Notas dos Acordes

    Autor Mensagem
    Arielmusic
    Veterano
    # set/11


    Dae galera!!
    entao, estou estudando apejos e como a pentatonica, no começo eh uma DROGA!..
    mais em fim, queria saber as notas dos acordes!
    por exempo:
    o D: A, D, F#
    mais eu queria de TODAS as notas inclusive as menores!!
    Valeu!!

    Carregando
    Veterano
    # set/11
    · votar


    um acorde é formado por Tônica, Terça e Quinta..

    acorde menor tem Terça menor.



    agora divirta - se encontrando :)

    The Dark Shape of Pentatonics
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Arielmusic

    cara, o cifra club tem umas video aulas sobre teoria que podem ser bem úteis quanto a formação de acordes (que é saber quais notas levam cada acorde). Agora se vc num quiser ver um vídeo tem, tem um jeito muito mais trabalhoso: procure na net por alguma mapa das notas no braço da guitarra, e depois é só ver quais notas vc pega em cada acorde.

    The Dark Shape of Pentatonics
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Carregando

    cara, num sei se o que eu vou falar tá certo, se tiver errado, peço desculpas, mas enfim... até onde eu saiba o intervalo de quinta corresponde a terça da terça. No acorde maior seria: tônica, terça maior e terça menor. no acorde menor seria: tônica, terça menor, terça maior.

    enfim, isso que eu falei faz algum sentido?

    daniels07
    Veterano
    # set/11 · Editado por: daniels07
    · votar


    The Dark Shape of Pentatonics
    O intervalo de uma terça maior para a quinta do acorde é de um terça menor, mas você não pode falar que no acorde menor seria Tônica, Terça Menor e Terça Maior.
    Você ta confundindo o intervalo entre cada nota com o arpejo do acorde.
    @edit
    Você tem que ver o intervalo das notas em relação á nota tônica... Por exemplo:
    O acorde de C (dó maior) possui o arpejo C-E-G (tônica, terça e quinta). O G não é terça menor de C, e sim de Em! É isso que você ta confundindo.

    Arielmusic
    Se você já sabe como é composto, descubra no braço! Melhor do que decorar é entender. Se a gente escrevesse tudo certinho pra você, quando precisasse você viria consultar, e não procuraria no braço, o que é um ótimo exercício para memorizar as notas do braço.

    Carregando
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Carregando
    · votar


    The Dark Shape of Pentatonics


    só é usado nas explicações pra facilitar pra quem está aprendendo mesmo...

    encontre a terça da tônica, e depois a terça da terça, que o acorde está formado..


    agora dizer que um acorde é formado por Tônica, Terça maior e Terça menor não faz sentido, certo?

    ae se usa a Quinta.

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Maatheeuuss
    · votar


    The Dark Shape of Pentatonics

    O que ele quis dizer é que na formação de acordes a gente tem a tônica (ou fundamental) a terça da fundamental e a quinta da fundamental, que por sua vez é a terça da terça

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mais eu queria de TODAS as notas inclusive as menores!!


    "Guitarrista que quer tudo nas mãos não vai longe"

    Leia, se ofenda agora, amanhã você entende e depois você repassa.

    Tem umas vídeo-aulas aí no próprio cifraclub. No mais, procura saber sobre formação de acordes. Mas posso te adiantar uma parada

    Acordes maiores:

    Tônica + 3ª maior + 5ª justa

    Acordes menores:

    Tônica + 3ª menor + 5ª justa

    Acordes aumentados:

    Tônica + 3ª maior + 5ª aumentada

    Acordes diminutos:

    Tônica + 3ª menor + 5ª diminuta

    (todos os intervalos em relação à tônica)

    Buja
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Buja
    · votar


    airguitar
    cara...ajude um sujeito com pouca teoria musical
    vamos exemplificar: quando vc diz

    Acordes maiores:
    Tônica + 3ª maior + 5ª justa
    Acordes menores:
    Tônica + 3ª menor + 5ª justa


    voce está dizendo: exemplo em C maior

    C
    Tonica: C
    3ª maior: E
    5ª justa: G

    agora

    Am
    Tônica: A
    3ª menor: C#
    5ª justa: E

    ok...o que seria esse 3ª menor ai em cima: seria C#m? Mais ai ao meu ver nao tem nada a ver com o Am.
    Seria entao Cm (meio tom abaixo do C#m)? Tambem nao entendi. E como uma nota seria maior ou menor? Isso nao é atributo de acorde? Para notas so podemos definir em sustenido e bemol? E o que significa esse 5° justa?

    Cara, eu sei, preciso estudar, mas nunca tive tempo pra isso. Poderia explicar isso ai se puder? Desculpe por tantas perguntas. Valeu cara.


    o/

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Buja

    Então cara, é mais ou menos assim.

    O intervalo de 3ª menor corresponde a 1 tom e meio. Então fica assim

    Am

    Tônica: A
    3ª menor (1 tom e meio a partir do lá): C
    5ª justa (3 tons e meio a partir do lá): E

    Com relação a nomenclatura de 'menor', na verdade a nomenclatura não está relacionada as notas, e sim ao intervalo só. A terça menor de A é C, não Cm. Como você mesmo disse, 'menor e maior' são atributos de acordes. Portanto, o 'menor' NESSE CASO só nomeia o intervalo, não a nota.

    5ª justa é o nome dado ao intervalo de 3,5 tons a partir de uma nota.

    Dá uma pesquisada rápida em intervalos musicais, não é difícil, se quiser, eu posso te passar uma tabelinha que eu fiz no meu caderno.

    Só pra reforçar.

    (se tratando de intervalos) 'menor' e 'maior' não são caracteristícas das notas, e sim dos intervalos. Não são as notas que são maiores ou menores, sim os intervalos.

    5ª justa é só a nomenclatura para o intervalo de 3,5 tons.

    Buja
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Buja
    · votar


    airguitar
    cara...que bela explicacao....ja ficou bem mais facil de entender....pretendo estudar sim...so nao sei o melhor material pra iniciar....quando acho um materia de iniciante...sempre comeca no blah blah albha infantil....tipo....existem 12 notas musicas...do...ré...mi..fa..........acordes menores sao tristes...acordes maiores sao alegres......isso é uma bostaaaaaaaaa (foi mal o palavriado)

    agora quando procuro algo mais completo ja aparece coisa de quem tem ouvido absoluto...tb nao da....eu sei ler e escrever relativamente bem partituras em clave de fá e sol, mas nao conheco a teoria...tudo que aprendi foi na base do racha-cuca

    valeu cara

    o/

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Buja

    Relaxa bro, estamos aprendendo juntos auhauahua
    Ainda tem mais alguma dúvida? Se quiser eu posso explicar mais detalhadamente, ou outros assuntos..

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Maatheeuuss
    · votar


    Olha aqui pessoal, prá quem não entende muito bem essa parte de formação de acordes, o Philippe Lobo, do cifraclubtv, dá uma aula magnífica justamente sobre esse tema, começando com intervalos e indo até acordes invertidos. Prá quem tiver curiosidade e acima de tudo interesse, vai lá na página que vale a pena, ele explica muito bem.

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    "Guitarrista que quer tudo nas mãos não vai longe"

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=search


    Regras do Fórum Cifra Club
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Notas dos Acordes