O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?
Superposição: é quando vc toca várias notas juntas ou seja, várias notas juntas = um acorde.
Extensão: é qdo vc adiciona a um acorde tríade, qq outra nota que estaja a uma distância acima da oitava da tônica.

Resumindo: são nomes chatos que vc aprende na teoria que se vc não soubesse não faria falta na hora de tocar pra valer!!!!!!!!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Resumindo: são nomes chatos que vc aprende na teoria que se vc não soubesse não faria falta na hora de tocar pra valer!!!!!!!!!!
Cara, sempre que vejo abordagens semelhantes a esta gosto de comparar a situação àquela vivida por um analfabeto. O cara pode até falar bem, mas o fato de não poder ler ou escrever aquilo que faz o deixa limitado...
Na minha opinião conhecimento nunca é demais.

LeandroPanucci
O intervalo de 4a está sempre no IV° grau.
Entendi.
Realmente o fato de se considerar o Grau e não o intervalo faz uma enorme diferença!
Agora ficou até mais claro o que o nosso camarada makumbator me explicou e eu não visualizei em principio.

Richard Guitar
Para mim deveria ser T 4 7 10 na harmonia quartal. Já que a última voz é referente a distancia em relação a 7 e não a T.
Eu até concordo contigo meu camarada. Mas se "caxiar" demais os intervalos vai ficar complicado entender por exemplo as inversões.

Valeu!!!

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


Penta_Blues

hehehe...sempre que eu explico alguma coisa, aparece alguém depois e sintetiza de uma maneira muito melhor do que a que eu escrevi...ashashsa!!!!

Gostei da expressão "caxiar demais" !!!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa tarde!!!

makumbator
sempre que eu explico alguma coisa, aparece alguém depois e sintetiza de uma maneira muito melhor do que a que eu escrevi...ashashsa!!!!
rsrsrs... Eu é que sou meio lerdo mesmo...rsrsrs

Gostei da expressão "caxiar demais" !!!!!
Qualquer referência com meu "trampo" não é mera coincidência...rsrsrsrs

Valeu!!!

Richard Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
Eu até concordo contigo meu camarada. Mas se "caxiar" demais os intervalos vai ficar complicado entender por exemplo as inversões.
Complicado como ?
Continuaria sendo a mesma coisa.

Pra mim quando pensa nessa 3, dá a impressão de que é um simples acorde com 4add

LeandroP
Moderador
# fev/08 · Editado por: LeandroP
· votar


Richard Guitar

Você já reparou como os graus ímpares da escala nunca são escritos como intervalos compostos???

Por exemplo, um intervalo de 2a quando ultrapassa a 8a é chamado de 9a... O intervalo de 3a continua sendo 3a, antes ou depois da oitava. Eu acho que chamar de 10a o intervalo de 3a iria complicar ainda mais na interpretação do acorde, como se confunde 4a com 11a, 6a com 13a...

Penta_Blues

Eu sempre tomo como ponto de partida os graus, depois penso nas alterações. Assim não tem "xabú" com enarmonia ;)
Faz toda a diferença mesmo!

Richard Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


LeandroPanucci

Eu gosto de chamar de 10 por justamente ele ter que ser um intervalo composto.

E 4 e 6 são intervalos simples, 11 e 13 são compostos.

Não vejo o que confundir....

LeandroP
Moderador
# fev/08
· votar


Richard Guitar

Você está certo mesmo. Eu chamo sempre de 3a (simples ou composta).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?