Vox AmPlug - Review + Samples Toscos

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/07


Crianças, comprei ontem um brinquedo interessante: um Vox AmPlug AC-30. Vou falar dele aqui porque é um brinquedo para guitarristas, mas não é um pedal e nem um amp, apesar do nome. O que é? É um simulador analógico de amp para aquele cara que chega tarde em casa e quer tocar por alguns minutos sem ser expulso do prédio. É um lançamento da Vox, e tem um público-alvo bem restrito. Aqui no Japão é bem útil. Lá vai meu review, com samplezinhos comparativos. Já aviso que toco mal, e vocês podem alternativamente encarar meu review como amigo deste aqui, ó. =)

O que é: O AmPlug é um negocinho minúsculo que você liga na guitarra. A primeira vista, parece um briquedo mesmo. É de plástico, com o típico design da Vox. Funciona com 2 pilhas AAA - o manual jura que são 15 horas para cada par. Tem uma entrada para fone de ouvido e uma entrada de linha, e controles de ganho, tom e volume. E uma chave liga/desliga. E só. O som que sai pelo fone é uma simulação analógica de um amp. Vem em 3 sabores: AC-30, "Classic Rock" (simula algum Marshall) e "Metal" (simula algum Mesa/Boogie). O meu é o que simula AC-30. Não gostei dos samples do "Metal" no site da Vox.

Recursos: que recursoS? O negócio simula um amp. E cada modelo simula UM amp. E nada mais. Ah, e tem entrada de linha, para tocar acompanhando uma música vinda do computador ou do MP3 player (precisa comprar um cabo stereo). Claro, toda essa simplicidade tem uma vantagem: o negócio é plug & play. É MUITO fácil de configrar e usar.

Se você quer um pacote cheio de coisas e efeitos para o mesmo propósito, tem opções bem mais "sofisticadas". O Pocket Pod da Line 6 ou o Boss Micro-BR, por exemplo, fazem bem mais que o AmPlug. Mas o AmPlug é analógico (para os que fogem de digital como vampiro foge do sol, o que não é o meu caso), e bem mais barato. Eu comprei o meu por 3800 ienes, mas nas outras lojas estava 5500. Isso dá uns 61 reais. Um Pocket Pod custa quase 5 vezes mais.

Eu até que tenho outras coisas que poderia usar para tocar de noite. Meu amp tem saída de fone de ouvido, mas não tem entrada aux, e tocar sem nada para acompanhar é chato. A minha pedaleira também serviria ao mesmo propósito, mas quando eu chego em casa cansado às 10 da noite, me desanima a idéia de ter que tirar a pedaleira da sacola, ligar na tomada, escolher um patch e conectar um monte de cabos, para tocar por 15 minutos. O AmPlug é muito bom para esses casos de preguiça crônica. Não precisa nem de cabo para ligar na guitarra. Pega a guitarra, liga direto nela. Coloca uma música no MP3 player, liga com um cabinho pequeno e pronto!

Ah, e alternativamente, dá para ligar em linha para gravar no PC, usando a saída de fone de ouvido mesmo. Com certeza, o som vai ficar melhor do que com aquele teu amp transistorado de 15w microfonado com mic de 5ão.

Som: a propaganda do site quase diz que você pode jogar fora o amp, como se a simulação fosse o ápice da timbreza belística. Obviamente, é um exagero. Mas o som realmente é bom, especialmente para um negócio tão leve e pequeno. O som é seco: não tem reverb nem nada. O AmPlug AC-30 vai desde um clean absoluto até um overdrive mais pesadinho. Não, sem hi-gain, nada de metalismos com este modelo. Mas também nada de som abelhudo de Zoom 505. Gostei! Não sei como se comportam os outros modelos.

A quem se destina:
- Pessoas que tocam de noite e não querem acordar os vizinhos.
- Pessoas que acham que simulação digital é pecado e manda pro inferno.
- Pessoas com preguiça de ligar montes de cabos e de ficar configurando patches.

Gostei:
- Custa menos do que um pedalzinho de preço mediano (ex: Boss), e pouco mais que um pedal barato (ex: Behringer, aqueles Danelectro pequenininhos).

- O som é bem decente. Boa variedade de timbres usando somente o controle de ganho, apesar do minimalismo.

- É bem pequeno e prático. Dá para levar no bolso!

- A entrada aux, para tocar acompanhando músicas do PC ou do MP3 player.

- Entre chegar em casa e começar a tocar, menos de 1 minuto deve ter se passado.

Não gostei:
- Parece um pouco frágil. Não é o tipo de coisa que você joga para todo lado sem medo de quebrar. É melhor não derrubar no chão.

- A propaganda é um exagero só... o site fala como se fosse uma novidade (não é) super-revolucionária (menos ainda) que simula (isso sim) fielmente (jamais) os amps... Menos, menos...

- A pilha dura pouco.

- Podia ter mais recursos... Para manter a simplicidade, podia ter só um reverbzinho com UM parâmetro que fosse, para dar uma "ambientada" no som. Mas como a idéia é ser um produto 100% analógico, acho que colocar mais este efeito aumentaria o preço.

- Tem um pouco de chiado.


Samples:

Gravei uns samplezinhos bobos para comparar. Toquei (mais ou menos) as mesmas coisinhas para comparar o som de uma pedaleira digital (GNX3000), os de um amp que mistura digital com válvulas (Vox AD30VT) e o AmPlug, todos simulando AC-30. O que eu toco é bem simples, e eu realmente não toco bem. Fui tocando coisinhas e aumentando o ganho. Gravei meio correndo, e não perdi muito tempo configurando. A gravação do amp ficou muito aguda. A da pedaleira veio com médios extras. Todos os sons são secos, sem reverb ou outros enfeites. Tudo foi gravado com uma guitarra Variax 300 simulando (viva os simuladores) uma Gretsch Silver Jet com o captador do braço. Acho que o AmPlug se saiu até que bem.

Lá vai:

Amp (Vox AD30VT): http://www.4shared.com/file/30879036/3e406297/amp.html?dirPwdVerified= a4574f7e

AmPlug:
http://www.4shared.com/file/30879097/b3a8ba8b/amplug.html?dirPwdVerifi ed=a4574f7ehttp://www.4shared.com/file/30879097/b3a8ba8b/amplug.html?d irPwdVerified=a4574f7e

Pedaleira (Digitech GNX3000):
http://www.4shared.com/file/30879218/e84af97c/gnx3000.html?dirPwdVerif ied=a4574f7e

B.Frusciante
Veterano
# dez/07 · Editado por: B.Frusciante
· votar


É valvulado?
Se não for, não presta.


Zueira, muito bom os samples e o review!
Só achei meio caro o trequinho..
Ah, e só a AC30 presta, o resto é muito barulhento e fica parecendo o som de quando grava com um pedal de distorção direto em linha no pc.
Mas o AC30 é bem bonito e leve o som, gostei!

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


Bog

vi no site da vox, bem bonitos
depois escuto seus samples

parece ser beeem pratico, simples, mas é pra um publico especifico mesm (na linha do pocket Pod talvez??)

cara, tu ta com um baita set, Variax, uma pedaleira legal, um amp idem (esse vox tem efeitos tmb nao??) dá pra tirar uma montoeira de timbres...

nettoroses
Veterano
# dez/07
· votar


muito bom , curti o brinquedo, bem orgânico, e não achei caro não

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante

Então, eu não gostei mesmo dos timbres do "Metal" no site deles. O "Classic Rock" eu não gostei e nem desgostei. Não posso dizer que o do AC30 tem um "timbrão", mas ele funciona bem para o que eu quero: tocar de noite!

Henrique S.

Sim, é para um público restrito mesmo. Eu comprei mais porque estou trabalhando até tarde. EU sou o público-alvo do negócio.

Quanto ao meu set, ele na verdade é monstruoso, especialmente porque eu não toco grandes coisas. O amp tem efeitos, mas eu não uso. Tenho também uma guitarra bem boa, que está no Brasil. Ao vivo, eu só toco violão. A maioria das tralhas eu uso para gravar, embora tanto eu quanto a minha parceira estejamos bem sem tempo ultimamente. Eu comprei esse AmPlug especialmente por causa disso, chego em casa às 10 mas pelo menos posso tocar um pouco antes de dormir.

catselidis
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
muito legal o review, cara!
eu tinha visto esse treco e, se não tivesse o podinho, compraria um desses, pq é o maior adianto exatamente pra tocar em apartamento à noite, com fones.
gostei do som da gravação - é melhor que muita coisa mais cara que tem por aí....
abração!!!

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


catselidis

Herheh, valeu! Eu tb estava pensando num Podinho, mas fiquei com a opção mais barata. Se eu começar a usar MUITO esse brinquedo e sentir MUITA falta de uns efeitinhos, é capaz de evoluir pro Pocket Pod.

Ah, e vc viu meu comentário no post sobre o Toneport? Dá uma olhada lá... Sobre DSPs :P

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Sei que é feio fazer isso, mas...

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Ok, um último up...

eigi
Veterano
# jan/08
· votar


car, legal. eu acabei de comprar um amplug ac30, nunca nem tinha ouvido falar neles, paguei 3 mil e poucos no shimamura music, e estou contente pra caramba, principalmente pq dá pra tocar sem encher o saco dos vizinhos, e da mulher. esses apartamentos do japão são uma merda mesmo.
valeu!

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


eigi

Hehehh, curioso que até agora não apareceram por aqui os puristas gritando que "simulador não presta, compra um valvulado". =)

Midgard
Veterano
# jan/08
· votar


Bog

desculpe upar o topico :) mas achei um video com o tal plug auhah \m/
pra quem tiver interesse



Midgard
Veterano
# jan/08
· votar


alguem sabe de uma loja vendendo essas coisinhas ??
achei be legal \o/

Euclidessn
Veterano
# ago/09
· votar


Achei isso baratinho no mercado livre.
Eu gosto de metal, Pantera, essa coisas.
Será que vale mais comprar o Metal ou o Lead???

kairi
Veterano
# dez/09
· votar


UP!

Vi agora pouco no ML e achei que era novidade hahah

Ta ai, um sample


http://www.youtube.com/watch?v=e1iC9m2nqqE

;D

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


Eu tenho um ac-30, quando não se quer ligar equipo e tocar só para brincar um pouco vale a pena, ligado direto nas caixas de som dá para tirar um som legal, cheguei até a levar para o trabalho para mostrar a LP para a galera hehe

As versões classic rock e metal eu sinceramente não curti o som, meio embolado, o lead parece legal, mas esse nunca testei...

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Enriquecendo....





Por dentro...




E pra competir: EHX Headphone Amp

Fota: http://www.ehx.com/assets/jpg640h/headphone-amp.jpg

Abs

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


pergunta: dá pra usar um treco desses como DI?
pluga ele na guitarra ou no baixo, e manda direto pra mesa?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


kiki

Dar até dá, mas só como uma solução bem emergencial. A saída de fones não é ideal para ligar na mesa, mas funciona. Por ser meio frágil e leve, se você ficar num palco pulando e se mexendo, o trocinho pode girar e cair da guitarra. E tem a questão dos efeitos... Apesar de ter vídeos de gente usando com pedais no YouTube, quando eu fui fazer isso com o meu, estragou, possivelmente por causa do volume.

Por tudo isso, eu digo que é uma solução para quem já tem um AmPlug e está precisando de uma solução urgente. Do contrário, acho que existem opções melhores.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Entao estragou cara? Estava pensando em comprar uma pedaleira, mas até que essa coisa me chamou a atencao....
COmprei uma interfacezinha guitar link, dai eu compro esse negocio ai...vox amplug pra metal mesmo....e esuqeço meu pedal de distorcao e o guitar rig pra high gain. Essa coisa ai bem podia servir pra botar a distorcao na interface e gravar numa boa, haja visto que deve simular bem melhor que o guitar rig certo?

Vi tambem o pocket pod, por 350 reais aki no brasil, mas covenhamos, 350 conto por uma pedaleirazinha pequena sem usb? Ja ta meio saldago o preço. Por um pouquinho mais vc compra uma pedaleirazinha com usb mesmo, uma vamp3! Ai ja acho que nao compensa.

Tambem queria usar isso como solucao pra tocar com os amigos. So tenho amigos que tocam violao. E eles plugam na mesa->potencia->e uma caixa enorme parecendo uma caixa de trio eletrico. Ai chego eu la com o baixo (nao tenho pedaleira), e com meus pedaizinhos. Liga aki, liga ali, configura acolá, poe na mesa, pisa no pedal 1, pisa no outro pedal, uma complicacao danada pra quem so quer acompanhar o violaozinho.

Entao com um amplug desses eu podia por isso no baixo e ligar a saida dele direto na mesa e pronto. Quero um drivezinho maior? Aumento o gain do amplug. Quero clean, coloco gain no zero. E se colocar um foninho ainda da pra escutar mais alto o que toco. Perfeito!

Da pra fazer isso, voce acha que dá?

Valeu amigo

o/

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


Bog
Por ser meio frágil e leve, se você ficar num palco pulando e se mexendo, o trocinho pode girar e cair da guitarra.
pois é, me pareceu meio fragil.... além de pilha AAA ser um saco!

E tem a questão dos efeitos...
mas eu tava pensando em usar só os efeitos dele.
agora tem uns que vem com um pouquinho de efeitos dentro (chorus, delay, etc.), mas basicamente eu ia crunchar ou usar clean...

Por tudo isso, eu digo que é uma solução para quem já tem um AmPlug e está precisando de uma solução urgente. Do contrário, acho que existem opções melhores.
entendi...
melhor seria o que? alguma pedaleira com simulamp?
DI?

Buja
Entao com um amplug desses eu podia por isso no baixo e ligar a saida dele direto na mesa e pronto.
eu pensei tambem no baixo... esse seria mais simples, ja que nem uso efeitos mesmo...

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


kiki
Exatamente. Tambem nao uso tantos efeitos assim nao. Era so dar uma colorida no timbre mesmo. Seria uma beleza poder tocar numa rodinha de amigos com um negocio desses ne. To pensando seriamente no assunto. Agora que meu orçamento de certa forma permite separar uma grana por mes dedicada aos assuntos musicalisticos, posso investir nesses brinquedos ai!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
estragou cara?

Sim, mas eu reclamei na loja e me deram um novo.

deve simular bem melhor que o guitar rig certo

Eu não concordo. Pelo menos com o Amplitube eu consigo resultados bem melhores. O circuito do AmPlug é como o de um daqueles mini-amps - não é porque é analógico que vai ser muuuuuuito melhor que tudo. Por falar em mini-amp, existe um mini-gabinete para o AmPlug. É um brinquedo, soa como um daqueles mini-amps mesmo. Mas para tocar numa rodinha de violão, serve, hehe.

Vi tambem o pocket pod, por 350 reais aki no brasil, mas covenhamos, 350 conto por uma pedaleirazinha pequena sem usb?

Como tinha gostado da praticidade do AmPlug, depois comprei um Pocket Pod usado. O Podinho é bem melhor. Ele é meio ultrapassado, mas ainda assim, tem o mesmo engine do Pod 2.0, que foi muito bem recebido na sua época. Apesar do tamanho diminuto, eu não duvido que seja melhor que os V-Amps da vida.

Quanto à USB, ele tem, mas só para configuração. Não funciona como interface de áudio.

Da pra fazer isso, voce acha que dá?

Que eu me lembre, tem um AmPlug de baixo sim. Mas eu acho que até uma dessas pedaleirazinhas da Zoom resolvem o probelma a contento. As vantagens do AmPlug são o tamanho, o peso, e o preço, que pelo menos no exterior é menor até que o de uma G1.

kiki
melhor seria o que?

Acho que até uma pedaleirazinha dessas da Zoom faz o que o AmPlug faz. Mas custa um pouco mais caro, toma mais espaço, etc.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
As vantagens do AmPlug são o tamanho, o peso, e o preço, que pelo menos no exterior é menor até que o de uma G1.
O negocio mesmo era algo que nao precisasse de tomada, fosse pequeno (nao exige cabo como um pedal) e da pra por no bag do baixo. Uma beleza. Se fosse mais caro que uma G1 mesmo assim se o timbre fosse bomzinho valeira a pena.

Mas e ai? O pocketzinho é bom mesmo? Parece uma pedaleira. Aquilo na da pra plugar no jack do baixo sem cabo, ou dá?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
O pocketzinho é bom mesmo? Parece uma pedaleira.

Como eu disse, ele é um Pod 2.0 em miniatura. Tem menos botões (para configurar 100%, precisa ligar no PC), mas fora isso tem a mesma qualidade (mas com algumas funções a menos) que um Floor Pod Plus.

Aquilo na da pra plugar no jack do baixo sem cabo, ou dá?

Não, precisa de cabo. Aliás, nem sei se fica bom com baixo, é feito para guitarra...

Buja
Veterano
# jan/12 · Editado por: Buja
· votar


Bog
Valeu cara...vou ver se vou numa loja testar o amplug metal e o de baixo e venho falar um pouco mais. No mais, otimo review do seu AC 30. Gostei paracaio!

o/

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Buja

hahah, eu nunca gosto quando vejo posts antigos meus. Fico sempre achando que devo ter falado alguma besteira. =P

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Nada cara, falou besteira nao. Foi bem detalhado review e me fez querer olhar o amplug de perto. Mas parece que foi voce que se desaminou com ele nao é, ou é impressão minha?
Vide: Como tinha gostado da praticidade do AmPlug, depois comprei um Pocket Pod usado. O Podinho é bem melhor.

E ai, quais sao suas impressoes hoje apos 4 anos depois de ter comprado ele? Foi so uma GAS naquele momento que queria tocar de noitão e nao tinha como ligar amp nem pedaleira? Ou realmente voce gostou e foi util? Voce fez alguma apresentação com ele, rodinha de amigos, alguma jam usando o drivezinho dele, ou desaminou logo disso ai?
Desculpa tantas perguntas, mas o dia que vi ele na loja achei até legalzinho, mas como nao sabia de ninguem que havia comprado, desaminei e nao comprei. Mas voltei pra casa pensando: aquilo bem que pode ser legal ne! Vo da uma olhada no forum.

Valeu

o/

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Buja

Eu achei o AmPlug muito limitado para o que eu usava ele, mas ele foi muito útil para definir bem o que eu queria. Dele, fui para o Podinho, e do Podinho, para um Boss JS-8, que não sai da minha mesa. E é aquela coisa: pode não ser o que soa melhor, mas é o que eu mais uso, pela praticidade.

Mas deixando claro: o AmPlug é legal, eu gosto do timbre dele, mas ele é sempre aquele único timbre e pronto. De vez em quando, ainda tiro da gaveta para "matar as saudades". Mas com o Podinho, eu trouxe a possibilidade de ter vários patches com efeitos, e com o JS-8, eu aperto 2 botões e já estou tocando com uma BT. Todas essas coisas eu uso só em casa, principalmente tocando de noite, então para mim a conveniência também contou muito.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Ahhh cara...eu me lembro que foi vc que comprou aquela coisa com display e que tinha infinitas opcoes mas era bem carinho, mas que foi uma grana bem paga. Tem tempo mas que lembro de alguem ter falado isso aqui no forum, acho que foi vc mesmo.
Pois é, mas mesmo sendo uma caixinha lotada de recursos, o amplug se torma uma opcao favoravel pra mim pela simples praticidade de plugar no jack do baixo e sair tocando.
Desde quando comecei a tocar violao, uns 13 anos atras, eu tinha a mania de sentar na calçada da minha casa, na rua mesmo e dedilhar uns acordes. Sempre fiz isso e faço até hoje. So nao faço com o baixo porque nao sai som, evidente hehe. E levar a parafernalia pra rua nao convem.
E olha que ja peguei o baixo desplugado mesmo e fui pra calçada dar umas slapadas hehe.
Com esse amplug ai, da pra por um punhado de musica no celular, plugar no amplug e boas, brincar que é uma beleza. Vou olhar com calma isso dai.

Mas valeu pelas explicacoes cara, e belo brinquedo esse JS-8 ai hein. Parabens, quem luta merece!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vox AmPlug - Review + Samples Toscos