Ar condicionado x guitarras (já usei a busca)

Autor Mensagem
Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


kiki
sem querer ofender ninguem aqui, se sua casa é quente, a culpa é dos arquitetos/engenheiros que a construiram e nao souberam torna-la confortavel...

Cara, sem querer ofender, mas se tú fala isso é porque nunca morou no Mato Grosso, onde a temperatura no meio do dia chega aos seus 37º brincando!! Na capital (que fica relativamente próxima daqui) chega aos seus 40º durante o dia facilmente tendo picos de até 47º às vezes.

À noite, mesmo lá pra umas 11 da noite as paredes da casa ainda estão bem quentes, e ventilador só serve mesmo pra jogar o vento quente na cara, porque pra refrescar é que não é.

Então, você não sabe o que diz!

kiki
Moderador
# jan/08 · Editado por: kiki
· votar


Fermc
desculpe, não sei o que é morar no mato grosso, infelizmente nunca tive a chande conhecer, quem sabe um dia. não sei o que digo sobre o clima, mas sobre a construção sei sim.

tenho certeza que se fossem tomados os devidos cuidados, seria possivel sim conseguir um conforto muito melhor sem a necessidade de utilizar ar condicionado.

o problema é que constroi-se as mesmas casas em qualquer lugar do brasil, em qualquer clima, e acaba que não ficam boas pra nenhum. o mesmo vale pra outros tipos de predio...

À noite, mesmo lá pra umas 11 da noite as paredes da casa ainda estão bem quentes, e ventilador só serve mesmo pra jogar o vento quente na cara, porque pra refrescar é que não é.

se houvesse uma simples proteção para a parede, como um avanço do telhado, impedindo que ela tomasse sol o dia todo, ela não estaria quente de noite.
melhorar na construção otimizaria inclusive o uso do ventilador e do ar condicionado.

desculpe, estou desvirtuando um pouco o topico, mas é que não me agrada essa mania de ar condicionado... mas se tem, use moderadamente.

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
eu uso ar aki..transporto a guitarra de dentro pra fora direto..e naum empena nada! nada msm!
ate na oficina do luthier tem!

CaioPrimo
Veterano
# jan/08
· votar


doomer
Lembrando que em estúdios, nao se usa ar condicionado e sim climatizadores de Ar, que são diferentes e creio que nao degradam os instrumentos

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
no seu caso ai..deve ter outra coisa junto..ar condicionado num estraga braço nenhum nao!

MarcosBorba
Veterano
# jan/08
· votar


uns dizem q sim, outros q não, mas como o melhor remédio eh a prevenção então USE CAMISINHA =]

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

Cara, realmente se fosse bem projetada ajudaria bastante, mas não chegaria nem perto de resolver o problema. Só morando aqui pra acreditar!!

Sabe o que é você colocar um ventilador no pé da cama, na velocidade máxima, só pra você, ficar descoberto e ainda acordar de 5 em 5 minutos de tanto calor e ver que a sua roupa está completamente molhada de suor e grudada no seu corpo...

Pra você ter uma idéia, aqui em casa a gente toda noite coloca o ár condicionado quase que no máximo e ainda liga o ventilador de teto em 80% da velocidade máxima.

O ventilador a gente liga por dois motivos:

- O primeiro é na verdade só o ár condicionado ainda não da conta, pois o quarto só vai ficar realmente gelado lá pra umas 2:30 da manhã se você liga-lo umas 23:00.

- Aqui onde você está tem que ter um ventilador, e com isso a gente vicia no barulho do ventilador e no vento. Não tem como dormir sem vento e sem barulho de ventilador.

É brava a coisa aqui!! O dia que você vir pra cá você vai ver!! Pra se ter uma idéia, todo mundo que vem de São Paulo, Rio Grande do Sul e essas regiões mais frias (como foi o meu caso) ficam pelo menos uma semana incapacitada de fazer qualquer esforço físico!!

O pessoal fica completamente largado... Ficam o dia inteiro no sofá e não conseguem nem limpar a casa, ou andar algumas centenas de metros na rua e etc.

axleWs
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc

cara, num é questão de discordar, com certeza acontece isso, só acho exagero saca, pode acontecer com vc por causa da temperatura de mato grosso (já morei no sudoeste de goiás e sei como é quente, imagina ae), mas acho que uma simples solução seria um bagzinho pra proteger ela da ação do ar condicionado, mas é uma idéia..

mas realmente, centro-oeste é o portão interior do inferno, hehe

abraços, e desculpa pela "discussãozinha"

Koisa
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, de boa,eu nao tenho guitarra, tira o ar e da pra mim.. Primeiramente a guitarra, depois o calor xD

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fermc
Cara, realmente se fosse bem projetada ajudaria bastante, mas não chegaria nem perto de resolver o problema. Só morando aqui pra acreditar!!
cara, da sim... mas precisa quebrar um pouco a cabeça. é gastar mais no projeto e na construção pra economizar depois na energia.

mas esse lance de ficar lesado por causa do calor eu sei como é... ja passei por isso em algumas cidades... e pelo visto ai é pior.

mas mais um motivo para (voltando ao tema do topico) maneirar no ar condicionado, por que as variações de temperatura são maiores.

eu lembro quando estive em salvador, num veraozao de rachar, e em quase todas as lojas que eu entrava tinha ar condicionado ligado forte... isso me deu uma dor de cabeça... da altos choques termicos na gente.

- Aqui onde você está tem que ter um ventilador, e com isso a gente vicia no barulho do ventilador e no vento. Não tem como dormir sem vento e sem barulho de ventilador.
hauahuhauahua

axleWs
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

é vdd cara, vicia o barulho, é estranho, morava num lugar mais quente que o atual, quando vim para cá no inverno) não ligávamos os ventiladores, dae ligávamos os sons XD

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


axleWs
ah, cada louco com as suas manias!

outro dia tava eu e uma amiga batendo papo, e uma outra dormindo... a gente falando baixinho com medo de acordar...

quando a gente parou de falar, ela acordou, e disse que a conversa tava relaxante, e que ela acordou por que parou.

vai entender ne?

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
hahha...eh assim msm..
eu nao gosto de som alto pra dormir..mas qdo to com mto sono..acabo dormindo com som alto..e se alguem desliga..eu acordo na hora! hehe

CaioPrimo
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
mtu comedia

Meu PC faz 1 baruiu lascado, eu dexo baxando coisas ai qdo acaba ele desliga sohzinho qdo ele desliga eu acordo -.-"


sem sair do assunto do topico 1 climatizador de ar faz bem =)

Koisa
Veterano
# jan/08
· votar


eh

blima
Veterano
# jan/08
· votar


1- guitarra deve ficar sempre em case quando não está sendo usada, ponto final.

2- ar condicionado não é polo norte instantaneo, manera na regulagem senão não só vai fazer mal pra guitarra como pra voce tb...

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


axleWs

Quando eu mudar pra algum lugar frio eu vou gravar em um CD o som do ventilador!! heuiaheuiahiue

Soulface
Veterano
# jan/08 · Editado por: Soulface
· votar


É só manerar na regulagem do ar condicionado.
Sua guitarra, sua saúde e o meio ambiente agradecem.

No verão, 24, 25ºC é o suficeinte pra se manter o ambiente agradável sem maiores danos posteriores.

E outro detalhe...
A falta de umidade é tão nocivo para a madeira qnto o excesso dela.
O ideal é manter a umidade controlada. Se possível, com um umidificador de ar.

karil marx
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface

falou tudo

axleWs
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface

não que eu discorde, mas que isso é poco é xD, dá pra esfriar mais.

Fermc

hehe, 1hora no mp3 é o suficiente, uehiehie

blima

ninguém tem dúvida de que case é o melhor, mas nem todos tem dindin

doomer
Veterano
# jan/08
· votar


Solução:

Eu não aguento dormir com esse calor dos infernos, então vou botar a guitarra no case.

Quanto a tirar as guitarras do quarto, essas não saem do quarto, estão "acostumadas" com ar condicionado, são para eu tocar em casa.
As que "saem" ficam em outro quarto.

Mas o que é pior? Calor+humidade ou ar condicinado?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


doomer
Mas o que é pior? Calor+humidade ou ar condicinado?

depende da dose...

Quanto a tirar as guitarras do quarto, essas não saem do quarto, estão "acostumadas" com ar condicionado, são para eu tocar em casa.
As que "saem" ficam em outro quarto.

isso pra quem tem mais de uma... =p

doomer
Veterano
# jan/08
· votar


Em geral eu deixo por volta d 20 graus celsius.

Com as chuvas e o clima úmido, acho que nesta época não precisa de umidificador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ar condicionado x guitarras (já usei a busca)