Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Yhago Canuto
Veterano
# mai/08
· votar

Uma pergunta...
A diferença entre uma Ibanez S series normal e uma S prestige é gritante?!
De um exemplo de comparação...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Yhago Canuto
Cara, não conheço o suficiente esse modelo para fazer um juízo completo. Já tive nas mãos o modelo Frank Gambale, da qual não gostei por ter um corpo com pouca massa. É uma guitarra para ser tocada com "racks" ou amps de alto ganho.
Abç

rafodz
Veterano
# mai/08
· votar

Bertola, voce me indicou o Laney LV100 pra começar, ele aguenta uns shows tipo tamanho de um ginasio microfonando legal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

rafodz
Sim, desde que vc toque perto dele (mas não muito)e o P.A. tenha um bom retorno.
Abç

Edu1974
Veterano
# mai/08
· votar

Yhago Canuto

Sim! É gritante. Assim como a diferença de preço.
As Prestige tem tudo do bom e do melhor. caps dimarzio, ferragens e madeira de primeira e acabamento caprichado. As S normais são, somente... normais.

Mas essa S é feita em mogno e deve ter o som um pouco mais encorpado que as RG de basswood.

R81
Veterano
# mai/08
· votar

Bertola (e demais colegas),

Vale a pena trocar a captação de fábrica de uma strato squier standard por um trio de captadores custom alnico blues (sound by malagoli)?

Grato desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

R81
Sim.
Abç

PEdroooo
Veterano
# mai/08
· votar

kiki

coloquei o tensor sim, fiz o furo do tensor colei ele no braço e depois colei a escala...

kiki
Moderador
# mai/08
· votar

PEdroooo
vamos ver... existem braços de cedro, deve aguentar...

axleWs
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá mestre, aonde (fora em sites de guita) eu normalmente encontro alcool isopropílico? Farmácias? Lojas de construção?

Dê-me uma luz amado mestre :D

Grato desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

axleWs
Loja de eletrônica.
Abç

Fanderslash
Veterano
# mai/08
· votar

Olá,

Impressionante como eu não consigo achar as guitarras que quero.
A loja local disse que só conseguirá Schecters daqui 40 dias,e tá tenso pra esperar.

Bertola,você saberia então me dizer algo sobre a Condor FC450?
Li algo a respeito que elas aparentam ser mais confortáveis e fortes do que as Ibanez RG Series.

MMonks
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E aí Bertola, como é que tá?
Cara, eu até já fiz um tópico a respeito mas o pessoal não soube me ajudar muito. É o seguinte. Eu estou pretendendo adquirir uma boa guitarra do tipo H - H e estou indeciso entre a Epiphone Les Paul Standard, a Crafter Convoy CT e a Cort M600. Vc tem condições de me dizer qual dessas é de melhor qualidade? Não estou falando em custo x benefício e sim em qualidade mesmo: timbre, construção, captadores, etc.
Confesso que estou mais inclinado a comprar a Cort, mas mesmo assim gostaria de saber qual delas é a melhor ou se, de repente, elas se equiparam. Muito obrigado.

PEdroooo
Veterano
# mai/08 · Editado por: PEdroooo
· votar

kiki
Bertola
Seiji

espero que funcione, falta so o captador agora (to pensando em comprar um par de kent armstrong). Mas e em questão de som? um braço de madeira relativamente leve como o cedro vai dar que tipo de som?

eu to pensando em começar a fazer uma les paul ou uma sg. Eu queria uma configuração que se aproxime de uma gibson standart ou studio. Que madeira voces me indicariam para o corpo e braço?? itaúba, jatobá, sucupira, marfim, imbuia... qual delas usar?

kiki
Moderador
# mai/08
· votar

PEdroooo
eu não sei responder estas perguntas...

gucrispim
Veterano
# mai/08 · Editado por: gucrispim
· votar

Bertola, eu vou encomendar uma Tele com um luthier de qualidade que eu tenho contato.
e algo que deve ser definido é a madeira da guitarra (corpo e braço) que pode ser em madeira brasileira ou madeira importada como ash, maple e tal.
a dúvida é, eu consigo um som de tele com madeira brasileira sem maiores diferenças sonoras e estéticas?? pois existe uma diferença de valor (consideravel, tendo em vista o preço total da guitarra)

Bendsup
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E aí cara.

ainda estou na procura na guita pra tocar jazz e fusion. surgiu a oportunidade de pegar uma cort z custom com captação dimarzio from hell e tone zone. nunca toquei nesses caps, sei que pra rock rola legal porem o clean deles é legal tambem...

se tiver alguma ideia nessa onda: ponte fixa, braço confortavel, clean legal, custo/ benefício legal..

a propósito vendi a tagima 505 a qual queria lixar o braço.

abraço. Marcelo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Fanderslash
Infelizmente não conheço esse modelo.
MMonks
A M600 e a Epi Standard são equivalentes, daí a questão é de gosto pessoal mesmo, e o valôr de revenda da Epi costuma ser maior.
PEdroooo
cedro para o corpo e a dupla marfim/jacarandá para o braço. Recomendo a SG, que é mais fácil de fazer.
gucrispim
Com uma boa peça de marupá ou freijó, vc consegue uma sonoridade bem próxima
Bendsup
Para a onda jazz, nada como uma semi-sólida, como as Ibanez AS75 ou as Condors.
Abçs

PEdroooo
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ainda existe jacarandá para vender? o corte nao foi proibido? onde eu encontro pra vender?

PEdroooo
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ainda existe jacarandá para vender? o corte nao foi proibido? onde eu encontro pra vender?

MMonks
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu, cara. Quanto ao preço de revenda, a Epiphone custa cerca de R$ 2.000,00, enquanto a Cort tá valendo R$ 1.049,00. Diferença considerável, hehehe. Muito obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

PEdroooo
Na internet vc encontra como comprar, de demolições.
Abç

kiki
Moderador
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cedro para o corpo e a dupla marfim/jacarandá para o braço. Recomendo a SG, que é mais fácil de fazer.
quer dizer que minha tele é uma lespaul na verdade?!?!?!

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
kiki
Se eu colocar tp um Hot Rail na ponte e um Stack no braço de uma tele e uma chave para defasar ambos, se eu acionar a chave eu terei um som próximo ao som original de tele ou vai ser apenas um som mais magro e sem graça como a maioria dos captadores defasados?

Wrvieira
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Isso não é uma pergunta e sim, um agradecimento.

Segui o seu conselho e levei minha guitarra para manutenção e troca de captadores para o Sérgio Buccini. Vc tinha toda a razão: o cara é MESTRE. Manja demais do instrumento. Além de ser uma pessoa agradabilíssima, que dá vontade de ficar horas conversando...

Para quem é de São Paulo (capital), recomendo mesmo.

Obrigado, Bertola!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

gucrispim
vai ser apenas um som mais magro e sem graça como a maioria dos captadores defasados?

Wrvieira
Cara, é um imenso prazer e uma grande honra para mim recomendar o Sérgio Buccini, pois conheço bem as qualidades técnicas, intelectuais e morais dele. Eu é que lhe agradeço, e mais ainda a meu Mestre, o Grande Sérgio Buccini.
Abçs

Floydiano
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E aí Bertola, tudo bom?

Vou trocar a parte elétrica da minha eaglezinha agora e queria saber o que devo comprar. Já tenho um kit de captadores traditional vintage da malagoli. Também queria saber se a fiação eu encontro em lojas de instrumento?

Valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Floydiano
Os fios vc encontra em lojas de eletrônica mesmo (leve uma amostra), os potenciômetros de 250K também, bem como o jack P10 fêmea "aberto". A única coisa que vc compra em lojas de instrumentos é a chave de 5 posições. O ideal seria também "blindar" sua guitarra.
Abç

Drifter
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, existe algum problema em usar a combinação de captadores de cerâmica com alnico, ou melhor, tenho um Gibson 500T na Ponte e gostaria de saber se no braço, só posso colocar outro captador de cerâmica?

Obrigado!

Rhamonn.mt
Veterano
# mai/08
· votar

olá pessoal,eu sou membro novo e tenho uma tagima strato com três singles.Queria saber quais captadores colocar pra eu tocar rock pesado, como pop,música lenta.Queria que ela tivesse um som pesado pra distorção,bom pra solo com harmônicos e bastante ganho e um som limpo legal sem embolar.Queria também eliminar ruídos. Quais captadores posso colocar?