Meu caso é diferente!

Autor Mensagem
Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07


Pessoal, quero tocar guitarra melhor; conheço o braço do instrumento, sei como formar acordes, tiro músicas de ouvido, mas gostaria de saber como musar escalas para fazer solos, improvisos sobretudo. Meus caso é diferente.

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Como usar os diferentes modos, eólio, frígio, mixolídio e etc. ? Qual combina com que estilo de música?

Tio Frank
Veterano
# dez/07
· votar


Guitarrista da Molestia

improvise

coloque uma backing track e começa a brinca, no começo a maior parte do som vai sair fora do tom mais com o tempo você vai tendo noção das coisas que combinam

detalhe: tente variar bastante, pra nao acustumar a improvisar algo repetitivo

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Tio Fank, obrigado.

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Gente, quais modos vocês me aconselhariam a trenar mais? Não tenho dez horas por dia pra tocar, mas tenho muita vontade e disposição!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Guitarrista da Molestia
Todos.

Agora quer mesmo ser bom? estude harmonia, leia desde Shediak até Schoenberg, vá fundo que você consegue.

pacificpoker
Veterano
# dez/07
· votar


Guitarrista da Molestia
pentatonica

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman, valeu;
pacificpoker, podeira ser mais claro?

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


up!

suave
Veterano
# dez/07
· votar


cara prucure aqui no formum existe varias informacoes sobre arpejos pentatonica harmonia e improvisação.....comece com a pentatonica ..procure no busca que vc acha os desenhos para começar a praticar....decore os desenhos depois tente aplicar em algumas musica ....no seu determinado tom......

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Guitarrista da Molestia
ao contrario do que voce pensa, seu caso não é diferente. leia outros topicos sobre uso de escala, improvisos, tonalidades, vai ver que é a duvida da maioria.
não adianta apenas decorar as escalas, tem que ir usando, improvisando. se acostumar com elas.

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


para usar os modos você tem que entender o que são eles, de onde eles vem e etc.

vc tem algum conhecimentode harmonia?

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07 · Editado por: Guitarrista da Molestia
· votar


Lucas, não tenho conhecimento de harmonia.

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Pessoal, que modos usam, por exemplo, o Marco Túlio, do J Quest...

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


E o frejat, do Barão?

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Qualo nome daquele instrumento que é Viola "em cima" e guitarra "em baixo"?

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07 · Editado por: Guitarrista da Molestia
· votar


Dá-se bands em viola? é recomendável?

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Agradeço aos colegas veteranos que puderem sanar essas dúvidas desse guitarrista iniciante!

22222 oirartnoc oa
Veterano
# dez/07
· votar


Modos Gregos você procura ou aqui no fórum ou nno google.

A real diferença entre eles você só sentirá ao tocá-los em cima de um acorde, ou simplesmente da tônica de um acorde.

Pegue Dó por exemplo, só o baixo, e toque os modos um a um escutando a difenrença nos intervalos.

Dó Jônico(I Grau): C D E F G A B C

Dó Dórico(II GRau) ( nesse caso o você passou a gora a tocar na tonalidade de Bb): C D Eb F G A Bb

.
.
.

Faça todos (sempre usando o baixo de Dó, coloque para repetir no Guitar Pro por exemplo) até sentir a difenreça entre eles.

Beijos

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Guitarrista da Molestia
Pessoal, quero tocar guitarra melhor;
Pratique!
Só a prática leva à perfeição. Então, quanto mais vc praticar, melhor tocará sua guitarra.

mas gostaria de saber como musar escalas para fazer solos, improvisos sobretudo.
Cara, vamos ver se consigo colocar meu ponto de vista pra vc.
Vc acha sinceramente que um solo é inspirado usando o raciocínio?
Que um guitarrista ouve uma base e pensa: agora vou usar a Escala "X" e depois toco a Escala "Y", passando pelo Modo "Z"...
Apesar de ser possível analisar um solo depois de feito à luz da teoria, não acho que alguém que se prende a uma Escala específica acaba sendo capaz de fazer algo realmente inspirado, pois acaba se prendendo à forma e esquecendo o conteúdo.
Não existe "Escala tal para tocar tal gênero", assim como "guitarra tal para tocar tal coisa". Música não tem limites e todos os dias vemos músicos serem considerados revolucionários porque usaram o convencional de um modo diferente e assim destacaram-se do tradicional.

Meus caso é diferente.
Não, não é.

Valeu!!!

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


Pessoal, que modos usam, por exemplo, o Marco Túlio, do J Quest...

cara, não é bem assim. cada modo da um ar diferente à musica, por causa dos intercalos existentes neles. Um guitarrista pode usar todos os modos, ou não usar nenhum conscientemente. Depende da intenção.

tipo: o malmsteen é guitarrista que usa frígio

isso não existe, o que existe é: o malmsteen usou o modo frígio nesse solo ou, por exemplo, essa harmonia é em lá dórico.

harmonia é uma coisa que você tem que estudar com calma, não assim, chegar e sair usando modos gregos e pronto

tem todo um conhecimento por trás

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Pessoal, que modos usam, por exemplo, o Marco Túlio, do J Quest...

cara, não é bem assim. cada modo da um ar diferente à musica, por causa dos intercalos existentes neles. Um guitarrista pode usar todos os modos, ou não usar nenhum conscientemente. Depende da intenção.

tipo: o malmsteen é guitarrista que usa frígio

isso não existe, o que existe é: o malmsteen usou o modo frígio nesse solo ou, por exemplo, essa harmonia é em lá dórico.

harmonia é uma coisa que você tem que estudar com calma, não assim, chegar e sair usando modos gregos e pronto

tem todo um conhecimento por trás

Pessoal, que modos usam, por exemplo, o Marco Túlio, do J Quest...

cara, não é bem assim. cada modo da um ar diferente à musica, por causa dos intercalos existentes neles. Um guitarrista pode usar todos os modos, ou não usar nenhum conscientemente. Depende da intenção.

tipo: o malmsteen é guitarrista que usa frígio

isso não existe, o que existe é: o malmsteen usou o modo frígio nesse solo ou, por exemplo, essa harmonia é em lá dórico.

harmonia é uma coisa que você tem que estudar com calma, não assim, chegar e sair usando modos gregos e pronto

tem todo um conhecimento por trás


Lucas, onde encontro material terórico - e impresso, não vídeo, sobre harmonia? Obrigado.

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Qual nome daquele instrumento que é Viola "em cima" e guitarra "em baixo"?

Guitarrista da Molestia
Veterano
# dez/07
· votar


Dá-se bands em viola? é recomendável?

Mr. Mustard
Veterano
# dez/07 · Editado por: Mr. Mustard
· votar


quem é essa tal de harmonia?

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/07
· votar


Guitarrista da Molestia
Procura pelos livros do Almir Chediak. Ele dá uma aula sobre harmonia nos livros dele.

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


Dá-se bands em viola? é recomendável?

ehauheuaheuheauehuaehuaehaehuae...

Slowhand-
Veterano
# dez/07
· votar


Desculpe, não tive tempo de ler todo o tópico

Guitarrista da Molestia
Cara, decorando escalas nunca improvisará bem.. No máximo vai encaixar algumas notas à toa. Você tem que saber as escalas pra conseguir tirar as músicas.

Improviso, ao contrário do que o nome sugere, tem que ser uma coisa muito bem estudada, estruturada e tudo o que vc toca, vc já tem que saber. Não é ir chutando coisas pela escala.

Eu recomendo vc tirar músicas que goste e ir decorando frases que vc gostar do som. Tire infinitas músicas. Vai escrevendo em um caderno de partituras as frases que te agradaram. Daí vc teina cada uma delas em diferentes tonalidades e velocidades. Dá pra improvisar uma música toda com apenas 1 frase. Baiax BTs de diferentes estilos. Ligue o rádio na FM e fiquei treinando frases prontas em músicas aleatórias, adequando o swing e rítmo.

Boa sorte

Caio Gama
Veterano
# dez/07
· votar


Dei uma lida no tópico vi que recomendam o livro do ALmir Chediak para estudo de harmonia.

qual livro de harmonia para iniciantes???

ou qual vcs recomendam para quem estar iniciando no assunto......

=)

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/07
· votar


Caio Gama
O livro Harmonia e Improvisação é indicado pra qualquer pessoa, desde iniciante até avançado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu caso é diferente!