Saber acompanhar - Reflexões

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fernando de almeida


Artigo:

Eu definiria acompanhamento como uma orquestração que um músico faz para uma melodia (ou um tema) ou para um solo (improviso).
Esse seria o ideal, a música agradeceria.
Mas, como não é sempre isso que acontece, pensei em algumas coisas pra refletirmos juntos.


PRECISAR VERSUS QUERER
Acredito ser o ideal para se tocar música, primeiramente, ouvir atentamente as pessoas que estão tocando com você. Então você ouve, assimila e reage; tocando, em seguida, a música que precisa ser tocada no momento. Quando você precisa tocar algo, quando você ouve interiormente a resposta para alguma situação musical, tem-se aí o indício de que você está no caminho da verdadeira música.
Agora, quando você quer tocar algo, ou quando você está pensando em regras ou 'conceitos', aí você está no terreno inferior a 'tocar música', que é o 'estudar música'.
Não adianta querer tocar algo que se estudou no dia, por exemplo, ou querer tocar dentro de certas regras matemáticas ou dogmas que você adotou para si. Isso, no mínimo, isola você da música e faz até com que você atrapalhe o que os outros estão tocando, acabando com o som.
Tocar está além disso: tem a ver com estar alerta e livre de julgamentos; tem a ver com captar o que está acontecendo na hora e reagir com o máximo de honestidade, tocando o que sente que é a verdade - através da intuição.


ESTUDANDO
Então quais seriam os procedimentos pra se preparar pra acompanhar de forma musical?
- O primeiro seria estudar cada acorde de forma cada vez mais profunda, para não ficar preso a um (ou poucos) tipos de 'voicings'. Por exemplo: se você vai tocar um acorde Eb7M, seria um bom começo pra se fazer música, saber tocá-lo em várias regiões, nas várias tessituras do seu instrumento. Seria interessante também saber colocar diferentes notas de 'ponta' (a mais aguda do acorde) nesse Eb7M, como, por exemplo, as notas F (9ª), A (11#), C (13ª). Só com esses exemplos já temos terreno para ficar horas e horas tocando e descobrindo novas possibilidades.
Também toque as harmonias das músicas cada vez de um jeito, fuja dos seus 'lugares-comuns'. Enfim, não toque as cifras 'chapadas', faça música com os acordes.
- Outra coisa importantíssima é o ritmo. Você sabe tocar uma 'levada' de samba, ou um jazz waltz, um afoxé, um bolero, um 4/4 (jazz)? Se não sabe, seu universo rítmico está limitado. Além disso, dentro do samba, por exemplo, existem muitas 'levadas', inúmeras variações - assim como nos outros ritmos. Cada ritmo tem sua linguagem própria, suas convenções e suas 'gírias'; o lance é pesquisar e estudar, correr atrás mesmo. Além disso, praticar muito pra criar resistência física, pra agüentar tocar um ritmo de forma precisa e swingada durante um bom tempo.
- Ouvir é outro aspecto vital da coisa. Se você é guitarrista, ouça como os pianistas acompanham, ou ouça como as cordas de uma orquestra fazem o fundo para uma melodia - ouça como Ravel usa as cordas em sua música, pra citar um exemplo mais específico. Isso dará várias idéias de como 'cercar' a melodia, de como embelezá-la. Preste atenção também nos bateristas, nos percussionistas, nos baixistas... Isso vai ajudar a descobrir elementos rítmicos importantes.


TOCANDO
(Dicas pra começar a ter mais consciência na hora de acompanhar alguém)
- Primeiramente, não tenha pudor em parar de tocar um pouco. Às vezes é muito bom 'dar um tempo' para o solista, ouvir o que ele está fazendo, sem tocar. Ou mesmo tocar poucos acordes, proporcionando mais 'espaço' ao solista.
- Lembre-se também que se você toca algo, esse algo deve ter um porquê para estar na música. Imagine que o que está acontecendo está sendo escrito em algum lugar ou gravado, isso faz com que a concentração aumente.
- Ouça as melodias que você toca no acompanhamento ao encadear os acordes, e use isso como contracanto, como uma orquestração mesmo. Claro que sempre atento à dinâmica e se concentrando no solista, pra não atrapalhar. Não 'viaje só na sua'...
- Acompanhe de um modo que esse seja o melhor solo da vida DO SOLISTA!. É isso, 'estenda o tapete vermelho' para quem está solando. Ouça cada nota que está sendo tocada pela outra pessoa e acompanhe-a como você gostaria de ser acompanhado!
Nessa hora não existe 'eu' ou 'ele'; existe o grupo, existe a música que está sendo feita no momento. Portanto, concentre-se na música. Ouça o que estão tocando ao seu redor e coloque-se de forma a complementar e enriquecer o que estiver acontecendo.
Para isso é necessário esquecer-se do seu ego, esquecer-se de babaquices como 'fama', 'ambição' ou 'mostrar serviço'. Mergulhe na música! by Michel Leme

marcio_smdo
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
Excelente artigo, irmão. Gostei especialmente do ponto "ESTUDANDO".

Vi há alguns dias um colega do fórum reclamando da falta de debates interessantes. Espero que este estimule a participação do pessoal e renda várias páginas de boas idéias.

Abraço e parabéns!

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida


Muito bom o artigo mesmo cara!

Abraço!

Dartagnham JR
Veterano
# fev/08
· votar


Muito bom!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


marcio_smdo
ruan gaspari
Dartagnham JR

Valew ...

Eu geralmente fico me atendo a artigo mais de pedais (que eu curto muuuuuuuuuuuuuuuito) e deixo o de guiatrra de lado ...

Mas esses dias eu estava refletindo e pensei, 'do que adianta saber tudo sobre pedais, se o "peão" não souber tocar guitarra???' O cara será um timbrador (nova profissão do ramo musical heheheheh) e não um guitarrista ... Pedal é legal, amplis são legais, mas tem que saber tocar, tem que saber falar de guitarra, melhor tem que saber o máximo possível de guitarra ... Não vou abandonar os pedais, mas vou procurar me ater um pouco mais à guitarra ...


falow

almy froes
Veterano
# fev/08
· votar


"não tenha pudor em parar de tocar um pouco."

"Não 'viaje só na sua'..."

Pois é...é aquela historia de que as vezes um silêncio dá uma outra dimensão a musica....muitas vezes ,principalmente em ensaio de bandas novas,o guitarrista solo lá ...fritando desenfreadamente literalmente atrapalhando a musica ao inves de parar um pouco ,respirar e ver o que ela realmente pede naquele momento...

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


eh complicado
cada vez mais percebo que musica se a pessoa não pratica desde criança não chega lá nunca

fabguitar
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

Muito bom tópico!!! Excelente mesmo!!!

Sobre o seu texto, precisamente no tópico "TOCANDO", quando começei a tocar, logo entrei numa banda com pessoas bem mais experientes que eu, aprendi tudo o que você escreveu com eles e concordo com tudo que você escreveu!!

Integrantes de uma banda não são artistas solo

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


almy froes
é aquela historia de que as vezes um silêncio dá uma outra dimensão a musica
Isso é 100% true ...

diego gr
cada vez mais percebo que musica se a pessoa não pratica desde criança não chega lá nunca
Cara ... quem começa cedo tem algum,as facilidades .. isso não quer dizer que quem começa tarde não consiga ter exito ... Tem que estudar ....

fabguitar
Integrantes de uma banda não são artistas solo
Tem muita gente que intuitivamente já faz o esquema legal ... já tem outros ................

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


o que percebo na maioria dos casos é que quem começa a tocar tarde fica parecendo um robô no palco
no dia que eu conseguir tocar uma música por mais simples que seja (cpm, capital inicial) dançando e sem errar nada, vou estar feliz

Thiagoham
Veterano
# fev/08
· votar


diego gr
experimenta tocar com a alma, sentir a musica.

Fernando de almeida
Ótimo artigo, a simplicidade no estudo pode fazer tu entender um assunto complexo.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


diego gr
o que percebo na maioria dos casos é que quem começa a tocar tarde fica parecendo um robô no palco
no dia que eu conseguir tocar uma música por mais simples que seja (cpm, capital inicial) dançando e sem errar nada, vou estar feliz

Que isso brow .... Faz uma experiência ... Estuda pra valer durante um ano, ao menos uma hora por dia durante a semana e três horas por dia durante fins de semana, feriados e dias de folga do seu trampo ... Nesse estudo mescle vários assuntos, teoria, técnicas, repertórios, improvisos ... Se em um ano esse tempo que vc estudou for pra valer mesmo, 100% concentrado, vc já vai estar tocando o suficiente pra tocar até mais do que o que vc chamou de simples ...

Thiagoham
Ótimo artigo, a simplicidade no estudo pode fazer tu entender um assunto complexo.
Valew fera ...

StoneColdDead
Veterano
# fev/08
· votar


cara, nao sei se esse tal de Fernando de almeida tento se passa pelo escritor do artigo...mas....

pqp meu
essa artigo eh do michael leme ¬¬¬¬¬¬¬

http://www.nocabo.com/modules/soapbox/article.php?articleID=59

creditos sao sempre bem vindos ;)

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


StoneColdDead
Opa fera ... com certeza ... note na última linha ... Mergulhe na música! by Michel Leme ... Eu só editei o texto para enfatizar alguns ponto importantes para a galera do FCC ...

Abr.

StoneColdDead
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
pqp velho, foi mal minha grosseria =/
mas qndo nao achei os creditos fiquei puto msm iwhiuahw
desculpa ai
abraço

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


StoneColdDead
Opa sem problemas ....

Curly
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

cara, tópico muito bom, concordo com cada palavra postada aí, mas para tocar esses lances de acompanhamento (leia-se mpb, jazz, funky, etc) pra valer só mesmo tocando na noite profissionalmente por anos a fio... meu professor me falou isso uma vez e hoje eu dou razão a ele...

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Curly
meu professor me falou isso uma vez e hoje eu dou razão a ele...
É de início ninguém gosta, mas é assim que deve ser feito ....

GustavoStrato
Veterano
# fev/08
· votar


muito bom o texto, e valeu por esse site nocabo.com, não conhecia.

eduardoviquinha
Veterano
# fev/08
· votar


Mandou legal, Fernando! Parabéns pela sua boa vontade em passar conhecimentos para todos nós. Precisamos sempre de pessoas assim. Foi uma grande lição.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


GustavoStrato
Opa ...


eduardoviquinha
Curtiu, fiz esse outro, dá uma olhada:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
legal esse tipo de raciocinio pra guitarra... eu toco mais baixo, e é basicamente isso que a gente tem que pensar quando tá lá na "cozinha"...
tem que saber respeitar os demais instrumentos, e tem que saber a hora que voce é a base, é o que segura pra o outro não ficar no vazio.

onetwonotes
Veterano
# fev/08
· votar


Muito bom!

É bom poder seguir os passos de quem conhece e o Michel leme conhece muito. Quando queremos aprender temos que nos espelhar e ouvir com atenção queles que estão adiante de nós.

Muito bem postado, obrigado e parabéns!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Galer apra quem não leu, dê uma olhada nesse outro tópico, talvez vcs achem interessante:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/181606/

WeS Guitar Hero
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
É estranho como eu vejo uma semelhança no seu modo de pensar com o meu modo de pensar... como guitarrista eu digo...
Digo isso por você ter tópicos com pensamentos muito próximos ao meu.
O que eu teria para acrecentar é que quanto estamos tocando (show, ensaio...) devemos ouvir a música sempre de dois modos:

1 - Como guitarrista. Se preocupando com seu timbre, sua execução...

2 - (tão importante quanto o 1) Como público. Se preocupando com todo o conjunto da banda, pois muitas vezes nós acabamos por prestar atenção apenas no que estamos fazendo (no nosso caso a guitarra) e nos esquecemos de prestar atenção de como a sua guitarra está se encaixando com o resto da banda.
Saber se o volume da sua guitarra não está alto de mais, se seu grave não está encobrindo o baixo, se sua distorção está sem definição nenhuma em relação a banda... são questões que você deve fazer a si próprio. Pensando como um ouvinte e não apenas como parte da banda.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


WeS Guitar Hero
Legal ... ao menos fico aliviado ... se eu tivesse essas opiniões sozinho, poderia ser errada ... Mas se tem alguém pensando igual já dá um alívio ... Ao menos se eu estiver errado, nãoestarei errado sozinho heheheh ....

Brow se me permite, queria acrecentar mais um ítem e uma correção ao que condiz ao modo de ouvirmos a musica:


1 - Como guitarrista. Se preocupando com seu timbre, sua execução...

2 - (tão importante quanto o 1) Como público. Se preocupando com todo o conjunto da banda, pois muitas vezes nós acabamos por prestar atenção apenas no que estamos fazendo (no nosso caso a guitarra) e nos esquecemos de prestar atenção de como a sua guitarra está se encaixando com o resto da banda.
Saber se o volume da sua guitarra não está alto de mais, se seu grave não está encobrindo o baixo, se sua distorção está sem definição nenhuma em relação a banda... são questões que você deve fazer a si próprio. Pensando como um ouvinte e não apenas como parte da banda.


1) Ok, como guitarrista nada a add.
2)Como público: Na verdade esse título eu mudaria para Como banda ... assim não tenho mais nada a add.
3) Agora sim Como público: Prestar atenção como o público reage ... sem saber o público sempre da um feedback de como está a sua execução e a da banda ... Pode ser um volume mais alto, um timbre não muito legal ... pode ser que nada esteja agradando ... E isso é muito importante pois "o público é quem paga o cache" e outra se o público for especializado aí o bixo pega ... e outra seja o público, se vc estivesse com a galera, vc estaria curtindo o som????????????

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


bom artigo.. sera que tem artigos sobre ritimo?

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


guitarg3
bom artigo.. sera que tem artigos sobre ritimo?
Posso pesquisar e escrever algo ... Se alguém já tiver algo tb poderia divulgar ...

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
vlww.. estarei aguardando =)

murilo meine
Veterano
# fev/08
· votar


Gostei da parte em que você fala que não existe "eu" ou "ele" na execução de uma música.

muitas bandas seriam melhores se pensassem nisso - ou vocês nunca viram guitarristas disputando espaço na música? acho que esse egoísmo acaba com toda a graça de se tocar junto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Saber acompanhar - Reflexões