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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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R81 Também. Abç
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Binho_Johnson Veterano |
# jul/08
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mauricio,
uma pergunta apenas para enriquecer o nosso conhecimento.
por que as empresas de guitarras relançam modelos fabricados em "tal" data, exemplo fender 57" , a gibson tb tem uns modelos bem caros so n lembro a data especifica mas e algo tb dessas decadas 50 ou 60, no caso das fenders por exemplo as 57" seriam standard's fabricadas naquele ano? e se forem se é uma linha (as standards) elas tem um projeto especifico logo ela n mudaria ao passar dos anos, sei la derepente falei besteira. sinceramente n entendo.
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Henrique S. Veterano |
# jul/08
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Binho_Johnson
no caso as custom reissue tem como projeto recriar fielmente a guitarra no ano X (antigamente nao tinha essa de Am Std, custom, era tudo a mesma coisa)
no caso de uma 57 seria o braço caracteristico (C shape, uma tora) acabamento em nitrocelulose alem das ferragens vintage e captadores que se assemelham aos da época (os atuais da am std se nao me engano são os delta tone, bem mais ardidos que os antigos) e as cores caracteristicas (na 57 só tem o 2 tone sunburst e na 62 ja tem o 3 tone)
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brunobergesch Veterano |
# jul/08
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Henrique S. Só uma correção, se não me engano os braços '57 da fender são V-shaped.
Mauricio Luiz Bertola Nossas madeiras são superiores? Dificil acreditar. (sério)
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gucrispim Veterano |
# jul/08
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brunobergesch Cara, explique-se.... pq com seu ultimo post a coisa ficou ignorante.
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MANFREDINI Veterano |
# jul/08 · Editado por: MANFREDINI
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2 tone sunburst
/o/
brunobergesch
wtf? a gente tá no Brasil, aqui tem mato pra tudo quanto é lado, tem árvore mais velha que sua avó que dão ótimas guitarras hahahahha, de onde você acha que sai o mogno das Gibson?
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diego gr Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola Primeiramente obrigado pelas ótimas informações que tu traz pra galera do fórum! Sem querer ser chato tô com mais uma dúvida: Tô querendo comprar um combo pra ligar a guitarra com 1 falante de 12 ou 15 (o mais barato possível) que fale alto e para eu usar o pedal Behringer GDI21 nele (ou seja: só usar o power do combo). A minha dúvida é se fica bom eu usar um combo de baixo pra ligar a guitarra+GDI. Sabe alguns modelos de combos de baixo ou guitarra baratos e potentes? Independente de ter timbre bom ou não, vou usar o som do GDI.
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brunobergesch Veterano |
# jul/08
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Desculpa, não deixei claro: me refiro as madeiras que vejo muitos luthiers usando aqui, Marupá, Marfim, Cedro (se não me engano)...
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mlorenzo Veterano |
# jul/08
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Ae Bertola tu ta morando no rio de novo? voltou pra ca?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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diego gr Um beeeem legal é (por incrível que pareça) o Meteoro Bassman 50. Ele tem um falante de 12 pol e reverb, e (ao contrário dos outros Meteoros), é bem robusto. brunobergesch Cara. Eu só posso acreditar que vc fez essa afirmação (Nossas madeiras são superiores? Dificil acreditar. (sério)), por uma absoluta falta de informação. Creio que vc deve pesquisar mais sobre o assunto com luthiers e músicos. No mais, continue aprendendo, perguntando e questionando, pois este é o caminho para tudo. Binho_Johnson Cara, a questão principal é mercadológica, claro (estamos no mundo capitalista, TUDO aqui É dinheiro), por outro lado, os instrumentos destes anos em particular tornaram-se referências na manufatura de guitarras, pois muitas vezes foram utilizados por músicos consagrados (o que aliás é uma questão secundária; pois, por exemplo, o Mestre Jimi Hendrix, comprava suas Fenders na Sears!!!!). Ademais, esses anos específicos marcaram tipos específicos de formas de construção de braços, hardware e acabamento ( como o [bHenrique S.[/b] disse), tidos como "vintage". Nada mais. Abçs
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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mlorenzo Cara, eu moro em Niterói Abç
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brunobergesch Veterano |
# jul/08 · Editado por: brunobergesch
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Mauricio Luiz Bertola Sim, fiz esta afirmação sem saber quase nada do assunto. É que pra mim, se as madeiras utilizadas aqui (aquelas que citei no meu post anterior) fossem realmente boas, elas estariam sendo utilizadas por marcas muito renomadas como Fender ou Gibson, e não apenas por nós. Mas eu gostaria de aprender sobre isso sim, por acaso tem algum site bom sobre lutheria?
Abraços
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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brunobergesch Bem, tem vários na internet, basta procurar. O mogno brasileiro É a madeira para confecção de corpos e braços de violões e guitarras, o jacarandá-da-bahia é a madeira "top" das "tops" para a confecção de escalas, laterais e fundos de violões e guitarras. A Gibson (e outras corporações) explorou nossas madeiras por décadas, até que a destruição desenfreada de nossas árvores a obrigasse a buscar fontes alternativas ( o mogno hondurenho do qual suas guitarras são hoje fabricadas) e o "jacarandá" (chamado "rosewood") indiano, posto que o governo brasileiro colocou esta árvore sob proteção (infelizmente, em nosso país o contrabando campeia). A Fender tinha outra filosofia; a de utilizar madeiras de baixo custo para a produção em massa, por isso a escolha do maple, do ash, do poplar e do basswood para a confecção de seus instrumentos, madeiras que acabaram se popularizando na luthiería de sólidos. Não existe madeira "ruim" (dentre as utilizáveis para luthiería), apenas as cortadas, sêcas e aparelhadas corretamente. Abçs
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leoc_rj Veterano |
# jul/08
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Prezados Luthier(ere?)s,
Tenho uma Epiphone Les Paul e recentemente coloquei os caps Gibson 500T e 496R.
Curiosamente, passei a reparar uma peculiaridade que não tinha percebido antes de tocar os caps.
Quando uso o captador da ponte, chave seletora para baixo, e diminuo totalmente o volume deste cap, ainda sobra um resquício de som, que só desaparece quando abaixo também o volume do captador do braço. Isso é normal de acontecer?
Isso acontece apenas na posição da ponte. Perguntei pro Luthier que fez a instalação e ele explicou que isso era uma característica da maioria das Epiphones e Les Pauls. Concordam?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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leoc_rj Vc mudou os potenciômetros? Isso é característica de potenciômetro ruim. Abç
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leoc_rj Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola
Creio que ainda são os potenciômetros originais do instrumento.
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brunobergesch Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola Ah, beleza, obrigado por esclarecer as coisas pra mim.
Abraços
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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leoc_rj Troque os pots de volume de seu instrumento por CTS "no load" (tem na Musicware), 500K lin (ou 500KB). brunobergesch Sempre procuro estar à disposição, se estiver dentro de minhas possibilidades..... Abçs
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Henrique S. Veterano |
# jul/08
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brunobergesch
poise, agora nao lembro se é V ou C, mas é uma tora o braço hehehe
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gucrispim Veterano |
# jul/08 · Editado por: gucrispim
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Mauricio Luiz Bertola Bertola, percebi a disponibilidade de algumas ferramentas que são utilizadas na fabricação de guitarra, embora eu ainda não saiba o nome de todas elas. Vou estudar durante pelo menos 6 meses (no maximo 1 ano) pra construir 1 guitarra, de inicio uma sg ou uma square tipo a do Bo Diddley, e ai teria uma ajuda de algum marceneiro principalmente no corte do braço e corpo. Com afinco, é possivel sair um bom instrumento? Ou sem chances, o primeiro sempre vai ser uma m%$#@ ?
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DarkMakerX Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola queria saber se voce conserta violao tambem a tampa da frente, na parte de cima, deu uma leve descolada num local e queria saber se tem conserto e quanto seria, ja que as vezes eh melhor comprar outro
valeu
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/08
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gucrispim Depende.... Eu recomendo que vc compre um braço pronto. DarkMakerX Tem sim. Abç
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PEdroooo Veterano |
# jul/08
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Kabashiro
cara, vamos fazer o seguinte: eu nao tenho o autocad neste pc, mas posso tentar extrair para .PDF ainda essa semana (meu irmão é quem sabe mexer nele). Se vc tiver um pouquinho de paciência (e acredite, que pra fazer uma guitarra voce vai precisar de muita), até o meio da semana eu pego o seu email ali atras e passo pra voce.
abraço!
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erico.ascencao Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola
[OFF TOPIC] Putz, em outro tópico vi que você é professor universitário. Por um momento tive a esperança de você ser professor de Engenharia, mas tempo depois achei um vídeo no Youtube com uma entrevista sua, aí perdi as esperanças. HUAHUAHAUHAUAHUA.
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gucrispim Veterano |
# jul/08 · Editado por: gucrispim
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Mauricio Luiz Bertola olha as ferramentas bertola: esmerilhadeira angular e industrial, serra circular (nao eh grande), furadeira vertical e comum. Axo q eh isso.`Pra fazer o grosso do trabalho do corpo e braço, com isso é possivel? Bertola, onde encontro braço pronto pra comprar? onde eu consigo um esquema do corpo e braço da SG, mas tem que com o braço colado e não inteiro como tem em um site que eu vi ai.
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leoc_rj Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola Troque os pots de volume de seu instrumento por CTS "no load" (tem na Musicware), 500K lin (ou 500KB).
Não encontrei na Musicware. Na Stewart Macdonalds tem um wiring kit para Les Paul. Segue o conteúdo do kit:
Kits include 1 - Output jack 4 - 500K pots (standard or long shaft) 2 - .020µF capacitors 1 - 3-way switch with cream and black knobs 12" Non-shielded guitar circuit wire, 22AWG, white 24" Non-shielded guitar circuit wire, 22AWG, black 48" Shielded guitar circuit wire, 28AWG inner conductor, black Wiring diagram
Você acha que vale a pena?
Obrigado e abs,
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MarcosBorba Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola
num sei se vc viu mas eu já upei tua entrevista no u2b. Eu botei nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/191320/
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leoc_rj Veterano |
# jul/08
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Maurício,
Acrescentando: estava lendo num fórum onde diziam que não é recomendado utilizar pots "no load" para volume. Pelo menos, no caso de Telecaster's.
http://www.tdpri.com/forum/archive/index.php/t-22757.html
O que acha sobre isso?
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infoleon Veterano |
# jul/08
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Estou com uma dúvida. Mandei minha guita num luthier da região para regulagem. Ainda está trastejando. E a corda está com 2mm de altura no traste 11 ou 12 (não me lembro ao certo). O cara mexe mais com instrumentos acústicos. Vou enviar denovo a guita pra ele, mas estou com medo de ele, mesmo assim, não arrume bem.
Teria alguma maneira de eu memso arrumar? Com uma lixa bem fina dar uma arrumada nos trastes que trastejam? É muito perigoso?
De resto, ela esta boa.
Obrigado. Até mais.
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all4n_dlima2 Veterano |
# jul/08
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Mauricio Luiz Bertola
tava tocando guitarra esses dias e percebi que as todas as cordas continuam descendo um pouco a afinação... mas olhando a ponte dessa vez parece estar bem estavel... então passou pela minha cabeça o seguinte... "se a ponte esta estavel... pode ser na outra ponta da corda... e penso ser o braço que pode estar empenando ou um pouco empenado no formato "C"... como faço pra saber se esta msm empenado??? e se estiver como eu faria para ajeitar o tensor???
agradeço desde já... abç
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