Review: Biografias de Hendrix e Clapton

Autor Mensagem
marcio_smdo
Veterano
# jan/08


Bom, de início fiquei em dúvida do lugar correto para este tópico, mas, por se tratarem de dois guitarristas, achei que este era o local apropriado.

Acabei de ler duas biografias: "Jimi Hendrix", escrita pela jornalista Sharon Lawrence e "Eric Clapton - A Autobiografia". Gostaria de compartilhar com vocês as minhas impressões sobre as duas publicações.

Como o texto ficou grande, estou dividindo em vários posts.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


No primeiro livro, temos a história de Hendrix narrada desde a infância pela jornalista e correspondente da UPI Sharon Lawrence, amiga e confidente de Hendrix, que o conheceu na primeira visita deste aos Estados Unidos após a formação do Experience na Inglaterra.

Não se trata de um trabalho de investigação jornalística, mas sim um relato carinhoso, e por vezes condescendente, da vida do ser humano e do ídolo Hendrix, tendo por base vários encontros, correspondências e telefonemas trocados pelos dois ao longo dos anos.

Nele vemos desde o início de sua ascenção, onde um jovem tímido, humilde e gentil cheio de idéias e projetos é recebido e tratado como igual pela "nobreza" da música da época. Gente como Paul McCartney, Mick Jagger e Eric Clapton rapidamente se renderam ao seu talento e fez dele um amigo.

Mais pro final vemos um Hendrix deprimido, cansado da enorme quantidade de apresentações, insatisfeito com os músicas com quem tocava, explorado por um sem número de falsos amigos e parentes, e amarrado a péssimos contratos firmados em início de carreira. Más influências são citadas em vários pontos da narrativa além dos problemas com álcool e drogas.

Uma interessante teoria a cerca da morte dele e também do papel de Monica Danneman, a jovem que o acompanhava na sua noite final, são apresentadas pela autora.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


Nos últimos capítulos, a autora trata da enojante disputa pelo legado e pela herança de Hendrix e da guerra de vaidades que surgiu.

Para quem não sabe Monica Danneman, uma espécie de Adriane Galisteu daqueles tempos e que posteriormente foi companheira do guitarrista Uli Jon Roth por vários anos, suicidou-se após perder uma batalha judicial com outra antiga e reconhecida namorada de Hendrix, e de travar uma ácida discussão por telefone com a autora do livro.

Também é revelado o fato que a "irmã" de Hendrix e administradora de seu patrimônio, Jane Hendrix, não possui nenhum laço de sangue com ele. O único irmão de sangue de Hendrix, Leon, com quem este foi criado, no entanto, não tem nenhum poder sobre o legado, tendo sido deserdado pelo pai, aparentemente sob influência da irmã adotiva.

Ao longo do livro as opiniões de Hendrix sobre vários assuntos, seus planos, e a sua forma pessoal de ouvir a música são expostas de forma muito interessante. Apesar disto, a autora não deixa de emitir sua opinião sobre os fatos.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


Já Eric Clapton - A Autobiografia mostra-se uma leitura mais atraente, pelo fato de cobrir um período histórico muito maior, por ser escrita pelo próprio Clapton e de ter um final feliz.

O livro traz inúmeras curiosidades sobre sua carreira, sobre as relações com outros músicos, e também sobre a formação e o fim de várias bandas.

Algumas partes, no entanto, são realmente muito difíceis de ler. Clapton não se poupa e expõe todas as suas falhas como ser humano, e assume a responsabilidade por vários eventos que o prejudicaram e a outras pessoas ao longo da sua vida.

Seus tratamentos contra o alcoolismo e consumo de heroína, as separações e principalmente a perda do filho são muito tristes. Não consegui ler o capítulo sobre a morte do filho de uma vez; levei uns dois dias pra encarar.

Existem momentos de sua vida que ele mal lembra devido ao consumo pesado de álcool e drogas diversas.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


O livro também está repleto de momentos felizes e divertidos como o esforço de Paul McCartney para compor Yesterday nos bastidores de um clube, e um show bizarro da Plastic Ono Band onde ele participou a convite de Lennon.

Tem também o constrangimento que ele passou numa participação num álbum da Aretha Franklin por não saber ler música, e os esporros dados pelo George Harrison e pelo Pete Townshend, devido a umas molecagens que ele aprontou.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


O que mais gostei foi ver o Eric Clapton sobreviver para contar a sua história e de vê-lo hoje como um chefe de família e pai dedicado, fortemente engajado em causas sociais.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


Uma coisa que me chamou a atenção nos dois livros foi a amizade entre os músicos de várias bandas, incluindo algumas de estilos totalmente diferentes, sem nenhum tipo de preconceito ou restrição.

Às vezes leio aqui no fórum algumas discussões realmente bobas entre fãs deste ou daquele músico, cada um empunhando a bandeira de uma rivalidade que na prática nem existe.

Bom, estas foram as minhas impressões. Se alguém tiver lido algum dos livros e puder comentar, ou quiser alguma informação adicional é só postar aqui.

Abraço

Slowhand-
Veterano
# jan/08
· votar


Li só o do Clapton, justamente pq achei interessante ser uma AUTObiografia.

Clapton não se poupa e expõe todas as suas falhas como ser humano

Isso realmente é bem bacana do livro, foge daquilo "olha pra mim como eu sou bom".

amizade entre os músicos de várias bandas, incluindo algumas de estilos totalmente diferentes, sem nenhum tipo de preconceito ou restrição
Isso é verdade man, muitas bandas surgiam naquele período e muitas acabavam se cruzando, frequentando os mesmos pubs, enfim, e isso acabou gerando muuitas parcerias que realmente marcaram.

Eu achei um livro bem interessante, fãs e pessoas que desejam conhecer mais deveriam ler, vale a pena. Bate uma reflexão de que apesar de clapton ser god, também há seu lado humano =]

warmlock
Veterano
# jan/08
· votar


Pow, eu atras de umas biografias desse tipo, de guitarristas e tal..

Qual me aconselham..além dessa do Eric Clapton??

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


Slowhand-
Isso realmente é bem bacana do livro, foge daquilo "olha pra mim como eu sou bom".
Foi uma das coisas que me cativou. Imagino que a terapia contra o alcoolismo tenha contribuído muito pra essa atitude "pés no chão".

Abraço

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


warmlock
Irmão, essa do Hendrix é muto boa também. Acho que está menos de R$ 40. A do Clapton, na minha opinião, é melhor.
Sai por menos de R$ 50.

Estou pesquisando pra ver se tem algo do Rory Gallagher, outro guitarrista que gosto muito. Estou escutando "Deuce" agora que é show de bola.

Abraço

mlorenzo
Veterano
# jan/08
· votar


Eu ainda não terminei de ler a do clapton. Gostei muito dos primeiros capitulos. Sair por aí, lutando pra conseguir grana somente tocando. E ir ganhando reconhecimento, conhecer os idolos. FODA.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


mlorenzo
Londres tinha um cenário musical foda naquele momento. O cara tinha muitos méritos, claro, mas também estava na hora e lugar certos pra coisa funcionar.

warmlock
Veterano
# jan/08 · Editado por: warmlock
· votar


marcio_smdo
Vc conheçe alguma tipo Jimmy Page..ou algo dos beatles..sei lah??

spACE
Veterano
# jan/08
· votar


jimmy page n tem, eu li a do Clapton, Gene Simmons do Hendrix to lendo agora, tem tmb uma sobre o pink floyd acho, tem tmb do Kurt Cobain entre varias outras

PanthFinder
Veterano
# jan/08 · Editado por: PanthFinder
· votar


Alguém ai ja leu do Kurt Cobain ou do Slash??

Tem do Pink floyd e Jimmy page???

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


warmlock
Cara, não conheço. Se essas venderem bem de repente lançam outras por aqui.

spACE
do Hendrix to lendo agora,
Você está lendo a que eu citei?

Abraço

PanthFinder
Veterano
# jan/08
· votar


http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/noticias/ultimas.asp? noticiaID=4128

Caubyyy
Veterano
# jan/08
· votar


Qual o nome do livro do clapton?

Caubyyy
Veterano
# jan/08
· votar


Achei

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1 989490&ID=BD0C56E77D80115140B270985

PanthFinder
Veterano
# jan/08
· votar


Ja traduziram??

PanthFinder
Veterano
# jan/08
· votar


??

Sir Cam
Veterano
# jan/08
· votar


A do Clapton é boa demais, leiam.

keith harrison
Veterano
# jan/08
· votar


Também li a do Clapton. O livro é bom, mas para os que estão pensando em comprar, é bom deixar bem claro que o livro buscou antes de tudo mostrar como ele se sentia (angústias, alegrias, dúvidas, etc.) ao longo de sua vida, tendo como pano de fundo a parte musical, não é um livro de como ele compôs e arranjou as músicas, como criou os solos, como eram os ensaios e idéias para músicas etc. Isso é citado mas não é o principal. O que quero alertar com isso, não vá pensando que vai saber como foram os shows, como eram as gravações, porque gostava de tal guitarra ou de outra, etc. Isto você vai ter de buscar em outras fontes.

abraços

PanthFinder
Veterano
# jan/08
· votar


keith harrison
hm..

Slowhand-
Veterano
# jan/08
· votar


keith harrison
mas ele até fala suas opções por gibson, como conheceu as stratos, como tirava som com seus valvulados, como surgiu a blackie e tal, embora não seja o foco principal ele conta, afinal é parte da vida dele

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


Ouvi dizer que a biografia do Clapton é ótima.
Se bobear, vira filme (na onda do I'm Not There).

Slowhand-
Veterano
# fev/08
· votar


maggie
Tem chances mesmo... Acho que ia ser legal pra quem não conhece (esses filme sempre fazem sucesso no cinema), mas eu, e quem mais for fã, provavelmente não vai gostar, pq as adaptações p/ cinema sempre ficam toscas...

pacificpoker
Veterano
# fev/08
· votar


n li o topico inteiro... mas vou deixar minha opiniao...

o engraçado do livro é que ele fala com mta naturalidade dos artistar ao redor dele...

tipo:" ai agente tava no camarim esperando pra entrar no show quando aparece o lennon e o paul maccartney... perguntando se a musica let it be que eles tavam fazendo estava ficando boa... "

tipo... a mesma coisa no yesterday... que n tinha letra e tal

marcio_smdo
Veterano
# fev/08
· votar


pacificpoker
tipo:" ai agente tava no camarim esperando pra entrar no show quando aparece o lennon e o paul maccartney... perguntando se a musica let it be que eles tavam fazendo estava ficando boa... "
Cara, essas situações são muito engraçadas. Tem também o George Harrison trabalhando na "Heres Comes The Sun" e o Clapton de bobeira assistindo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Biografias de Hendrix e Clapton