarto, com o volume do ampli bem baixo para não encomodar os vizinhos... Mas com banda fica ruim demais.

Teve um caso em especial que o cara tirava um puta som usando uma digitech tosqueira e comprou uma boss gt-8... Ficava tentando usar tudo que era recurso e som que é bom nada... E ele tocava pra caralho...

Acho que um iniciante com esse monte de recursos iria se perder até... Nunca ouvi algo que ficou bom exclusivamente por uso de efeitos.

Esse negócio de pegada exclusivamente por causa de captador ativo é muito relativo... Acho que pegada tem mais a ver com variação dinâmica do que com força ou volume de ataque... Geralmente o que a galera faz para compensar uma pegada fraquinha é atolar de compressão, coisa que o captador ativo aceita fácil fácil. Aí realmente, nos primeiros 30 segundos tocando a pegada parece um monstro. Depois parece tudo igual, seu ouvido acostuma e fica exatamente do jeito que o cara ta tocando, tudo fraco.

Bom, eu na guitarra sou pior que cantando hehe, mas é minha opinião :P

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


shoyoninja

Bom, se por um lado os iniciantes se perdem às vezes no meio de tanto efeito, por outro, eles nunca poderiam aprender sem ter acesso a isso. Claro, também não fica legal entupir o som de efeitos só porque o cara acha que tem que fazer a GT-8 "valer", ou porque quer usar em todas as músicas aquele chorus que ele penou para comprar. Mas com a experiência, o cara eventualmente aprende, acostuma o ouvido, e passa a ter mais noção do que pode ajudá-lo a encontrar o som que ele quer. Neste ponto, é muito melhor que ele tenha muitas opções para experimentar, aprendendo com acertos e erros, do que permanecer na ignorância.

Claro, isso falando de timbrar equipamento e usar efeitos. Não tem efeito que vá fazer alguém sair por aí tocando feito o [insira aqui o nome do seu guitarrista favorito].

O_raffa
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

eh isso o que quero explicar... mas naum acha frescurinha demais pra um cara que toca com tudo isso... tocar do mesmo jeito apenas com uma boa guitarra e um bom amp? como citei o cara do incubus... tem uma porrada de equipamento bom e o som parece normal... pra quem naum sabe que ele tem essa porrada de efeito acha que ele soh usa alguns...

mas ele tem analogios: 4 flangers... (pq naum um soh?) 4 pre-amps... 2 fazers... 5 delays... fora os trocentos pedais de distorção... e o resto de efeitos... fora que ele soh usa prs e amps valvulados....

precisa mesmo de tudo isso pra tirar um sonzinh "normal"?

mas realmente falo sobre que daqui a uns dias a guitarra vai tocar sozinha... guitarristas soh precisarao segurar a guitarra no ombro...

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


O_raffa

Nem com 1000000000000 de pedais ele salva o som da banda dele!

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


O_raffa
daqui a uns dias a guitarra vai tocar sozinha

O playback já existe faz bastante tempo. Tirando os Felipes Dilons da vida, as pessoas continuam tocando a guitarra.

Essa aversão à tecnologia que certos guitarristas têm é meio esquisita. Se bem me lembro, a guitarra é um produto tecnologicamente avançado, um instrumento bem recente na história da música. Mas é só alguém aparecer com uma Variax ou uma Robot Guitar que logo começa o coro do "tem som de videogame" ou "parece teclado" ou "daqui a pouco vai tocar sozinha". Parece a minha vó falando... da guitarra elétrica!

O_raffa
Veterano
# mar/08
· votar


aeiouhioaehaeouihiheaoihoaeihaeiohaeioehaae

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


isso tudo pra deixar o som que parece ateh "normal"...


o frusciante usa mil filtros da moog e um microamp pra ter aquele puta som de strato normal q ele tem!! heuheuheuheuhe

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Pra mim, se o som for legal, tá bom.

Nem ligo se o cara usa 14 preamps e 77 pedais alterados ou usa só um ampli, se ficou bom, ótimo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/08
· votar


acho que é redundante. Dentro da palavra GUITARRISTA já está incluido o sentido de FRESCURA. Ao menos com os guitarristas q trabalhei até hoje

Marcosrcf
Veterano
# mar/08
· votar


É bem relativo, eu sou adepto de pedaleiras, vejo todo mundo reclamando, eu toco num banda de Pop/Rock, só covers, a gente toca em festas, barzinhos e etc...

Quanto que eu ia gastar e quanto tempo eu ia perder pra montar um set só de pedais analógicos? Eu preciso de trocentos timbres no mesmo show. Porque eu não tenho uma Variax? 2 motivos, 1 que é cara e segundo que os modelos são feios bagarai
Huhauhahuauhauha

Guitarra que afina sozinha! Eu to esperando os chineses lançarem isso pra eu poder ter, porque uma gibson pra um brasileiro(estagiário ainda por cima) está meio que fora de cogitações.

Se minha banda fosse de músicas próprias até valeria a pena, pois eu poderia definir o meu próprio timbre, mais no estilo que eu estou, não vale.

Um dia eu ainda vou fazer um show com minha guitarra um ampli e um notebook, pra todos os efeitos, anotem!
huahuhuahuahuahuaahuauhuha

PS: Não tenham medo da tecnologia, ela vem pra facilitar. Por isso que todo mundo usa Windows, ele é simples, se tivesse que mandar linha de comando pra trabalhar muito mais pessoas usariam o Linux.

Marcosrcf
Veterano
# mar/08
· votar


PS.2: Eu sei afinar a guitarra, a afinação automática só me facilitaria não ter que afinar a guitarra nos intervalos como eu faço...

Deji
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.
logico que tem fuzz

Bruno Nigro
Veterano
# mar/08
· votar


quando eu digo BOM/BOA é de VERDADE, não epiphone custom ou fender mexico, mas gibson standard, fender american standard

Isso é relativo, tirando os extremos, o cara consegue tirar sons muito bons e satisfatórios com um Epiphone Standart ou uma Squier da vida... o Josh Homme do Queens Of The Stone Age por exemplo, toca com uma guita 'Ovation GP UK2', outra 'Maton' (australiana) e tem uns trimbres muito, muito bons...

O que não pode é ser um guitarrista cu-de-grilo que nem regular um Amp ele consegue. Já vi muito piá fazendo miséria com uma Groover de R$ 300,00 e um Zoom 505 II... como também já vi maluco com uma Gibson Flying-V tocando mal pra cacete, desregulado, sem volume, sem pegada... enfim, o fino da bosta.

Quanto a guitarra que afina sozinha, eu acho prático. Mas o cara precisa saber fazer isso pelo menos. Por mais que afine sozinha, a guitarra não toca sozinha. E também não acredito que, um dia, ninguém precisará tocar guitarra pq ela fará isso sozinha. É meio ilógico...

N.

Bruno Nigro
Veterano
# mar/08
· votar


o frusciante usa mil filtros da moog e um microamp pra ter aquele puta som de strato normal q ele tem!!

Na granda maioria das vezes é isso mesmo, principalmente ao vivo. Em estúdio é que você nota a presença de alguns filtros legais....

Bruno Nigro
Veterano
# mar/08
· votar


por isso odeio tecnologia

Porra, e tua internet é oq? A lenha?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ::: frescuras de guitarristas :::