Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
gualtersouza
Veterano
# jul/08 · Editado por: gualtersouza
· votar


Bertola

Bom dia, Bertola. Gostaria de saber quais seriam as diferenças principais entre as SX's SST 62 e SST 57?
Vejo muitos elogios a ambas, mas não tenho idéia das diferenças... seriam estéticas, de madeira, desenho de headstock?

Pegando carona na questão da retífica dos trastes... aquela minha strato que fiz tem em apenas alguns trastes próximos ao cap do braço (e somente em 2 cordas) um leve trastejamento. Seria válido o que você indicou ao Rafa-Ban (retificar todos)?

Grato.

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
usar um ferro de solda com potência muito grande axo que pode danificar o captador. ligar fora de fase os captadores nao traz problemas para o captador, mas o som não vai ser o esperado, fica estranho e dá pra notar

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


usar um ferro de solda com potência muito grande axo que pode danificar o captador.

Confere Bertola?

Claudio Natureza
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fala bertola.

preciso consertar o braço do meu wr corvette.

me passa teu contato pra eu levar ele pra vc.

abçs.

Edu1974
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
usar um ferro de solda com potência muito grande axo que pode danificar o captador.

Confere Bertola?


Se não utilizá-lo corretamente pode derreter os fios. Use um ferro de 25 a 40 watts no máximo.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Edu1974

Putz, o meu é de 60 watts. Vou ver se compro outro, paguei barato no ferro de soldar.

ogaitnas
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

pegue de 25, mais que isso, esquenta demais, o estanho passa do
ponto e escorre, espirra, vira uma zona, fora que os fios podem simplesmente
derreter, além de você acabar queimando capacitores...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


markolino
Utilize o tutorial do Handmades, do Barci.
gualtersouza
As diferenças são estética e de material do braço. Só.
Nick_Oliveri_Guitar
Exato.
Claudio Natureza
mlbertola@hotmail.com
Estarei viajando amanhã. Volto em uma semana.
Abçs

kiki
Moderador
# jul/08
· votar


gualtersouza
salve!

gualtersouza
Veterano
# jul/08 · Editado por: gualtersouza
· votar


Bertola
Grato pela informação.
Há alguma dica prática quanto à retífica dos trastes?

kiki
Estamos por aí, aprendendo sempre. Estou de olho numa SST 57... a minha strato ficou mediana... a posição da ponte não ficou muito boa, e melhorar a ação das cordas foi dificultada por erros de altura dos trastes. Quando houver adquirido outra, vou começar a "retificar" a altura dos trastes, sem pressa.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


ogaitnas
Mauricio Luiz Bertola

Não encontrei ferro de soldar de 25 watts só de 40 watts.

Com o de 40 watts corro o risco de zoar os fios?

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
sim cara, o bom é de 25watts...

Mauricio Luiz Bertola
ok, mas o esquema dele tambem ta meio confuso ..

o desenho falta algumas ligações
e nas fotos ta diferente..

estou tentando fazer pelas fotos

porem nao entendo nada de jack p10 etc..

nao sei onde é terra , essas coisas..

ehehehe

abç

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala mestre ... tudo ok??? deixa eu te incomodar novamente ...

Estava pensando no conceito de distorção e pensando nisso fui para a saturação (que culmina em distorção) ... ok, componentes que saturam são os amplificadores operacionais (na verdade os transistores, mas os AOs são conjuntos de transistores) ... Até aí sem problemas', mas comecei a pensar DIGITALMENTE ... Como é feita a saturação nas pedaleiras digitais???? Os fabricantes saturam o sinal analógico e o digitalizam ou tem como saturar um sinal já digital (que doidera, nem sei comoisso pode acontecer)????

Mykk
Veterano
# jul/08 · Editado por: Mykk
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mauricio vc acha uma boa comprar um braço de uma fender americana standard ou alguma serie parecida e colocar em uma guitarra mais fraca strato tb por exemplo essas sx sst57 ou 62, vi um kra no mercado livre dizendo q fez isso. achei interessante a ideia ja q um braço de uma americana custa 250 dolares +/- no ebay. e existe a grande possibilidade de n pagar impostos(sei la derepente viajei), mas sinceramente achei uma ideia interessante, ja q e o braço q da toda "tocabilidade" de uma fender americana e influencia mtissimo no som delas tb.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


markolino

Putz, de 25 watts tá difícil de achar... rodei boa parte da cidade e nada. Acho que só na Sta Efigênia.

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
de 40w tem na tctech www.tctech.com.br , de 30w eu sei q eh quase a mm coisa (na pratica) que 25w

Floydiano
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola...

Pow eu comprei uma SX SST 57 e to afim de trocar as tarraxas, mas elas são tipo vintage, ai eu queria saber qual comprar porque as que vi nao se encaixam.

Midlle Beavis
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

aconteceu um acidente com minha guita... e deu uma lascada bem ond apoio o ante-braço pra tocar...chegou a ficar lascado e aspero...

A guita é novinha... novinha...
estava pensando se mandar arruma só ali, mas to pensando se num vai acaba piorando ...tipo ficando na cara o reparo... seilá algo assim...

Ah...to d cara com isso...

o q seria melhor fazer???

Midlle Beavis
Veterano
# jul/08
· votar


o lasco tem uns 3 cm de comprimento e nem meio d largura + ou -

:(

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Bertola e quem mais possa ajudar,

Vejam esse esquema... pelo que entendi, o primeiro esquema é para usar o Hot Rails como single e o segundo como humbucker (full)... correto?

http://www.seymourduncan.com/images/products/electric/stratocaster/501 015-100.pdf

Obrigado.

Michel Top
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Maurício, tudo bem? Obrigado pela ajuda.

Michel Top
www.micheltop.com

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Quem estiver por aqui
bom eh o seguinte, os parafusos que seguram o suporte das molas da minha guitarra estão mto duros (tanto que ja estraguei 2 chaves tentando soltar) digamos que eu consiga retirá-los, teria problema em passar alguma coisa para q eles fiquem mais moles de apertar?! se não passar o que para que continuem a apertar sem espanar?! (se espanar a madeira ferrou)

kiki
Moderador
# jul/08
· votar


qew
bom, não sei responder tua pergunta especifica.
mas só pra constar:
(se espanar a madeira ferrou)
ferrar não ferrou. voce pode usar duas tecnicas.

1 - faz um enxerto na madeira, tira um pedaço, e cola outro, de madeira mais dura. meio complexo de fazer, exige alguma habilidade com marcenaria.

2 - poe um palito de fosforo ou de dente no furo, e parafusa com ele la dentro. o palidto da mais pressao. é uma tecnica extremamente simples mas que funciona muito bem. nao sei se a tensao das molas é muito grande pra essa tecnica, nunca usei. mas em parafusos de roldana, de escudo, de gavetas e outras coisas simples funciona muito bem.

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá bertola

fiz seu mini fuzz que a proposito tem um drive exelente

porém tem um probleminha

a unica coisa é o seguinte..

o potenciometro atua como LEVEL (correto ? )

mesmo com o bypass desligado o Pot atua no sinal..

se eu deixo ele zerado , fica sem volume , tanto o pedal ligado ou nao..

abç

alfredo_salvarani
Veterano
# jul/08
· votar


Olá pessoal!

Estou (tentando) construindo uma "fender" stratocaster 57, tenho tudo da fender com exceção do corpo que é de cedro e do braço que é de maple mas é "licensed by fender" (importei dos EUA) trata-se de um "Mighty Mite" MM2902CR como vcs podem ver aqui: (http://www.mightymite.com/necks/index.html).

O meu problema é que eu tenho que furar tudo, então eu gostaria de saber qual a melhor forma de proceder, já tentei posicionar a ponto (fender reissue '57) e com o auxilio de 2 linhas vi que é dificil de manter as cordas "MI" numa posição boa em relação ao braço, hora a mizona esta muito para dentro hora para fora, ou a mizinha...
Tem também o problema de a ponte poder ser deslocada um pouco para a frente e para tras, bom quem tem experiência nisso sabe...
Então... alguém tem uma luz, de como eu devo proceder? não tenho muitas ferramentas (como furadeira de bancada que eu acho que seria ideal para produzir furos verticalmente retos)

Obrigado!

luizfreck
Veterano
# jul/08
· votar


BERTOLA E SEIJI

acabei de adquirir uma ESP EX-400BD
ela veio intacta
mas com alguns problemas elétricos,
-os knobs de volume e tone simplesmente nao dao sinal de vida
-a chave pra troca de captação também nao altera o som em nada
-o captador da ponte esta solto, ele regula, mas qndo a guitarra é pendida para frente ele cai para a altura máxima

gostaria de saber se seria vantagem devolver a importadora em são paulo (florence music) ou levar a algum luthier aqui de florianópolis mesmo.

obrigado

mlorenzo
Veterano
# jul/08 · Editado por: mlorenzo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma AS73 da Ibanez que tá arrebentando a corda direto na ponte.

Aconteceu algo parecido com uma strato washburn que eu tinha e eu resolvi dando uma lixada leve com lixa 1200.

Tentei dar uma lixada no carrinho dessa semi e nada, o problema continua, e suspeito que isso vai gerar oxidação.

Levei num luthier aqui do rio que deu uma regulada na altura da ponte pra diminuir a tensao na corda e naaada...

Trocar o carrinho é o jeito? O tamanho do carrinho dessa ibanez semi são padrão? fácil de compra?

abraço e obrigado!

ps: toco blues, dou bends altos e volta e meia dou palhetadas mais exageradas. =D

B.Frusciante
Veterano
# jul/08
· votar


Luthiers :)

Opa, como vão?

Cara, eu comprei nos EUA uma Fender Strato americana há uns 3 meses, e, como era de se esperar, ela é perfeita!

Só uma dúvida que eu tenho: geralmente estas guitarras são feitas com o corpo em 3 partes ou 2?
Porque a minha é feita só com duas, eu creio, pois exatamente no meio do corpo, na pintura(branca) dá para perceber(só olhando de perto e com a luz refletindo) que tem um tracinho como se fosse dividido em apenas duas partes! Creio que a menor quantidade de partes significa alguma coisa boa ao timbre, estou certo?


até mais!

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


ninguem percebe diferença timbral nisso cara...

qew
Veterano
# jul/08
· votar


kiki
gostei da tecnica, vlw!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!