oq faço com as corda da minha guitarra?

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


- Falta de limpeza

- excesso de sudorese nas mãos, sobretudo com ácido úrico no suor

- Afinação errada

- Guarda em local excessivamente úmido

- Exposição a variações bruscas de temperatura (causa fadiga no metal)

Eu uso D'Addario 0.009, e estou com o mesmo jogo de cordas há mais de 3 meses. Não há sequer indícios de oxidação, e olhe que eu sofro do segundo mal que listei acima (sudorese). Exatamente por isto, sou extra-cuidadoso com a guita após o uso.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


_cloud_
oq faço com as corda da minha guitarra?

Percuta-as...

Espero ter ajudado :] ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Corda 0.9 não presta.
Troque para, no mínimo 0.10, e siga os procedimentos e cuidados de limpeza e manutenção necessários para (qualquer) guitarra:
1) coloque as cordas corretamente, laceando-as nas hastes das tarrachas e com poucas voltas e sem "embôlos", corte os excessos de corda.
2) lave bem as mãos antes de tocar.
3) limpe o instrumento depois de tocar.
4) passe um pouco óleo de máquina, vaselina sólida ou grafite em pó nos contatos das cordas com os rastilhos, "abaixa-cordas" e sulcos da pestana (principalmente se vc tiver alavanca tipo "vintage" e for usá-la).
5) jamais deixe seu instrumento exposto ao sol, calôr ou humidade.
6) use cabos bons, passando-os por volta da correia para segurança.
Abçs

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Maurício,

Minha guitarra está com 0.009, mas eu comprei logo uma caixa com 10 jogos de cordas 0.010. Se eu trocar as cordas antes que as atuais acabem, pode-se guardar as cordas antigas para serem usadas futuramente? Meio que como um "backup"?

_cloud_
Veterano
# nov/07 · Editado por: _cloud_
· votar


Simonetti
na real não sei se precisa levar no luthier pra ajustar a ponte a usar a corda 010, no caso minha ponte não anda mto bem..
não seria melhor eu colocar a 08? ou seja a mais fina que tem..
pq a 010 estica mto pra chegar em E, e a ponte não aguenta..
a 08 a corda pra chegar em E é mais facil, estica menos, e não força tanto a ponte..
então nesse caso a tendencia e estourar menos com 08

renots
Veterano
# nov/07
· votar


opa...!!!
tenho uma guitarra stratocaster, uso encordoamento, 0,9..


Parei aqui... /º/

lemingue
Veterano
# nov/07
· votar


_cloud_

Use encordamento bom. Às vezes, mesmo sendo importado, o encordamento já vem com pontos de oxidação. Dê preferência aos que vem selados tipo os D'dario.

Verifique a afinação.

Se elas arrebentam sempre no mesmo lugar veja se não está aí o problema (geralmente no carrinho).

Se ela arrebenta em vários lugares: Sua guitarra é boa? (trastes, ponte, tarrachas e etc serem bons - não precisa ser uma a gibson ultra life pro series signature, entendeu? Já ouviu falar da tonante?) Qualquer ponto de tensão pode provocar uma ruptura.

De quanto é o bend que você costuma dar? (se for daqueles que ultrapassam o braço da guitarra ja sabe né).

Se não é nada disso pode ser que a ferrugem esteja acabando com a sua corda. Mora no litoral? Tem suor na mão? Toca quantas horas por dia? Com certeza depois de 3 semanas, tocando direto, até o timbre das cordas não presta mais. Mas elas não deveriam arrebentar. Um pano velho, aquela camisa que não serve mais, faz muita diferença. Tem até uns produtos aí para colocar nas cordas mas eles não fazem milagre não.

Ou então pode ser macumba braba dos teus vizinhos e a solução pode estar em outro lugar!!!! hehehe....

lemingue
Veterano
# nov/07 · Editado por: lemingue
· votar


_cloud_

não seria melhor eu colocar a 08? ou seja a mais fina que tem..

Num faz isso não... vc vai perder muito em timbre e não vai arrumar o problema.

Só usei 08 um vez quando me deu tendinite mas tinha que tocar ($$$)

Além disso, se já arrebenta com 09... 08 vai pro saco em uma semana.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti
Não.
Lugar de corda velha é no lixo.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a oq faço com as corda da minha guitarra?