Vox MV50 vs. Vox AC4TV vs. Vox Amplug AC-30 (comparação de áudio)

    Autor Mensagem
    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/19


    Salve galera! Um tempo atrás o colega Ismah postou um mini-review do Vox MV50. Na época eu respondi que tinha um MV50 e não tinha me empolgado tanto com ele. Eu sou entusiasta do som do AC30 e sempre estou atrás de opções pra conseguir esse som em casa num volume que não assuste a minha esposa e a minha filha. Então, resolvi gravar um comparativo do som de diversos "substitutos" de AC30 que eu tenho aqui em casa.

    Pra ficar divertido, não vou dizer qual é qual. Todos são a mesma guitarra (Fender Standard Telecaster) tocando a mesma coisa (gravei num Boss RC3 e soltei em cada um dos amps) com o ganho e o tone na metade. Um deles é o Vox AC4TV, que é um valvulado classe A de 4 watts; outro é o Vox MV50 (que é um pseudo-valvulado com a tecnologia NuTube de 50 watts) plugado no mesmo cab e gravado com o mesmo Shure SM57 que o AC4TV; outro é o MV50, mas gravado direto do simulador de falante que ele tem na traseira, sem microfonar; e outro é o Vox Amplug AC30, que é um amplificador de fone de ouvido e é disparado a opção mais barata entre os quatro.

    Será que alguém consegue adivinhar qual é qual? Ou então apenas digam qual gostam mais do som.
    https://soundcloud.com/brothercrow/1a-1
    https://soundcloud.com/brothercrow/2a-1
    https://soundcloud.com/brothercrow/3a-1
    https://soundcloud.com/brothercrow/4a-1

    Velvete
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    Gostei do 2 e do 3, mas todos têm grandes diferenças.

    PS: o 2 e 3 parecem bastante. São o MV50 ?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Velvete
    Eu fiquei até surpreso com o resultado. Todos soaram bem diferentes entre si. Eu poderia ter mexido na equalização e no ganho pra deixar eles mais parecidos, mas acho que perderia o propósito. Por isso só gravei flat com um Sm57 no meio do cone do falante. Sobre o teu palpite, vou esperar pra ver se mais alguém chuta antes de revelar!

    Velvete
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    O 4 é mais cheio e áspero. Pareceu menos sutil. Não gostei. Se for o AC4TV, bom saber que não comprarei um rsrs.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    BrotherCrow
    Eu sempre acho essas gravações interessantes, rsrs.

    Obviamente eu não saberia dizer qual é qual, até porque eu não conheço esses equipamentos (exceto o Amplug, que já tive dois modelos) mas dentre eles, posso te dizer que o 3 foi o que menos gostei. Muito magrinho o som. Dá pra ver até pelo formado menor das ondas, no gráfico.

    Mas, tratando de gravações, seria perfeitamente possível o equipamento mais caro soar menos encorpado do que o mais barato. Então eu realmente qualquer opinião vai ser sempre subjetiva.


    BrotherCrow
    com um Sm57 no meio do cone do falante

    A parte da microfonação é sempre um ponto crítico pra comparar com outros sons de saída em linha. Geralmente a saída em linha (que tenha simulação de gabinete) tem uma equalização própria, baseada em algum método de microfonação (tipo/modelo/quantidade/posicionamento de mics), o que pode tornar sua comparação "injusta" se você não souber qual foi a microfonação utilizada.

    Por exemplo, o sample 3 eu achei magro, mas poderia tranquilamente ser o valvulado com um SM57 no centro, já que nessa posição tende a captar as frequências mais altas.

    Particularmente, eu gostei mais do sample 1 (mais cheio), seguido do 2 (mais médios).

    Um aceno de longe!!!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Estava só esperando mais um chute pra revelar qual é qual hehehe.
    Vocês dois estão bem de palpite. O Velvete acertou, realmente o 2 e o 3 são o MV50: o 2 é com a saída emulada e o 3 é microfonado. O 1 é o Amplug AC30 e o 4 é o AC4TV microfonado. E o Del-Rei gostou do 1 e do 2, que são os dois que não são microfonados.

    Por exemplo, o sample 3 eu achei magro, mas poderia tranquilamente ser o valvulado com um SM57 no centro, já que nessa posição tende a captar as frequências mais altas.
    Sim. Usei o SM57 no centro porque é uma referência que todo mundo conhece, não que seja necessariamente o melhor som, principalmente pra uma guitarra fora da mix... mas praticamente qualquer pessoa que já tenha tentado gravar sabe como soa um SM57 no centro.

    Mas então, minhas considerações pessoais:

    -Vox AC4TV: é o meu favorito, disparado, mas não seria se eu julgasse só por esses samples. Ele é cheio de médios e cruncha cedo. Pra conseguir o som que eu realmente curto com ele, baixaria o ganho um tiquinho e moveria o microfone mais pro lado. Tenho que frisar que também é o menos "prático", porque não tem knob de ganho. Pra crunchar tem que socar volume (ainda bem que são só 4 watts). Não tem nenhuma opção de gravar direto, e não tem loop de efeitos.

    -Vox MV50: tem mais headroom, mais volume, e knob de ganho. Por causa do headroom, é mais fácil de usar pedais, apesar de não ter loop. A saída emulada é uma mão na roda pra gravar, mas o som é bem mais magro que o AC4TV. Ambos tinham um MSRP similar no lançamento (o AC4 foi descontinuado) mas são pra aplicações diferentes. Dá pra tocar em ensaio sem microfonar, e cabe no bolso da capa da guitarra!

    -Vox Amplug: praticidade absurda, dá pra praticar sem precisar nem de cabo, e pra gravar é só puxar um cabo pra interface. É o mais barato, e tem efeitos embutidos: reverb, chorus, delay e tremolo (!!!). O som é surpreendentemente bom. Dá pra enganar tranquilo numa gravação. Maaaas... não serve pra tocar sem fone né?

    Tentei fazer uma comparação justa, mas na metade do caminho vi que não tinha como. Aliás, é por isso que tenho os três e não vendo nenhum: cada um serve pra uma coisa diferente. Entre os samples, o 3 (MV50 microfonado) foi o que eu mais gostei. Talvez por ser o som que eu normalmente associo com o AC30: mais limpo e com aquele "chime". O que eu mais gostei dessa experiência foi que eu consigo me imaginar usando qualquer um desses 4 sons numa mix.

    Velvete
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    Fiquei aliviado em saber que vc mexeria no ganho e equalização do sample 4 (AC4TV). A falta de sutileza é típica de amp “de verdade” em que precisamos domar uma ou outra frequência pra chegar num timbre legal.

    De cara ele pareceu mais cheio, o que agrada mais. Porém, a falta de sutileza do sample (ganho e agudo) comprometeu o timbre. Obviamente, se bem regulado, deve ser a melhor opção.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    BrotherCrow
    Aliás, é por isso que tenho os três e não vendo nenhum
    Talvez por ser o som que eu normalmente associo com o AC30: mais limpo e com aquele "chime".

    Hehehe.
    O Vox realmente é um amp e tanto. Eu tive o AC15 lá pra 2010 e uns anos depois vendi. Me arrependi e há uns 2 anos atrás comprei novamente, hehehe.

    Só acho ele pesado pra dedéu.
    22/23kg num combo 1x12" é tenso.
    Acho que é a madeira, sei lá... rsrs.


    Usei o SM57 no centro porque é uma referência que todo mundo conhece

    Pois é. Mas acho que foi aí que a comparação teve o ponto crítico. Certamente o padrão de simulação de microfonação dos dois amps que você gravou em linha não era com um SM57 no centro. Essa posição pode fazer um amp com som super cheio soar como radinho de pilha.

    Por isso que eu só passei a considerar os testes comparativos (de som simulado com som real) quando começou a onda dos IR, porque ali eles especificam o tipo de microfonação em cada arquivo - e aí você pode comparar com o mic real, em condições similares.

    Agora, olha algumas observações interessantes, hehe:

    1) De todos os samples, pra mim, o primeiro soou mais cheio (Amplug, né?). Baratinho!
    2) O Velvete achou que o 2 e 3 são parecidos. Caraca, eu achei muito diferentes. O 2 é cheio de médios e mais cheio. O 3 soa magrinho, predominando os agudos. Particularmente achei que o 3 e 4 se aproximam mais, hehe.

    Um aceno de longe!!!

    Velvete
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    Del-Rei


    O 2 e 3 tem aquela intenção por trás, o mesmo amp com equalizações (microfonação) diferentes. O timbre final é diferente mas o som dos dois é mais “clean” e difere do 1 e 4.

    Esses sons mais magrinhos isoladamente são bem enjoados, mas aposto que se destacam mais num contexto de banda.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Velvete
    mas aposto que se destacam mais num contexto de banda

    Sim, isso é um fato curioso. No geral os timbres isolados tendem a dar uma embolada nos graves quando colocados com outros instrumentos.

    Falando em timbre clean, eu gostaria de ter um Blues Jr e comparar pessoalmente com o AC15. Já vi alguns vídeos comparando, mas pessoalmente é sempre diferente, né? Deve ser legal ter os dois, rs.

    Um aceno de longe!!!

    Delson
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Não sei qual é qual, mas o número 2 me agradou bastante.

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Legal a comparação!

    Gostei mais da segunda gravação.
    Mas de fato, acho que a microfonação prejudicou um pouco as outras gravações, deixando o som muito magro.

    Del-Rei
    Falando em timbre clean, eu gostaria de ter um Blues Jr e comparar pessoalmente com o AC15. Já vi alguns vídeos comparando, mas pessoalmente é sempre diferente, né? Deve ser legal ter os dois, rs.

    Eu cheguei a ter o AC15 C1 e o Blues Jr ao mesmo tempo.
    Para o típico som "Fender" que eu curto, o AC15 não foi uma boa opção. Achei que tinha médios demais. Mas tinha um timbre cristalino bonito.
    Acabei ficando com o Blues Jr. Cabe ressaltar que o meu BJr é uma edição limitada que o falante é o Cannabis Rex, então é significativamente diferente dos BJr comuns, que tendem a puxar muito para os agudos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vox MV50 vs. Vox AC4TV vs. Vox Amplug AC-30 (comparação de áudio)