Pequena duvida !

Autor Mensagem
edilsonaragaojr
Veterano
# jan/08
· votar


Bom galera, vou tentar explicar da melhor maneira possível...mas posso estar enganado, afinal todos erram, vou dizer como EU penso, okay? No caso, a música é Em-C-D...Alguém aí disse q a música está no tom de C maior neh? Bom...Vc ateh poderia pensar isso, mas pensando um pouco melhor não tem fundamento...vamos entender o porquê:

1.) Não é regra geral, mas a maioria das músicas começa no tom...Se a progressão é Em-C-D, vc jah deve suspeitar q a música está em "Em", não em C...Okay? Mas como ter certeza?

2.) Há vários meios, mas o melhor é analisar como os acordes estão relacionados e tentar visualizar o campo harmônico de origem....

3.) Se vc encarar a música como pertencendo ao tom de "Em" seria equivalente dizer que ela pertence à tonalidade de "G" (pois esse é o seu relativo maior, obtido a partir do relativo menor acrescentado de um tom e meio...)

4.)Beleza, sabemos q a música está na tonalidade de G...Então quais seriam as funções dos acordes Em-C-D...???Bom, "Em" é óbvio, seria o VI grau (eólio), ou relativo menor...O acorde C seria o IV (lídio) e o acorde D o VI grau (mixolídio)...Vc percebe como a abordagem foi perfeita???

***Lembrando que os modos maiores são derivados do modo Jônio (I grau)
Modos maiores= I IV V (jônio, lídio, mixolídio)
***Lembrando q os modos menores são derivados do modo eólio (VI grau)
Modos menores= II III VI VII (dório, frígio, eólio, lócrio)

5.) Perceba q não teria como ser outro campo-harmônico, pois o acorde "Em" sendo menor, só poderia ser do II, III, ou VI grau...Se ele fosse do II grau (dórico), equivaleria dizer q o tom seria D...entretanto, se o tom fosse D...O acorde de C não estaria na progressão da música, no lugar dele estaria um Cm (equivalente ao VII grau, que é obrigatoriamente menor). Da mesma forma, se o acorde "Em" fosse do III grau, não haveria o acorde D, mas sim Dm (equivalente ao segundo grau, que é obrigatoriamente menor). Então essa porra de acorde só pode ser do 6o grau!!! Hehhehehehe, brincando galera...;)...Sendo ele do VI grau (eólio) podemos encontrar o resto da campo harmônico simplificado, que ficaria assim:

Campo Harmônico Maior:
G Am Bm C D Em F#m

I- II- III- IV- V- VI - VII

6.) Descartamos, portanto, a possibilidade de o tom ser C, pois se o fosse, o campo harmônico seria:

C- D- E- F- G- A- B

7.) Feito isso podemos ter certeza da tonalidade da música e saber em quais modos poderíamos improvisar:
Sendo a música da tonalidade de G, podemos improvisar em:
G(jônio)
A(dório)
B(frígio)
C(lídio)
D(mixolídio)
E(eólio)
F#(lócrio)
*********************
Entretanto, isso não significa q vc soh pode improvisar aí...dependendo da intenção q vc kiser dar a uma música, vc poderá usar qualquer um dos modos maiores I IV V (G C D) com a intenção de Jônio por exemplo, pois eles são maiores!!!! Dando uma "intenção", dependerá do seu ouvido...O q não fica tão legal eh vc fazer um G dório, pois aí seria forçar a barra, pois o modo dório é menor...aí vc estaria modificando uma terça maior para terça menor, o q gera um conflito...Agora do jeito q eu falei antes dah pra fazer...

Bom galera, eh isso...Abraço aí, no q eu puder ajudar, estamos aki...Desculpem aí qualquer erro, afinal de contas, errar eh humano...

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
· votar


edilsonaragaojr
Isso! exatamente oq eu tentei dizer, mas a sua explicação ficou bem melhor e mais detalhada! hehehe
Gostei mtu, ja consegui resolver minhas duvidas...
Vlew ! :D

edilsonaragaojr
Veterano
# jan/08
· votar


Homem Palheta
De nada cara, soh tou retribuindo o q eu aprendi aki mesmo nesse fórum...Na época em q haviam pessoas interessadas a ajudar os outros, como o mestre panucci...Hj em dia, vc abre um tópico com uma dúvida como a de v6 aí vem um bando de idiota zoar, quando na verdade soh zoam pq não sabem responder as dúvidas de teoria aí pra não ficar por baixo tentam tirar os outros...dah raiva dessas coisas, se fosse um tópico do chimbinha ou de alguma guitarra da linha nova da ibanez, ou então um tópico "comprei minha guitarra nova" ia encher de baba ovos...Mas eh isso aew cara, o q vc precisar e eu souber pode perguntar...o q a gente não souber estuda neh? Agora eu aprendi tudo de teoria soh aki mesmo pelo fórum...Hj em dia eh q tah difícil aprender alguma coisa aki...

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
· votar


edilsonaragaojr
Complicado neh kra? =/
Sei bem como eh, pois acompanho esse forum a mtuuuu tempo! As coisas naum andam mtu bem.. mas de qualquer jeito, obrigado, qualquer duvida q vc ou outra pessoa tiver, eu tb vou tentar responder pra ajudar a galera aqui! :D

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


mas no caso...todos modos aki tem as mesmas notas?
G(jônio)
A(dório)
B(frígio)
C(lídio)
D(mixolídio)
E(eólio)
F#(lócrio)

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


edilsonaragaojr
Eu poderia usar jonio, lidio e mixolidio de G?

ja q a tonalidade eh G, e esses 3 modos sao maiores!

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Isso mesmo!
pode usar jonio, lidio e mixo de G.. ai vc veria a diferença de sonoridade de cada modo

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


Homem Palheta
valeu ai amigo..obrigado mesmo..
e desculpa se atrapalhei seu tópico...eh q deu duvida..eu fico loko heheh|!
abraço!
acho q entendi tb!

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
hehehe de boaaa!
naum atrapalhou nada naum! foi bom pra resolver tudo de uma vez =]
abraço kra!

edilsonaragaojr
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Estamo aki pra eh pra tentar nos ajudar mesmo...Vc perguntou se eram as mesmas notas...Sim, são as mesmas notas, soh q começando de um "ponto de partida diferente", o que jah eh suficiente para dizer q se tratam de escalas diferentes; pois, apesar de terem as mesmas notas, possuem intervalos característicos...Se vc não tiver entendido, fala q eu tento explicar melhor, okay???

pelicano
Veterano
# jan/08
· votar


edilsonaragaojr

Pra eu usar uma escala num tom diferente da música , é sempre assim , usando escalas que possuem as mesmas notas da escala daquele tom , mudando apenas a posicao dos ssemi-tons dentro da escala?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequena duvida !