Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Slowhand-
Veterano
# jul/08
· votar


Bom dia!
Gostaria de saber quais tarrachas seriam indicadas para eu colocar em minha guitarra (fender mexicana) para que a afinação mantenha-se mais estável. É melhor ser com trava? E quais marcas? Lembrando que não quero ter que modificar a furação...

Obrigado!!

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
e o EGO
como fica?

eheheheh
abç

PEdroooo
Veterano
# jul/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
kiki

Galera, eu não consigo arrumar essa serra de slots de jeito nenhum, então no desespero da pressa levei para um "luthier" para cortar para mim, mas o cara cortou TUDO ERRADO e estragou meu braço. Tive que fazer um novo... (pelo menos o novo é de marfim) =(

o cara do music tools não responde meus emails e recados no orkut, e o stewmac é totalmente inviável.
To pensando em usar uma serra de esquadria, com um fio de 0.9 mm.
Pode dar certo??

valeu!

PEdroooo
Veterano
# jul/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


Slowhand-

Tarrachas gotoh são de boa qualidade e relativamente baratas, as com trava são no máximo uns 140 reais.

A furação das tarachas é padrão na grande maioria das guitarras (talvez em todas), 1 cm de diâmetro em cada buraco. Qualquer tarracha que vc escolher vai entrar na furação... =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Pessoal,
Como vcs puderam perceber, eu não respondi a nenhuma pergunat nos últimos dias, pois estava viajando.
Quem quiser pode reformular as perguntas novamente.
Abçs

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
opa, sem problemas !

seguinte, fiz o seu MINI FUZZ

a unica mudança foi os 2 capacitores, que botei 2 de 0.22uf
ok..
o pedal funciona e tem um drive ótimo !


porem , o potenciometro , funciona como LEVEL certo ?!

mesmo o Bypass desligado , ele esta atuando no sinal.,..


o que pode ser isso ?

abç

Edu1974
Veterano
# jul/08
· votar


PEdroooo

Procure em lojas de aeromodelismo.
Dê uma olhada nesse link:
http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=23360&IdProd=1716

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


markolino
É um "level" , volume, mesmo. O que não está certo é ele não deixar passar som com o DPDT "desacionado". Confira as ligações.
Slowhand-
Cara, as tarrachas dessa guitarra não são ruins, porém, como em qualquer guitarra, as cordas devem ser colocadas corretamente na haste, com poucas voltas (3 ou 4), sem "embôlos" ou superposições de voltas, e sendo laceadas, ademais, é necessário, depois de afinar, puxar a corda e refazer a afinação e repetir isso até que a mesma estabilize. Aperte também os parafusos da tarracha, principalmente os de cima da "borboletinha".
Abçs

TakeN
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a troca da chave seletora, potenciometros e toda a parte elétrica (exceto captação) por uma melhor influencia em q no som?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


TakeN
Só influencia se vc colocar componentes de alta qualidade, como chaves Gotoh ou Fender, potenciômetros CTS tipo "no load". A condutividade melhora.
Abç

TakeN
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
desculpe a ignorância, mas melhorando a condutividade oq iria beneficiar na qualidade do som?

Floydiano
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Queria que você me indicasse um jogo de tarraxas vintage para colocar na minha SX SST 57. Também estou afim de trocar os trastes, queria colocar trastes iguais da minha CLP2, você sabe se eles são jumbo ou médio jumbo?

Vlw

PEdroooo
Veterano
# jul/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


Edu1974

nossa edu, valeu cara!!
eu ja tinha procurado em sites que vendiam peças de aeromodelismo, mas num tinha achado em nenhum...

ela é igualzinha uma serra de luthieria, é muito mais barata!!

mas será que essa espessura de 0,25mm não fica muito estreita para a traste entrar??

valeu mano!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Floydiano
As tarrachas tipo "vintage" (modelo Kluson), vc encontra no site da Guitarfetish. Os trastes são médio-jumbo.
Abç

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bom eh o seguinte, os parafusos que seguram o suporte das molas da minha guitarra estão mto duros (tanto que ja estraguei 2 chaves tentando soltar) digamos que eu consiga retirá-los, teria problema em passar alguma coisa para q eles fiquem mais moles de apertar?! se não passar o que para que continuem a apertar sem espanar?! (se espanar a madeira ferrou)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


qew
Ao recolocá-los vc deve passar um pouco de Cêra líquida neles.
Abç

Wrvieira
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu pretendo colocar humbuckers em formato de single na minha guitarra e para ganhar versatilidade, tinha pensado em colocar pots de 500K com "push-pull". Contudo, me recomendaram uma mini-alavanca com 6 pólos e 2 posições, pela durabilidade e pelo baixo custo.

Você conhece esse equipamento? Se sim, sabe onde encontrá-lo e se necessito fazer alguma adaptação (como furar novos espaços) na guitarra para instalá-lo?

Obrigado.

markolino
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
exatamente,

Pedal com o bypass ligado = ótimo !

pedal com o bypass desligado = o Potenciometro continua atuando no sinal...


ehaehehaahae

bem estranho isso..

as ligaçoes estao corretas..

a unica coisa que estou em duvida é na ligacao do potenciometro..
será que posso ter invertido ?


abç

alfredo_salvarani
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Reformulando a pergunta... :-)

Estou (tentando) construindo uma "fender" stratocaster 57, tenho tudo da fender com exceção do corpo que é de cedro e do braço que é de maple mas é "licensed by fender" (importei dos EUA) trata-se de um "Mighty Mite" MM2902CR como vcs podem ver aqui: (http://www.mightymite.com/necks/index.html).

O meu problema é que eu tenho que furar tudo, então eu gostaria de saber qual a melhor forma de proceder, já tentei posicionar a ponto (fender reissue '57) e com o auxilio de 2 linhas vi que é dificil de manter as cordas "MI" numa posição boa em relação ao braço, hora a mizona esta muito para dentro hora para fora, ou a mizinha...
Tem também o problema de a ponte poder ser deslocada um pouco para a frente e para tras, bom quem tem experiência nisso sabe...
Então... alguém tem uma luz, de como eu devo proceder? não tenho muitas ferramentas (como furadeira de bancada que eu acho que seria ideal para produzir furos verticalmente retos)

Obrigado!

Midlle Beavis
Veterano
# jul/08 · Editado por: Midlle Beavis
· votar


Mauricio Luiz Bertola

aconteceu um acidente com minha guita... e deu uma lascada bem ond apoio o ante-braço pra tocar...chegou a ficar lascado e aspero...

A guita é novinha... novinha...
estava pensando se mandar arruma só ali, mas to pensando se num vai acaba piorando ...tipo ficando na cara o reparo... seilá algo assim...

Ah...to d cara com isso... e não sei nada sobe lutheria e reforma d guita etc...

o q seria melhor fazer???

Floydiano
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nâo tem algum site brasileiro que tenha essas tarraxas não? E eu estou procurando o preço mais acessível.

Vlw

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
notei esses tempos que as oitavas da minha guitarra estao desafinadas, estao altas, mas o parafuso da regulagem de oitavas ja esta solto ao maximo, como devo proceder?!

PEdroooo
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, um luthier me falou que para a guitarra ter uma afinação boa, ela tem que ter a distância do da 12ª casa até a ponte igual a do nut até a 12ª casa, o que dá 648 mm.

procede a informação que o cara me deu??

obrigado!!

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


PEdroooo
teoricamente sim, ja que a corda por exemplo afinada em MI a oitava deveria estar em MI para estar bem afinada, td estaria nos conformes, teoricamente. A oitava da nota da corda é a metade da corda da guitarra, logo a distancia da corda esticada dividida ao meio teria de estar soando como a oitava da nota em que a corda está afinada, então as distancias teriam que ser iguais.
Mas é claro que tem mais coisas envolvidas na afinação além disso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Wrvieira
O que vc chama de "alavanca"?
Não seria a chave seletora?
Existe uma chave chamada "superstrat", que tem 7 posições (à venda na Musicware).
markolino
Pode ser.
alfredo_salvarani
Este é um procedimento que exige cuidado, "malandragem" e experiência. Faça os furos 1º no corpo, tomando como base a chapa de trócula; depois encaixe o braço e com um grafite, ponteira ou outra coisa qualquer que penetre no furo que vc fez no corpo, marque a parte de baixo do braço. Retire-o e faça os furos nele.
Midlle Beavis
Melhor não fazer nada. Apenas derreta cêra de vela e "tape" o lascado, depois, com um pano áspero esfrege o excesso de cêra.
Floydiano
Tarrachas estilo Kluson, não.
qew
Arrume um parafuso maior.
PEdroooo
QUALQUER guitarra ou baixo ou violão, de QUALQUER medida de escala, para afinar, tem que obedecer OBRIGATÓRIAMENTE e EXATAMENTE, esta relação.
Abçs

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Arrume um parafuso maior.
mas ele ja esta batendo no parafuso que segura a ponte
eh tpo essa
conforme eu vou soltando os "carrinhos" e ele comeca a bater nos parafusos da frente, mas ae eu comecei a fazer o contrario, a apertar e deu certo em ALGUMAS, mas tem que apertar ao maximo... isso eh normal? pois tem algumas cordas que nao da pra apertar mais e ainda nao estao afinada...

Wrvieira
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta. Sinceramente não sei se seria essa chave superswitch. Ela dá possibilidades de splitar e defasar bobinas, além das variações de ligação de captadores ou isso só seria possível com chaves como essa, além dos potenciômetros do tipo "push-pull"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


qew
Provavelmente a ponte foi posicionada erradamente (mais para frente), creio que vc terá que fazer uma "gambiarra", trocando parafusos, retirando molas, etc.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Wrvieira
Sim.
Inclusive, eu, prefiro essas chavinhas aos pots tipo "push-pull", por serem baratas e fáceis de trocar em caso de defeito.
Abç

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
retirando molas
pensei nisso tbm, mas achei que poderia danificar algo... mas se for o caso da ponte estar mto pra frente, teria que retirar a ponte e recoloca-la?!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!