Fender Mexicana ou Variax 300?

Autor Mensagem
Hard_Guitar
Veterano
# out/07


Fala galera!

Tô com uma dúvida cruel: vi que os preços da Fender Mex e da Variax 300 são bem parecidos. Confesso que sou louco pela Variax pelo que já vi e ouvi dela, mas nunca toquei em uma e nas especificações dá pra ver que é feita de um material bem vagabundinho...
Vi uma Fender no ML que parece ser boa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61345629-fender-standard-strato caster-nova-cor-black-escala-em-maple-_JM
O que acham dessa Fender?

Alguém já tocou em uma Variax 300? A "tocabilidade" é boa? Confortável?

E a Fender Mex?

Qual das duas vcs escolheriam: Variax 300 ou Fender?

Quanta pergunta... hehehe!
Ah, vale observar que a guitarra que vou comprar é para aguentar tranco mesmo: ensaios, palcos, estúdios... e já tenho uma Pod XT Live.

Abraço!

Slowhand-
Veterano
# out/07
· votar


Nunca toquei em uma Variax, então não posso comparar.

Mas peguei uma Fender mexicana na semana passada, ela tem o corpo em alder e braço em maple, escala eu optei por maple também. Ponte vintage, bem semelhante com aquelas fender de '50...

O acabamento não me decepcionou em nada. Única coisa que pretendo fazer é trocar a captação ano que vem, que vou pros states.

Enfim, a mexicana eu aprovo, mas vê qual você curte mais (tenta tocar as duas).

old steel
Veterano
# out/07
· votar


Fender cara.60 anos de história. Variax????????

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/07
· votar


Hard_Guitar
Depende... se vc quer uma guitarra versátil pegue a Variax, se vc quer uma guitarra com sonoridade específica, pegue a Fender, mas eu pegaria a Variax rsrsrs.

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Essa Fender do link q eu coloquei acima, vcs acham q vale a pena? O cara trocou os caps dela por americanos, pelo que parece...
Achei interessante...
Mas a versatilidade da Variax me deixa com as mãos coçando, hehehe!

Beakman
Veterano
# out/07
· votar


ih cara... eu iria de fender.

mas se tu gosta de pedaleiras e essas funções todas ae pega essa Variax que dizem ser boa.

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


old steel

A Fender tem tradição, mas a Line 6 tem inovação. Não acho que uma seja melhor do que a outra: apenas são diferentes.

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Slowhand
Comprou a sua Fender nova? Pagou qto?

old steel
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
Amigo tenha certeza que tem.Basta analizar quantos grandes músicos voce conhece que usam esse instrumento.Mais na boa,gosto é gosto e deve-se comprar aquela que mais curtiu.

Fábio Goll
Veterano
# out/07
· votar


Variax 300 é coreana.

Tetanossauro Rex
Veterano
# out/07
· votar


Cara,você tendo uma pod xt live acho que é muito,mas muito mais jogo você comprar uma variax,mas eu aconselharia a 600,porque tem tremolo,e já que o que se quer é emular timbres é fundamental.

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar

Cara, eu tenho uma Variax 300.

Dito isso, lá vai: o braço dela não é muito confortável não, a escala é muito plana, e atrapalha na hora de fazer bends. E não tem alavanca. Fora isso, é muito boa PARA O QUE EU USO e PELO PREÇO QUE PAGUEI (uns 250 dólares).

Eu comprei ela para usar exclusivamente em casa, incluindo aí gravações. É uma "guitarra de estúdio", na minha opinião. Eu ficaria com um pé atrás se fosse para usar num show. É uma guitarra de ligar na tomada, para começo de conversa, e daria um certo receio de encarar um palco brasileiro com ela. Não que a minha tenha dado problema, é puro receio mesmo.

A Variax não vai soar tão bem quanto a Fender, tenha certeza disso. É preciso deixar claro que Variax é para quem quer ter uma grande variedade de timbres, nem que para isso seja preciso sacrificar um pouco da qualidade. Afinal de contas, quem aqui pode ter aquele monte de guitarras nas versões "originais"?

Então, você não vai ter o som igual ao de uma strato original ou de uma ES-335 original, mas vai ter um som PARECIDO com o de muitas guitarras. Dá para enganar? Sim, com certeza. Especialmente porque existem muitos outros fatores que afetam o som. Mas se você é do tipo que prefere uns poucos timbres fodões, vá de Fender. Com a Variax, o melhor que você pode ter é um montão de timbres bons.

Por outro lado, se o que você quer é variedade com uma qualidade aceitável, a Variax é uma ótima pedida. Só fique atento àquilo que eu falei: não tem alavanca, o braço não é muito confortável, e dá medo de usar num palco brasileiro.

Beakman
Veterano
# out/07
· votar


variax nao bate a fender. nem fudendo

Slashr
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
Rapaz, se ela estiver bem cuidada e com esse trio de caps custom shop eu acho que vale apena sim. Confesso que fiquei até interessado! =P

Boa sorte na compra

abraço

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Bog
...dá medo de usar num palco brasileiro.

Cara... explica isso aê! Me deixou com medo! Hehehe!

Hard_Guitar
Veterano
# out/07 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


Tetanossauro Rex
Se minha dúvida fosse entre a Fender Mex e a Variax 600, não teria nenhuma dúvida: ia de Variax.
Mas o que mata é o preço, né...

old steel
Aí já é mais por tradição, e talvez até por patrocínio... mas já tá aparecendo músicos por aí adeptos da Variax: O guitarra do Yes, do Jamiroquai e da Shania Twain são alguns deles...
Mas concordo com você: gosto é gosto... o problema é que gosto das duas!

Bog
O braço é ruim a ponto de perder performance do músico, ou só é ruim para acostumar? As tarrachas seguram bem a afinação?

Uma das vantagens que a Variax me daria é o lance de usar guitarras e violões em um mesmo instrumento. Mas me incomoda muito a questão da madeira utilizada e da "tocabilidade" da Variax 300. Nisso, não tenho dúvidas que a Fender é superior.

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
As duas gutiarras sao mto legais..
a questao aqui nao eh discutir qual eh melhor...
e vc mesmo tentar achar oq encaixaria melhor pra vc!

Eu tenho uma banda de rock..toco coisas antigas
Hendrix...led..Rolling stones..e por ai vai...
daí nada melhor q a fender mesmo...

Mas se vc toca de tudo...
gosta de pop.;.de rock..
toca musicas com violao...tem uma banda bem variada...
acho q a variax ia ser melhor.

A variax num vai imitar a fender melhor q a propria fender neh?
mas tb a fender num vai imitar violao ou outro timbre..vai ser um só!!

Entao qualquer uma q vc comprar..vai ter uma ótima guitarra nas maos...Agora eh só pensar ai..oq vc realmente precisa...
e nao pensar se uma eh boa e a outra nao..
pq as duas sao ótimas..isso pode ficar tranquilo!
flww

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
hahahahaha...escrevi tanto pra vc aki em cima...
pra falar..falar..falar...e falar tudo q vc ja sabe..e q ja foi dito em cima hjahahaha
mas d boa!!!
abraço ai!

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


steve vai em bh??
mas tá caro e não sei se....
hmmm...
ah, tópico errado!

Tetanossauro Rex
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
Fora que eu não sei se a XT já tem,mas a X3 tem uma bela duma conexão com a variax.

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Tetanossauro Rex
A XT Live tem uma conexão direta pra Variax. Através dela vc recebe o som da guitarra e alimenta ela com energia, com um único cabo.

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
só pra te confundir mais:





abração!

Tetanossauro Rex
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
E ela já tem aquele esquema de salvar os presets da variax na pod?Se sim,eu ia de variax,de longe.

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Tetanossauro Rex
E ela já tem aquele esquema de salvar os presets da variax na pod?Se sim,eu ia de variax,de longe.
tem, sim!

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


catselidis
Cara, não tô vendo as imagens do seu post acima... se bem que eu tô num computador meia boca aqui, cheio de bloqueios.
Só pra perguntar mesmo... se estiver normal pra todo mundo, eu vejo em casa.

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
é youtube - deve estar bloqueado...

Slowhand-
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
Comprei a Fender mexicana zerada sim, paguei 2 paus (arredondando), é uns 2 e quebrados, mas o cara da loja me arranjou umas coisas que eu precisada (p/ microfones, cabo e etc).

Você pretende pegar usada ou faz questão de ser nova? Usada você pega por uns R$1.500 e dá até pra achar umas japas que são excelentes.

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

putz! esse teu video da variax mata com o cara
que G.A.S. do caramba auhahuhauhuahuauh

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
...dá medo de usar num palco brasileiro.

Cara... explica isso aê! Me deixou com medo! Hehehe!


Heheh, é que costumam ter variações de tensão no fornecimento de energia elétrica... Mas é o mesmo que ligar um computador, ou uma pedaleira, né... Talvez seja puro temor infundado. Mas vai que a guitarra resolve dar pau! :P Se bem que a minha tem quase 1 ano e nunca deu problema.

E agora que eu me liguei... Vc tem o XTL. Tem uma coisa legal que dá para fazer, que é controlar a guitarra com os pés (pelo Pod). E a conexão com o Pod pode ser feita por uma entrada digital, ou seja, o sinal não é convertido para analógico e depois digitalizado de novo pelo Pod.

Outra coisa interessante que a Variax tem é o Workbech. Com esse programa, dá para fazer coisas bem mirabolantes com a guitarra, sons esquisitos e timbres bem "pessoais".

O braço é ruim a ponto de perder performance do músico, ou só é ruim para acostumar? As tarrachas seguram bem a afinação?

As tarrachas são meia-boca: nem muito boas e nem muito ruins. O problema maior do braço é que ele é meio "duro" para fazer bend, por causa da escala mais plana. Eu pelo menos acabo tendo que fazer muito mais força do que faço com a Les Paul. Fora isso, não acho que seja um problema tão grande.

Uma das vantagens que a Variax me daria é o lance de usar guitarras e violões em um mesmo instrumento.

Uma não, é A vantagem. Eu comprei a minha exatamente por isso. É muito prático. Especialmente porque você não compraria e carregaria para o show uma ES-335 e uma Gretsch Silver Jet se fosse só para tocar 1 ou 2 músicas... A Variax serve muito bem como uma "substituta".

É como eu falei: se você quiser só um timbrão, um sonzão de Fender, é óbvio que a Fender é uma melhor escolha. Mas se você quiser ter um monte de timbres bacanas...

Mas me incomoda muito a questão da madeira utilizada e da "tocabilidade" da Variax 300. Nisso, não tenho dúvidas que a Fender é superior.

Sim, a madeira da Variax 300 é perceptivelmente sem-vergonha. Mas aí é que está a mágica, apesar disso, o som dela é muito parecido com o das outras Variax! O máximo que pode acontecer é ela perder sustain, mas o som em si fica bem além do que eu esperaria para uma guitarra que costuma custar 300 dólares.

Ah, e já que você citou guitarristas adeptos da Variax... tem o John, do Pato Fu, que foi quem me apresentou à Variax. O último disco deles foi praticamente inteiro gravado com uma Variax 700.

Hard_Guitar
Veterano
# out/07 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


catselidis
Muito boa a música, parabéns! O q vc usou pra fazer esse sax? Tô louco atrás de alguma coisa descente pra poder fazer linhas de metal (sopro), pois tenho uma banda de Pop/Rock/Funk/Groove (!) e estamos gravando um CD demo que necessita muito de metal!
Aliás, se quiser dá uma olhada na base de guitarra de uma de nossas músicas abaixo... O som tá "estourando", mas tá valendo...

Slowhand
Não faço questão de ser nova não... inclusive vi uma interessante usada no ML. Segue o link: [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61345629-fender-standard-s trato caster-nova-cor-black-escala-em-maple-_JM]http://produto.mercadolivre. com.br/MLB-61345629-fender-standard-strato caster-nova-cor-black-escala-em-maple-_JM[/url]



Cara, esses vídeos me deixaram com a cabeça rodando... o pior é que agora deu vontade de comprar a Variax 600!!! Huahuahua!!!
Maldita G.A.S... desse jeito vou ter que me prostituir pra poder bancar meus equips!
Mas a Fender ainda está tentadora...





Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Mexicana ou Variax 300?