O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?

Autor Mensagem
brasil telecom
Veterano
# fev/08


O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?

eu acho q extensão dos acordes são os arpejos mas não tenho certeza!!

Doris
Veterano
# fev/08
· votar


brasil telecom
Que eu saiba superposição de notas é quando notas diferentes são sobrepostas, tocadas ao mesmo tempo, como em um acorde. Me corrijam se eu estiver errada.

blima
Veterano
# fev/08 · Editado por: blima
· votar


extensão de um acorde é qualquer nota que não faça parte da tríade... tipo uma nona ou 11a ....
a sétima não é considerada uma extensão por muitos por ser tão popular, mas eu acho que ela pode ser chamada de extensão tb...

superposicão é quando voce usa uma nota na lugar de outra...

por exemplo.. um acorde com 4a... a quarta não é uma extensão pois está substituindo a terça

Acorde maior T 3 5
acorde com 4a: T 4 5

vlw!

brasil telecom
Veterano
# fev/08
· votar


meu amigo disse que superposição de notas é quando alguém toca um acorde tipo:

um cara toca C7M e o outro toca Em7

ele me disse o acorde que geraria tocando esses outros dois mas eu não me lembro!

Daninh0
Veterano
# fev/08
· votar


blima
extensão de um acorde é qualquer nota que não faça parte da tríade... tipo uma nona ou 11a ....

eu aprendi isso como dissonância...é a mesma coisa ou há diferença?

Rodrigo_Iron
Veterano
# fev/08 · Editado por: Rodrigo_Iron
· votar


Daninh0
eu aprendi isso como dissonância...é a mesma coisa ou há diferença?

Dissonância é o som produzido quando se toca duas notas dissonantes, ou seja, quando o som "não soa bem"...
são coisas diferentes, agora, vc pode adicionar uma nota à triade sem ela soar dissonante... pode soar mto bem.

Daninh0
Veterano
# fev/08
· votar


Rodrigo_Iron
"4º - Tensões ou Dissonancias - são os demais intervalos (notas) de uma escala musical como 7ªs, 9ªs, 11ªs, 11ªs, que podem ser adicionados aos acordes primarios (tríades) gerando mais uma série de possibilidades de acordes[...]As tensões podem sofisticar a sonoridade dos acordes mas não mudam seu tipo (maior, menor...]"
(apostila Edu Ardanuy, pag. 4)


estamos falando da mesma coisa??

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

brasil telecom
meu amigo disse que superposição de notas é quando alguém toca um acorde tipo:
Nada a ver. Até porque nota é uma coisa e acorde é outra.
Superposição ou Sobreposição de notas é o empilhamento das mesmas a fim de se construir um acorde.

O que seria extensão dos acordes
É o acréscimo à tríade de uma nota que esteja mais de uma oitava acima da tônica. Ao se acrescentar as extensões nona, décima primeira ou décima terceira vc terá um acorde estendido. Ao acrescentar uma décima segunda vc terá um acorde alterado.

Doris
superposição de notas é quando notas diferentes são sobrepostas, tocadas ao mesmo tempo, como em um acorde.
Não é bem isso, pois uma tríade é formada por notas sobrepostas e, quaisquer notas tocadas ao mesmo tempo são chamadas de acordes.

blima
extensão de um acorde é qualquer nota que não faça parte da tríade
Não é bem qualquer nota. Para ser considerada extensão a nota deve estar acima da oitava da tônica.
Legal é que depois vc exemplificou certo

superposicão é quando voce usa uma nota na lugar de outra...
por exemplo.. um acorde com 4a... a quarta não é uma extensão pois está substituindo a terça

Também não acho que seja uma boa definição, pois o que vc fez com essa "substituição" foi criar um acorde suspenso.
Tanto o primeiro (T 3 5) quanto o segundo (T 4 5) foram formados por superposição de notas.

Daninh0
Rodrigo_Iron
Dissonância é o som produzido quando se toca duas notas dissonantes, ou seja, quando o som "não soa bem"...
Consonância e dissonância é a qualidade sonora de um determinado intervalo.
Alguns intervalos possuem um som mais estável e por isso são chamados de consonantes. São eles o uníssono, a terça, a quinta, a sexta e a oitava.
Outros intervalos possuem um som "não-resolvido" e por isso chamados de dissonantes. Estes intervalos são os de segunda e sétima.
A quarta tanto pode ser consonante quanto dissonante e o trítono é ambíguo pois é neutro ou instável por si só, mas dissonante num contexto diatônico.
Acho que dá pra sacar que dissonância não se trata apenas de notas, mas principalmente de intervalos, né?

Valeu!!!

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


Penta_Blues

Apenas um detalhe sobre os intervalos: dependendo do período histórico, local e sistema de afinação(temperamento desigual e não temperados), alguns intervalos podem ser considerados dissonância ou consonância(como vc bem exemplificou em relação a quarta justa, mas as sextas, e terças também tem essa mesma característica variável). O fato de soarem instáveis, ou resolvidos variou bastante ao longo da história. Há também as quintas de lobo em certos sistemas não temperados, que são mais que dissonantes, são inutilizáveis.

Daninh0
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
makumbator

boom...essa explicação 'mais elaborada' pra dissonância não é para quem tá começado a ver formação de acordes né?
pq se for...to enrolado, eu ví isso já faz tempo, dae eu aprendí com aquela definição q eu escreví aí em cima....e pra ser sincero eu só boiei nisso q o penta disse...
=/

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

makumbator
Bem interessante saber disso!
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Daninh0
Não é pra quem tá começando, mas também não deixa de ser pra que já viu faz tempo né?...rs
Além do mais, só se aprende forçando um pouquinho seus limites, sejam práticos, sejam teóricos não é mesmo?
Vai com calma, pois se até mesmo eu consegui entender, qualquer um de vcs, certamente mais espertos, conseguirão!...rs
Só lembra o seguinte: nota nenhuma é consonante ou dissonante. O intervalo entre notas é que recebe tais qualidades.
Valeu!!!

brasil telecom
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues

cara da pra vc dar um exemplo de como a sobreposição funciona?

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

brasil telecom
Cara, não tem outro exemplo se não a construção de um acorde...
Na Escala Maior de Dó: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó
Se vc pegar a primeira, a terceira e a quinta notas, "colocar" uma em cima da outra, ou seja, sobrepor ou superpor as notas vc construirá um acorde. Este acorde é o de Dó Maior (C-E-G).
E da onde vem o termo "sobrepor"? Vem do fato de que as notas musicais estão em "alturas" diferentes e portanto ficam umas em cima das outras, ou seja, sobrepostas ou superpostas se vc preferir.
Valeu!!!

Richard Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


brasil telecom
cara da pra vc dar um exemplo de como a sobreposição funciona?

Você visualiza isso claramente na partitura.
Uma imagem pra você visualizar melhor:

http://www.jumpcut.com/media/dyn/c2/5a86/cf1ecdc1271d6cb2cffcb0cf40/lq .jpg

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

Richard Guitar
Cara, perfeito!
Uma imagem vale mais que mil palavras...
Valeu!!!

Daninh0
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
éé...vc tem razão...mas tenho quase certeza q não havia visto dissonâncias TÃO profundamente, mas vou falar com meu professor e tirar todas as dúvidas...
vlw pela paciência!

vo dormi agora pq amanhã tem aula...
boa noite a todos!
^^

blima
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
matou a pau, velhinho...
quem disse que bluesman não sabe teoria?? rsrsrs

Richard Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
É isso broder.
Tamo ae!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

Daninh0
É isso aí! E não esquece de dividir o que aprender do seu professor com a gente aqui do FCC.

blima
Cara, obrigado por entender que não se trata de querer ou tentar mostrar que sabe, mas de realmente procurar ajudar.

Valeu!!!

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08
· votar


superposição de notas.

superposição ou Sobreposição de notas é o empilhamento das mesmas a fim de se construir um acorde.

eu chamo de empilhar terças,ou quartas.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

Bolo de laranja
eu chamo de empilhar
Por isso eu postei: "Superposição ou Sobreposição de notas é o empilhamento das mesmas a fim de se construir um acorde.

empilhar terças,ou quartas.
Só não entendi como vc constroi Acordes empilhando quartas.

Valeu!!!

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


Penta_Blues

Harmonia quartal, oras.

Edit: Vc já ouviu o pianista Bill Evans? Ele era mestre nesse tipo de harmonia.

LeandroP
Moderador
# fev/08
· votar


Penta_Blues

Empilhando 4as você consegue um acorde formado por T, 4, 7, 3

Sobre a escala de C maior, a harmonização por superposição de 4as formam tétrades:

C - F - B - E ---> C7M(4)
D - G - C - F ---> Dm7(4)
E - A - D - G ---> Em7(4)
F - B - E - A ---> F7M(#4)
G - C - F - B ---> G7(4)
A - D - G - C ---> Am7(4)
B - E - A - D ---> Bm7(4)

Não se trata de um acorde suspenso porque a 6a está presente, e da estrutura padrão da tétrade, a 5a foi omitida e com isso o acorde do VIIº não é mais um meio-diminuto.

Também gosto de harmonizar com 5as sobrepostas, formando tétrades com: T, 5, 9 e 6 ou T, 5, 9 e 3 (substituindo a 6a pela 3a)

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Bom dia!!!

makumbator
Vc já ouviu o pianista Bill Evans?
Não cara. Não conheço...

LeandroPanucci
a harmonização por superposição de 4as formam tétrades:
Cara, eu não estou visualizando o intervalo de quarta nos acordes onde aparecem o F seguido de B já que para isso seria necessário um Bb, nota que não existe na Escala Maior de C. Outra impressão que eu tenho é que nessa estrutura as últimas notas destes acordes não são terças e sim extensões.

Valeu!!!

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


Penta_Blues

Há também acordes formados por empilhamento de segundas(os famosos cachos de uva, devido sua aparência na partitura, ou clusters). Em instrumentos de cordas isso é muito restrito por causa da limitação de notas melodicamente muito próximas disponíveis em cada posição por corda, mas em teclas é muito usado(ou em formações de vários instrumentos melódicos, abrindo as vozes).

Cara, eu não estou visualizando o intervalo de quarta nos acordes onde aparecem o F seguido de B já que para isso seria necessário um Bb, nota que não existe na Escala Maior de C

Mas o empilhamento é por quartas de maneira geral, e não apenas quartas justas, por isso pode-se usar o B nesse caso, e não apenas Bb.

Vc já ouviu o pianista Bill Evans?
Não cara. Não conheço...

Então ouça essas gravações que fiz do mestre Bill Evans no baixo acústico com piano e batera, e coloquei no fórum de contrabaixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa tarde!!!

makumbator
Cara, obrigado pela ajuda. Confesso que preciso conhecer bem mais sobre outras harmonizações.

Mas o empilhamento é por quartas de maneira geral, e não apenas quartas justas,
Acho que por conta desta minha falta de conhecimento vou insistir em não conseguir enxergar esse empilhamento já que quando falamos em Terças, também falamos de maneira geral (tanto Maiores quanto Menores) mas nem por isso elas estão fora da Escala como é o caso daquela nota B.

Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# fev/08 · Editado por: LeandroP
· votar


Penta_Blues

A sua observação sobre as 4as é muito importante. Você esperava por intervalos de 4as justas, mas neste caso, por estar harmonizando a escala de C maior, encontramos o intervalo de 4a aumentada, porque é a nota B que faz parte da escala de C, e não a nota Bb... A nota Bb é a 4a justa de Fá maior (utilizando a escala de Fá maior) e neste caso estamos usando (harmonizando) a escala de Dó maior.

O intervalo de 4a está sempre no IV° grau.

Se esta 4a tiver 2,5 tons é 4a justa, e se tiver 3,0 tons, então é 4a aumentada.

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08
· votar


LeandroPanucci
C - F - B - E ---> C7M(4)
D - G - C - F ---> Dm7(4)
E - A - D - G ---> Em7(4)
F - B - E - A ---> F7M(#4)
G - C - F - B ---> G7(4)
A - D - G - C ---> Am7(4)
B - E - A - D ---> Bm7(4)


aonde eu queria chegar.

Richard Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


Para mim deveria ser T 4 7 10 na harmonia quartal. Já que a última voz é referente a distancia em relação a 7 e não a T.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?