Progressao de acordes, que diabos seria isto?

    Autor Mensagem
    LukeBR
    Veterano
    # dez/05


    Alguem poderia me explicar?

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    A solução p/ os seus problemas!

    LukeBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Naum achei nada! Soh achei topicos comentando sobre isso...nenhum explicacao amadora ow cosia do tipo

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LukeBR

    Uma progressão seria isso:

    Am | C | Dm |

    LukeBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    BlacK Dog
    Porque?

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LukeBR


    Uai, como assim? pq o q? hahuehuae

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LukeBR

    Cara, pega uma sequência de acordes qualquer, A D E, essa ae é da base da Rock n' roll do Zep. ...q é usada tb em uma porrada de música.

    Pronto, isso é uma progressão. Simples né?

    Essa progressão é chamada d I | IV | V. Daí vc m pergunta...pq porra?!


    Pq ela é feita dos graus I IV e V da escala de Lá maior!


    Agora, vc pode usar essa msma progressão em outros tons tb...é só ver quais são os acordes... olha no Tom de C :

    C | F | G


    Pode conferir ai...o C é o grau I...o F é o IV grau...e o G é o quinto grau...


    Tudo muito simples.

    Sobrou alguma dúvida?

    LukeBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    BlacK Dog
    aEUhuaEhu...deu pra entender alguma coisa...valew!

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    progressao eh uma sequencia de acordes?

    LukeBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    e qual eh a explicacao quando se tem um acorde diferente do maior em uma progressao?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    otavio016

    Sim.

    Fabianorenno
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    otavio016
    eh, básicamente

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    LukeBR

    Pra sacar melhor o que é progressão de acordes é bom estudar as cadências harmônicas.

    Também é legal conhecer os tipos de acordes.

    Eu fiz um tópico explicando algumas funções dos acordes

    Dê uma pesquisada.

    LukeBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Voce acha que progressao de acordes eh uma teoria basica?...Estou estudando a 1 ano e 7 meses e ainda naum aprendi isso! Achei meio estranho

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    LukeBR

    É básico sim.

    Observe nas músicas que você conhece as cadências utilizadas.

    Paulin90
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Exemplos de como conduzir as vozes pelo menor caminho, obtendo assim continuidade harmônica:

    C7M, Dm7, G7/ C7M, Cm7, F7, Bb7M, Bbm7, Eb7, Ab7M, G#m7, C#7, F#7M, F#m7, B7, Em7, A7, D7M

    Quando acorde 7ª prepara um acorde maior, pode acrescentar (9) e/ou (13)
    Quando acorde 7ª prepara um acorde menor, pode acrescentar (9) e/ou (11)
    C, E7/8, Am, C7/G, F, A7/E, Dm, F7, Bb, D7/A, Gm, B67, Eb, G7, Cm, Eb7, Ab, C7, Fm, Ab7, Bm, D7/A, G, B7, Em, G7/º


    Uma música minha q tem vários exemplos de progressão Harmônica:

    http://rapidshare.de/files/8436939/Paulin90_-_Classic_star_video.WMV.h tml

    esse assunto é muito complexo e meio dificil de entender
    procure um bom professor...

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    bote complexo nisso!

    Mario Bros.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    sim vc disse que essa eh uma sequencia de i iv v ...
    tá,mas voce pode explicar mais isso?pelo que sei não dá pra tocar aleatoriamente e fazer qualquer progressão...ou pode?
    como se acha essas progressões,o que os acordes têm em comum para formar essa progressão se alguem explicar isso acho que resolve o topico inteiro...

    macaco veio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    apesar do tópico ser bem antigo ai vai a explicação de uma vez por todas.
    - Qualquer sequencia de acordes tocada (toque um acorde depois outro e depois outro etc) é uma progressão, pois a sequencia está progredindo de acorde em acorde. Se da sentido musical e soa bem ou não ai ja é outros quinhentos.
    Para dar um sentido musical mais lógico e soar melhor as progressões mais simples seguem a ordem dos acidentes das escalas (bemois ou sustenidos) na seguinte ordem: escala de tom e acorde desse tom, proximo tom e acorde desse tom com um acidente a menos e proximo tom e acorde desse tom com um acidente a mais. exemplo: Tom: Re maior. escala maior de Re (dois sustenidos) o Tom mais proximo sera com menos um acidente, Sol maior (um sustenido) e o outro tom mais proximo La maior (3 sustenidos) um acidente a mais que Re. Estes 3 tons são chamado Tons vizinhos pois se distanciam sempre por apenas um acidente de diferença do Tom principal sendo o IV e V tom formando assim a progressao de I IV e V.
    Teoricamente se quizer fazer um solo nessa progressao aqui no caso em Re maior, se usaria apenas a escala de Re maior, porem ao passar pelo IV e V os acidentes de Re poderiam não soarem bem ao passar pelo IV e V, é por isso que se retirando as notas que são acidentadas para diferenciarem do tom de Re (acidentes do Sol e do La) diminuiria a escala de 7 notas para a escala de 5 notas chamada de pentatonica. Ou seja, solando na pentatonica não se passa pelas notas que diferenciam o IV e o V acorde do I. (não erra o solo).
    Como temos aqui apenas 3 acordes maiores e temos para esses 3 acordes maiores seus 3 acordes relativos menores, teremos 6 acordes. Como o total de acordes são 24 (12 maiores e 12 menores) Estes 6 formam a base da maioria de todas as progressões basicas. Para resumir de um jeito mais facil se divide as progressoes em tres regras basicas:
    1- regra da primeira, quarta e quinta.
    2- regra dos relativos da primeira, quarta e quinta.
    3- regra dos Tons afastados (vizinhos em nome).
    ai vai a terceira regra: Tons afastados (dois acidentes de diferença) ex: em Re maior sera Do maior (vizinho de nome abaixo) e Mi maior (vizinho de nome acima). agora em vez de 6 temos 8 acordes que formam a base de todas as progressoes. É possivel tambem entrar os relativos desses afastados. Enquanto mais vai aumentando o numero de acidentes mais vai distanciando o proximo tom do tom I (tom principal da musica) e menor as chances desses acordes entrarem na musica dando sentido musical sem ficar uma mudança de sonoridade muito catastrofica. (É tão simples e fazem a maior confusão e inventam uma porrada de nomes).

    Mario Bros.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    nossa cara acho que só complicou...num tem como alguem dar uma explicada geral e de um jeito q dê pra entender?

    Mario Bros.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    null
    pessoal vejam isso...será que eh a mesma coisa?eu estou querendo aprender a compro musicas,tipo a letra eh de menos o que preciso saber eh como fazer a melodia,já sei sobre campo harmônico mas minha dúvida eh isso:por exemplo a música lenha do zeca baleiro
    ela tem a sequencia de acordes C G F C ,como essa progressão foi formada?existem outros tipos de progressão? e por ai vai...

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://tinyurl.com/2ag33dx

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progressao de acordes, que diabos seria isto?