Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
RenanBook
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Juntei uma grana e tô dividido entre uma tagima 635 usada e uma SX sst 57... Os captadores q vou comprar é o kit Alnico Blues da Sound.. O que recomenda?

GuitarHome
Veterano
# jun/08 · Editado por: GuitarHome
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara tenho uma duvida em relação a amplificador.

Pegando por exemplo os laneys modelo LV100 e LV200, o LV100 é transtorizado e o LV200 pelo que eu vi tem apenas uma valvula no pré.
Perguntas:

1-) Essa valvula no pré do LV200 da muita diferença em relação a timbre? O LV200 tem muito mais "timbre" que o LV100 só por causa da valvula?

2-) Vale a pena pagar a diferença de preço do LV100 pro LV200?

3-) Vi também que ambos os modelos tem falantes celestion 1x12 mais vi que o modelo do LV200 é diferente, seria melhor pelo preço? a diferença é grande?

4-) Eu achei um cara que faz amps handmade, um valvuladão 6w por 600 reais, será que vale mais a pena que os laneys? visto que quero quero qualidade e não potencia pois toco em apartamento! (não é o Pedrone, mais é conhecido também, não me lembro o nome)

Valeu!

Bruno CK
Veterano
# jun/08
· votar

Maurício Luiz Bertola

colocar em uma strato captadores com magneto alnico e cerâmico pode realmente desmagnetizar o alnico?

O captador Vintage Soft da Stellfner é um bom cap pra um som com drive de ganho moderado (nem alto nem baixo)?

Valeu.

kiki
Moderador
# jun/08
· votar

Mestres do FCC!

um duvida esquisita sobre captação:
quero fazer um bandolim eletrico.

pensei em botar um cap piezo de rastilho (de cavaquinho), e mais um magnetico. tem algum problema somar os dois, com uma chave seltora de 3 posições? dá algum problema de volume, ou sei lá o que?

o outro cap, magnetico, seria um cap de precision bass (que eu tenho sobrando aqui em casa). alguma contra-indicação?

é isso. obrigado!

R81
Veterano
# jun/08
· votar

Bertola, Seiji e demais colegas,

Penso em comprar uma les paul Shelter Nashiville 300, mas tenho algumas dúvidas em relação a essa guitarra.

O corpo é feito de basswood sólido? Pergunto isso porque já li em outros tópicos colegas dizendo que se trataria de material laminado. E eu, que já caí no conto do vigário da p**** da Epiphone special não quero entrar em outra furada.

Já usei a busca, mas não consegui postar pq os tópicos estavam encerrados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Mykk
Para o braço um Sound/Malagoli Traditional HB.
Para o meio um Stellfner Neodymium
Para a ponte um Sound/Malagoli Traditional HB PRO (ponte).
Vc pode comprar direto nos sites deles.
RenanBook
Tanto uma como a outra estarás bem servido.
GuitarHome
Cara, se vc costuma ler meus "posts" já sabe que esse negócio de válvula no pré é enganação. No caso do valvulado, consulte este site: http://electrontubes.page.tl/Woodstock-20w.htm
Bruno CK
Cara, esse negócio surgiu com uma mensagem da Sound/Malagoli, mas nem eu enm outros luthiers que consultei percebemos este fenômeno. Em todo caso, é melhor prevenir que remediar. No caso dos Stellfners, prefiro os Strators, que já usei e são muito bons.
kiki
No caso do Piezo, terá de haver um pré, portanto a somatória com um magnética seria dificultosa, acho melhor colocar somente o de baixo.
R81
Ela NÃO é de compensado.
Leia atentamente o "review" que fiz dessa guitarra.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E em relação aos falantes do LV-100 e o LV-200, no LV-100 o falante é Falante: 1x12" Celestion Rocket 50, no LV200 o falante é: Falantes: 1 x 12" Celestion Super 65, compensa pagar a diferença de preço por causa do falante? a mudança de timbre vai ser grande?
E acho que um amp de 20w é muito pra tocar em ap visto que um amp valvulado precisa estar relativamente alto para ficar legal, um de 6w não daria conta não? fora que eu toco algo mais na praia do Joe Satriani etc...
Entre o valvuladinho de 6w e o laney você fica com qual? (sua opinião é claro...)
abraços valeu pela atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

GuitarHome
Cara, são coisas muito diferentes, para propostas diferentes. Tanto o LV100, quanto o LV200 são amps que aguentam bem um palco, as diferenças entre eles são sutís.
Agora, se vc que um amp apenas para tocar em casa, pegue o valvulado. Eu citei o Max, pois o conheço pessoalmente, recomendo-o por sua competência e preço muito convidativo, e ele pode fazer um valvulado de 6, 10, 15, 20 ou 50WRMS, conforme vc queira.
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala mestre ...

Uma dúvida sobre timbre vs madeira ... na verdade, quantidade de madeira ....

Sei que a qtidade de madeira influencia no timbre, minha dúvida é:

- na guitarra, como é a influencia do timbre no local onde tem mais madeira???? Por exemplo, uma Flying V tem pouquíssima madeira mais próximo ao braço e muita madeira na parte traseira ... Somando o total de madeira utilizada, pode até ser que use a qtidade (ou mais) de madeira que um LP, mas o timbre não é o mesmo ....
- Se eu fizer uma guita que lembre o modelo LP porém a parte do corpo mais próxima ao braço seja mais gordinho (mais madeira) e na parte da ponte seja mais magrinho (menos madeira), o que influenciaria esse mais gordinho de um lado e mais magrinho do outro???
- Ou se exagerarmos, um caso utópico: Se pegarmos um tronco de árvore e numa das pontas confeccionarmos uma guitarra (com todos os elementos), porém não cortarmos, não separarmos o tronco da guitarra (o tronco ser uma continuação da guitarra ou vise-versa), como seria tratado o timbre????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Fernando de almeida
Bem Fernando, algumas de suas hipóteses são inverificáveis, mas uma coisa é clara: Na Flying V o timbre será mais agudo pois na região da trócula (que é uma região sensível) há menos madeira que em uma LP.
Abç

kiki
Moderador
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
No caso do Piezo, terá de haver um pré, portanto a somatória com um magnética seria dificultosa, acho melhor colocar somente o de baixo.
valeu mestre! desconfiava, mas nao tinha certeza.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta ...

É que estou pensando em fazer uma guitarra, porém fora das convencionais ...
Vou partir de uma LP ou PRS e acrescentar am alguns pontos e tirar de outros pontos madeira para dar o formato na guitarra ...
Aí me veio a questão do timbre (a parte do timbre que compete à madeira) ... Quero na guitarra uma range boa de timbres (isso depois já contando com captação, customização da parte elétrica, etc...) para eu decidir qual usar ...
Estou com medo de fazer uma guitarra linda de timbre horrível ...
Como faço pra saber ess "parte sensível" que tanto infuelcia no timbre???

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08 · Editado por: Rafa-Ban
· votar

Bertola
estava vendo pra mim uma sqier vintage strato com 3 hot rails duncan designed,como voce é luthier,gostaria de saber sua opinião(ela sai a 1350,00),mais uma coisa,voce poderia fazer um rewiew da condor clp2 S pra galera? o pessoal tá meio confuso com relação a esse modelo principalmente pelo S pois todos acham que special é sinonimo de porcaria,er rola aquela velha dúvida sé de mogno ou não
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Fernando de almeida
Cara, converse com seu luthier à respeito, pois certas coisas, ou não são factíveis, ou simplesmente não podem ser previstas. Luthiería não é uma ciência exata.
Rafa-Ban
Cara, não conheço nenhuma Squier "vintage" Strato, mas sim os modelos Bullet, Affinity, California, Modified Vintage e Standard. Esses dois últimos são legais, sendo a série Standard, bem legal mesmo. Quanto a esse modelo da Condor, só conheço o CLP 2 padrão, cujo corpo é um Aghatis e Nato e é uma guitarra muito boa pelo preço.
Abç

balck7
Veterano
# jun/08
· votar

olá pessoal!

gostaria de saber se é viavel "retificar o braço de minha strato...

o negócio é o seguinte: eu tenho ela a uns 5 anos... trata-se de uma tagima735, eu uso ela constantemente para treinar: algo de 8 horas, 6 dias na semana....

e hoje em dia os trastes estão tods esburacados, e a escala jah está sem vernios em algumas regiões(naum sao poucas) inclusive na parte de trás do braço....

gostaria de saber se é viavel trocar os trastes e fazer uma reforma do braço...... alguem chuta um valor????

ah... quanto as trastes creio eu que ´so trocando msm, por tem regiõs que eles está quase na alt ura da escala, e só nivelar eles nao daria certo.... eu acho..=)

flws!

balck7
Veterano
# jun/08
· votar

olá pessoal!

o negócio é o seguinte: eu tenho ela a uns 5 anos... trata-se de uma tagima735, eu uso ela constantemente para treinar: algo de 8 horas, 6 dias na semana....

e hoje em dia os trastes estão tods esburacados, e a escala jah está sem vernios em algumas regiões(naum sao poucas) inclusive na parte de trás do braço....

gostaria de saber se é viavel trocar os trastes e fazer uma reforma do braço...... alguem chuta um valor????

ah... quanto as trastes creio eu que ´so trocando msm, por tem regiõs que eles está quase na alt ura da escala, e só nivelar eles nao daria certo.... eu acho..=)

flws!

balck7
Veterano
# jun/08
· votar

olá pessoal!

flws!

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
então cara,foi mancada minha o modelo é deluxe stratocaster.como já disse ela vem com 3 hot rails duncan designed, se puder procure no lojadamúsica.com.br(não consigo abrir o site aqui) lá tem essa guita etbm a condor da qual falo
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

balck7
Esse é um serviço comum em luthiería, consulte seu luthier.
Rafa-Ban
Ok. Pois é, o site está com problemas mesmo!
Abç

mão muito lenta
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
olá! tenho uma cortg260 com ponte wilkinson VS50 II e fui por cordas 0.10 e a ponte levantou muito! por um lado é bom pois posso dar alavancadas pra trás de um tom até, mas estou preocupado... essa modificação traz algum malefício a guitarra? já apertei um pouco os parafusos que seguram as molas da ponte naquela cavidade traseira e diminuiu um pouco a inclinação da ponte, mas ainda estou preocupado. Desculpa a pergunta muito grande. A guitarra é essa: http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=118

abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

mão muito lenta
Cara, a ponte NÃO é para ficar levantada, nem se deve dar alavancadas para trás pois força o braço.
Peça a seu luthier para instalar um jôgo novo de molas (4 ou 5) e fazer a regulagem geral de sua guitarra.
Abç

Rodrigo Frejat
Veterano
# jul/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opa bom?
eu tocava baixo e atualmente sou baterista.
Mais adoro alguns modelos antigos de contra-baixo
Gostaria de saber se vc ou se vc conhece alguma pessoa em Belo Horizonte que faz replica de baixos
ex: Rickenbacker e SG estilos aqueles antigos da giannini.
estou querendo ter estas replicas não nessesariamente pra tocar mais para ter em ksa msm.

tipo queria uma copia em MDF com captadores normais não presisaria ser aqueles magnificos e um sistema eletrico rasoavel.

Vc conhece alguem que faça isto?
quanto mais ou menos sairia um deses?

Edu1974
Veterano
# jul/08 · Editado por: Edu1974
· votar

Rodrigo Frejat

Dê uma olhada nesse Giannini Rickenbaker:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76148957-_JM

E estilo SG a Epiphone está relançando, já vi a venda aqui no Rio.

Astronomy Domine
Veterano
# jul/08 · Editado por: Astronomy Domine
· votar

Olá!

Estou montando o mini fuzz e gostaria de fazer umas perguntas.

1- A sugestão de usar um LED no manual em pdf cita um LED laranja. A cor realmente influencia em algo? Pq comprei LEDs verdes (:
(não que eu esteja achando que ele esta empregado para acender, só gostaria de saber se a cor serve para alguma identificacao de alguma outra caracteristica comportamental dele)

2- Posso substituir temporariamente a chave DPDT ou elimina-la por enquanto só para testar os resultados da montagem?

3- Há alguma outra informacao a ser considerada a respeito dos resistores? Os vendedores sempre perguntam de quantos watts eles sao. Esses valores sao dificeis de encontrar? Não os encontrei da primeira vez, tentarei novamente amanhã.

Aproveitando, gostaria de saber se voces tem informacoes sobre uma Squier Strat by Fender. Pelo serial dela a fabricacao foi no ano de 1996 na china. Ela tem a espessura minima do corpo correta. Gostaria de saber mais sobre os captadores pois achei muito legais e opinioes sobre ela.

Eu lhes fico muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar

Rodrigo Frejat
copia em MDF !!!!!
Cara, nenhum luthier sério utilizaria este (sic!) material!
Infelizmente não conheço nenhum luthier em sua cidade.
Edu1974
Cara, Giannini nehum vale esse preço!
Astronomy Domine
1) Muito sutilmente. Eu utilizei vermelho.
2) Sim, mas quando estiver pronto, compre a DPDT ou 3PDT (permite a colocação de um LED para indicar acionamento sem o uso de circuitos milleniuns e sem perder o "true by-pass")
3) Os resistores e os capacitores devem ter a menor voltagem possivel.
Cara, essas foram uma das 1ªs Stratos chinesas. Observe bem pois algumas eram de compensado, portanto, não valem à pena. Os captadores são bem ruinzinhos.
Abçs

FelipeMassa
Veterano
# jul/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola,

Estou com uma dúvida sobre o tensor. Fiz um ponto com a caneta piloto na cincunferência do tensor para ter uma referência. Há alguns dias estava super frio aqui em São Paulo e minha guitarra estava super macia, notei que derrepente hoje ficou mais dura de tocar... acho que pode ter sido por causa da temperatura. Vc sabe se quando o braço muda a curvatura, o tensor gira tambem?

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar

FelipeMassa
Vc sabe se quando o braço muda a curvatura, o tensor gira tambem?

Não.
Abç

FelipeMassa
Veterano
# jul/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado! valeu!

Astronomy Domine
Veterano
# jul/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
3) Os resistores e os capacitores devem ter a menor voltagem possivel.

Eu temo que possa ter um problema pois só tinham para venda capacitores de 50 e 100 volts |:

No manual dizia 16 ou mais, entao pensei q nao teria tanto problema.

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar

Bertola, captação pra tele se eu colocar 2 stack posso por pot de 500k e nao ter um aumento no chiado?