1 guitarrista X 1 guitarrista base e 1 solo - o q é melhor?

Autor Mensagem
piolho fofo
Veterano
# out/07 · Editado por: piolho fofo


Vou abordar 2 aspectos:

a) Por exemplo, no Nightwish: o Emppu grava base e solo, mas ao vivo na hora do solo só fica o baixo e perde muito do peso;

b) quando vc tiver q tocar, por exemplo:

E---------------------------
B-------------12-10---------
G-------------------12-11-9-
D-222222--------------------
A-000000--------------------
E---------------------------


na passagem do power chord pro solo, inevitavelmente vai ter um interrupção perceptível do som. no estúdio até q dá pra abafar isso, mas ao vivo n, e eu quero que minha banda
soe ao vivo tao bem como soar no estúdio

o q vcs acham?

punknemesismetal
Veterano
# out/07
· votar


Na minha opinião o melhor são dois bons guitarristas para alternarem solo e base e ficar o som mais cheio e bonito...

Se fizer vocal tb ajuda

zaqueu_grunge
Veterano
# out/07
· votar


Na minha opinião o melhor são dois bons guitarristas para alternarem solo e base e ficar o som mais cheio e bonito...
(2)

Mas conheço dois feras da guitarra que preenchiam a guitarra base com solos foderosos:
Dimebag Darrel e Randy Rhoads. Não sinto falta de guitarra base nesses dois casos heheh

Filipe_
Veterano
# out/07
· votar


Cara... acho isso muito relativo. Duas guitarras realmente deixariam o som mais cheio, mas veja, por exemplo, o Rush. Apenas uma guitarras, baixo e bateria, e eu não sinto muitas dessas "interrupções" que você citou, mas enfim... acho que varia com o estilo também. Testa ai cara... ensaia com uma guitarra, se achar que não ta legal, chama outro guitarrista.

Adrianodevil
Veterano
# out/07
· votar


Dois guitarristas sempre...
Na minha ex banda além de ambos solarem e segurarem base, sempre rolavam uns duetos... A galera curtia...

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Escuta johnny winter!!!!
e vc vai ver oq eh base solo vocal..tudo..
o cara regassa!

Gi_Fo
Veterano
# out/07
· votar


Isso é bem relativo, comigo tem que ser 2 guitarristas ou uma guitarra mais teclado (normalmente acontece de 2 guitarras mais teclado)

Filipe_
Veterano
# out/07
· votar


Gi_Fo
Também prefiro guitarra e teclado, até porque curto uns lances mais progessivos e tal... =P

vinsanity
Veterano
# out/07
· votar


nunca gostei de tocar com outro guitarrista na banda...
um só ja basta...

J. S. Coltrane
Veterano
# out/07
· votar


A chance de ter duas guitarras e de embolar o som é grande. Eu não sinto essa interrupção tão forte. O baixo e a bateria já são um peso do car...
Eu daria preferencia por um teclado também

Mega
Veterano
# out/07
· votar


Eu faço base e solo na banda que toco, mas as músicas são construídas (ou rearranjadas por mim) de modo que me dá condição de fazer sem descontinuar a música.

gsprs
Veterano
# out/07
· votar


Se tem teclado um guitarrista ta bom...

Dependendo do que você vai tocar e principalmente se for estrelão hehehe

Rough
Veterano
# out/07
· votar


Na minha opinião o melhor são dois bons guitarristas para alternarem solo e base e ficar o som mais cheio e bonito...
(3)


Akatsuki
Veterano
# out/07
· votar


Pra banda de rock ter 2 guitarristas eu acho que é muito legal, deixa o som mais cheio e acho ainda melhor se os 2 tiverem estilos diferentes de tocar. mas se você tiver um bom baixista e baterista pra segurar as coisas nem precisa de outro guitarrista.

infoleon
Veterano
# out/07
· votar


Cara, sei lá, essa pergunta não tem sentido para mim.
Tudo depende do som que voce quer fazer.
Se vc quer um som de "estudio" e não ta conseguindo fazer isso com um guitarrista (acho possivel fazer e ficar legal, ao contrario de vc), pegue 2!

Ao vivo quase ninguem percebe. É só não errar feio.
Só se tiver aquele guitarrista chato na plateia que não tira o olho das suas escalas... E outra, poucas pessoas vão nessas apresentações e não bebem nada (alcoolico). Dá nada não.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


johnny winter

\o/ !!!

Adrianodevil
Veterano
# out/07
· votar


johnny winter

Walkinggggg... by myselff... I hope you understandddd...

Esse cara é mestre \o\

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Adrianodevil
johnny winter eh mto doido neh?
vi uns videos dele..
um trio só..batera baixo e guitarra só..ao vivo..
parece q tem 50 guitarras...
ele eh realmente foda!

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Adrianodevil
james_the_bronson
isso sem contar a voz neh?
vc olha aquele magrelo albino...nunca imagina q sai aquela voz dentro dele kkkkkkk

oliviojunior
Veterano
# out/07
· votar


piolho fofo
Tem pedaleira que vc pode gravar alguns segundos da base e disparar na hora do solo, aí vc sozinho dá conta!

sugesto
Veterano
# out/07
· votar


power trio!
guitarra, baixo e batera!
a melhor formação!

Clapton_Page
Veterano
# abr/09
· votar


Hahaha essa de guitarra "solo" e guitarra "base" é muito banda de garagem, haeuahe

Allan Holdsworth, Joe Pass, Wes Montgomery, Django Reinhardt, John Mclaughlin e Pat Metheny nunca precisaram de outra guitarra incomodando

Juca bmx
Veterano
# abr/09
· votar


Vai toca Metal Melódico com uma guitarra só, vai la fodão...
Ou tenta toca Iron com uma guita só por exemplo...
Ou tu tem uma baxista muito foda que tem um pegada do C!#@$#
Ou já era...na hora do solo, vai fica sem peso concerteza

ROo
Veterano
# abr/09
· votar


Depende do tipo de som e do guitarrista.
Dimebag, Blackmore e Randy Rhoads não precisavam de ninguem tocando com eles =P

ettoremathedi
Veterano
# abr/09
· votar


Eu gosto de tocar em power trio, ou no maximo com um cantor, pra ter liberdade musical. Brasileiro tem um problema sério de ego, então ter 2 caras e ter que delegar um só pra fazer base e outro pra solo nunca dá certo :P

E dividir fica meio varzeano, então...prefiro só eu mesmo :D o baixista da banda é fodao, consegue fazer a base ficar bem coberta, sem precisar de outra guita. To pensando em catar um pitch shifter/harmonizer pra ficar melhor ainda

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


é só trocar idéia com o baixista...ele tem que segurar a bronca...se for duas guitarras, nem preciso dizer mais nada...

EU prefiro trio!!!

Drifter
Veterano
# abr/09
· votar


Hoje em dia não existe essa de guitarrista solo e guitarrista base.

O guitarrista não deve ser limitado, a ponto de fazer só uma das funções.

Como já disse Keith Richards (lá nos 70's) "Hoje em dia você não vai a uma loja de instrumentos e pede uma guitarra solo ou uma base! Você apenas pede uma guitarra!".

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


ah velho, depende do estilo mesmo na minha opiniao.

por mim, que o baixista pise num loop blender com overdrive e gogo!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


O que eu acho melhor é um teclado para completar, pois cobre mais terreno que outro guitarrrista, dependendo do repertório.

Eu toco só na minha banda. Desde mais cedo na música, sempre tocava violão sozinho e sem cantar, portanto me acostumei a fazer harmonia e melodia nos arranjos. Na banda, toco desde coisas sem teclado como ACDC até coisas cheias dele, como deep purple, em q eu tenho de fazer todos os solos e partes de td q é treco. Qd faço os riffs das músicas, geralmente tenho de adicionar algumas notas para fornecer mais harmonia à música que estamos tocando, e faço tb arranjos próprios utilizando às vezes recursos da pedaleira para preenchimento. Além disso, o baixista, apesar de ser um músico bem básico, usa um overdrivezinho equalizer e chorus, para preencher um pouco. Na verdade, isso de ele ser básico até ajuda meu estilo espalhafatoso e exagerado, pois ele n fica no caminho.

O público da minha banda se acostumou com isso, sendo que agora tb isso foi um ponto positivo para mim aqui na cena, pois sou bem visto por outros músicos pelas coisas q faço.

Agora é claro que algumas músicas seriam forçar a barra, (tipo Jump do Van Halen), então utilizamos um tecladista de vez em qd, só para tocar algumas. N contratamos pois temos muitos problemas com compromisso de músicos aqui na cena, que querem chegar logo ganhando e fazer parte do eskema principal sem suar a camisa, faltam ensaio, etc... então só usamos para gigs mesmo. (Tecladista é um bicho diícil, eles parecem fazer fila para ouvir um "se foder, vaza mané" meu....)

two
Veterano
# abr/09
· votar


Depende muito do repertório.

Nunca gostei de tocar com outro guitarrista, mas hoje uma das bandas que eu toco precisa de 2. Tocamos Grunge e Post-grunge, então tem músicas que só uma guitarra no solo fica vazio e colocar um teclado vai ficar um pouco estranho, então optamos por duas guitarras.
Agora na minha outra banda (tocamos em igreja) estou num dilema terrivel, pois o baixista saiu, não temos tecladista e o lider do grupo convidou outro guitarristas, ou seja, um violão uma bateria e 2 guitarras, desde quando esse cara entrou eu só toquei 2 vezes e não toquei mais pois o som ficou muito ruim. Pois nesse grupo acho que ao invés de outro guitarrista ficaria melhor um tecladista e quem sabe depois outro guitarrista.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1 guitarrista X 1 guitarrista base e 1 solo - o q é melhor?