Trastejamento em 1 corda, 1 casa.. Guitarra nova, corda nova...

    Autor Mensagem
    speedking
    Veterano
    # jun/06


    Pessoal, é o seguinte:
    Comprei uma guitarra ha umas duas semanas. Uma Shelter Strato
    Bem, ela veio normalzinha, sem nenhum trastejamento...
    O que fiz foi afrouxar as cordas para tirar o escudo e fazer a blindagem interna (que aliás parece ter ficado muito boa) após isso troquei as cordas de 0.09 para 0.10.

    Feito tudo isso, apertei 1/4 de volta o tensor por causa da mudança de tensão.

    Acontece agora que o corda G trasteja somente na casa 9. Como medida temporária subi bastante o carrinho da ponte e melhorou... mas a corda ta bem mais alta que as outras.

    Por que isso pode estar acontecendo? Levando em consideração:
    1. Com cordas 0.09 não fazia.
    2. O braço não está convexo.

    O braço está quase reto, levemente concavo... pensei em deixá-lo mais concavo.. e abaixar os carrinhos da ponte.. será que resolve?

    Antes que alguém me indique levar ao luthier, voloto a repetir que onde moro não existe isso. Na unica loja de instrumentos que tem aqui.. o cara mal entende a diferença entre um encordoamento 0.09 para um 0.10.

    Alguém tem alguma dica?

    Valeu.

    kbza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    speedking
    cara, é normal tratejar um pouco com corda nova, mas pelo que vc disse o trastejo é bastante tenta levantar a altura das cordas.

    Luis Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    speedking
    Estou com o mesmo problema, mas emu encordoamento eh 0.09, isso aconteceu pq eu fui mexer onde não sabia!! auhuhaahuauhauhhuah

    Gabriel_Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    A melhor coisa que tu faz é levar pra regular num luthier, senão vai acabar fazendo merda na guitarra.

    THE GUITAR MAN
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
    · votar


    speedking

    Cara, conselho com fundamento, leva num luthier que ele faz um setup na sua guita, sem querer generaçizar, mas já generalizando, regulagem de fábrica é meia boca!

    Detalhe, conversando com o meu luthier, tem nego q compra Gibson e já leva direto pra ele corrigir alguma imperfeição, sem desmerecer a sua guita, mas pode ter certeza que numa Shelter o cara vai mexer nos trastes, vai corrigir este lance do trastejamento, deve estar empenado, porém, há algum tempo atrás eu comprei uma SX Les Paul que até traste solto eu percebi que tinha, voltei na loja e desfiz o negócio pra pegar uma Epiphone na Hendrix SP.

    Abraço e boa sorte

    Luis Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    A melhor coisa que tu faz é levar pra regular num luthier, senão vai acabar fazendo merda na guitarra
    igual eu!!! ahuuahha, tenho que levar em um luthier, mas to sem grana, então vou quebrando o galho por enquanto!!

    Patrick GD
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Cara, provavelmente é o traste que tá desnivelado.

    speedking
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Cara, provavelmente é o traste que tá desnivelado.
    Mas se fosse isso não trastejaria com cordas .09 tbem?

    kbza
    cara, é normal tratejar um pouco com corda nova, mas pelo que vc disse o trastejo é bastante tenta levantar a altura das cordas.
    Se eu levanto só essa corda, melhora, porém fica com ação mais alta que as outras...


    Meu maior problema: NÃO TEM NENHUM LUTHIER EM MINHA CIDADE.
    E eu não sei nem por onde começar a procurar em alguma cidade vizinha...

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tenta levantar um pouco apenas a corda sol

    Rskif
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    acho q vc apertou demais o tensor,solta um pouquinho e espera o braço estabilizar pra ver se continua trastejando

    speedking
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Rskif
    acho q vc apertou demais o tensor,solta um pouquinho e espera o braço estabilizar pra ver se continua trastejando

    Valeu cara.. Vou tentar fazer isso...

    e seja o que Deus quiser...

    kbza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    speedking
    Se eu levanto só essa corda, melhora, porém fica com ação mais alta que as outras...

    cara, pega a guitarra de lado e olha para os trastes, derepente eles não estão nivelados, ai te aconselho a levar num luthier mesmo. Mas eu acho que ela estava ajustada pra encordamento 0.009, e quando vc trocou as cordas pra 0.010 ficou muito justo nas primeiras casas, e acho que só leantando o nut vai resolver.

    speedking
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Acho que consegui resolver o pobrema...
    Ta trastejando muito leve agora, nada que atrapalhe.

    Soltei um pouco o tensor e ajustei o carrinho da ponte.
    A Ação ficou boa e não trasteja mais a ponto de atrapalhar.

    O que percebi é que essa guitarra tem o braço meio desnivelado...
    Do lado da corda MIzona, é mais baixo....
    Mas é de fabricação... Afinal.. guitarra de 200 reais, nem se pode exigir muito.

    Mas nada que atrapalhe, a guitarra ta bem macia... é uma questão de regulgaem mesmo.

    Quando eu encontrar um bom luthier por aqui, levo pra ele dar uma geralzinha.

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejamento em 1 corda, 1 casa.. Guitarra nova, corda nova...