Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar

bertola, coloquei seda dentro do corpo da minha semi-acustica, e melhorou substancialmente a microfonia da realimentação, consigo chegar mais perto do amp com a guita e tals, o captador da ponte ta isento disso, ja o do braço se eu chegar perto do amp ele da microfonia, mas melhorou bastaante!!!

ogaitnas
Veterano
# jun/08
· votar

Ricardo_Bill

Depende do som que vc quer, mais distorção, menos distorção ?

Se só cabem singles, a stellfner tem um duplos em formato de singles
que são bem legais, eu já usei como cap da ponte e meio e o cap é
bem legal, aguenta distorção, tem bom clean e zero de ruído.

atualmente uso um duplo deles na ponte, junto com um fred no braço
e o stellfner não fica nada atrás.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

markolino
"Stack" é Hb em formato de single.
Fernando de almeida
Cara, o corte das árvores de mogno está proibido pelo Ibama em todo o território nacional, e fora do Brasil (Honduras, por exemplo), ela é protegida. Para o corte dessa árvore, o proprietário deverá pedir autorização à delegacia do Ibama mais próxima, daí a árvore poderá ser cortada. Para utilizá-la em lutiería, o tronco deverá ser transformado em pranchas de 50mm de espessura e posto para secar (o que leva de 3 meses à 2 anos dependendo das condições de armazenamento e clima).
Rafa-Ban
Eu recomendo a Condor CLP 2.
Ricardo_Bill
Sim, são bons captadores. Vale à pena comprá-los.
tbutrago
Fender.
Abçs

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu pela opinião,mas,e arespeito das GG1 serem feitas mesmo de mogno,qeria dar uma luz ao pessoal daquele tópico que mencionei antes...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Rafa-Ban
Atualmente Basswood.
Abç

Ricardo_Bill
Veterano
# jun/08
· votar

ogaitnas
estou procurando mais distorção, pq pretendo um som mais voltado pro hard rock, tipo AC/DC, Motorhead, Chrome Division, etc.

(acho que tinha falado que era humbucker no post anterior, se n disse, bem, mancada minha então)

Mauricio Luiz Bertola
valeu, acho que vou passar na stellfner já que fica perto da faculdade onde estudo e dar uma olhada nos produtos deles.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Ricardo_Bill
Cara, já usei vários produtos dessa marca, e posso garantir que são de boa qualidade.
Abç

MALO_FLAWLESS
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tenho uma guitarra mtu antiga feita por um luthier...
no caso, essa guitarra naum tem tensor...ela só tem o que chamam de "alma" q é akele ferro em U...queria saber c é possivel fazer a regulagem do braço atraves dessa alma ou se eu teria q colocar um tensor nela..se eu tiver que colocar um tensor, corro mtu risco de pegar um luthier meia boca e zuar minha guitarra???
Tem algum Luthier BOM que vc me recomenda aki em sp??
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

MALO_FLAWLESS
Cara, braços com tensor fixo, não são reguláveis. No caso vc tem 2 opções: Colocar um braço novo com tensor ou mandar colocar o tensor nesse braço. O custo é quase igual.
A minha indicação de luthier aí em São Paulo é o meu Mestre, o grande Sérgio Buccini.
Abç

RenanBook
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A respeito da pergunta q vc respondeu ao Rafa-Ban das SX Les paul serem de Basswood. Não seriam 2 modelos de GG1? Uma de mogno e outra basswood. Pelo menos assim estar no site da importadora e tbm empresas que vendem a guitarra confirmam esta informação. Abaixo:

GG1 STD
Modelo Standard, com braço colado, 22 trastes, 2 humbuckers, ferragem cromada, tarraxa die-cast, corpo e braço em mahogany, escala em rosewood, 2 controles de tonalidade e 2 de volume, marcação em madrepérola, friso. Acompanha case luxo.

GG1 STD BO
Modelo Standard, com braço parafusado, 22 trastes, 2 humbuckers, ferragem cromada, tarraxa die-cast, corpo em basswood, braço em maple, escala em rosewood, 2 controles de tonalidade e 2 de volume, marcação em madréperola, friso, acompanha case luxo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

RenanBook
É isso mesmo.
Porém convém sempre verificar, pois é muito possível nessas marcas "de massa", os materiais de confecção serem mudados para madeiras com sonoridade aproximada, como o nato, o cedro e o agathis.
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar

Mauricio Luiz Bertola
o proprietário deverá pedir autorização à delegacia do Ibama mais próxima, daí a árvore poderá ser cortada.
Ah, tá ... é isso que eu precisava saber ... Será que terá umas taxas ou algo que eles mandarão o cara fazer, tipo plantar mudas em outro lugar?????

o tronco deverá ser transformado em pranchas de 50mm de espessura e posto para secar (o que leva de 3 meses à 2 anos dependendo das condições de armazenamento e clima).

Isso que eu ia te perguntar ... Pra cortar em pranchas já tenho uma esquema de uma cara que vai me dar uma força ...
Agora o por pra secar é só deixara em um local pra secar ou tem um tratamento especial que deve ser feito???? Tipo pra fazer bateria, os caras tem uns esquemas que deixa a madeira mergulhada por um tempo em água (não sei se tem algum produto meisturado na água) depois coloca pra secar e depois tem "n" precessos que a madeira passa ... Pra guita/baixo é só pro pra secar normal??? Tem que passar algum produto ou deixar um tempo em alguma estufa (que auxiliaria na secagem da madeira) ou qq outro processo??? Existe algum processo de otimização da secagem em que a madeira não sofra alguma avaria ou que ela venha melhorar suas propriedades a ponto de somar na guita que será feita com ela????

Outra, mogno mesmo a melhor madeira para se fazer uma guita??? Tem melhores??? Quais são são as propriedades do mogno que faz com que os guitas queiram uma guita de mogno???

Abr.

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar

Fernando de almeida
cara, o mogno eh uma boa madeira pra se fazer, não que outras como alder ou ash sejam ruins, saca? cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos. o ponto fraco do mogno por exemplo, pode ser o peso da madeira.
eu axo q deixar secar pode ser em estufa (nao sei como funciona) ou entao ao relento mesmo, pegando sol chuva frio e o q tiver direito

Fernando de almeida
Veterano
· votar

gucrispim
eu axo q deixar secar pode ser em estufa (nao sei como funciona) ou entao ao relento mesmo, pegando sol chuva frio e o q tiver direito
Estufa é um local (pode ser um comodo de casa, uma garagem, um mini-galpão, etc) onde vc aquece (de forma apropriada) o ambiente (o mesmo fica 100% fechado direto) para secar ou para tratar o que está no local ... Para aquecer geral mente é usado lâmpadas por ser um jeito de aquecimento limpo, visto que queima de qq tipo de combustível pode poluir o ambiente e o material a ser secado ...

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar

Fernando de almeida
auheauhe eu to ligado o q eh estufa, so nao sei como funciona a secagem da madeira dentro da estufa, tp como eh feito a "reprodução" das condiçoes ambientais

Fernando de almeida
Veterano
· votar

gucrispim
auheauhe eu to ligado o q eh estufa, so nao sei como funciona a secagem da madeira dentro da estufa, tp como eh feito a "reprodução" das condiçoes ambientais

Para aquecer geralmente é usado lâmpadas por ser um jeito de aquecimento limpo, visto que queima de qq tipo de combustível pode poluir o ambiente e o material a ser secado ... O único ponto é que deve-se saber a temperatura ideal a ser deixada no ambiente para que não venha de algum modo danificar a madeira ...
Tem um lance de liga e desliga o aquecimento para dar o tratamento certo, mas mesmo assim deve-se saber o tempo de ligado e o tempo de desligado, temperatura no tempo de ligado, e que temperatura mínima deve-se chegar para poder ligar de novo ....
É pra quem manja ... Provavelmente o BERTOLA manje isso ...

RenanBook
Veterano
# jun/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ainda sobre as SX, estou pensando em adquirir a SST62, e adicionar os captadores Custom Alnico Blues da Sound, vc acha que haverá um bom rendimento?

Obrigado

Edu1974
Veterano
# jun/08 · Editado por: Edu1974
· votar

Fernando de almeida

Já ouvi dizer que a madeira brutadeve ser submersa em água antes da secagem. Não sei se isso é obrigatório. A madeira pode ser seca em estufa mas tb pode ser seca em temp ambiente (a estufa agiliza o processo). O importante é não haver grandes diferenças de humidade (ficar exposto a sol/chuva/sereno).

Geralmente empilha-se as tábuas com ripas separando-as. O processo de secagem serve para estabilizar a madeira, evitando futuros empenamentos ou encolhimentos.

No caso do corte da árvore viva. Acho que o processo deve demorar mais que 3 meses.

na internet deve haver instruções sobre isso

kiki
Moderador
# jun/08
· votar

Fernando de almeida
quem entende tudo disso é o seiji, so que ele ta sumido.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar

gucrispim
cara, o mogno eh uma boa madeira pra se fazer, não que outras como alder ou ash sejam ruins, saca? cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos. o ponto fraco do mogno por exemplo, pode ser o peso da madeira.
O resto é só vantagens???? O problema é só o peso???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

RenanBook
Sim, é muito bom investimento.
Fernando de almeida
O local deve ser arejado e sêco, com uma temperatura ambiente em torno dos 30 graus Célsius. De qualquer form na internet tem uma série de "tabelas" de tratamento de madeiras, inclusive em autoclave.
Abç

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar

Fernando de almeida
relativamente sim.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar

RenanBook
Bertola , respeito da resposta ao RenanBook, A GG1 de qual me referia era uma GG1 STD,que deveria ser de mogno,mas ,como relatado no outro tópico ,essa guita foi levada a um luthier e la descobriu-se que só o tampo é de mogno,o corpo é de basswood,o estranho é isso,será que há essa possibilidade?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Rafa-Ban
Tem sim, e bastante alta.
Abç

kiki
Moderador
# jun/08
· votar

Rafa-Ban
só um detalhe:
não é tampo, é top, ou topo
tampo é quando é instrumento acustico. top, quando é maciço.

Haven
Veterano
# jun/08
· votar

Bertola
se puder, queria um conselho teu...
Samick Artist Series
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75372705-guitarra-samick-artist -series-com-floyd-urgente-37000-_JM

Floyd + 2 hambs + 1 single (todos não originais, dando um som mais encorpado do que os captadores originais) + 24casas e etc...
ou

Cort m200?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74556277-guitarra-cort-m200-bag -aceito-trocas-urgente--_JM

A cort é mais cara do que a samick, mas queria um conselho sobre qualidade das 2 guitarras.

*obs: não vou comprar as que estão no mercado livre, é soh pra você ter uma ideia..

Se puder ajudar, desde já agradeço.. ;]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar

Haven
Cara, eu tenho um "pé atrás" com essa marca Samick.
Abç

RenanBook
Veterano
# jun/08
· votar

Rafa-Ban
Você poderia me passar a referência do tópico do luthier que verificou a SX les paul ?Isso é realmente mnuito estranho

Valeu

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar

RenanBook
Se não me engano,era algo com "SX,atualmente estão boas?"
Abç

Haven
Veterano
# jun/08
· votar

Bertola
qts aos captadores da powersound(hambucker), são bons?