Como identificar uma Floyd Rose

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# fev/08


Nos últimos dias fui várias vezes ao EM&T (uma mega escola de música aqui em São Paulo), e anexo à ele tem uma loja da Playtech. Enquanto esperava ser atendido ficava dando uma bisbilhotada na loja, principalmente nas guitarras com Floyd, minha paixão - um dia terei a minha!!!

Bom, comecei a enfrentar um dilema. Ponte Floyd Rose tem muitas por aí, mas muitos de vocês questionam a qualidade da maioria. Por lá vi algumas, e todas tinham uma inscrição "Licensed under Floyd Rose System" (licenciado pelo sistema Floyd Rose). Só uma Ibañez tinha uma inscrição relacionada à própria marca Ibañez.

Fiquei na dúvida de como reconhecer uma Floyd, principalmente saber se ela é de qualidade ou não. Cada marca nomeia sua Floyd do jeito que quer: as da Cort são double-locking (II ou III); as da Ibañez são Edge Pro, Edge Zero...; as da Condor são Floyd Lic. Além dessas tem as Gotoh, unanimidade.

Afinal, quem é quem nessa história? O que é lixo, o que é bom o suficiente pra não causar grande prejuízos e o que é bom de verdade?

B.Frusciante
Veterano
# fev/08
· votar


As melhores são as Gotoh e as Floyd Rose Original.

Tiruk
Veterano
# fev/08
· votar


B.Frusciante
gotoh NÃO É floyd rose

floyd rose é MARCA

B.Frusciante
Veterano
# fev/08
· votar


Tiruk
Lê lá se eu falei alguma coisa sobre Gotoh ser Floyd rose, depois volta aqui.

erico.ascencao
Veterano
# fev/08
· votar


Floyd Rose = ponte com microafinação, para esclarecer melhor

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


B.Frusciante

faltou Schaller, que e melhor que a gotoh e compete bem com a propria Floyd Rose...

um tremolo que eu tenho curiosidade de testar e a Ibanez ZR.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Schaller
Gotoh
Floyd Rose
Pra mima, essas 3 estão pau a pau. Vale a pena escolher só pela comparação de preço.
E no meu caso, vou de Gotoh.

Já as Ibanez (q fique bem claro q não existe nenhuma marca chamada Ibañez), são lindas e excelentes tb.
Mas oq eu mais gosto nelas, é não ter q cortar a bendita bolinha das cordas!

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface

sim, ai gotoh tem em tudo que e canto aehuehuaehauaehuaeu

mas de boa, testei esses tempos ai 2 guitars, ambas de luthier, uma com gotoh e outra com a Schaller, nao sei pq mas eu gostei mais da schaller me pareceu mais firme....

ah, uma pergunta, tu sabe quem fabrica os tremolos da fernandes? pq esses tempos toquei numa, e aguentou varias alavancadas alem de outras firulas e dive bombs e nao desafinou....

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Depende do modelo cara.
As pontes RST e FRT são da Fernandes mesmo.
Mas alguns modelos (artists series) vem com Schaller.

B.Frusciante
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Nunca toquei em uma Schaller..

Existe alguma guitarra conhecida que vem com ela de fábrica?

Enquanto às Gotoh e FR Original, já toquei nas duas e são muito boas!
A Gotoh parece ser mais 'durona' hehe.. Não no sentido de ser mole, que aliás é bem leve a ponte(na questão de alavancada), mas ela é bem.. eh.. 'densa', saca?
A Floyd Rose Original é boa pra cacete também, mas é meio padrão demais, sei lá... Deve ser psicológico.


Outra ponte MUITO boa que eu toquei são as de uma Ibanez RG antigona(acho que era 550, não sei.. era vermelha com escudo preto e escala em maple); e a Wilkinson(que não é tão dinâmica como as do tipo Floyd Rose, mas é sensacional)...
E outra que me deixou meio 'assim...' foi a de uma Fender Strato Mexicana, não sei, ela segura bem a afinação e tal, é bem leve, mas dá a impressão que não aguenta mais de 2 anos sem acontecer alguma coisa.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Equeci de falar aquela hr, mas existem as Kahler tb.
Hj em dia elas já são raras e caras, mas são muito boas tb!

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface

putz nao lembro o modelo, era uma Superstrat, 24 casas, um Humbucker comum na ponte e um estilo hot rails no braco....

ah, kahler eu vi uma vez, numa guitar de luthier tambem, acho que era a 2200, mas tava com a alavanca guardada entao nao deu pra dar uns divebombs nela hehehe... mas me pareceu forte e estavel nem parecia ponte movel...

mas realmente, kahler agora, e reliquia, legal sao os tremolos pra baixo

B.Frusciante

putz, ai complica, eu nao me lembro agora, nem sabia que a Fernandes vinha com schaller como o Soulface disse.
tem as tarraxas da fender que sao feitas pela schaller
que vem nos modelos deluxe...

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Eu to com uma BC Rich encostada lá em casa pq tá sem hardware. E justamente, estou precisando de uma Kahler pra colocar nela.
É uma guitarra de 1985 de um colega meu.
Deixou comigo pra reformar, mas ainda não liberou a grana pra eu começar o serviço.
Ele assustou com o preço da ponte! huaehaheuaheuaea
(Mas não é tão mais cara do q a Gotoh)

Steve Van Halen
Veterano
# fev/08
· votar


Acho q vc pode separar as floyds em duas categorias, as otimas e o resto.
Otimas: todas floyd rose vem dessas marcas. Como identificar? Vem incrustado na floyd o nome do fabricante (gotoh) e algumas tem um design unico (kahler)
FLoyd Rose original (são as unicas que não aparece aquela mensagem Licensed...)
Kahler (quem ja viu uma reconhece de longe)
Gotoh
Schaller
E algumas da ibanez: edge (original), lo-pro-edge, edge-pro, edge zero

erico.ascencao
Veterano
# fev/08
· votar


Steve Van Halen
Você quis dizer que as Gotoh, Schaller, e as da Ibañez vêm com a mensagem: ""Licensed under Floyd Rose System" (licenciado pelo sistema Floyd Rose)"?

Só para esclarecimento, as guitarras que eu vi na loja que tinham a "mensagem" eram: Tagima (modelo do Juninho Afram, a vermelha) e Strinberg CLG-60 (ou CLG-62, enfim, uma vinho vom marcação floral). Vi uma Ibañez modelo Paul Gilbert (a roxa) e na ponte dela tinha uma coisa escrita diferente, não lembro o que agora.

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface

por acaso nao seria aquela Bc Bitch? e uma guita feia pra caralho, mas de certa forma, eu gosto pela quantidade de controles, deve ter uma tonelada de configuracoes e timbres diferentes heheheheh

se ai kahler e osso de achar, imagina aqui em terras tupiniquins hehehehe

mas, achei que a gotoh ai fosse uma das mais baratas (tirando as licensed vagabundas)

Soulface
Veterano
# fev/08 · Editado por: Soulface
· votar


erico.ascencao
Não é Ibañez. É IBANEZ!
(E a pronúncia correta é "aibaniz", mas ninguém fala assim no Brasil)

Gotoh e Schaller são as únicas marcas q tem contrato com a Floyd Rose pra desenvolver e fabricar essas pontes nos moldes da própria Floyd Rose.
A Licensed, são pontes genéricas, q adquirem essa licença por copiarem o modelo.

Já as pontes da Ibanez são um pouco diferentes. São desenvolvidas e fabricadas pela própria Ibanez, q não vende elas separadamente. Se vc quiser uma Edge alguma coisa, tem q comprar uma guitarra da Ibanez ou procurar por uma usada por aí.
Não tem nada a ver com a Floyd Rose.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Nem...
É uma Warlock mesmo. Mas é antigona... Era branca e tá até creme já! hehehehehe

achei que a gotoh ai fosse uma das mais baratas
E não é cara...
Por cento e poucos dólares vc compra uma nova.
A Kahler tá na ase de 150.. Mas eu já achei umas genéricas por 100. Só não sei se prestam.

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface

hmm eu procurei no google as bc rich com kahler e so vi as bitch.

po, cento e poucos dolares, e menos da metade do preco por aqui hehehehehe

kahler generica pra mim e novidade, mas sei la, por 50 dolares, acredito que valha mais a pena por a original logo, alem de ter qualidade garantida, e um item dificil de encontrar.

(ouvi boatos de que a kahler iria voltar a produzir, isso e verdade, ou so boato mesmo?)

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
(ouvi boatos de que a kahler iria voltar a produzir, isso e verdade, ou so boato mesmo?)

Olha cara, eu não sei ao certo.
Mas a Kahler foi meio q injustiçada pela explosão da Floyd Rose né?!
O foda da ponte Kahler, é q não tem o back box pra vc regular a tensão das molas e tal.
Eu nunca tive uma gutiarra com Kahler pra te falar até q ponto isso pode prejudicar. Mas pelo raciocínio de q a tensão das cordas podem mudar à cada vez q vc troca, isso pode ser uma puta dor de cabeça.


E ah! Me lembrei das Bigsby agora tb.
Não deixa de ser uma tremolo! hehehehehehehehe

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface

poise, com a floyd rose a coisa ficou feia pro lado deles, embora eu ja tenha visto alguns xiitas da kahler ehauhueahueauhae

a unica experiencia que eu tive com uma kahler foi tocar mesmo, mas por esse motivo das molas deve ser foda, principalmente se for trocar o calibre das cordas.

E ah! Me lembrei das Bigsby agora tb.
Não deixa de ser uma tremolo!


nossa, uma LP ou uma semi com bigsby fica lindo, entretanto, em uma SG ou numa Tele eu acho grotesco huaehueauheauhuaeh

aquela alavanca grande fica estranho, alem daquela mola estilo suspensao de carro heheheh

tem aquela "vibrola maestro" que vem em algumas Firebird e SG's

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Enfim, opções é oq não falta.
Eu fiz um catalogo de materiais e peças q eu trabalho. Com várias fotos inclusive desses hardwares mais raros q eu consigo encontrar por aqui.

LEO_BAK
Veterano
# fev/08
· votar


Floyd D. Rose é o inventor do "locking tremolo Floyd Rose" popularizado por Eddie Van Halen.

A ponte da minha Condor tem a inscrição "Licensed under Floyd Rose Pats.". Neste caso a própria Condor fornece o hardware sob os padrões patenteados por FR. Ou seja, quando houver a inscrição é pq o padrão é o de FR.

Acho que as diferenças entre as pontes licenciadas por FR ficam, principalmente, na qualidade dos materiais empregados na construção da ponte, sendo que a construção da guitarra tb está associada ao desempenho do sistema como um todo.

Não significa que uma ponte Floy Rose de uma Condor seja diferente de uma Ibanez ou Cort, por exemplo, desde, é óbvio, que sejam o modelo patenteado por FR e licenciando para as fabricantes.

tomarock
Veterano
# fev/08
· votar


eu ja testei as ZR e Edge pro... as ZR eu curti mais. coloco no patamar das gotoh e floyd original.

Berdinazzi
Veterano
# fev/08 · Editado por: Berdinazzi
· votar


Soulface
Não é Ibañez. É IBANEZ!
(E a pronúncia correta é "aibaniz", mas ninguém fala assim no Brasil)

Não quero gerar uma polêmica sobre a possível pronúncia do nome Ibanez pois nem é o objetivo do tópico, mas vi esta citação sobre a pronúncia da marca. Portanto espero que este comentário acabe nele mesmo.
"aibaniz" é a pronúncia usada nos países que falam o inglês. Se for pronunciado por por alguém que fale uma língua latina, a pronúncia será Ibãnez ou ibañez.
A origem do nome IBANEZ, vem de um japônes que tinha comprado uma fabrica de guitarras Espanhola chamada ibanez e depois comprou a Elger Guitars que é a fabrica de origem da ibanez. Esse japonês, o sr. Hoshino, mudou o nome da companhia que acabara de comprar para Ibanez. Assim, na minha humilde opinião, deve ser pronunciada a palavra como na sua origem, que é Espanhola, que é ibanez mesmo.
Valeuz

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# fev/08
· votar


Off...
Berdinazzi
Como vou pronunciar Ibañez se o til nem está presente? Um cara que se chama John vem pro brasil e por isso tenho que chamar ele de João? Bom, isso já foi discutido em outro tópico.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


iMPeLLiTTeRi
Boa! aheuhaeuhuaehuaheuaeuhaeua

Berdinazzi
Cara, eu sei da origem do nome. Sei da história da Ibanez.
Agora, se a própria Ibanez pronuncia o seu nome como "aibaniz", oq q eu ou vc podemos contrariar?
O nome é deles!!!
OQ acontece é q de país pra país, o povo tnde a puxar a sardinha pro seu lado.
No Brasil, tende-se a "aportuguesar" ou "latinisar" a pronúncia.
Como acontece com as motocicletas Kawasaki. Q na verdade se pronuncia "kauassaki" e não "kavazaki".

PS: Eu moro no Japão... Sei do q estou falando.

Berdinazzi
Veterano
# fev/08 · Editado por: Berdinazzi
· votar


Soulface
OQ acontece é q de país pra país, o povo tnde a puxar a sardinha pro seu lado. No Brasil, tende-se a "aportuguesar" ou "latinisar" a pronúncia.
hauahauah... Eu não queria continuar este debate mas esta frase que vc escreveu é totalmente contrária à realidade.
Existia lá na espanha há muito tempo um pequena fábrica e tal chamada ibanez. Ai o seu Hoshino, sr. de visão e empreendedor, comprou esta e posteriormente a Elger. Aí começou a comercialização nos USA com o nome de IbanezUSA.
Pra mim o que acontece é o inverso. Os americanos que "americanizam" ou "inglesam" tudo. Mas não há problemas. O negócio é que eu um dia vou comprar um Ibanez, aibanez, ibañez do steve vai!
abraços

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Berdinazzi

a unica ibañez que eu conheco e uma marca de baquetas, nacional ainda...

sei la, naquele video da rg550 o paul gilbert fala "aibanesssss" mas sei la o Alface mora la no jp, deve ouvir mais o nome do que aqui hehe..

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
Mas vamos deixar pra lá...
Já to mais do q acostumado em ver o povo falando ibânez, iroxima (Hiroshima), ozáka (Osaka), kavazaki (Kawasaki), gotó (Gotoh), e por aí vai...
Só to prolongando aqui pq oq tinha q ser discutido no tópico, já foi esclarecido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como identificar uma Floyd Rose