1 guitarrista X 1 guitarrista base e 1 solo - o q é melhor?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


daimon blackfire

"Será que eu sou o único iniciante que gosta de base?"

Não! Você não é o único.

Eu gosto tanto de base, que eu mesmo faço... não quero nenhum outro guitarrista por perto....kkkk

Troco por um tecladista, um saxofonista, um percussionista, uma backing vocal gata....e volto troco!

vintagentleman
Veterano
# ago/14
· votar


Galera

Ouço bandas que sequer têm GUITARRISTA. Outras que eu curto muito o guitarrista não toca solos... e daí?
Outras como os Eagles, os guitarristas solam juntos! Outras como o Iron os guitarristas se revezam...
É isso que define o que é boa música?

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Tinha uma banda das antigas, não muito conhecida, mas que fazia um trabalho interessante de arranjos para duas guitarras (inclusive, o pouco da fama que tinham, vinha muito desse fato). Chamava-se Wishbone Ash.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


JJJ

Wishbone Ash era bem legal e tinha um trabalho bem interessante de 2 guitarras.

Outra banda que merece destaque, porque todo mundo era guitarrista e todo mundo era vocalista foi o Humble Pie....hehehe. Afinal, falamos de Peter Frampton e Steve Marriott.



JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Lelo Mig

Eu tive uma banda uma vez (que não vingou) que ia se chamar "Humble Mãe", em homenagem ao Humble Pie... sem comentários, né? kkkkkkk

Guitar_L
Veterano
# ago/14
· votar


Minha formação ideal, dentre todas as bandas que eu já toquei, foi com apenas uma guitarra e um bom tecladista. (Claro, baixo, vocal e batera também incluídos).
Abraços

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


vintagentleman
Ouço bandas que sequer têm GUITARRISTA. Outras que eu curto muito o guitarrista não toca solos... e daí?
Outras como os Eagles, os guitarristas solam juntos! Outras como o Iron os guitarristas se revezam...
É isso que define o que é boa música?


Não é questão de ser melhor ou pior, é questão de gosto, sonoridades diferentes.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


vintagentleman

Ouço bandas que sequer têm GUITARRISTA. Outras que eu curto muito o guitarrista não toca solos... e daí?
Outras como os Eagles, os guitarristas solam juntos! Outras como o Iron os guitarristas se revezam...
É isso que define o que é boa música?


Não. Isso apenas define o que vc gosta, as suas preferências. Aliás, eu também curto algumas bandas de Synth Pop que não tem guitarra. Ou a guitarra é apenas um complemento, sem destaque algum.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Eu sinto certa dificuldade em tocar com outro guitarrista devido ao entrosamento. Por incrível que pareça, não é fácil dois guitarristas fazerem "base" juntos, se não for sincronizadinho fica um bololô só. E ainda tem a coisa de dividir as partes do arranjo, etc. No fim das contas, para o repertório Classic Rock que eu toco, muitas bandas na noite recorrem a uma formação com uma guitarra só e teclado (Mr. Kurk, Rolls Rock, Rockover, Hot Rocks...) ou um guitarrista principal e o vocalista principal complementando com uma segunda guitarra/violão (Almanak e Rockover) conforme a música do repertório.

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


erico.ascencao
Eu sinto certa dificuldade em tocar com outro guitarrista devido ao entrosamento. Por incrível que pareça, não é fácil dois guitarristas fazerem "base" juntos, se não for sincronizadinho fica um bololô só.

Isso é problema de tempo, se os dois guitarristas tocarem no tempo certo da música, nem é preciso ouvir o outro guitarrista, o som vai está sincronizado, em covers mesmo, muitas vezes usando a própria música de fundo, é possível ouvir a guitarra original, mas quando vc toca acompanhando o tempo, o som das duas se misturam e formam apenas um, o segredo é acompanhar a bateria.

Led Zé
Veterano
# ago/14
· votar


Tudo depende do entrosamento dos caras. Nada mais harmonioso que os irmãos Young ou o trio do Maiden. Mas já vi bandinhas por aí onde a luta por ego e volume deixam o som uma merda. Geralmente amadores que acham que são profissionais. Mas acho , que no geral, com um baixo , uma batera e uma guitarra apenas (sim, sem teclas por favor hehe), a banda interage mais, improvisa mais, se entende melhor do que uma banda cheia de integrantes.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


krixzy
Isso é problema de tempo, se os dois guitarristas tocarem no tempo certo da música, nem é preciso ouvir o outro guitarrista, o som vai está sincronizado, em covers mesmo, muitas vezes usando a própria música de fundo, é possível ouvir a guitarra original, mas quando vc toca acompanhando o tempo, o som das duas se misturam e formam apenas um, o segredo é acompanhar a bateria.
Mesmo assim, aí é um tal de um fazer a batida de um jeito e o outro de outro jeito, um usa um drive "assim" e o outro uma distorção "assado", etc. Não é muito trivial fazer as duas guitarras fazerem a mesma coisa e ficar um som coeso. Aliás, acho meio idiota a banda ter dois guitarristas fazendo a mesma coisa, pra mim isso é reflexo de certa incompetência em termos de tirar um bom som de guitarra em contexto de banda.

Por outro lado, tem músicas que pedem duas ou até três guitarras. Sou doido pra tocar "Hotel California" em banda, mas deve ser um inferno fazer as vezes de produtor musical pra organizar duas guitarras e um violão no arranjo.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


JJJ
erico.ascencao
krixzy
Led Zé

Toquei muito tempo numa banda autoral que fazia um "Soft Hard".

O Vocalista fazia um violão folk em muitas canções e eu guitarra. Me agradava muito esta formação, porque um violão folk bem tocado é poderoso em preencher o som harmonicamente, mas não dá peso, isso ficava por minha conta. Era muito legal, mais ou menos nessa praia:






krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


erico.ascencao
Mesmo assim, aí é um tal de um fazer a batida de um jeito e o outro de outro jeito, um usa um drive "assim" e o outro uma distorção "assado", etc. Não é muito trivial fazer as duas guitarras fazerem a mesma coisa e ficar um som coeso. Aliás, acho meio idiota a banda ter dois guitarristas fazendo a mesma coisa, pra mim isso é reflexo de certa incompetência em termos de tirar um bom som de guitarra em contexto de banda.

Duas guitarras diferentes tocando a mesma coisa juntas:




Onde vc ouve som não coeso? Acho que vc tem problema com tempo... Várias bandas com 2 guitarristas fazem isso, inclusive o GnR. E não é incompetência, no arch enemy mesmo, os 2 guitarristas são excelentes, tanto na formação antiga, quanto na atual.

E as músicas que vc houve em mp3, na gravação pode ter certeza que tem mais de uma faixa de guitarra fazendo exatamente a mesma coisa.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


um artista que tocava guitarra bem legal sem essa frescura de base x solo foi o raul seixas.

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


INNARELLI

Vero!

led123_del321
Veterano
# ago/14 · Editado por: led123_del321
· votar


Lelo Mig
Santanna é um exemplo, sola o tempo todo sem parar. Adoro o Santanna, mas têm hora que enche o saco e, agora, depois de velho, tá pior.......sola até em cima do vocal....kkkk

Po, eu já acho aqueles lickzinhos no meio da música indispensáveis heheh

Maria Maria
https://www.youtube.com/watch?v=nPLV7lGbmT4

Santana - Just Feel Better ft. Steven Tyler
https://www.youtube.com/watch?v=enbTb8PizTI

Why Dont You And I - Santana Ft. Chad Kroeger

https://www.youtube.com/watch?v=MQJ6xJfTDaE

Santana featuring Mana - Corazon Espinado
https://www.youtube.com/watch?v=t6omUxqhG78

Santana feat. Michelle Branch - The Game Of Love
https://www.youtube.com/watch?v=HKLnmMacEB4

Gostei dele no encerramento da copa, não deixando ninguém cantar hahah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1 guitarrista X 1 guitarrista base e 1 solo - o q é melhor?