Fender Mexicana ou Variax 300?

Autor Mensagem
Foukez
Veterano
# out/07
· votar


Vai de fender meu velho,assim não tem arrependimentos

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Para os que têm a Variax: alguém se arrependeu em algum momento da compra que fez?
Isso é importante saber...

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar

Não. Digo mais. Se fosse comprar hoje, investiria ainda mais e compraria a 600!

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
VARIAX é só alegria - não tem arrependimento - se fosse comprar hoje, tentaria comprar a 700 - hehehehehehe

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
O q vc usou pra fazer esse sax?
www.ueberschall.com

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


O catselidis e o Bog estão fazendo lavagem cerebral em mim!!! AAAAHHHH!!!

Bricadeiras a parte... realmente nunca ouvi falar de alguém que tenha comprado uma Variax e se arrependeu. A verdade é que muita gente ainda não confia nela, portanto não tem coragem de gastar a grana que daria para comprar uma guitarra clássica e renomada, por uma guitarra "digital", simuladora de sons.

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar

Ah, lembrei outra coisa legal da Variax. Ela tem ruído ZERO. Sim, isso mesmo. Ligando no Pod então...

E eu concordo com o "medo". Foi em parte o meu caso. Eu comprei porque achei baratinha. E porque já tinha uma guitarra boa, ou seja, a idéia não era ficar só com a Variax.

Atualmente, a guitarra boa está me esperando no Brasil, enquanto eu uso só a Variax por aqui. Para mim, valeu muito a pena.

diego gr
Veterano
# out/07 · Editado por: diego gr
· votar


outras dúvidas sobre a variax:
ela não tem som próprio, sem estar emulando outra guitarra?
se quiser trocar o braço dela por um mais confortável, é possível?

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Bog
Então vc concorda com a idéia de que a Variax, apesar de ser boa, não é uma guitarra para ter como única?
Se a resposta for sim, vou pensar ainda mais na idéia de pegar a Fender, pois preciso justamente de uma guitarra "durável": não tenho grana pra ter duas guitarras!

Bog
Veterano
# out/07
· votar


diego gr

Não, ela não tem um som "próprio", até porque ela não tem captação tradicional.

Já ouvi falar de pessoas que trocaram o braço. Aliás, já ouvi falar de pessoas que trocaram o corpo inteiro da guitarra!

Hard_Guitar

Eu não saberia te dizer. Aqui em casa eu estou somente com a Variax no momento, mas se eu fosse fazer shows, preferiria levar a boa e velha Les Paul mesmo. Mas isso sou eu, e é apenas um receio, sem qualquer razão específica. A guitarra nunca deu problema.

O meu amigo famoso comprou a Variax para usar no estúdio apenas, mas já comprou um Pod XTL para fazer jams por aí com ela. Nos shows eu sempre vejo ele com uma Fernandes velhona. Acho que a Variax tem muito cara de equipamento de estúdio, vai ver é isso, ou medo de molhar, ou medo de ser mais frágil que uma guitarra tradicional.

No geral, ainda não achei qualquer razão RACIONAL que deixasse essa preocupação mais fundamentada. É só receio mesmo.

Hard_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Bog
Acho que a única que tem cara de "palco" mesmo é a Variax 700. Aliás, acho o modelo dela muito louco!

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


VARIAX live:



Slowhand-
Veterano
# out/07
· votar


Hard_Guitar
O link que vc passou não abriu aqui. Se tiver disposto a pagar um pouquinho mais:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64373580-_JM

Dá uma pesquisada cara, Fender usada você acha bastante, algumas minas de ouro (tinha uma japa aqui que era animal, mas tava sem grana =( na época..). Além disso pra revenda, fender desvaloriza pouco, já uma variax acho que é meio complicado pra vender... Você pretende tocar o que? Se vc precisar ser muuito eclético a variax vai cair bem, mas esse lance de sintetização não é muito nomeado..

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Slowhand-

A Variax não é um sintetizador. A modelagem é com processamento de sinais sobre formas de onda captadas por 6 mini captadores piezo. Ou seja, não é um som mecânico, como se fosse uma "guitarra MIDI". Se eu passar o dedo na corda, se eu faço vibrato, se eu erro a nota, tudo aparece, como numa guitarra qualquer.

Slowhand-
Veterano
# out/07
· votar


Bog

Ah, beleza, valeu por me esclarecer. Mas continuo achando meio sem graça, você ouve um som pesadão, oha e é uma variax. Logo depois você ouve som bem cristalino, opa, é a mesma variax.

Deve ser muito útil pra quem toca em bailes, tem que abranger muuitos timbres, mas pra ter mais presença acho que os clássicos continuam...

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Bog
é difícil de explicar, cara...
só quem toca nela, mesmo, é que bota uma fé...
abração!

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Slowhand-
você ouve um som pesadão, oha e é uma variax. Logo depois você ouve som bem cristalino, opa, é a mesma variax.

Hhaha, eu acho que esta é a graça da Variax. Ter várias opções de som sem precisar comprar 20 guitarras para isso. É bem mais prático! E o som é realista, não é fajuto.

Slowhand-
Veterano
# out/07
· votar


Acho mais legal você pegar uma guitarra de acordo com o som que você quer. 80% das coisas que eu toco são gravadas por guitarristas que tocam com strato. Os outros 20% dá pra levar, o timbre fica um tanto diferente mas ainda prefiro do que ter uma guitarra que copia outras (não quero ofender ningu´´em, foi apenas uma piada sarcástica) :]

Smithóvski
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho a Variax muito feia, mas ela é muito foda hehe. Esse esquema de "emular" timbres é o que há pra quem tem uma POD. O doido ia ser tirar a parte eletRônica dela e colocar em outra guitarra, com o corpo diferente.

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar



Já ouvi falar de pessoas que trocaram o braço. Aliás, já ouvi falar de pessoas que trocaram o corpo inteiro da guitarra!


o Alface que queria por um circuito de variax numa carcaça de LP huahuahuahuuha

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Slowhand-

Claro, eu também queria ter uma Gretsch Duo Jet, uma Gibson Les Paul, uma ES-335, uma Strato, uma Tele, uma Rickenbacker, um banjo, uma cítara, uma ES-175 e uma Danelectro. Mas como não posso, a Variax está de ótimo tamanho.

Não quer dizer que a Variax é boa para VOCÊ. Eu mesmo disse para o cara que fez o tópico que se ele quer um som fodão de Fender, a Fender seria obviamente uma escolha melhor. Mas para quem quer variedade com qualidade razoável sem precisar se prostituir para comprar 20 guitarras, tá ótimo. Se não é o teu caso, a Variax não é uma guitarra para você.

E assim todos ficam felizes!

Tetanossauro Rex
Veterano
# out/07
· votar


Bog
Só corrigindo, a variax emula sitar,não cítara.Abraços.

Slowhand-
Veterano
# out/07
· votar


Isso aqui tá quase caindo no lance de pedais nalógicos X digitais hahaa

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Só corrigindo, a variax emula sitar,não cítara.Abraços
Sitar é um instrumento musical de origem árabe, tibetana e principalmente indiana, e é o instrumento símbolo da música deste país. Tornou-se conhecido no Ocidente graças a sua introdução na música pop do guitarrista da banda The Beatles, George Harrison, amigo do instrumentista Ravi Shankar.

Instrumento de corda pulsada, pertence a família da guitarra, do banjo, da cítara e do alaúde, entre outros. Se destaca por seu som metálico e glissandos. O nome "sitar" provém do persa, e significa "de três cordas", o que é uma alusão à forma original do instrumento. Atualmente o sitar apresenta um grande número de cordas, em geral dezoito, sendo as mesmas subdivididas em três categorias: as cordas de execução, as cordas de bordão ou pontuação, e as cordas simpáticas, ou simpatéticas. As cordas de execução e as de bordão sempre constituem num total de sete, porém o número de cada categoria pode variar, podendo ser três de bordão e quatro de execução, ou vice-versa. As cordas de execução são as mais usadas, por serem as usadas para o toque da melodia de uma peça musical. As cordas de bordão, ou de pontuação, possuem um timbre mais metálico em relação às outras, e são usadas basicamente para acompanhamento. As cordas simpáticas, ou simpatéticas, são as mais numerosas. Geralmente elas só são tocadas quando se deseja fazer um glissando; do contrário, elas não são tocadas e apenas vibram por simpatia harmônica ao toque das outras cordas. Normalmente, apresentam-se em número de onze cordas, porém alguns modelos de sitar podem apresentar até quinze cordas simpáticas. Muitos sitars atualmente possuem um segundo ressonador, feito de cabaça, posicionado atrás do braço, em posição oposta à do bojo do instrumento. Alguns sitars ainda possuem trastes móveis, o que permite que o músico toque com mais facilidade determinadas peças musicais.

Slowhand-
Veterano
# out/07 · Editado por: Slowhand-
· votar


Fiquei curioso pra pegar um barato desse haha

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Slowhand-

Mas no fim é a mesma questão. Eu também preferia ter um Twin Reverb, um Bassaman, um JCM-800, um Rectifier e um AC30. Também acho que seria "beeem melhor" que o som de uma pedaleira. O ponto é que eu não posso ter essas coisas todas. E nem preciso.

Tetanossauro Rex
catselidis

Heheheh, isso, isso, esse negócio aí! :P Eu achava que sitar em português era cítara... hhah. Como nunca usei um sitar nem uma cítara, nem sequer vi um na minha frente, e o nome era parecido...

catselidis
Veterano
# out/07 · Editado por: catselidis
· votar


Bog
O ponto é que eu não posso ter essas coisas todas. E nem preciso.
putz, cara! é isso mesmo!
os caras ficam brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando, brigando...

como se a idéia da simulação ou da modelagem fosse SUBSTITUIR o original - QUE IDÉIA INFANTIL DA PORRA!!!

o negócio é que antes da simulação, NEM SONHANDO, você conseguiria gravar em casa um som decente de guitarra, pq tinha que ter AQUELA PORRA toda de equipamento que muito poucos tem... Além de ter que socar um microfone na frente de um amp e colocar o amp no talo e receber no dia seguinte uma notificação do condomínio por causa do barulho...

agora, em casa eu posso ter um equip de US$ 500,00 e fazer minhas gravaçõezinhas com uma qualidade respeitável e tirar um lazer gostoso!!!

se eu VIVESSE de música, até pensaria em ter uma sala de ensaio e gravações para mim, com toda a parafernália, mas mesmo os amigos que tenho que (sobre)vivem de música não têm nada disso...

então, essas pedaleiras, variax, amps com simulação, etc. vêm para esse tipo de público como eu e até para uns malucos que gostam e usam profissionalmente - gosto é gosto - e os caras tiram um puta som...

chega dessa discussão babaca de que um não vai substituir o outro, que o original é melhor, etc... idéia TUPINIQUIM ATRASADA DA PESTE!

Nunca vi no site da Line6, nem no da Fender VG eles mandando jogar as originais no lixo... que a simulação era melhor, etc...

Tetanossauro Rex
Veterano
# out/07
· votar


O mais legal do sitar é que você regula a altura dos trastes e que eles possuem 9 tipos de notas,ao invés de apenas 3 como a gente,tipo:

a gente tem dó,dó sustenido e ré.
Lá eles tem dó,dó e mais um pouquinho,dó e dois décimos,dó e três décimos,dó quase sustenido,dó sustenido,e por aí vai.

Bog
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

Heheh, exatamente. Fica uma eterna discussão sobre "o que é melhor", sem que ninguém se toque que o que é melhor para mim pode não ser melhor para você.

Mas uma coisa que me incomoda é quando alguém que não conhece vem chutando o balde. Nunca ouviu uma Variax em ação e já assume que é guitarra com som de MIDI do Windows. Tocou numa 505II e conclui que TODOS os equipamentos digitais são "uma merda". O comentário mais esdrúxulo que já ouvi contra a Variax foi que "daqui a pouco vão fazer a guitarra que toca sozinha". Putz!

Hard_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Meio atrasado esse meu post, mas tudo bem...

O fato desse negócio de simulador é o seguinte: se eu gravar uma música com uma Fender americana e com pedais analógicos e um amp Marshall, eu poderia postar aqui a mp3 dizendo: "galera, tá aqui um som que eu gravei usando uma Fender ´69, pedais analógicos e um amp Marshall". Beleza, a galera ia ouvir, ia acreditar e ia achar bacana.
Se eu postasse a mesma gravação, dizendo a mesma coisa, mas utilizando uma Variax e um Pod XTL gravando em USB direto com todas aquelas parafernalhas de simulações que ele usa, a galera ia acreditar do mesmo jeito :-p

Para nós, músicos, até conseguimos ver algumas diferenças (às vezes) entre uma simulação e um original. Mas se você parar pra pensar no público, nos ouvintes em geral, eles tão pouco se fudendo se vc tá usando analógico, digital ou um pedalzinho que você fez com 2 transistors e um capacitor da sua televisão quebrada.
O importante é que o som fique bom, com qualidade, independente do que você use para fazê-lo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Mexicana ou Variax 300?