1 guitarrista X 1 guitarrista base e 1 solo - o q é melhor?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu adoro banda com 2 guitarras dentro de um arranjo bem feito. Além disso é possível que um dos guitarrista pegue uma gaita ou mesmo outro instrumento como um violão. Acho que a versatilidade da banda e arranjos aumentam muito. Eu toco violão (gaita e bongô porcamente) mas isso pode enriquecer bastante a música.
Abs

brunomc
Veterano
# abr/09
· votar


2 guitarristas que sabem solar sem dúvida...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Um guitarrista que manda bem na base, pô... arrebenta!!! A questão é achar guitarristas que saibam fazer base. Pq todo mundo quer solar e acaba esquecendo desse fundamento importantíssimo. Eu li que bons guitarristas base lá no EUA recebem a peso de ouro!
Abs

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


realmente cada caso um caso, mas curto muito duas guitarras, no guns mesmo a presença do cara da base era quase imperceptivel mas durante os solos do slash mantinha o peso legal...

Kamus23
Veterano
# abr/09
· votar


O Paralamas do Sucesso é um trio...

No inicio o baixista que tinha a tarefa de deixar o som cheio...

Não precisa ter 2 guitarristas, com um baixista bom, não precisa de mais nada...

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


Kamus23

com um baixista bom, não precisa de mais nada...


o foda é achar o baixista bom...

Kamus23
Veterano
# abr/09
· votar


Guardião Washburn

o foda é achar o baixista bom...

Sim, o problema hoje em dia é que um moleque gosta de rock, não sabe tocar nada vai lá compra um baixo e fica tocando Ramones, não faz aula nem nada, só pega as tabs na net e pronto...

Isso tambem acontece com muitos guitarristas...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Guardião Washburn
Kamus23
Concordo...das bandas que eu toquei, toquei com um que só fazia tônica...um outro era muito bom em reproduzir as músicas, mas no improviso era mais ou menos, tipo tirava igual ao CD...outro não sabia nem o que era uma pauta, mas tinha um feeling impressionante e foi o meis próximo da idéia que eu tenho como banda, que é um lance mais parecido (no peso instrumental) com o Black Sabbath, Chili Peppers, Zeppelin, Audioslave, saca???

Não que eu esteja procurando um baixista perfeito...mas se tiver um que saiba improvisar e tenha feeling de quando pegar mais pesado e cobrir as lacunas, o resto é bobeira!!!

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


Ressuscitando em nome da treta. Que pensam amigos?

Aqui no sul nunca percebi os buracos, e sempre é um guitarrista.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


Ismah

"Ressuscitando em nome da treta"

De boa, mas em minha opinião PESSOAL, o conceito guitarra base e guitarra solo, é por si só, totalmente idiota.

Nos anos 70, a maioria das bandas tinham um só guitarrista e o cara segurava harmonia e solos. E nas bandas com dois guitarristas, os dois tocavam tudo, tocavam bem, intercalando os solos, fazendo contra bases e harmônias ricas, como Allman Brothers, Eagles e o próprio Iron Maiden no início do British Metal, o que acabou sendo uma referência as bandas mais modernas.

De resto, no geral, o que vejo são músicos incompletos, um que não sabe solar com um que não sabe fazer harmônia.

Ou a banda têm dois guitarristas, e fazem realmente o trabalho de 2 guitarras ou dois "meio guitarristas" ...

Geralmente, quando têm dois "meios" é quando fazem mais merda.

ALF is back
Veterano
# ago/14 · Editado por: ALF is back
· votar


eu tbm acho essa coisa de 2 guitarristas, um só base e outro só solo algo meio estúpido...deve ter relação com insegurança dos musicos ao montar a banda...juntar 1/2 + 1/2 pra somar 1 é feio demais...
mas tem mtas bandas boas com mais de um guitarrista e que trabalham de forma mto competente e essas eu aplaudo em pé! mas sabemos que é possível um unico guitarrista dar conta do recado em alto nivel...Dream Theater ta na moda e vejam só o Petrucci....é um guitarrista bastante versátil, completo e com boa tecnica...ele e o teclado SOBRAM nos arranjos...nao precisa mais que isso!
por outro lado, temos aí um whitesnake em plena forma tbm, com excelentes guitarristas que, apesar de serem completos, acabam se completando (se é que é possível)! Mas o album Forevermore é uma aula de dobras de guitarras com riffs porradas...acho demais a forma como trabalham

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


Acho ótimo e libertador ter duas guitarras na banda. Mas não uma "guitarra base" e uma "guitarra solo". Isso é babaquice.

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

De boa, mas em minha opinião PESSOAL, o conceito guitarra base e guitarra solo, é por si só, totalmente idiota.

Concordo contigo. E eu tenho um culpado para isso: Guns and Roses. Foi essa banda que "popularizou" esse conceito de guitarra base e solo. A ideia que sempre passaram era de um Slash reinando absoluto nos solos e um outro guitarrista lá fazendo a base. Aí uma boa parte da garotada assimilou as coisas dessa forma.

Sou a favor de uma banda ter dois guitarristas, mas sem essa distinção de "solo" e "base". É guitarrista fulano e guitarrista beltrano, e ponto final.

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Eu concordo que o GnR popularizou a ideia, mas já havia essa possibilidade bem antes. Geralmente com guitarristas solo (no sentido do artista principal) e uma banda de apoio, que, às vezes, tinha um guitarrista "de apoio" que basicamente só fazia base.

Inclusive, muito tempo atrás (antes do GnR existir), um guitarrista que eu prezava muito me disse que eu era o melhor guitarrista base que ele conhecia. Confesso que não gostei muito do "elogio", mas hoje entendo como tal. Realmente, como disse o Lelo, as vezes o cara sola pra cacete, mas não sabe fazer base direito, perde o tempo, não tem swingue, etc...

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


Antes do Guns (bem antes), o AC/DC já tinha firmado essa ideia de separar estritamente a guitarra base da guitarra solo.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Headstock invertido
JJJ

Com certeza algumas bandas anteriores estabeleceram essa separação, mas ainda acho que o Guns foi mais icônico nesse sentido. Embora o AC/DC também seja um caso bem notável e evidente disso.

Percebo que normalmente quem vem com esse papo de guitarra base e guitarra solo na maioria das vezes é aquele garoto novo que tá começando a tocar guitarra agora. E qual é a principal referência na maioria dos casos? Slash....Guns n' Roses...

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


renatocaster
Verdade.

Os guitar gods também contribuem pra isso. Nego inciando na guitarra vai se maravilhar extremamente com Malmsteen, Satriani, Vai e cia. Como raramente eles veem esses caras fazendo uma base, eles enfiam na cabeça que "guitarrista bom é o que sola o tempo todo".

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


JJJ
Headstock invertido
renatocaster

Têm guitarristas que não é nem questão de ter competência ou não, mas não gosta de fazer harmonia. Santanna é um exemplo, sola o tempo todo sem parar. Adoro o Santanna, mas têm hora que enche o saco e, agora, depois de velho, tá pior.......sola até em cima do vocal....kkkk

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


Ismah
Lelo Mig
Headstock invertido
renatocaster
JJJ

Não acho que o sentido de 2 guitarristas numa banda seja esse que vocês pensam, eu acho muito útil 2 guitarras numa banda, principalmente falando de rock / metal, onde o forte nesse gênero é as bases fortes de guitarra juntamente com os solos, 2 guitarras fazendo a mesma harmonia soa bem mais "cheio" e forte, principalmente sendo guitarras diferentes, o que é o caso das bandas, até em gravações mesmo é comum gravar duas faixas de guitarra, ou até mais, então se na gravação fazem isso pra obter um timbre mais "cheio" pq não fazer ao vivo?

E em relação a uma guitarra ser somente solo e outra somente base, isso nunca existiu na risca, no GnR por exemplo, o slash sempre foi o poser na frente do palco, mas sempre te um solinho ou outro que o outro guitarrista faz, sozinho enquanto o slash fica na base, ou junto com o slash, então não há essa coisa de somente solo, ou somente base, os 2 alternam, claro que um sempre ganha a fama por ser mais poser, e as câmeras sempre focam nele, mas os dois trabalham juntos, e é importante manter uma base de guitarra durante o solo, numa música onde as guitarras tão ali na cara, levando a base, e na hora do solo some a base e fica só o solo, é como se vc estivesse tocando sozinho em casa uma base la e talz, e vc para pra fazer o solo, e ai kd a harmonia? Fica o silencio, e apenas o solo, é preciso manter a base firme la pra não perder o "peso" da música.

Um exemplo de como 2 guitarristas são ótimos em uma banda, sem essa imaginação de guitarra solo e guitarra base:



Delson
Veterano
# ago/14
· votar


Como é que faz, então? Quando não tiver solo, o cara fica em cima do palco chupando drops de anis?

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


Delson
2 guitarras fazendo a mesma harmonia soa bem mais "cheio"

Se vc já viu algum vídeo do slash em um show vai ver que ele não faz apenas solos, faz todas as bases junto com o outro guitarrista quando não tem solos.

Vc viu o vídeo acima?

Lelo Mig
Membro
# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


krixzy

Cara, como disse acima, acho legal 2 guitarristas quando há um trabalho de composição e arranjos pensando em duas guitarras.

Mas, esta de um "segurar" a onda prá outro..............não acho necessário.

O Sabbath sempre foi uma referência em peso em sua época e o Iommi sempre segurou a onda sozinho, refazendo alguns arranjos para adaptar do studio para o alive e com Gezzer e Ward sentando o porrete para compensar. O mesmo valia para Hendrix, Clapton no Cream, e tantas outras bandas....

Meu conceito de guitarrista, talvez por eu ser das antigas, faz com que eu ache muito mais atrativo este tipo de performance do que a do Metal moderno.

Mas, aí entra no gosto pessoal e subjetividade. Contudo, até os anos 70, a grande maioria dos guitarristas eram oriundos do violão e dominavam muito bem harmonia. Um exemplo é o Jimmy Page que é colossal com os acordes.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


krixzy
Não acho que o sentido de 2 guitarristas numa banda seja esse que vocês pensam, eu acho muito útil 2 guitarras numa banda

Não sei onde você me viu dizer o contrário.

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


Lelo Mig

Entendo seu ponto de vista sim, e realmente tem a questão de gosto, as bandas antigas como o sabbath, na época era um som pesado, hoje não mais, e claro, apenas uma guitarra não fica ruim, mas duas fica melhor, no meu gosto claro, por isso achei errado o pensamento acima de que duas guitarras é uma coisa idiota, não existe nenhum guitarrista que só faz solos numa banda, quem faz solos tbm faz base, ainda arrisco dizer que os discos antigos do sabbath tinham pelo menos 2 faixas de guitarra na gravação dos discos...

Headstock invertido
Não sei onde você me viu dizer o contrário.

Eu só cliquei no seu nick pq tbm tava participando da discussão, na verdade cliquei no nick de todos rs...

guilherme182
Membro Novato
# ago/14
· votar


Algo que ajuda muito, e que fazemos na minha banda quando estamos com um guitarrista, é o baixista ligar uma distorção na hora dos solos de guitarra, nem se percebe aquele vazio

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


guilherme182
Isso, já vi isso tbm, muito bem lembrado.

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


renatocaster
essa banda que "popularizou" esse conceito de guitarra base e solo.

Meio impetuoso isso, mas concordo que é uma das bandas, onde isso fica mais evidente.

Lelo Mig

sola até em cima do vocal

Ao menos ele podia fazer uma voz de apoio, mas nem pra isso...

krixzy

Gostei da argumentação. Mas é a performance que conta. Na minha banda atual, são apenas quatro instrumentos: guitarra, teclados+piano, baixo e bateria. 90% é trilha (pasmem, em MP3). No caso, pode ser que o Slash fazia/faça base (o que sei que é verídico), mas na prática ele é tido como solista.

guilherme182

Eu sou fã do baixo com overdrive LEVE sempre acionado. Essa leve saturação chama mais os harmônicos, se for um drive quente (válvulas!!!) melhor ainda.

TODOS

Pra quem não gosta de base, segue um trampo ali...



daimon blackfire
Membro Novato
# ago/14
· votar


Será que eu sou o único iniciante que gosta de base?

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


Ismah
huehuehuehue esse é vc? kkkkk....

Parece que bateu forte a cabeça, mas realmente apesar deu não gostar desse ritmo , devo confessar que é bem trabalhado.

daimon blackfire
Será que eu sou o único iniciante que gosta de base?

Vc gosta de base pq não sabe como é um poser fazendo solo na frente do palco rs...

Imagine a atenção de todo mundo pro guitarrista, até o vocal é esquecido que existe na hora do solo do guitarrista, todas as câmeras focando no cara, naquele momento ali vc é o cara, a banda fica em segundo plano, é um momento só seu, por isso todo mundo que ver um slash da vida e começa a tocar quer ser guitarrista solo, porem como eu disse, todo guitarrista solo numa banda tbm faz base, até mesmo o slash.

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


krixzy

Se fosse yo, não tava batendo caixa, acredite kkk
Esse cara achei por acaso, o nego nem manja dos paranauê...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1 guitarrista X 1 guitarrista base e 1 solo - o q é melhor?