Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Edu1974
Veterano
# jul/08 · Editado por: Edu1974
· votar


Rafa-Ban

Tem que ver se o pedal utiliza toda a rotação do pot. E a potencia dele. O Handemades recomenda pots entre 100 e 500K

Mas provavelmente é pq vc está utilizando um cabo mono quando deveria utilizar um estéreo, ligado nos três pinos do pot

Rafa-Ban
Veterano
# jul/08
· votar


Edu1974
meu pedal é da marca Proel e ele veio com cabo embutido,eu ganhei ele com caixa e tudo mas nãotem anda escrito lá...:(

felipervilha
Veterano
# jul/08
· votar


Olâ tenho uma duvida a algum dos luthiers quanto vc's cobrariam para deixar minha ibanez Rg 350 Ex com o visual da jem 555, marcação escudo tudo.??

foto da minha guita:

http://www.ibanez.ru/gear_el_guitar/big/rg350dx-bk.jpg

foto de como eu queria:

http://www.ooshop.es/images/jem555-b.gif

a unica coisa que eu não iria querer seria esse furo ridiculo no corpo da guita de resto gostaria dela aparentemente igualzinha...

agurdo a resposta e desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


felipervilha
Não se pode dar preços de serviços aqui, pois este não é o propósito do site nem do tópico. Consulte um luthier habilitado diretamente.
Abç

felipervilha
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

então vc não tem um msn para negociarmos fora do topico/??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


felipervilha
Não, só e-mail, ademais, eu não faço esse serviço.
Abç

lucas_monnerat
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de saber se poderia me descrever os passos para a retirada dos trastes da guitarra, e como devo proceder após colocar os novos.

Grande abraço,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


lucas_monnerat
Cara, esse procedimento é difícil e só pode ser feito por alguém com a experiência e o treinamento necessário, bem com com ferramentas específicas. Recomendo que vc leve sua guitarra a um luthier habilitado.
Abç

lucas_monnerat
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O único problema é que por aqui não têm luthiers.. Só daqui a umas 2 horas de carro..

Saberia me dizer em média, bem por cima mesmo, quanto um luthier costuma cobrar pra tal serviço??

Abraços,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


lucas_monnerat
Em torno de R$ 150 (+ ou -)
Como eu disse, é um serviço caro, demorado e difícil.
Infelizmente vc terá mesmo que levar a um luthier.
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# jul/08
· votar


Bertola
fala bertola,beleza ?você conhece e recomenda algum luthier na região de campinas?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Rafa-Ban
Infelizmente não, apesar de conhecer sua cidade bem.
Abç

Ban Ban
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
recomenda algo luthier de SP capital

aqui eh foda, tem um milhao, 700 mil são picaretas!!

uahuah brincadeira, mas gostaria de um de confiança!

ZiMiZ.
Veterano
# jul/08
· votar


como seria pra pinta um violao? tipo, todos os passos, se n for pedir mto
os luthers aki sao tdo longe e combram mto³ caro por qlqer coisa... soh regulagem do tensor o mais barato foi por 75 -.-' magina ja neh

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


ZiMiZ.
eu sei que voce tem que usar aqueles jatos de tintas Automotivas..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Ban Ban
Cara, não tenho outro a recomendar senão meu Mestre, o grande Sérgio Buccini. Sua competência e honestidade são ímpares.
ZiMiZ.
Cara, pintar instrumentos é bem trabalhoso, que dirá violão. Não é uma boa idéia fazê-lo se não se tem experiência e equipamentos adequados. Recomendo apenas que vc, protegendo a escala e o "cavalete" lixe todo o seu instrumento, inicialmente com uma lixadeira elétrica de mão com lixas cada vez mais finas, e depois que ele estiver todo lixado, passe verniz spray (colorgin) incolor. O instrumento deve estar na horizontal quando se aplica o spray, para evitar escorrimentos. Depois de 2 dias secando, lixe de novo com lixa fina e aplique mais uma demão.
Abç

ZiMiZ.
Veterano
# jul/08
· votar


nossa mauricio, sab q eu perdi a vontade? hAOUEhouAehoAe
eh q meu violao eu quase n uso
e ele ja ta todo veio, tu olha pra ele da pena
qrio melhora ele, ja lixei escalas, e tal, agora to desempenando o braço
sei la, qrio da uams mexida nele, pra fikar mais bonitao xD

scythe-reaper
Veterano
# jul/08
· votar


Tenho uma antiga guitarra Washburn de corpo em Maple e escala em Rosewood.

Ganhei ela de um familiar, juntamente com um set de captadores EMG-ZW.

O problema é que ela estava extremamente maltratada. A guitarra deve ter pelo menos uns 10 anos e apresentava estes problemas:

- Ferrugem severa nos captadores: será resolvido com os EMG-ZW.
- Ferrugem nos trastes: também já resolvido com lixa fina 1600, aproveitei para retificar os trastes.
- MUITO mofo nas escalas: também resolvido com lixa fina e um pouco de lustra móvel :D

Por incrível que pareça o braço não está empenado.

O corpo já lixei (R$3 em lixas!) e está completamente nú com a madeira exposta, bem lisinha, lixada com bastante carinho hehehe...

Agora aparece a minha dúvida. Pesquisando na net acabamentos de guitarra acabei gostando muito do "natural". A guitarra era de cor preta esmaltada, nem preciso dizer que eu odiava, enchia de dedo e os arranhões eram aparentes.

O natural que me refiro é isto aqui:

http://img440.imageshack.us/my.php?image=321gh5.jpg

Alguém sabe como devo proceder para conseguir um acabamento na madeira como este? Lembrando que não sou nenhum expert em lutheria mas tenho uma pouco de aptidão para trabalhos manuais como vocês devem ter notado acima...

Outro exemplo: http://www.projectguitar.com/gal/4a.htm

Obs.: Ela parecia aquela porcaria da primeira imagem do link acima, mas com os headstock completo e trastes kkkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


scythe-reaper
Aplique a seladora na madeira com pistola, depois lixe com lixa fina. Repita este processo umas 5 vezes, depois dê uma última lixada e aplique cêra comum incolor ou de carnaúba, e dê um polimento com uma politriz.
Abç

scythe-reaper
Veterano
# jul/08
· votar


Muito obrigado pela resposta Bertola.

Estarei fazendo este serviço neste fim de semana em uma loja de pintura automotiva de um amigo e postarei fotos se ficar bom :D

Se ficar ruim também eu volto aqui para avisar hehehe

Estou registrando todo processo em fotos para postar e assim valer de alguma coisa para alguém que também queira se aventurar dando um trato na sua guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


scythe-reaper
Lembre-se de que é preciso paciência, cuidado e experiência. Peça a seu amigo para fazer a mistura correta da seladora para a aplicação com a pistola, depois aplique.
Abç

auzenph
Veterano
# jul/08 · Editado por: auzenph
· votar


Bertola...
to pra trocar meu ampli Condor GX-10 + minha Zoom G1 + 200 reais num Crate Gx 30m 30w. (usado)

vc acha q vale a pena?

só pra constar: eu vi em um review...um cara dizendo que tem mto chiado...e que o canal sujo dele é ridiculo.
mas isso nao é esperado da marca Crate é?

e mesmo q nao seja tao bom...é uma boa troca pra mim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


auzenph
Cara, mesmo que ele tenha chiado (que não deve ser nada anormal), e o canal sujo seja "ridículo" (e daí? O que importa é o som limpo, distorção para amps SS tem ser de pedal mesmo), ele é muito superior à esse seu GX-10.
Abç

auzenph
Veterano
# jul/08 · Editado por: auzenph
· votar


entao vale a pena a troca + 200? e com a pedaleira?

auzenph
Veterano
# jul/08
· votar


e uma pergunta a mais....o que sao amps SS?...sao os transistorados que vc quis dizer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


auzenph
Sim

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Bertola, comparando uma SX Sg e uma Epiphone G400, se eu trocar captadores, ponte, tarraxa e parte elétrica das 2, qual eh a melhor? mesmo sabendo a grande diferença de preço, a madeira, braço, construção da Epiphone eh melhor que da Sx ? Imagino q da Sx valha mais a pena pois o preço eh bem menor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim
Sim, a G400 é melhor mesmo.
Agora, se vc der um "up" na SX SSG STD, ela vai ficar bem legal.
Abç

kiki
Moderador
# jul/08
· votar


mestres do fcc! mais uma ajudinha de captadores.

eu tenho um cap de precision bass, e vou usa-lo num bandolim.

eu queria saber um pouco mais como ele funciona.
-por que tem dois blocos? é tipo um humbucker?
-eu posso separa-lo em duas partes, pra ficar como se fosse dois single? (splitar na tesoura).

é isso. muito obrigado!

lucas_monnerat
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ao fazer uma limpeza na minha strato, fui retirar o escudo, e percebi que os três potenciômetros são de 500k, sendo que a guitarra é S-S-S.
O certo seria 250k, certo??
Sempre percebi que os potenciômetros do tone deixam o som meio "sujo", seria algo relacionado ao fato de ser 500k?
E se for preciso trocar, os terminais são os mesmos? É só simplesmente trocá-los?
Grande abraço,

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!