Pequena duvida !

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Homem Palheta
Veterano
# jan/08 · Editado por: Homem Palheta


Opa galera!
sou novo aqui mas acompanho o forum a bastante tempo!
resolvi fazer o cadastro pra tentar resolver algumas duvidas e tb pra ajudar quando eu puder! :D
bom, ai vai..

analisando uma musica, por exemplo..

Que País e Este

Acordes: Em, C, D
Tom: G

Em -> T, 3m, 5J -> E Dorico, E frigio e E eolio
C -> T, 3M, 5J -> C Jonio, C Lidio e C Mixo
D -> T, 3M, 5J -> D Jonio, D Lidio e D Mixo

teoricamente estes seriam os Modos utilizados??

pelicano
Veterano
# jan/08
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Cara eu não entendo muito não , mas tenho muito interesse no assunto, então vou falar baseado no que tenho lido.

Ex: a música está no tom DÓ .

O acorde à ser tocado é o RÉ menor .
Então utilizariamos a escala RÉ dorico , pois as notas seriam as mesmas da escala de DÓ , mas teria outro efeito.

É claro que poderiamos usar outras escalas,mas acredito que esse seja um o príncipio . Oque acha?

pelicano
Veterano
# jan/08
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Dei uma analisada no seu exemplo , baseado no que escrevi e, cheguei à uma conclusão que gostaria de saber se está correto.

Tom:G maior
Escala de G maior : G-A-B-C-D-E-F#-G

No acorde de Em , se você usasse o E dórico,estaria tocando as seguintes notas:
E-F#-G-A-B-C#-D-E
Estaria entrando o C# que não faz partye da escala de G maior.

Agora, se no acorde de Em você usasse o E Eólio,tocaria as seguintes notas:
E-F#-G-A-B-C-D-E
Ou seja , as mesmas notas da escala de G maior,mas com um efeito diferente no solo.

Caso eu esteja enganado ,por favor me perdoem e me corrijam.

toty
Veterano
# jan/08
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Homem Palheta
vc é irmão do homen cueca??

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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pelicano
Bom..
Naum sei mtu bem tb! hehehe
mas pelo oq estudei até hj, acho melhor analisar pelas Triades
por exemplo..
A musica está no tom de G maior, o acorde Em possui a T, 3m e 5J
Como eh um acorde menor, vc usaria os modos menores.. Dorico, frigio e eolio... as notas que diferenciam esses modos da escala maior natural de G que dariam um efeito na musica.. acho q eh isso..
mas ainda estou em duvida hehehe!

toty
Naum sou irmão dele naum, na correria eu escolhi esse nick mas nem lembrava do homem cueca aqui do forum hehehe

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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pelicano
Ah, outra coisa! Tocando G Jonio ou E Eolio vc estaria tocando a mesma escala mas em uma posição diferente no braço da guitarra

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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Mais ninguem? =/

Luiz Rhoads
Veterano
# jan/08
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Homem Palheta
Acordes: Em, C, D
Tom: G

Em -> T, 3m, 5J -> E Dorico, E frigio e E eolio
C -> T, 3M, 5J -> C Jonio, C Lidio e C Mixo
D -> T, 3M, 5J -> D Jonio, D Lidio e D Mixo

teoricamente estes seriam os Modos utilizados??



Pelo que sei, esse pensamento esta certo sim. Mas tudo dependeria muito da intenção que voce pretende dar ao solo/improviso.

Acho que se voce utilizasse os acordes com algumas extensões, como uma 7ª seria melhor. Tudo que ja estudei de modos gregos foi em cima de tétrades.

Por exemplo, se utilizasse o Em com uma setima (no caso a sétima de Em seria D) gerando o acorde Em7, a escala de E dórico seria uma ótima opção para seu solo/improviso, já que ela soa muito bem quanto tocada em um acorde m7.

(se eu tiver dito algo errado, peço que me corrijam)

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/08
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Homem Palheta

exemplo: a música está em G

se vc tocar E eólio enquanto a música estiver em um acorde G, terá a sonoridade de G jônio. Só terá a sonoridade de E eólio se no exato momento estiver tocando um acorde E

fui claro?

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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Luiz Rhoads
Entaum, acho q nosso raciocinio eh o mesmo, só q analisei por triades... =)

JUNINHO AFRAM
Mtu claro, mas tocando E eolio mesmo em cima de outro acorde a sonoridade obtida seria da escala maior ( G Jonio ), pois são as mesmas notas... naum acha?

Juliano P
Veterano
# jan/08
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Deixa eu perguntar tb

resumindo tudo...qualquer escala q eu use tem q ter apenas essas notas E F# G A B C D ???
as outras só usando o cromatismo ( com passagens rapidas)
E as melhores notas pra repouso seriam o triade de cada acorde... ou tb a pentatonica de Em?

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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Juliano P
Escala de G maior : G-A-B-C-D-E-F#-G
Naum necessariamente, foi oq eu falei ali em cima.. depende da progressão
no caso q eu citei, dependendo do modo, uma nota ou outra vai ser mudada pra dar uma sonoridade diferente ao solo.. deixa-lo mais triste, alegre, etc...
O modo Dorico por exemplo eh o modo Jonio com a terça menor e setima menor

Juliano P
Veterano
# jan/08
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Homem Palheta
entao oq eu citei..seria a escala jonio?

mas com terça menor. seria só no caso do tom ser Gm neh?
num tem como solar com a terça menor num acorde maior tem?

Juliano P
Veterano
# jan/08
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Oq eu quis dizer..q uma musica em G maior..
vc nao poderia usar escala q tem terça menor..
pq aí seria uma escala menor num eh?

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/08
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Homem Palheta

perfeitamente


Juliano P

teoricamente sim, mas há mtas notas fora da escala escala q soam legais, mas issso dependerá da intenção com q vc as usará
as melhores notas pra repouso são tônica, 3º e 5º

Juliano P
Veterano
# jan/08
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JUNINHO AFRAM
mas e no caso de usar a terça menor da escala de G maior..
pra solar no tom de G maior?

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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Isso, a que vc citou eh a G jonio.. ou E eolio, pois possuem as mesmas notas!
O tom de Gm ( relativo ) eh o tom de Bb
Fikria assim: Bb F G Eb F G A Bb <- de kra vc poderia usar Bb jonio pois eh oq segue o Tom... mas dependendo da progressão de acordes, o uso de outros modos pode ser usado

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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JUNINHO AFRAM
Acho q ja resolvi o problema heheh
só uma ultima coisa... Nesse exemplo q eu citei, tirando G Jonio que pode ser usado em todos os 3 acordes citados.. qual outro modo o som "bateria" ?

Juliano P
Veterano
# jan/08
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humm
q pra mim o Bb nao seria usado no G maior

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/08
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Juliano P

teoricamente estaria errado

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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Juliano P
Naum naum, Bb pra Gm

Juliano P
Veterano
# jan/08
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mas no caso.. se eu uso jonio de G maior..
eu usaria na progressao inteira..mesmo em cima de C e em cima de D?

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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Juliano P
Ta ai minha duvida..
eu sei que G jonio daria certo com a progressão inteira... mas qual outra tb daria?? em outro modo, na pratica tem importancia naum bater alguma nota?? =/

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/08
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Juliano P

ñ entendi o q vc quis dizer

JUNINHO AFRAM
Veterano
# jan/08
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Homem Palheta

se a música estiver em G....
e vc tocar A dórico, por exemplo, mesmo sendo notas dentro da escala, pode ñ ter uma boa sonoridade, isso vc perceberá com o tempo, só tocando mesmo

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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JUNINHO AFRAM
Ahh sim.. entaum vou ter q praticar mesmo
vlew kra =]

pelicano
Veterano
# jan/08
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Palheta,

Pelo oque eu percebo, modos compostos pelas mesmas notas,podem ter sonoridades diferentes,vai depender do acorde que está sendo tocado.

Ex:Dó jônico - C-D-E-F-G-A-B-C - Alegre,aberto
Ré dórico - D-E-F-G-A-B-C-D - choroso,country

As duas teriam o mesmo efeito quando tocadas sobre um acorde de C maior , mas a segunda teria outro efeito sobre o acorde de Dm.
Oque você acha?

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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pelicano
Entendi oq vc quer dizer.. mas pense bem
Como C jonio e D dorico fazem parte da mesma escala, quer dizer, possuem as mesmas notas... mesmo tocando sobre um acorde C ou Dm, oq estaria mudando seriam só os acordes, a intenção do solo se manteria..

Nós ainda vamos conseguir entrar em um acordo, heheheh =)

pelicano
Veterano
# jan/08
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Palheta ,

Na verdade oque estou dizendo,foi tirado de um estudo.Vou escreve-lo na integra e, você me diz oque você acha.

peça alguém para tocar esta progressao:
Em-Em7-Bmb5-Am7-Em

use as notas da escala de C,mas no modo frigio (apartir deE)
e sole ,acentuando G no inicio/fim das frases:
E-F-G-A-B-C-D-E

Continue solando nas mesmas notas ,de C a C,mas peça seu amigo para tocar outra progressao :
C-F-G7-C

Na primeira o clima ficará bem dow , já na segunda ficará alegre.

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
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pelicano
huuuum! ja entendi.. acho q vc tem razão mesmo
Experimentei aqui e realmente a mudança de acordes com o modo na mesma tonalidade, deixa o clima da musica diferente
Gostei! heheh..
Vlew kra!

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