Limpar escala da guitarra!

    Autor Mensagem
    JC_Junior
    Veterano
    # mar/08


    ola amigos........ eu gostaria de saber se para limpar a escala da guitarra eu posso tirar todas as corda (na troca das cordas)?? vai ter algum problema no tensor?? vai ser preciso regular??

    eu vou usar óleo de limão pra limpar

    muito obrigado a todos!!!

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Juliano P
    · votar


    JC_Junior
    Cara..oleo de limão nao serve pra limpar...serve pra vc passar dps da escala estar limpa! (só em escala de madeira escura)!

    Em relação as cordas...o ideal nao eh tirar todas cordas de uma vez..senao via dar um "susto" no braço!
    isso eh mais agressivo em guitarras ruins..ou se vc usar cordas mto grossas, a tensao eh maior..e o "susto" tb!
    Se for guitarra boa..e corda 0.009.. Eu diria que eh mto raro dar problema no braço! (mas nao aconselho fazer)!
    O ideal eh tirar corda por corda...ou senao zerar o tensor..pra braço ficar sem tensao pra nenhum lado!
    mas dai vc rpecisa entender..e saber regular d novo!

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    não é bem limpar que eu queria dizer...... é so dar o "acabamento" mesmo....... a minha guita é boa sim..... é uma washburn idol.......... mas só que eu uso corda 0.11...... então o mais indicado seria limpar a escala a medida que eu for trocando cada corda?

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    JC_Junior
    exatamente...
    nao conheço essa guita..mas se tiver floyd rose..daí nem pensar em tirar todas cordas..!

    Se vc soubesse mexer no tensor..e quisesse dar uma limpada pra valer na escala...vc teria q "zerar" o tensor..tirar todas cordas..fazer tudo q tem pra fazer..dps por as cordas d novo e regular tudo d novo!
    mas como eu acho q vc nao sabe fazer isso!
    o ideal eh tirar uma corda..limpar a escala..por a corda..dps tirar a outra corda..limpar..colocar outra corda..e etc!
    assim vc num precisa regular nada..fica tudo certinho d novo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    JC_Junior
    Cara, a escala deve ser limpa com óleo de peroba ou de cedro, e vc deve retirar as cordas pata fazê-lo (ao proceder a troca), isso não empena o braço.
    Abç

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    então eu posso tirar todas as cordas velhas pra limpar e colocar as novas??? não tem nenhum problema??? não vai ser preciso mecher no tensor?

    e o óleo de peroba é daqueles comuns mesmo?? mas ele não vai deixar a escala muito "melada"??

    LDC
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    escala escura sem verniz usa oleo de peroba, espera secar fica escurnha e bem tratada :) pode usar sempre que trocar as cordas vai ficando cada vez melhor

    LDC
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    então eu posso tirar todas as cordas velhas pra limpar e colocar as novas??? não tem nenhum problema??? não vai ser preciso mecher no tensor?
    Não precisa mecher no tensor nem em nada... não empena relaxa

    e o óleo de peroba é daqueles comuns mesmo?? mas ele não vai deixar a escala muito "melada"??




    sim oleo de peroba comum tem até em mercado.... espera o oleo secar fica sequinho não mela nada a madeira absorve ele

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    JC_Junior
    É isso mesmo, como o LDC falou.
    Abç

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LDC
    Mauricio Luiz Bertola


    Agradeço muito a ajuda de vocês!!!!! =D

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    JC_Junior
    Só completando....
    É isso mesmo que o LCD falou, tem que tirar as cordas e não tem problema algum, teria que tomar alguns cuidados se vc fosse fazer retífica da escala.
    As minhas duas guitas eu uso uma esponja de cozinha (Scotch bright), passo o óleo de peroba na escala e limpo com a bucha... outra coisa que você tbm pode fazer, passar um tequinho de bombril nos trastes, só toma cuidado pra não riscar a escala!
    Depois disso passa cera pra polir carro nos trastes, fica novinho =p

    PS: Espera o óleo secar BEM, porque senão depois que você põe as cordas fica escorregando, vc pode ver se tá seco passando o dedo na escala mesmo =p

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Marcosrcf

    valeu ae!!!!

    AlerionGuitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    .Limpeza da escala- Antes de iniciar a limpeza da escala, forre a pestana da guitarra com fita crepe. Se a guitarra for de braço colado, proteja a pintura do corpo da guitarra próximo a escala com fita crepe e papel. Se houverem incrustações na escala, não há problema em poli-las, entretanto se quiser, pode revesti-las com fita crepe.- Escala em rosewood, com trastes em boas condições, podem ser limpas com a ajuda de uma esponja de aço passada sobre a madeira e os trastes oxidados, no sentido dos trastes e em seguida, no sentido da escala, depois passe cera de polir nos trastes e com um pedaço de algodão ou uma camisa de malha velha, passe a polir os trastes e a escala vigorosamente, em seguida passe óleo de peroba ou cedro na madeira da escala e com um algodão retire o excesso do óleo.- Escala em maple, com os trastes em boas condições, podem ser limpas da seguinte forma: forre toda a escala com fita crepe, deixando os trastes expostos, para isso, com a ajuda do estilete, com cuidado e atenção, retire as fitas que estiverem cobrindo os trastes, deixando a superfície da escala forrada. Use uma esponja de aço para limpar os trastes oxidados e em seguida retire as fitas com cuidado para não arrancar a laca da escala, passe a cera de polir em toda a extensão da escala e com o algodão ou a camisa de malha velha siga a polir vigorosamente. Não é necessário passar óleo de peroba em escalas em maple.3Trastes marcados e gastos- Lembre-se de que se for uma guitarra com braço colado, deve-se proteger a pintura com fita crepe e papel.- Se os trastes estiverem marcados e gastos, pode-se recuperar a tocabilidade do instrumento com o uso de lixas.

    Murilo_Ratclif
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Geralmente eu uso uma vareta de ferro fininha enrolada num pano de flanela umidecida com uma mistura caseira de limpeza feita por mim mesmo hahahaha (bem arriscado, mas já uso a muito tempo)
    Não me da total versatilidade na hora da limpeza, mas já me livra de ter que tirar corda por corda ou todas as cordas e arriscar o meu tensor.

    carvalhoff
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Em quanto tempo deve ser feita a hidratação na escala? Toda vez que for trocar as cordas?
    Obs: uso óleo de limão próprio para instrumentos

    LeandroP
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    carvalhoff
    Toda vez que for trocar as cordas?

    Acho que é a melhor oportunidade, né?!

    Eu sempre que vou trocar o encordoamento, espalho óleo de peroba ou de linhaça na escala (escura) das minhas guitarras. Deixo agindo por uns minutos, e depois esfrego a escala inteira com uma escova de dentes. Limpo com um pano seco e pronto!

    makumbator
    Moderador
    # jul/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    carvalhoff

    Acho que tudo depende da frequência com que você troca as cordas. Se trocar a cada 2 semanas acho exagero ter que hidratar todas as vezes. Mas se for a cada mês (ou mais) até pode ser em todas as trocas (principalmente se for daquelas pessoas que trocam 2 a 3 vezes por ano). Claro que aproveitar a troca para fazer uma limpeza também depende do quão suja a guitarra vai estar (e isso também tem relação com a frequência com que você toca, a quantidade de suor das suas mãos, etc...).

    Mas concordo com o Leandro que o momento de troca de cordas é a melhor oportunidade para limpar o instrumento, hidratar escala, conferir regulagem de oitavas, etc...

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    muita hidratação também danifica a escala! no canal luthieria em ação já teve um exemplo assim, o cara hidratava a escala direto, que a madeira não chegava a secar e ficou com um aspecto meio que podre!
    a sorte dele é que um dos serviços a ser feito era justamente a troca da escala!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    felipe bento pereira
    Bem colocado...
    Lembrando que tudo depende do clima da região. Quem mora em Brasília, por exemplo, precisa hidratar com mais frequência na época da seca.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    felipe bento pereira

    Sim! É verdade!

    Nas trocas de corda não tem problema. A não ser que a pessoa troque o encordoamento todos os dias rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpar escala da guitarra!