Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Tycoon
Boa compra.
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola
acabei me decidindo por um realbucker e um hellbucker hh777 pra minha clp2 o que q ce acha
Abç

kairi
Veterano
# jun/08
· votar


Olá!

Volto com uma dúvida antiga: Gostaria de por um Fernandez Sustainer na minha guitarra. Sei que existem 2 modos, um que vem com captação (hambucker) e um que é apenas o gerador do sustain (single). Pois bem, tenho uma guitarra HSS e gostaria de por o Sustainer drive na posição do meio, e queria saber se ele funcionará com os captadores da ponte e do braço.

Ah, gostaria de saber também, se captadores como Dimarzio SuperDistortion ou Dimarzio HotRails são compatíveis, e como sei que os captadores são compatíveis.

Abraços e obrigado.

Rafael Cividati
Veterano
# jun/08
· votar


Boa Noite Bertola,
Tenho uma Condor Clp 2 já faz algum tempo, hoje fui trocar a corda normalmente e a guitarra apresentou um problema na ponte.
Como você deve saber a ponte é stop tail + tune o matic, quando eu coloquei a corda percebi q estava desafinando mais q o normal, mesmo após uma troca de corda.Dai notei q o pivô q segura o parafuso do stop tail tinha saido de seu lugar com a tensão da corda, formando um ângulo entre ela e o corpo da guitarra.
Com medo de maiores danos ao corpo, retirei as cordas.
Se puder me ajudar a solucionar esse problema ficarei muito agradecido, pois me preocupou já q tenho um show na quinta feira.
Muito obrigado!

Rod Turtle
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como ficam os potenciometros em stratos com humbuckers (hss),porque single deve-se usar 250 e humbucker 500,não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Rafael Cividati
Cara, não entendi bem o que ocorreu. Vc pode postar fotos?
Rod Turtle
Usam-se os de 250K mesmo.
Abçs

FelipeMassa
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

A guitarra

Tenho uma Ibanez RG 1550, de 24 casas com escala em Rosewood. Estou com uma dúvida sobre ajustes de tensão das cordas. Sempre uso cordas 0.9 dadário. A ponte é Edge Pro.

Minha guitarra foi regulada em fevereiro na vintage porem há 1 semana queria diminuir a ação de cordas. A ponte está em posição neutra. Bem, abaixei com a chave allen a ponte nos dois lados e corrigi a angulação da ponte deixando-a neutra. Ficou do jeito que achei confortável, porém trastejou um pouco na corda E(mizinha) a partir da 12º casa até a 24º casa quando realizo bends iguais ou maiores que 1 tom.

O tensor

Li vários artigos sobre ajuste de tensor e percebi que quando as cordas estão afinadas o braço tende a curvar de acordo com a tensão que as cordas estão exercendo sobre o braço. Bem, o papel do tensor é equilibrar essa força. Aí percebi que quando aperto o tensor o braço se curva para o lado contrário da força que as cordas exercem no braço. Fiz exatamente como li nos artigos, coloquei um capotraste na 1º casa e segurei a corda E(mizão e depois mizinha) na 14º casa, aí medi a distância entre a corda na casa 6º/7º e o traste. Percebi que existe uma pequena distancia, de 1mm ou menos.

A experiência

Resolvi realizar alguns testes com o tensor para ver o que aconteceria com o braço. Fiz um ponto/risco com caneta piloto em uma pequena parte da circunferêcia do tensor. Depois apertei 1/4 o tensor. Corrigi a leve alteração da afinação, e depois de 20minutos tirei as medidas, e é dificil ter certeza, mas acho que ficou mais alinhado e sem curtatura.

Com esse aperto de tensor ocorreu o seguinte problema que me fez escrever esse POST:

(1) A tensão das cordas ficou muito mais leve, as cordas estão leves como manteiga. Ficou até estranho para tocar de tão leve.
(2) O timbre ficou estranho, tipo com o som abafado e embolado, uma bosta. Não mudei nada no ampli, apenas pluguei a guitarra.

A princípio eu achei que SOMENTE pelo fato de abaixar a ação de cordas e mudar a angulação da ponte, poderia deixar a tensão mais leve e aumentando a ação de cordas e a angulação de ponte a tensão aumentaria. Deixar a ponte com mais inclinação é claro que a tensão aumenta absurdamente. Hoje notei que pode existir uma terceira variável que influencia na tensão de corda. OU essa terceira variável pode ser confundida com a angulação da ponte, pois exerce mais ou menos força sobre o braço quando mudamos a angulação.

O dia seguinte

No dia seguinte, estava decepcionado com o timbre Horrível e abafado, resolvi SOLTAR o tensor, justamente fazendo o contrário do que havia feito no dia anterior. Soltei 1/4, afinei, esperei uns 30mim. O resultado foi o oposto do anterior, as cordas ficaram mais duras com mais tensão, o som ficou mais nítido forte e brilhante. Aumentei ligeiramente a altura da ponte para corrigir o trastejamento, os bends de 1tom e meio estão 99%.

Questão,

(1) Faz sentido isso?
(2) Existe algum procedimento para verificar a nitidez das notas, ou seja, existe alguma ordem de regulagem de tensor tipo apertar o tensor, abaixar a ponte, soltar o tensor.


valeu!

edukl
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, é possível transformar uma guitarra explorer de braço aparafusado para colado? tenho aversão à aparafusado e gostaria q fosse colado, e tambem mandaria pintar toda ela da mesma cor...seria essa transformação possivel?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


FelipeMassa
Há uma coisa que vc não fez ou não disse: Re regular a altura dos captadores.
De fato, quando vc abaixa demais a altura das cordas, a tendência é o som ficar mais "xôxo", menos ´"nítido".
Refaça a regulagem tentando um meio-termo, abaixando a altura dos captadores, ademais, é conveniente que se faça um polimento dos trastes, principalmente da 12ª casa em diante, mas isso significará a retirada das cordas, e portanto ter que refazer todo o ajuste. É por isso que Floyd-Rose é "um saco"......
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


edukl
Sim, é. Mas isso tem que ser feito por um luthier habilitado.
Abç

edukl
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mas eh um serviço relativamente facil para um luthier bom ou eh complicado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


edukl
É relativamente fácil.
Abç

Rafael Cividati
Veterano
# jun/08 · Editado por: Rafael Cividati
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu tirei as fotos, mas acho q num vai ajudar muito.A qualidade tá muito ruim, pois só tenho a câmera do celular disponível.
Vou postar em comparativo, com a ponte normal e ela desregulada respectivamente:
http://img204.imageshack.us/img204/5104/imagem009tn8.jpg
http://img171.imageshack.us/img171/1323/imagem010qx6.jpg

http://img171.imageshack.us/img171/5084/imagem011yw4.jpg
http://img171.imageshack.us/img171/9154/imagem012em0.jpg

http://img204.imageshack.us/img204/2766/imagem013wo8.jpg
http://img229.imageshack.us/img229/7189/imagem014du6.jpg

Vou tentar explicar melhor.O stop tail vai para frente com a tensão das cordas, trazendo junto os parafusos q fixam ele na guitarra, o q até causou uma pequena quebra de verniz em volta do buraco por causa do parafuso, q indo pra frente, fez um pequeno "morrinho" na madeira.É como se tivesse espanado, não segurando mais o parafuso na madeira.
Eu tive q fazer uma dramatização porque eu tirei as cordas com medo q algum dano maior acontecesse. hehe
O q eu mais achei estranho é q eu não mudei nada na guitarra, só regulei um pouco a altura das cordas na ponte tune o matic e num sei se faz diferença, mas minha guitarra fico um tempo com a Lá estourada sem retirar as outras cordas.
As cordas novas são .10 como as antigas.
Espero q agora dê pra ter uma noção, caso contrario tento postar fotos melhores.
Muito obrigado!

FelipeMassa
Veterano
# jun/08
· votar


FelipeMassa
Há uma coisa que vc não fez ou não disse: Re regular a altura dos captadores.
De fato, quando vc abaixa demais a altura das cordas, a tendência é o som ficar mais "xôxo", menos ´"nítido".
Refaça a regulagem tentando um meio-termo, abaixando a altura dos captadores, ademais, é conveniente que se faça um polimento dos trastes, principalmente da 12ª casa em diante, mas isso significará a retirada das cordas, e portanto ter que refazer todo o ajuste. É por isso que Floyd-Rose é "um saco"......
Abç


pode crer! ainda não mexi nos captadores! vou fazer uns testes amanha ! valeu!

ogaitnas
Veterano
# jun/08 · Editado por: ogaitnas
· votar


Bertola,

Ando fazendo umas modificações na elétrica da minha guitarra para HH, eu
não estava usando o single do meio, então desliguei e resolvi ver como ficava
o som, peguei o esquema da js1200 e um esquema de chave de 5 posições
com HH e estou tentando misturar, pq tenho a chave de posições e um
push-pull, ainda não consegui fazer algum que usasse todas as posições da
chave e o pushpull, estou pensando em fazer algo que com o push-pull, eu
faça split dos captadores, e com na chave eu posso inverter a fase dos
captadores e fazer as ligações padrão como uma de 3 (ponte, ponte + braço,
braço), dentro do possível, só não queria ficar com posições mudas na chave
e deixar o push-pull sem uso, tem alguma sugestão de esquema que eu
possa usar ?

Olhando no guitarelectronics.com, os que achei usam aquela chave de 5
posições diferente, que tem uns polos a mais, a que eu tenho tem só 8 polos,
no sentido 12300123, aí estou procurando algum esquema que use essa
chave e no qual eu consiga usar o push-pull para tirar algum sonzinho
diferente. Se tiver alguma sugestão, vlwz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Rafael Cividati
Cara, o que aconteceu é que a madeira em volta da bucha cedeu ou por algum motivo (pancada), "esgarçou-se". O ideal é que vc leve a um luthier para que ele proceda o reparo.
ogaitnas
Eu não tenho esse esquema, mas se vc procurar bem na internet, creio que vc acha.
Abçs

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, vc conhece a Fender Southern Cross (aquela feita pela giannini) ... sabe + ou - qto custa uma??? Ela tem algum contra??? Ou só tem Prós??? qual é a madeira e captação dela??? (desculpe o excesso de perguntas heheheh)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
É uma guitarra legal sim, mas não pague mais de R$ 700 ou 800 em uma (mais do que isso é roubo). A madeira do corpo é cedro de muito boa qualidade e os captadores eram os que vinham nas Fenders japas comuns, são bons.
Abç

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


grande mestre !

um luthier me disse

que o Spirit (aquele identico ao hot rails) tem A MESMA sonoridade

confere ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


markolino
A mesma sonoridade eu acho difícil, mas que esse é um bom captador, é.
Abç

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado !


abç

XANDOCAGUITAR
Veterano
# jun/08
· votar


e ai galera só novo no forum na verdade é a primeira vez que to postando algo peço ajuda porque estou em duvida tenho uma ibanez rg 570 tarra goto ponter floyd rose licensed com cap hsh v1 s1 v2 gosto do cap do braço mas o do meio tem um clean meio xoxo. queria saber se trocar os caps do meio e talvez da ponte se vai dar uma baita diferença (alguns dizem que sim outros dizem que nao) e ai é que esta minha duvida me indiquem caps da dimarzio me AJUDEM. não confio em nenhum luthier cada um fala uma coisa e to perdidinho

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


XANDOCAGUITAR
não confio em nenhum luthier cada um fala uma coisa e to perdidinho (!!!!!).
Se a sua guitarra tem 2 Hb's, certamente os potenciômetros serão de 500K. Assim, se o captador do meio for "single-coil", ele, sozinho soará excessivamente agudo mesmo. Nesse caso vc terá que instalar um "stack" ou "vertical Hb" em sua guitarra
Abç

Tataum
Veterano
# jun/08
· votar


Faaaala Mestre Bertola.... tenho uma Cort Viva Gold II cor de madeira, ela é encerada apenas, não tem verniz... como posso fazer para limpar e tratar o corpo dela? óleo de peroba? poliflor?? (esse ultimo foi brincadeira)... qual a maneira correta de tratar?

Valewz, abração.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola
seguinte cara,minha menphis mg 130 tem cordas 0.9,mas quero colocar um jogo 0.10 e mante-la afinada meio tom abaixo,a questão é seria necessário ajustar o tensor ou não?nesse caso quantas voltas eu precisria dar com a chave?

XANDOCAGUITAR
Veterano
# jun/08
· votar


bertola se eu colocar um stack no meio vai melhorar o meu clean mesmo que eu mantenha os dois humbucker originais voce sabe se eles são bons ou devo troca-los tambem no futuro pois não consegui achar na net os valores de treble mid bass desses caps pra poder comparar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Tataum
Pano limpo e sêco. De vez em quando um pouquinho de óleo de peroba, depois, pano de novo.
Rafa-Ban
Se vc vai afinar meio tom abaixo, coloque 0.11. 0.10 vai ficar muito "mole". Gire o tensor apenas 1/4 de volta, deixando "descansar" por cêrca de 1/2 hora.
XANDOCAGUITAR
Cara, som "clean" nada tem à ver com isso. O que tem à ver é com o som mais "encorpado" ou não. Quanto a troca de captadores, isso é com vc, se vc sente necessidade de algo melhor, troque. Aliás, convém vc fazer uma pesquisa mais acurada de equalização em seu amp, utilizar cordas mais grossas, comprar um equalizador, etc.
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola
valeu a dica mas com 0.11 será que eu consigo usar uma ação de cordas baixa sem ter muitos problemas de trastejamento? pergunto isso principalmente porque não custumo descer muito a mão e gostaria que meu instrumento continuasse macio
Abç

Guardiano
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola
Olá, ontem eu mandei minha cort viva séries (semelhante à viva gold) para o luthier para regular o braço, pois agora uso 0.10. A questão é o seguinte, quando eu a peguei de volta, a floyd estava baixa(para dentro), ele me disse que aquela posição estava certa e que não precisava ser paralela ao corpo.
Como o cara é conhecido aqui e tem um bom nome, decidi não discutir com ele, mas por onde eu pesquiso aparece a velha história de que a ponte tem que estar paralela ao corpo.
É correto usar assim também?

GUGALOO
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me tire uma dúvida, por favor. O famoso (ou famosa) alder, das fenders, equivalem ao cedro?? É a mesma coisa?? Obrigado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!