Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


guitarak
Cara, o Sr. Seiji Tagima, que tive a honra de conhecer pessoalmente, agora tem um ateliêr na Teodoro Sampaio, e seus instrumentos são excepcionais.
Caso vc não disponha de dinheiro para confeccionar um instrumento com ele, procure nas lojas da mesma teodoro ou uma Tagima 635 ou uma Condor GX-50 "Vintage" ou uma das antigas Shelters FST-62. Fazendo os "up-grades" certos, vc terá uma guitarra muito boa em mãos. Agora, se vc quer algo mais voltado para a sonoridade que vc indicou, recomendo uma Ibanez AS75 ou uma Condor JC502 ou JC503, ou mesmo uma CTX100 ou 200
Abç

Haven
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola
quando eu faço um bend de 1 tom ou+, na corda G e apartir da casa 9, trasteja soando como um "apito". Queria saber oq pode estar causando isso e qual a solução.

desde já agradeço a ajuda aewl

thiaguinhu
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado por responder =]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Haven
Não sei. Leve sua guitarra a um bom luthier para que ele proceda a avaliação de seu instrumento.
Abç

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola, a algum tempo te perguntei sobre o corpo de guitarra semi-acusticas vibrarem mto e darem microfonia, ai eu li uma entrevista que antes do BB King ter a Signature com tampo sem fendas, ele costumava colocar toalhas no corpo da 335 q ele usava. Isso melhoraria no meu caso? é uma solução prática?

Tycoon
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que você me diz de um set de HH777 Malagoli na Shelter Les Paul Nashiville?
Mais uma vez, obrigado!

Edu1974
Veterano
# jun/08
· votar


Haven

O trastejamento deve estar coincidindo com um harmônico. Como o Bertola falou leve para uma regulagem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


gucrispim
Sim, é. Esse "recurso" foi muito utilizado pelo Roger MacGuinn também em sua Rickenbacker, colocando lenços de sêda. Cabe experimentar.
Tycoon
Vai ficar "violento"!
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara ,num sei se ja te perguntaram isso ,mas vc poderia me falar sobr as madeiras agathis ,nato e marupá?brigadão!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Rafa-Ban
São madeiras comerciais para lutiería comuns.
Agathis e Nato vem do sudoeste asiático, e o marupá é brasileiro. Todas são bem adequadas à fabricação de corpos, tendo as duas primeiras uma "sonoridade" mais médio-grave que o marupá (médio-aguda). Já construí vários instrumentos em marupá, com excelentes resultados, tanto para guitarras como baixos.
Abç

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola e pessoal do fórum.


alguém tem idéia de como medir a saída de um captador?

é só ligar um voltímetro no jack da guitarra?

ou eu vou ter desconectar o pup da dos potenciometros e fazer isso diretamente?

notei diferenças impressionantes de um intruder malagoli instalado numa les paul e numa tagima.

estou começando a achar que algo veio errado em um desses pup e é esse o porquê das perguntas.

alguém sabe algo sobre o controle de qualidade da malagoli?

obrigado.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar


Bertola
oq q ce acha dos captadores Tagima?são bons? e os encordoamentos? queria saber tbm se sõ vendidos separadamente ou só nas guitas Tagima
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao
A resposta dos captadores vai depender de uma série de fatôres, tais como os potenciômetros usados (250 ou 500K), madeiras, forma de construção, cordas, etc.
Rafa-Ban
Os captadores que equipam as guitarras Tagima são WSC, coreanos ou chineses. Não são de boa qualidade.
Abç

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quanto a questão da parte elétrica, eu liguei as duas de forma identica. eleminei o tone e usei 500kno volume das duas.

mas a saída está muito diferente de uma para outra, e quanto ao timbre a diferença é maior ainda.

... mas como devo ligar o captador no voltímetro, no jack ou diretamente pelos fios?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao
Nos fios.
Abç

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá bertola

voce conhece o Dimarzio Virtual vintage 2.2 ???

se sim..

qual humbucker tem sonoridade parecida ?


abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


markolino
Como assim qual Hb? De marca nacional?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


markolino
Perguntei isso porque esse captador é um "stack" ou "vertical Humbucker". Ele não tem som de Hb verdadeiro, e, se vc quer "emular" (o que será difícil) o som dele, com um Hb verdadeiro, compre um de baixa saída.
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08 · Editado por: Rafa-Ban
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tenho uma mephis mg 130,quando travo a mizão no nut , a afinação dela sobe até um tom, vc poderia me dizer porque isso acontece e como resolver?mais uma coisa:oque exatamente são as tarraxas die-cast?em que elas diferem das outras?são de boa qualidade?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Rafa-Ban
A microafinação existe para isso. Compense na ponte.
Tarrachas "die-cast" são as tarrachas blindadas comuns. Existem os modelos "abertos" (o mecanismo fica exposto ou protegido por uma tampinha), e os modelos tipo "Kluson".
Abç

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok, ele é stack, certo ?

qual a definição para STACK ?

eu pensei que fosse Humbucker em formato de single..

entao

qualquer marca , o que se passa é que AMO o som dele, mas pensei talvez na versao Humbucker mesmo..

queria saber um que tem a sonoridade parecida com a do propio STACK


um abraço

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola ... Me tira uma dúvida ... MOGNO é proibido de derrubar por proteção ambiental, né??? Ou tem um modo de se usar mogno legalmente???? Ou são só as árvores nativas que não podem ser derrubadas????
O caso é o seguinte ... Tem um camarada que tem um terreno vazio, exceto por uma linda árvore plantada no meio do terreno ... Qual é a árvore??? Sim, MOGNO ... Ele precisa tirá-la para construir sua casa nesse terreno ... Fiz uma oferta pro cara que se for legal, eu mesmo retiro a árvore sem custo nenhum pra ele (mal sabe ele minhas intenções) desde que eu fique com a madeira toda pra mim ...
Enfim mas só vou fazer o esquema se for legal ( ou se tiver um jeito de ser legalizado, plantando novas mudas em outro local ou qq outra coisa que poderá ser feita ...) ...
Posso ir lá buscar minhas futuras guitarras???? (acho que vai dar pra fazer umas 7 ou 8 de corpo e braço inteiriço pelo tamanho da árvore ... dá até pra vender pra um luthier ou quem queira fazer a guita de mogno)

Rafa-Ban
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
aproveitando a pergunta doFernando de almeida,tem um tópico aqui a respeito das shelter sx,e uma das dúvidas é se ela é realmente feita de mogno com tampo de maple,disseream até que levaram uma GG1 CUS a um luthier e esse constatou que o tampo era de mogno,mas o corpo de basswood,como tenho interesse em adquirir um intsrumento desses,gostaria de saber.tambem queria uma opinião sua:qual vc recomenda GG1 CUS,ou condor clp2
mto obrigado por sempre responder minhas dúvidas ,Abraço!

Ricardo_Bill
Veterano
# jun/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Queria saber quais captadores da Stellfner ou Malagoli cairiam melhor na minha SX SG.
(estou preferindo caps nacionais para diminuir o custo)

digo isso porque acho que não dá p confiar muito nos caps originais meio "genéricos"
acho que é só

Edu1974
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida

é uma pena ter que derrubar uma árvore dessas. Acho que, mesmo dentro do terreno dele, existe limitaçcoes legaais para extrações de árvores ameaçadas. No que se refere a ficar com a árvore para vc só tem o problema de como vc vai cortar tábuas de um tronco de árvore? As madeireiras tem equipamento pesado para esse tipo de trabalho.
A madeira não pode ser fatiada como um salame, deve ser cortada no sentido da altura do tronco.

Acho que não é um processo simples

Rod Turtle
Veterano
# jun/08
· votar


Edu1974
Além do que,a madeira tem de estar bem seca para poder ser utilizada em luthieria.

tbutrago
Veterano
# jun/08 · Editado por: tbutrago
· votar


e aí Bertola, gostaria de saber qual dos amplificadores para guitarra é melhor: o marshall mg 30 ou o fender fr 25. Os dois estão custando cerca de R$ 440,00 no Paraguai. Valeu

luxos
Veterano
# jun/08
· votar


tbutrago
????

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
vc tem q pedir uma autorização para a derrubada de qualquer arvore, alegando motivos, destinações entre outras informações, e pode ter ctza q o nome do seu amigo dono do terreno vai entra no jogo e vc vai esperar em filas e mais filas de prefeituras para derrubar legalmente, e provavelmente nao consiguira autorização para derrubada por se tratar de mogno, e legalmente seu amigo tera q deixar a arvore no lugar q ela esta, independente da vontade dele de construir uma casa.
ai vc derruba ela sem autorização.

tbutrago
Veterano
# jun/08
· votar


luxos
esses são os modelos que eu encontrei no Paraguai. queria saber qual tem melhor custo/benefício.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!