Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/08
· votar
LDC Cara, as buchas que prendem a ponte no corpo não devem ser retiradas, a ponte em sí é fácil de retirar. As tintas são automotivas mesmo, que deve ser aplicadas à pistola, se vc não sabe trabalhar com isso, leve sua guitarra à um profissional de pintura, pois o risco de ficar ruim é muito grande. Abç
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
a ja tirei as buchas mas sei como fixar as novas sem maiores problemas, tirei para facilitar o serviço de preparo e finalização da pintura....
tenho compressor em casa, só preciso comprar a tinta da cor que quero e o verniz correto, eu mesmo não intendo muito de pintura mas meu pai é bom nisso e vai fazer essa parte pra mim ;)
valew os esclarecimentos velho! :D
|
|
# mar/08
· votar
LDC Cara, verifique se não havia fio-terra preso nessas buchas..... Abç
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
a sim tem o terra la sim, o que vai ser foda depois vai ser montar a parte elétrica. apenas soltei ela e deixei dentro do corpo pra facilitar manja... meus dedos mal cabem dentro dela.. foda iuAHuiA
Quando comprei ela a muito tempo troquei toda fiação e refiz a parte elétrica, velho sofri de mais não tem espaço nenhum pra mecher :/ o unico fio que não mecho foi o terra mas é um bom fio, só não fasso ideia de por onde ele entra, intão melhor deixar por la msm :P
é um fio relativamente grosso, quando colocar as buxas novas ele vai ficar prensado ao lado delas tranqüilo.
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
é uma dessas aqui só que muito usada ja, mal da pra ver o logo e os trastes estão retos amassados e quase na madeira de tanto uso :P
http://www.goldenguitar.com.br/images/produtos/11/gysa110_bk_gr.jpg
As madeiras são legais é cedro o corpo, braço marfim e escala jacaranda..... a construção e acabamento são uma merda assim como ferragens e captadores. tipo vou quase que refazer ela, vou ver se pego um captadores em conta legais pra por nela tmb... se possivel com capinhas cromadas que fica show :D
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
a sim vou enchendo seu saco aqui contando e perguntando as coisas quando precisar blz?
é minha primeira guitarra meu pai que me deu ela, valor sentimental faz tempoq ue quero deixar ela reformadinha :)
|
|
# mar/08
· votar
LDC Coloque uns captadores Sound/Malagoli e tarrachas Condor nela. Vai ficar bem melhor. Abç
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
LDC bacana... na foto ate parece de primeira. nao rola umas fotos do processo de reforma dela?
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
eu acho até que abusei velho pedi taracha da gotoh vou pegar semana que vem e a ponte peguei da condor msm...
os captadores tava olhando o site da Malagoli vi um la que parece que vai casar bem com ela,
Captador Custom 59 - Cromado só achei meio caro pra colocar nela, mas alem das caracteriscas sonoras ainda vai ficar lindo....
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
kiki
haha pode crer foto é foto, bonita ela é sim se bem que acho toda semi acustica linda :P
amanhã se quiser eu tiro foto dos restos dela em cima da bancada, o resto vou fazendo bem aos poucos ai quando ficar legal posto ai fotos
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
LDC opa, tamos esperando! acho que foto é bem didatico, ajuda a gente a aprender como funciona.
se bem que acho toda semi acustica linda :P eu tambem... um dia terei uma.
|
Edu1974 Veterano |
# mar/08
· votar
Para os curiosos de plantão: dêem uma olhada nesse cara do youtube. Ele está filmando todo o processo de construção de 3 guitarras que ele está fazendo. Está quase no fim mas ele ainda está incluindo os últimos passos.
http://www.youtube.com/user/Demolitiontattoo
Abraços.
|
B.Frusciante Veterano |
# mar/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar
Bertola e Seiji
Só por curiosidade...
Como é feita a transformação da madeira bruta retirada da árvore em uma peça única de madeira pronta para usar em instrumentos? Pergunto isso, pois em aluns casos, as árvores são 'finas' demais para conseguir tirar uma prancha de madeira do tamanho do corpo de uma guitarra!
Mogno, alder e maple eu sei que são ávores grandes e grossas. Tem algumas árvores que são só um espeto gigante huahuhauhah :p Como é que conseguem tirar uma peça única para guitarras? Ou só colando mesmo?
Vlw caras!
|
Calanzares Veterano |
# mar/08
· votar
Mogno, alder e maple eu sei que são ávores grandes e grossas. Tem algumas árvores que são só um espeto gigante huahuhauhah :p
Bem, se você que fazer uma guitarra com uma muda de eucalipto, ai já é outra história...
|
128556 Veterano |
# mar/08
· votar
daqui a pouco vao querer fazer guitarra com muda de "canabis" e depois acender....
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
Edu1974 valeu! espero ter tempo pra assistir tudo
B.Frusciante cara, isso voce pode pesquisar em outros lugares. basta procurar sobre madeiras, marcenaria, etc. pense que uma mesa pode ser mais que o dobro do tamanho de uma guitarra.
mas o que se aproveita realmente do tronco da madeira é só o miolo (acho que chama cerne), pois a "casca" e as primeiras camadas não tem muita aplicação na marcenaria. ou seja, um tronco fininho não dá nada de madeira.
afinal, por que voce acha que a mata atlantica esta sendo devastada, e estão contrabandeando tanta madeira pros eua e espanha construirem instrumentos?
|
Edu1974 Veterano |
# mar/08
· votar
B.Frusciante
Os troncos são fatiados em serras gigantes. E sim, algumas árvores são muito finas e não dão tábuas grandes o suficiente para se fazer uma guitarra inteira. Principalmente por que as madeireiras cortam árvores ainda novas. As árvores gigantes que vc mencionou tem pelo menos 50 anos de idade.
As tábuas são coladas para formar uma superfície maior. Sendo que a fatia central do tronco bruto, onde os veios ficam praticamente paralelos é a parte mais nobre e cara da árvore.
|
kiki Moderador |
# mar/08 · Editado por: kiki
· votar
qew seguinte eu estou kereno montar esse pedal e tah com uma 3pdt, eu gostaria de saber se eu posso seguir esse modo pra ligar a dpdt, sem o led msm, dah???
cara, acabei de descobrir que to com a mesma duvida que voce. eu to montando um orange squeezer (compressor), e pelo que eu percebi, a 3pdt só ta lá por causa do led.
a minha custou uns 20 (que já é o preço de todo o resto do pedal), e pra voce ta mais caro ainda...
se for isso, eu pulo o led sem problemas.
quem souber, por favor, ajude!
|
LDC Veterano |
# mar/08 · Editado por: LDC
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bertola comecei a reforma da guitarrinha ja :) tem o topico ai depois vc da uma olhadinha postei umas fotos.
cara preciso de um help onde em são paulo, se possível loja física, onde eu possa comprar aquela fita de acabamento branca??
da para reutilizar a que estava nela sim mas se possível gostaria de colocar ela novinha....
E tmb outra coisa vc sabe me dizer qual o acabamento que se utiliza nas guitarras cor natural? é algum verniz fosco, algum tipo de seladora?
sabe aquele acabamento que não da brilho que nem verniz apenas um trato na madeira mantendo a cor dela
|
Fábio Seiji Luthier |
# mar/08
· votar
B.Frusciante Os troncos são cortados, desgalhados e desdobrados em pranchas. Algumas árvores como o Buxus (boxwood) e o ébano (Dyospirus spp.) são árvores de pequeno porte, porisso são utilizados apenas em determinada partes de intrumentos. Já vi prancha de mogno com mais de 1m de largura e ipê com mais de 1,5m; daria pra fazer um piano onepiece !!!rsrs
Edu1974 Muito legais os vídeos, curti !
|
Mihajlovic Veterano |
# mar/08
· votar
Olá amigos.
Possuo uma Epiphone Les Paul Standard com encordoamento híbrido 012/013 em Drop C. Comprei um jogo desta vez, apenas 012, e gostaria de saber que tipo de cuidados e regulagens terei que fazer na ponte tune-o-matic dela, permanecendo a mesma afinação.
E minha outra pergunta é como faço para abaixar os captadores? eles estão meio altos demais, as vezes até mesmo trastejando nas cordas. Algum cuidado em especifico tambem?
Grato
|
|
# mar/08
· votar
B.Frusciante Edu1974 Fábio Seiji Caras, conforme eu já havia escrito em um tópico ha alguns anos atrás, uma árvore de mogno da qual são retiradas peças de madeira capazes de se cortar peças compatíveis para um corpo inteiro, sem emendas, tem que ter pelo menos 300 anos! Portanto hoje em dia, a fabricação de instrumentos "one piece" é rara e cara. Isso só indica que os Srs, que são jovens, devem se dedicar integralmente, e de corpo e alma ao meio-ambiente e ao reflorestamento. A 25 anos atrás, em Jacarepaguá (bairro do RJ), no inverno, eu tinha que usar japona!, A 17 anos atrás, em Sampa, eu peguei 5° C no Anhangabaú! No séc. XIX, a temperatura média do RJ era cêrca de 5° C abaixo das registradas hoje, tudi isto culpa da total destruição da 6ª maior floresta do mundo, a Mata Atlântica. Abçs
|
MANFREDINI Veterano |
# mar/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola quais captadores são melhores (single coils), os GFS ou Sound/Malagoli? estava olhando e sai mais barato importar os GFS do que comprar os Malagoli aqui no Brasil, e tenho mais uma dúvida, o que fica melhor em uma Strato, um trio mini-humbuckers ou um trio single coils?
|
LDC Veterano |
# mar/08
· votar
Fábio Seiji
mano suas guitarras são locas, me da alguma ideia de como fazer um logo legal em cedro?
com o que posso passar o logo para a madeira para ficar legal pensei em escrever meu nome com alguma letra legal e depois fazer o acabamento de verniz por cima
|
SwampLord Veterano |
# mar/08
· votar
BERTOLA / SEIJI Boa noite, tudo bom? bom, eu estou com uma dúvida terrível, possuo uma Ibanez RG 350DX, e estou fazendo um som pesado com minha banda, procuro algo bom para mandar riif's graves e claros, cordas firmes para bases e riffs, uma MADEIRA BOA para encorpar e dar bom grave aos sons, nessa procura, eu desisti de basswood, já inventei até de guita 7 cordas, mas com essa madeira eu desisto, nada contra, mas essa ibanez minha possui basswood, e não tiro o som que quero nem com ela, nem com uma 7 cordas com essa madeira, sei que várias coisas influenciam, mas precisa ser toda adequada, desde a madeira, até as cordas, vocês recomendariam o mogno para o que procuro? uma gibson talvez seria algo ideal? ahn também preciso consultar alguns preços para fazer uma guitarra com vocês, quero ver as opções que tenho! rsrs abraços
|
|
# mar/08
· votar
MANFREDINI Cara, nem todos os GFS são bons, de singles, eu recomendo os que, no site, tem o "logo" da GFS. Os outros são "genéricos"; no site da Malagoli acontece o mesmo, lá tem uns pick-ups marca VOX, que são "genéricos" e de qualidade inferior, assim, estude qual a melhor relação custo-benefício para vc. SwampLord Cara, sinceramente não vejo isso como causado pela madeira do corpo, mas por toda uma série de fatôres. Talvez um corpo de mogno com top de maple e ponte fixa (com uma escala de 25,5pol.) lhe dê mais "clareza", mas é só isso mesmo: talvez. Creio que vc deve perseverar na pesquisa timbrística com sua guitarra mesmo, incluindo outros amps e pedais (incluindo Equalizadores), bem como estudar melhor a "palheta" sonora de sua banda, antes de partir para a confeccção de outra guitarra. Abçs
|
Fábio Seiji Luthier |
# mar/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Isso só indica que os Srs, que são jovens, devem se dedicar integralmente, e de corpo e alma ao meio-ambiente e ao reflorestamento. Concordo e assino embaixo!
Mihajlovic Verificação e regulagem completa, tensor, nut, altura da ponte, afinação e entonação. Para baixar a altura dos captadores (afastar das cordas) existem 2 parafusos laterais na moldura que precisam ser girados no sentido anti-horário; mas tome cuidado para que os captadores não se soltem dos parafusos de ajuste !
LDC Existem várias possibilidades, qual é o desenho do logotipo, dependendo seria melhor em decalque, serigrafia, incrustração...
SwampLord Quais são os captadores de sua guitarra?
|
aicidici Veterano |
# mar/08 · Editado por: aicidici
· votar
.........
|
Edu1974 Veterano |
# mar/08 · Editado por: Edu1974
· votar
Mauricio Luiz Bertola Isso só indica que os Srs, que são jovens, devem se dedicar integralmente, e de corpo e alma ao meio-ambiente e ao reflorestamento.
Infelizmente a indústria continua fomentando o desmatamento desmedido. De onde vcs acham que vêm o mogno das Gibson? A completa falta de responsabilidade no uso dos recursos naturais vai continuar. Vide os conflitos lá no Pará.
A industria não abre mão do uso da matéria prima ilegal por que os consumidores não abrem mão dela em primeiro lugar. Ou seja a industria só vai parar de consumir madeira ilegal quando nós consumidores exigirmos isso. A escolha é nossa.
Por isso tenho minhas restrições quanto as guitarras de mogno. O som é lindo mas, vale a pena?
|
SRV5150 Veterano |
# mar/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Fábio Seiji Sds, Meu problema é o seguinte: Tenho um eagle CH70F e eu lixei o rastilho p/ abaixar as cordas q estava terrível p/ tocar nas últimas casas... mas lixei bem pouquinho... um pouco mais q 1mm.. e eu me preocupei em deixar a base o mais reta possível... e realmente ficou... porém qdo eu fui instalar as cordas novas (umas giannini q eu paguei R$ 10,00!!!) a corda G está soando como se eu estivesse abafando na ponte c/ a palma da minha mão!!! as demais ficaram muito boas p/ tocar... somente essa dananada que está me preocupando... o q eu fiz de errado (além de não ter ido em um luthier)??? e o q devo fazer p/ sanar essa trapalhada??? muito obrigado!!!
|