Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
CAra, vou montar a caixa 2x12" (depois talvez monte outra 2x12 para usar como 4x12...) Qual falante vc recomenda e onde comprar esse falante??? qual é + ou - o preço???

Outra, vc recomendaria usar umas caixa com 1x15??? pq???


Ps - meu ampli é um peavey XXL head, conforme te perguntei a uns tópicos acima.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
Bem, dê uma olhada no site da Acedo audio, pois eles estão fabricando falantes específicos para guitarra.
1X15 é mais para baixo, mas se vc for tocar com afinações "baixas" pode ser uma boa.
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Acedo audio
São top de linha???

gucrispim
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
pois é, eu pensei em adapta-la por exemplo no hardware, ou fazer as cordas passando pelo corpo, captadores como os HH777.
Mas a ponte, madeira, braço eu queria de alta qualidade.
Eu já ponderei o fato da guita ser quadrada e tal, e existe a possibilidade de ser assim pra facilitar o acesso do braço
http://www.southpawguitars.com/billybo.jpg
tem ideia d quanto sai pra fazer um braço desses?
se eu tiver 2 peças de madeira de 30mm, tem como cola-las ou junta-las pra deixar com mais de 45mm pra possibilitar a guita?
Quanto sai pra fazer os frisos no corpo?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


gucrispim
Para ponte tune-o-matic a espessura pode ser menor.
Se vc tem 30mm de mogno e colar um top de 6mm vai ficar com a espessura de uma SG.
Agora, convenhamos, essa guitarra é feia; a Grestch tubarão é menos feia que a caixa de sapatos...

gucrispim
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji
Digamos que ela é peculiar .... uhuhuhu
Ond eu consigo compra top? tp flame maple? quanto sai?
Existe a possibilidade de colar as duas d 30mm?

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji
Cara, acabei de te ligar mas a ligação estava péssima ...
Então o caso é o seguinte, preciso fazer uma regulagem geral nas minhas 2 guitas e trocar os captadores de uma delas (já tenho os caps). preciso do orçamento ... ps . uma das guitas é semiacústica.

Vc não teria um outro tel pra passar???


Grato
Fernando

qew
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji
cara muito obrigado =D

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


gucrispim
tem ideia d quanto sai pra fazer um braço desses?
olha... se o braço for parafusado sai mais barato, pois exige menos precisão.
eu ja vi braços de strato vendendo por uns 250, sem acabamento e sem tarrachas, mas com a escala pronta. eu ja vi braço usado recondicionado vendendo por 150, mas ai é mais dificil atestar a qualidade.
o nosso amigo 123486 (não sei qual é o numero, mas começa com 12 e tem um 8 no meio) tava pesquisando pra fazer uma lespaul, chegou num valor de 500 (em outra cidade).
é essa faixa de preço que eu conheço.

se eu tiver 2 peças de madeira de 30mm, tem como cola-las ou junta-las pra deixar com mais de 45mm pra possibilitar a guita?
da, eu fiz isso pra minha tele. é só colar com cola branca, prensado, e deixar mais de um dia.
tem que ver se essa madeira já tá com as superficies boas pra trabalhar, ou se tem que dar uma aplainada. no caso de colar não faz diferença, pois voce tem folga. mas na sugestão do mestre seiji, voce não poderia perder muita espessura.

Quanto sai pra fazer os frisos no corpo?
não faço ideia.

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


gucrispim

Se vc está querendo este modelo por achar que vai baratear a guitarra vc está muito enganado. mesmo vc tendo a madeira em casa, esta guitarra não vai ficar nada barata. As ferragens e captadores para ela serão caros e o fato dela ser quadrada só facilita a parte mais fácil que é cortar o contorno da guitarra. O difícil mesmo é o braço, a junção deste com o corpo, o ajuste fino e o acabamento. Estes trabalhos serão os mesmos de um modelo gibson.

Se vc quer fazer por que realmente está interessado nesse modelo ai, tudo bem. Não deve ser um modelo fácil de achar por aqui. Então peça indicação de um bom luthier na sua cidade e converse com ele. Aí vc vai conseguir os preços certos.

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


gucrispim

Li as especificações da guitarra Bo Didley e ela na verdade é semi-acústica o que é normal nas gretsch. Ela tem corpo em alder escavado e topo em maple laminado.
Ou seja não vai sair barata mesmo!
Vc pode fazê-la sólida mas o som será outro.

gucrispim
Veterano
# jan/08
· votar


Edu1974
To ligado, eu qria ela com o corpo do mogno q tenho em casa e um top, tipo flame maple com uma pintura translucida +- vinho como a cor da guita original.

As ferragens eu qria elas boas mesmo e com captadores humbuckers alnico.
Seria uma adaptação.
Sei q barata nao vai sair mesmo pq senao eu nem falaria com um luthier, tenho consciencia disso, e quero este modelo.

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


gucrispim

Então manda brasa! Depois posta ela aqui pra gente ver como ficou!

qew
Veterano
# jan/08
· votar


putz pessoal fui faze uma placa de circuito impresso e consegui esquece de desenha uma ilha!
vo t q faze otra ou ainda tem salvacao?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


qew
esqueceu a ilha, mas a trilha chega ate lá?

se chegar, ceja se tem espaço pra soldar, por cima da trilha mesmo.
eu ja tive que fazer isso uma vez... fica tosco mas funciona.
se tiver muito longe o furo da trilha, ai desencana. faz um novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
Não sei, mas como o cara é do "ramo" e frabica amps, e o preço e o acesso a importados não é fácil.......
gucrispim
Cara, vc pode comprar um braço pronto ou mandar fazê-lo em um luthier e confeccionar o corpo com esse mogno que vc tem em casa, mas um "top". As ferragens podem ser nacionais (Tune-o-Matic da Condor) e os captadores Malagoli Custom Alnico HB p/ o braço, e Custom Alnico HB Hot p/ a ponte. O que deve ser bem feito é o braço e as tarrachas.
Abçs

qew
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
sim da pra envolve as duas trilhas com a solda!!!
pensei nisso mas resolvi pergunta pq se eu soldo os componentes e nao funciona eh osso.... se pod envolve com o estanho as duas ok!
vlw

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


qew
perai.... voce esqueceu uma trilha?
voce tinha dito que era uma ilha.

da pra voce por uma foto disso?

MANKAS
Veterano
# jan/08
· votar


CEDRO EH UMA BOA MADEIRA? A ESCALA PODE SER DE CEDRO TBM?
VLW...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


MANKAS
por favor, não escreva em letras maiusculas...

cedro serve para fazer corpo, e acho que braço tambem. escala acho que não.
é bastante usada em instrumentos nacionais como tagima e giannini para fazer corpo.

MANKAS
Veterano
# jan/08
· votar


qual madeira vc me indicaria para o braço e a escala...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


MANKAS
desculpe, eu não sou qualificado pra fazer esse tipo de recomendação... deixo a pergunta aos mestres.
enquanto espera, use a busca, que com certeza voce vai encontrar ótimas recomendações.

MANKAS
Veterano
# jan/08
· votar


vlw

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


gucrispim
Dá pra colar numa boa, mas precisa ser benfeito.
Se for pra fazer semi-acústica fica fácil também com esse formato e ainda economiza madeira, basta colar as laterais como se fosse uma caixa mesmo e depois colar um top e um back.
Flame maple vc encontra no Eugênio Follmann, no Ronay, na Vivace, no Oscar Ferreira (Strings) ou na Music Tools (alguns deles vc encontar no orkut)

MANKAS
Cedro-rosa não serve pra escala, é muito mole.
Para braço precisa ser uma madeira relativamente leve e resistente, se vc não tiver problema com o peso pode ser uma não tão leve.
Eu indicaria o mogno, mas como está relativamente difícil de encontrar vc pode usar Andiroba, Tauari, Canela, Garapeira, Jatobá, Pau Marfim e etc.
Para escala precisa ser uma madeira dura e resistente ao desgaste como garapeira, roxinho, ipê, sucupira e etc.

Astronomy Domine
Veterano
# jan/08
· votar


Olá.

Gostaria de saber se voces conhecem a madeira amarelão e sabem se ela tem alguma aplicação na construção de instrumentos musicais.

Se conhecerem madeiras aqui da Região Norte que possam ser empregadas em guitarras e baixos também adoraria saber.

Desde já agradeço (:

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


Astronomy Domine
Por nome popular é bem complicado, pq esse nome pode fazer referência à várias madeiras diferentes.
Existem dezenas de madeiras vindas do Norte que podem ser empregadas em construção de instrumentos.

Astronomy Domine
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji

Você poderia me dizer o nome das mais comuns pelo menos? Em breve irei a um lugar onde o acesso é bem facil mas nao sei os nomes. Gostaria de dar uma pesquisada por lá.

Obrigado novamente.

qew
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
isso, eu eskeci a ILHA, porem acho q ia dar certo....

eu tava fazeno a placa do Bertola's mini Fuzz, e copiei o circuito do ".pdf",mas so depois q soldei os componentes q percebi q ela tava invertida pra impressao com ferro =P agora ela tah ao contrario!
sera q eu tento termina ou eh melhor fazer otra?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


qew
ai nao sei... alguns circuitos da pau se inverter... eu nao sei avaliar isso.
como ja ta invertido e sem uma ilha, ja sao dois problemas, acho que vale fazer outra... ou voce ja soldou tudo? se ainda der tempo, faz outra.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola ... estou vendo uns falantes para o meu head peavey XXL

Vi esse no ml:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69114755-_JM

Pelo que pesquisei foi tirado de um Laney VC100 ...

Vc acha que esses falante guenta levar um metal ou na primeira distorção pode rachar (por não ter sido feita para isso)?????

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!