Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
sir.morpheus
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara...vi seu post e fiquei com uma duvida.
vc falou que compra as coisas do site www.guitarfetish.com para suas construções....vi um corpo de strato por 215U$...daria mais ou meno uns 350 reais...e ai vem minha duvida...
por comprar la fora...ainda tem aquele imposta ignorante de quase 50 % + frete e tudo mais...tipo...e 215U$ vai pra qse 500R$?eh isso msmo!se for...vale a pena?
abrçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


sir.morpheus
Sim, por isso minhas compras são em embalagens pequenas e muitas vezes com valores abaixo dos US$ 50.
Agora, esse preço aí está muito alto para um corpo!
A própria Guitarfetish vende corpos de strato e tele a US$ 69!
Abç

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


Galeraaa... Tirem uma dúvida minhaaa por favor...

Tenho uma Cort Viva Gold encordoada com 0,10... Eu axo um pouco
alta a distância das cordas em relação aos Captadores e ao Braço (principalmente nas casas mais próximas ao Cap. da Braço), e a essa altura eu atribuo o mal desempenho dos harmônicos artificiais...

Digo isso pq, no final de semana passado, toquei numa Condor (teoricamente inferior à Cort)... Pela tensão das cordas na hora dos bends e coisa e talz, acredito ki estava encordoada com 0,09... Porém, as cordas estavam mais baixas possíveis, no limite do trastejamento (não trastejava), era coisa linda fazer ligados e tappings na criançaaa, mas qdoo eu mandei os harmônicos... Wooowww!!! Nunca tinha tirado uns harmônicos tão massas qtoo akeles!!! Gamei na guitarraaaa...

A tensão das cordas influencia nos harmônicos artificiais??? Em ki sentido????? A altura delas em relação aos captadores e/ou braço também???
Estou querendo encordoá-la novamente com 0,09, pois não me acostumei com 0,10 e levar num bom luthier para regulá-la o mais próximo possível do braço da criança, uma vez que eu não preciso de cordas de alto calibre de espessura, e meu estilo d tocar eh mais, digamos, técnico (ligados, tappings e talz)...

O ki me dizem??? Me ajudem ae... Grande abraço!!! Fikem com DEUS e ateh a próxima!!!!!!!

sir.morpheus
Veterano
# ago/08 · Editado por: sir.morpheus
· votar


Mauricio Luiz Bertola

entendi...realmente vi o corpo por 69U$..que se comprasse iria pra perto de 300R$ certo? vale a pena?ou é mais facil comprar por aqui mesmo?
como vc sabe eu tenho uma Eagle da vida...o corpo de la tem qualidade superior?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


El Musicista
Estou querendo encordoá-la novamente com 0,09
NÃO FAÇA ISSO!!!!
Sua guitarra está é totalmente desregulada e aparentemente com o braço empenado, leve-a a seu luthier para que ele resolva a questão.
e meu estilo d tocar eh mais, digamos, técnico (ligados, tappings e talz)...
E o que isso tem à ver com o uso de um calibre de corda que não proporciona timbre, sustentação e durabilidade adequados. Com 0.10 vc poderá fazer tudo isso (se é que isso é tão importante assim!) e ainda contar com os benefícios de um encordoamento satisfatório.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


sir.morpheus
Depende de que época é sua Eagle, se for das antigas (com a "mão" modelo Fender original, sem pintura e corpo com espessura de 45mm), sim, é uma boa guitarra e não é preciso comprar outro corpo para ela.
Abç

sir.morpheus
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
certo cara...obrigado pela ajuda...só mais uma coisa!
na vdd...eu tava querendo montar uma super strato (ou o mais perto disso possivel).. tipo...trocar os caps.. colocar cap humbucker braço e ponte e um single no meio!
mas axava que não valia a pena por ser uma eagle...mesmo sendo das antigas!
e por ser canhoto...provavelmente comprar uma guitarra nova...de melhor qualidade...pra depois modificar, ficaria muito caro!ou não?
abrçs e obrigado!

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vixeeee...
Mas e se ele regular o tensor, sei lah??? Serah ki naum viraaa...
Eu naum me acostumei com 0,10... Naum dah ligaaa... P/ mim naum virou... Naum gostei...

Agora vai vendo o rolo...

Qdoo eu comprei, ela estava encordoada com 0,09...
Daih fui na onda d um povo ki me falaram ki Floyd Rose eh massa com 0,10 e talz... Resultado... Troquei o encordoamento e colokei 0,10...
Soh ki naum me acostumei kraa... E vc falando assim, me dá medo do Luthier (ki naum era o d costume) nem ter colocado a mão no tensor...

Por isso ki estou com uma vontade d voltar a colocar 0,09 nelaaa (ki eh o calibre original da guitar)...
Soh ki dessa vez vou pagar mais caro um pokin e voltar a levar no luthier de confiançaaaa...

Minha guitarra eh idêntica a essa...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75663249-guitarra-cort-viva-gol d-2-micro-afinaco-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


sir.morpheus
Não ficaría caro não, e, sendo vc canhoto, ficaría ainda mais difícil encontrar uma guitarra à contento. Essas modificações poderão ser feitas facilmente pelo seu luthier, e eu recomendo que vc instale um novo jôgo de tarrachas, uma nova pestana (de osso), faça um nivelamento dos trastes e coloque captadores de médio preço, como Stellfner, Sound/Malagoli, GFS, Spirit, etc.
El Musicista
Cara, a questão é simples: costume. Vc se acostuma facilmente ao calibre 0.10, basta perseverar, e uma vez feito, nunca mais quererá usar 0.9, pois as características são inferiores.
Não existe isso de "calibre original". Qualquer guitarra pode usar qualquer calibre de corda, desde que devidamente regulada para tal.
Abçs

sr. das caravelas
Veterano
# ago/08
· votar


bertola .... gostaria de saber se existe um jeito de proteger os caps para q eles nao enferrujam ...isso sem prejudicar o som deles ...os polos estao cumeçando a querer enferrujar ...como faço para q isso nao aconteça ;....?? obrigado desde jah

Rhamonn.mt
Veterano
# ago/08
· votar


Eu vou trocar os captadores da minha strato de dois duplos e um single,aí pedir para difasar os captadores para transformar em single.O luthier disse que a melhor forma para a minha guitarra seria na chave mesmo de 5 posições do que no botão push pull.È verdade?

kairi
Veterano
# ago/08
· votar


Bertola, Seiji.

Duas coisinhas que tao queimando a cachola:

1. investindo uma quantia no meu instrumento, posso ter floyd gotoh com captadores genericos, ou floyd generica com um dimarzio evolution e um seymour hot hails. Qual op¢ao eh mais vantajosa?

2. minha guita eh single no bra¢m. Se instalar um Hot Rails ali, deverei usa um esquema de hss ou hsh?

Abra¢os.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar


sr. das caravelas
O pessoal comenta sobre colocar super-bonder ou esmalte de unha sobre os polos, mas como nunca fiz isso é melhor esperar a opinião do Bertola.
Mas evitar umidade excessiva e maresia ajuda a preservar as partes metálicas do instrumento, além de manter sempre limpo, principalmente do suor.

Rhamonn.mt
Isso depende se vc utiliza todas as posições da chave, pq se for aproveitá-la para splitar os humbuckers (defasar é outra coisa) vc vai perder algumas dessas 5 posições para ter essas outras opções.
Se puder abrir mão de (pelo menos) 2 posições, tudo bem, mas se vc utiliza todas o ideal é fazer a ligação (que é simples) com chave push-pull ou mini-toogle.

kairi
1. Eu voto na Floyd Gotoh pq floyd já não é muito bom, genérica então não tem nenhuma que se salve, enquanto que captadores é possível encontrar opções boas por um preço mais em conta.
2. Veja bem... (hehe); hss, hhs, shh, hhs, hsh, shh... são apenas siglas, o hotrails funciona como um humbucker, mas nas ligações elétricas o que diferencia um H de um S é basicamente o valor dos potenciômetros, que costumamos padronizar em 500K para H e 250 para S, mas isso não precisa ser regra; é importante entender que esse valores podem ser alterados e que podem piorar, mas também podem melhorar o som.

sr. das caravelas
Veterano
# ago/08
· votar


blz vlw seiji!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


sr. das caravelas
Como Fábio Seiji já citou, é preciso de cuidado e limpeza. Um fina camada de esmalte incolor protege bem.
Abç

kairi
Veterano
# ago/08
· votar


Fábio Seiji
Então, devo usar esse?
http://www.seymourduncan.com/support/schematics/schematics.php?schemat ic=HSH_1v_1t_5w_pushpull

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar


kairi
Esse mesmo, lembrando que os terminais das chaves de 5 pos não são padrão, por isso é bom saber a pinagem correta (e adaptar se for necessário) antes de copiar esse esquema.

kairi
Veterano
# ago/08
· votar


Fábio Seiji
Deus, e como vou saber qual é a certa?

Comprei um 5-way novo hoje, da dolphin.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar


kairi
Medindo a continuidade entre os terminais ou procurando especificações na net.
Deve ser igual ao da Ibanez; em fotos?

kairi
Veterano
# ago/08
· votar


Fábio Seiji
EXATAMENTE ESSE:

http://www.banzaieffects.com/files/images_detailed/d_16062.gif

Cores, tamanho, "ALPHA", tudo igual.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


kairi
Cara, os 3 1ºs bornes são os de "entrada" do + do captador, sendo a seguinte ordem: de fora para dentro: braço, meio e ponte, os 2 bornes posteriores (do meio da chave) são a saída, e os 3 restantes a mesma coisa dos 3 1ºs, só que invertido.
Abç

kairi
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bornes = terminais?

Vamos lá, da esquerda pra direita: (como ta na foto)

+ "HOT" do Braço
+ "HOT" do Meio
+ "HOT" do Ponte
> Saida pro Volume
> Saida pro Volume
- Vazio
- Vazio
- Vazio

É isso?

E esse "alpha" fica virado pra madeira, ou fica exposto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


kairi
O "alpha" fica virado para dentro.
Os dois que vc colocou com "vazio" e correspondentes aos capts do braço e meio, ligam-se aos pots de tone (o capt da ponte não tem tonalidade, é "aberto").
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar


kairi
É isso mesmo, os 4 primeiros da sua chave são do lado esquerdo do esquema da Seymour Duncan e os 4 últimos equivalem ao lado direito.

kairi
Veterano
# ago/08
· votar


Então,

1.Braço / 2.Meio / 3.Ponte / 4.Volume / 5.Volume / 6. Tone? / 7.Tone? / 8. ????


Aquele esquema é meio estranho, pois vão dois fios para o volume, e de lá vão pro tone. Sem contar que o capacitor do tone é no meio, o que pra mim é estranho, já que ele fica na ponta.

edukotzen
Veterano
# ago/08
· votar


blz bertola??

Olha tenho outra duvida, vou pegar um captador JB sh4 em um rolo com um pedal, minha guitarra está com captadores sound Hb hot alnico e um alnico blues single no braço, gostaria de apenas trocar o da ponte,e manter os da sound pois gosto muito deles, gostaria de saber se a muita diferença de volume do hot alnico pro JB sh4, ou estaria trocando 6 por meia duzia??

Dizem que o JB sh4 é meio ardido demais para strato(corpo em basoowd), gostaria de saber a sua opinião também

Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar


kairi
Se sua guitarra for 1vol + 1tone pode copiar o esquema da SD que vc postou aí em cima.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


edukotzen
O SH4 privilegia bem os médios, é um bom captador.
Abç

Rafa_XD
Veterano
# ago/08
· votar


Estou com uma dúvida...
Minha strato voltou com um hot rails na ponte, mas meu luthier disse que não trocou o potênciometro da ponte. Tem algum problema? Tem que trocar por um 500k?
Ele me disse também que o potenciometro da ponte está controlando apenas o captador do meio.
E ah, está apresentando um pouquinho de ruido e o som limpo não está sujando como muitos falaram. É algum problema?
Abraços!

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, andei "fuçando" no seu Orkut, vi os instrumentos que vc faz... parabéns cara, trabalho de primeira! um dia eu chego lá....

Vi um baixo que vc usou Araucária, nunca vi ninguém usando essa madeira... é boa??

Abraço!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!