Eric Clapton, o genio é o mesmo!

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Zecaster
Veterano
# out/07
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Larizinha

A amiga pensou no Malmsteen.

Larizinha
Veterano
# out/07
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Murillo Wendel

Tenho certeza que o cd deve ser maravilhoso...e já que mencionou Fredie King...vou confeir tbm..pra enriquecer mais ainda meu acervo.

eric bluesman

hahaha essa foto dele na época do cream ..tá diferentaço..tbm custei a ver que era ele..

muito diferente mesmo de hoje em dia, que é ele é bem simples assim, bermudão, camiseta e guitarra na mão. hehe

Abs

Zecaster
Veterano
# out/07
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Uma dica pra cds bons do EC:

461 Ocean Boulevard
No reason to Cry
Backless

Não lembro muito bem os anos dos lançamentos, mas são da década de 70, depois vou procurar aqui pra ver a data.

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
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Zecaster

Opa, eu ajudo o amigo.
1 - 1974
2 - 1976
3 - 1978
Entre essas datas, teve o "E.C. Was Here" de 1975. Ah, e depois teve o agradável Money and Cigarrettes de 1983.

Abraço

eric bluesman
Veterano
# out/07
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Larizinha

isso tb mostra o quanto ele amadureceu durante todos esses anos,bom pro musico quando chega nesta fase , ja mais velho e experiente , ja nao da bola mais pra imprensa pra fofocas , acho q ele tb pensa assim.

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
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eric bluesman

77 anos nos couro companheiro...

eric bluesman
Veterano
# out/07
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SaldanhaPessoa
Larizinha
Zecaster

oq vcs acharam do cd novo dele o back home? comprei ele a um tempo atras , gostei dessa nova formacao, tendendo pra uma especie de blues-pop, ou sei la como posso dizer o estilo . to baixando um dvd com os shows dele nesse ano , gostei bastante da mudanca pra 3 guitas , e mudou o restante dos musicos, q sou muito bons por sinal, se bem q eu gostava muito do natan e o stevie gad, pagava um pau pro billy preston aquele cara sabia improvisar nos orgaos , era matador tb, mas infelizmente ele ja faleceu a um tempo vitima do cancer, q descanse em paz...

eric bluesman
Veterano
# out/07
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SaldanhaPessoa

nao seriam 67 velho ? nao sei a idade exata mais nao é por ai ? ta mais velhinho entao do q eu imaginava...

Eric Clapton
Veterano
# out/07
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SaldanhaPessoa
77 anos nos couro companheiro

Não man!!! Clapton não é tão velho assim!!! Ele nasceu no dia 30 de Marcço de 1945... =)

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
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eric bluesman

A evolução é necessária até certo ponto, pode chegar a descaracterizar se mal pensada.. contudo, até o momento se fazem muito bem-vinda as mudanças. O Clapton desde sempre gostou de inovar, mas sempre sem se desfazer do velho estilo inglês de fazer blues.

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
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eric bluesman

Desculpa aew, me confundi com as datas aqui. Até quem muito se preocupa com datas, acaba se atrapalhando com elas.

eric bluesman
Veterano
# out/07
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SaldanhaPessoa

o clapton disse num programa de entrevistas q a musica tears in haven , q é icone de sucesso de suas musicas, comecara a nao ser mais cantada em seus shows , disse ele q a musica marcou uma historia muito triste de sua vida ( referindo -se a morte de seu filho) e hoje ele vive uma atmosfera diferente , tendo o nascimento de sua filha , sera q nao ouviremos mais tears in haven ?

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
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eric bluesman

Se fosse pra apostar, eu apostaria que ainda ouviremos sim. Mesmo não tendo o mesmo sentido que antes, a música passa uma mensagem eterna, independente do momento da vida dele. Ele pode até não tocá-la mais em todos os shows (como há muito já não o faz), mas nos especiais sempre tem um lugar reservado para esta.

Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
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Para quem quiser saber um pouquinho mais da história desse monstro da guitarra, aí estão alguns posts que eu pesquisei e encontrei aqui no FCC e na internet e em revistas do gênero.

Esse aqui foi o moderador Soulface que criou neste tópico, ficou bem legal! =)

Eric Patrick Clapton, o pequeno Rick, nasceu no dia 30 de Março de 1945, na casa de seus avós, Rose e Jack Clapp, um lar modesto no Green, em Ripley, Surrey. O sobrenome Clapton vem do primeiro marido da viúva Rose, Reginald Clapton. Filho de Patricia Molly Clapton, que tinha apenas 16 anos quando deu a luz, e do soldado canadense Edward Fryer, que servia ocasionalmente no Inglaterra. Em circunstâncias normais, a chegada de um filho seria celebrada pela família e os vizinhos, mas a gravidez de uma mãe solteira numa comunidade conservadora se transformava num prato cheio para mexericos. A vida não foi fácil para Pat Clapton. Edward Fryer era da força aérea canadense e servia na Inglaterra no final da segunda guerra mundial, tocava piano em salões de baile, nas horas de folga, donde veio a conhecer Pat Clapton.Era um relacionamento sem futuro, pois Edward retornou para o Canadá e sua mulher, e saiu da vida deles definitivamente tão logo a guerra acabou. Mais tarde Patricia casou-se com outro soldado canadense e mudou-se para a Alemanha, e mais tarde para o Canadá, deixando Clapton com os avós.

Eric nunca conheceu a vida do pai em detalhes até pouco tempo atrás, quando um jornalista canadense descobriu quem foi seu pai e os descendentes que deixou. Eric Clapton foi criado pelos avós, como sendo seus verdadeiros pais, em Ripley. Desde os 5 anos de idade o pequeno Rick freqüentou a escola primária da Igreja da Inglaterra de Ripley. Aparentava ser uma criança brilhante, capacitada a passar em todos os exames adicionais e indo para a aula de gramática, e então entrou para no St. Bede's Secondary Modern, no Send, perto de Woking. Aqui ele demonstrou um talento natural para a arte e aos 14 anos ele foi transferido para o Hollyfield Road School, Surbiton, que abrigava o departamento júnior do Kingston Art College, próprio para estudar desenho gráfico. Mas havia um problema, Eric havia descoberto a guitarra.

A primeira, foi um presente ao completar 13 anos de idade dada por Rose e Jack Clapp, sendo uma acústica de 14 libras da Bell's Music Shop em Kingston e, quase todo o seu tempo acordado era gasto aprendendo e conhecendo o instrumento. Ele a carregava no ônibus no trajeto para a escola e foi a principal razão para ser convidado a se retirar da escola aos 16 anos. Seu primeiro trabalho pago foi como carteiro temporário, durante o natal de 61. Eric chegou a trabalhar como assistente de pedreiro com seu avó, mas abandonou o trabalho temendo machucar as mãos e não mais poder tocar. As inclinações musicais de Eric Clapton se desenvolveram dentro de áreas mais exigentes do que o pop habitual da época.

Ele se interessou pelo autêntico Blues americano e ouviu com admiração os discos dos negros como Big Bill Broonzy, Muddy Waters, Howlin'Wolf, e o mais crucial deles, Robert Johnson, o lendário bluesman do Mississippi, o qual diz a lenda ter vendido a sua alma ao Diabo em troca de sua virtuose. A história de Jonhson, pitoresca dos bluesmen errantes do passado, pode ter sido o portal de entrada do jovem Eric, tal ele lutou para tentar se igualar às performances emocionais e atormentadas daqueles mentores americanos, em sua guitarra, uma Kay elétrica, de 100 libras, comprada com muito custo.

Assim equipado, ele entrou em sua primeira banda, "The Roosters", após um convite de seu guitarrista Tom McGuiness. Os Roosters ficaram juntos nos primeiros seis meses de 63, tocando ao redor de Richmond, números de R & B. Quando a banda acabou, Eric e Tom juntam-se aos "The Engineers", e a banda trouxe junto Casey Jones, líder de uma banda de Liverpool chamada "The Casanovas", que tinham liberado seu vocalista e se rebatizaram de "The Big Three". A reunião durou um mês. A próxima banda de Eric Clapton foi para trazê-lo à atenção de um vasto público mais afastado. Ele encontrou-os no Crown, um pub de Kingston, Surrey, e foi convidado a entrevistar-se após fazer um comentário desacreditando seu guitarrista Paul-Samuel Smith. O nome deles era "The Yardbirds". O público batia palmas cadenciadamente, enquanto Eric trocava as cordas quebradas de sua guitarra. Assim, ele ganhou o apelido de slowhand. Eric Clapton começava a entrar para a história como o melhor guitarrista de todos os tempos.

A ascenção meteórica dos Yardbirds esbarra no purismo de Clapton, ele não admitia abandonar o Blues em troca do dinheiro fácil do pop. Clapton estava fora do grupo, e em abril de 1965, John Mayall convidou Clapton a juntar-se a sua banda: os Bluesbreakers de John Mayall. Durante a temporada dele com esta banda, Clapton estabeleceu sua reputação de guitarrista. Nesta época começou o fenômeno da re-importação do Blues pelos americanos. O relacionamento dele com a banda era turbulento e Clapton partiu durante algum tempo para visitar a Grécia com amigos. No retorno dele, o álbum Bluesbreaker Com Eric Clapton foi registrado. Durante os shows, o público gritava enlouquecido "Give God a solo!" Surge o legendário grafite nos muros e metrôs de Londres.Clapton is God! O álbum John Mayall´s Bluesbreakers featuring Eric Clapton é considerado até hoje, uma Bíblia de cabeceira para qualquer guitarrista. Em 1966, ele se associou com o Jack Bruce e Ginger Baker para formar O Cream. Viagens extensas nos E.U.A. e três álbuns, Fresh Cream, Disraeli Gears, e Wheels Of Fire - trouxe aclamação mundial para a banda . Enquanto membro do Cream, ele cimentou a sua reputação de guitarrista número um do Rock. Clapton conhece Jimi Hendrix e ficam amigos, quase irmãos. Hendrix demonstrou a Clapton que havia música digna de ser ouvida e vivida além do Blues. A banda esfacelou-se sob o peso do ego dos parceiros que discutiam constantemente. O mérito do Cream foi transformar o Rock' N' Roll em música para adultos. Bruce e Baker tinham forte formação jazzistica, e junto com o Blues de Clapton, conseguiram um som incrível, face aos longos improvisos no palco.

A separação do Cream aconteceu em 1968, e Clapton após ouvir o álbum Music From Big Pink do The Band decide dar uma guinada. Clapton fundou o Blind Faith - o primeiro supergrupo do rock - com Steve Winwood, Ginger Baker, e Rick Grech. Acabando depois de um álbum e uma excursão americana desastrosa, Clapton tentou esconder-se da fama crescente viajando como um sideman com Delaney & Bonnie. Um álbum ao vivo daquela excursão foi lançado em 1970. O debut de Clapton na carreira solo também foi lançado naquele ano.Pelo verão de 1970, ele formou o Derek and Dominos com os amigos dissidentes da banda de Delaney & Bonnie. Os Dominos iriam gravar o álbum mais seminal do rock, Layla e Outras Variadas Canções de Amor. Um állbum de conceito, seu tema revolvido ao redor do amor não correspondido de Clapton pela esposa de George Harrison, Patti . Nesta fase Clapton aumentou sua aproximação com o amigo George Harrison e colaborou com os solos de While My Guitar Gently Wheeps, do álbum branco dos Beatles, e depois trabalhou no primeiro disco de George, junto com o que seria os Dominos, além de várias sessões da gravadora Apple. A banda acabou fazendo uma excursão americana e uma tentativa frustrada de registrar um segundo álbum de studio. O fracasso comercial do álbum Layla e o amor não correspondido de Clapton afundado em tres anos de hábito de heroína, e a morte de Jimi Hendrix bateu duro nos Dominos. A banda chegava ao fim devido a essa paranóia e o uso abusivo de drogas. Clapton passou a ser considerado o mais prováve próximo morto, depois de Morrison, Joplin e Hendrix. Clapton jamais imaginou que sua viagem através da escuridão do mundo da heroína seria tão devastadora.

Após o Rainbow Concert em janeiro de 73, convencido pelo amigo Pete Townshend, ele iniciou um tratamento revolucionário, a base de acupuntura eletrônica para largar as drogas. Curado, trabalhou no verão como colhedor de feno para adquirir a forma física, em uma fazenda. Clapton estava pronto para trabalhar novamente. Em 1974, ele reapareceria com um estilo novo e lançaria o álbum agora clássico, 461 Ocean Boulevar. Ele estava feliz e casado com Patti Boyd, mas infelizmente ele substituiu o hábito da heroína pelo álcool. Ao longo dos anos setenta, sua vida pessoal e o trabalho de estúdio sofreram por causa disto. Em 1981, ele foi hospitalizado devido a úlceras causadas por uma combinação mortal de analgésicos e quantidades prodigiosas de conhaque. Escapa de um acidente de carro,sem maiores danos. Patti Boyd começa a notar que Eric está avançando o sinal. Em janeiro de 1982, convencido por Roger Forester, seu gerente e amigo pessoal, ele entrou na Fundação de Hazelden, uma clínica de reabilitação para alcoólatras. Clapton permaneceu sóbrio desde 1987 pelo ingresso nos Alcoólatras Anonimos.Em fevereiro de 1998, ele anunciou a abertura do Crossroads Centre, uma clínica de reabilitação em Antígua. Ele gastou mais de 6 milhões de dólares do próprio bolso neste projeto, e leiloou 100 de suas preciosas guitarras, para chamar a atenção sobre o seu projeto. O leilão arrecadou 5 milhões de dólares. A clínica tem por princípio, proporcionar tratamento gratuito para algumas das pessoas mais pobres do Caribe que não podem dispor de dinheiro. Dois terços dos leitos são para os pobres. Um dos motivos que levaram Clapton a construir o centro de reabilitação , foi o elevado consumo de drogas pelos jovens ingleses. Ele ficou indignado com a apologia das drogas e resolveu aproveitar sua experiência própria com esse pesadelo. Clapton transformou o hit "Cocaine" em um hino anti-drogas.

Eric Clapton
Veterano
# out/07
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Continuação...


Em 20 de março de 1991, já divorciado de sua tão amada Patti após um casamento de 9 anos, aconteceu o golpe mais terrível em sua vida. O filho Conor, nascido de um relacionamento extra-conjugal em 15 de agosto 1986, caía para a morte do alto de um apartamento em Manhattan, onde morava com a mãe. O pesar de Clapton seria expressado na canção "Tears In Heaven", que lhe traria abraços mundiais e uma nova legião de fãs, e teria seu lançamento no álbum Unplugged.Este sucesso é um tributo à decisão de Clapton de não se entregar ao vício da bebida ou das drogas novamente, face a tragédia. Desde o início de 1990, ele desenvolveu uma relação sólida com sua filha, Ruth Kelly Clapton nascida 11 de janeiro de 1985, de um relacionamento ocasional. A cada álbum após 461 Ocean Boulevard, Clapton reinventou-se musicalmente. Esta prática continua até hoje. Em 1985, Clapton descobriu um público novo, devido à seu desempenho no concerto de caridade mundial, Live Aid. Clapton deu um show espetacular e reapareceram as inscrições 'Clapton Is God' nos muros londrinos. Nos últimos anos daquela década, ele reemergiu como uma força musical a ser considerada. Clapton também esculpiu uma segunda carreira como compositor de trilhas sonoras para o Cinema e a TV. Apresentações anuais no Royal Albert Hall e álbuns prósperos como August, Journeyman, Unplugged, e as caixas Crossroads I e II, trouxeram os velhos fãs de volta, além de conquistar um público mais jovem e também feminino.

Clapton voltou ás raízes do Blues em 1994 com o lançamento do CD From The Cradle.O álbum á o tributo de Clapton aos seus heróis musicais, com versões de covers de Blues. No ano 1997 fez uma incursão na eletrônica com o lançamento de "TDF/Retail Therapy", sob o nome de X-Sample. Em 1998, Clapton lançou Pilgrim, o primeiro álbum dele de material inédito em nove anos. Pilgrim é um trabalho onde finalmente Clapton enterra os fantasmas do passado, escrevendo canções sobre seus dramas pessoais, como a falta do pai, a morte do filho querido, o abandono do vício, e o amor perdido, alé de revelar um profundo amadurecimento como cantor, mostrando uma incrível beleza na voz. Depois de algumas incursões pelas trilhas sonoras e algumas datas no Japão, além de algumas participações em shows especiais e discos de amigos, Clapton surpreendeu ao realizou um velho sonho: Gravar um álbum junto com seu guitar-hero B.B. King, lançado em Junho de 2.000. O álbum surpreendeu os homens da indústria da música, estreiando em terceiro lugar nas paradas americanas, foi disco de ouro em uma semana e, em apenas um mês, recebia seu primeiro disco de platina. O álbum é uma grata surpresa, recheado de clássicos do blues catados na memória de Clapton.

Em março de 2001, lançou o CD Reptile, onde demonstra claramente ter alcançado toda a sua maturidade musical, gravado no mesmo estúdio de RWTK e com praticamente o mesmo pessoal. Uma atmosfera retrô, totalmente jazzy, passeando da bossa nova ao blues e o jazz. Esta turnê Reptile, segundo Clapton, será sua ultima tour mundial, e comentou também que tem um projeto em mente de gravar com alguns artistas que estão retirados da mídia. Eric Clapton é papai novamente aos 56 anos. Sua namorada, Melia McEnery, de 25 anos, deu à luz a uma menina às 9:53 da manhã do dia 13 de Junho de 2001 tendo Clapton ao seu lado. Ela recebeu o nome de Julie Rose em homenagem a avó de Clapton. Este evento feliz ocorre 10 anos após a morte trágica de seu filho Conor, de 4 anos. EC também tem uma filha de 17 anos, Ruth Kelly-Clapton. Ele adquiriu uma casa para morar em Columbus - Ohio, com a nova família. Eles se casaram em janeiro de 2002, após um relacionamento de dois anos. Melia é uma moça simples que 'adora pescar', o hobby preferido de Clapton, quando não está tocando guitarra. Dia 28 de janeiro de 2003, nasceu Ella Mae, a segunda filha de seu casamento com Melia.Clapton declarou estar extremamente feliz com a vida de casado e com a nova família.

Após Eric Clapton anunciar em 2001 que "Reptile" seria sua última tournê mundial, os rumores de uma aposentadoria foram crescendo. Esta idéia se tornou mais consistente após o casamento. Muitos apostavam que a vida feliz ao lado da nova família faria o velho pendurar a guitarra de vez. Felizmente, para os fãs, esta retirada está sendo muito produtiva. Ao longo de 2003, Clapton participou de vários eventos musicais como o show na escola da filha, o Teenage Cancer Trust Benefit, o aniversário de Willie Nelson, o Pavarotti-SOS Iraq, o Jubileu da Rainha, o Blowin' The Blues Away, a histórica reunião com John Mayall e os Bluesbrakers, participou do novo disco de Ringo Starr "Ringo Rama" em homenagem a George Harrison, alem de que, foi o diretor musical do estupendo Concerto Para George Harrison, uma homenagem organizada pela viúva Olívia, após um ano da morte de George.

Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
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Esse aqui, relata a história da amizade com Jimi Hendrix, tirado do site Whiplash., concerteza, uma das maiores histórias de amizade entre dois gigantes da guitarra!!!

Desde o final de 1968, o Jimi Hendrix Experience, negando a rivalidade sugerida por mídia e órgãos da imprensa entre eles e o Cream (o que sempre foi feito, também, como uma campanha de marketing entre Beatles e Rolling Stones), vinha tocando, em alguns de seus shows, "Sunshine of Your Love", numa espécie de resposta de Hendrix aos jornalistas, aborrecido com as comparações que vinham fazendo dele com o seu amigo Clapton. Era a reverência do Experience ao Cream, mostrando a todos como eles também se sentiam influenciados pelo trabalho da banda e de como eles a admiravam. O grande tributo, entretanto, aconteceu mesmo no comecinho de 1969, no dia 4 de janeiro, e não poderia ter sido em melhor estilo.

A cantora, apresentadora e dublê de atriz Lulu, numa cena do filme 'To Sir With Love'
Já plenamente conhecido dos teenagers da época, o programa The Lulu Show trazia a apresentadora Lulu, – aquela mesma que, anos antes, havia desmerecido o trabalho de Clapton diante de Jimi Hendrix numa crítica publicada na Disc & Music Echo – e que era famosa no meio pop londrino por "babar ovo" em cima de novos talentos, num clima de pretensa bajulação e falsidade bem típico de certos apresentadores e apresentadoras de TV de hoje em dia. Como sempre aconteceu com o mainstream, que se apropria de aproveitadores que embalam seus produtos no afã de explorar financeiramente o mercado consumidor jovem, todos sabiam que o negócio de Lulu não era bem o verdadeiro rock – mas ela estava nessa, assim como vários outros, mais pelos interesses lucrativos que o show business já tinha, enxergando o grande potencial econômico do rock, a partir da década de 60. E o convidado especial do Lulu Show naquele janeiro de 1969 era, justamente, o Jimi Hendrix Experience, por quem Lulu dizia ter "a maior admiração", apesar de Hendrix e todos saberem que, no minuto seguinte, com o aparecimento de um novo artista ou alguma armaçãozinha pop paga por alguma gravadora, eles seriam detratados.

Pois bem, Hendrix se lembrava muito bem das críticas que Lulu havia feito, comparando Clapton a ele na Disc & Music Echo, e como isto havia deixado o guitarrista do Cream magoado. Ele sabia, também, que o acordo para aparecer no Lulu Show previa que o Experience tocasse apenas duas músicas – mesmo assim, em um formato menor, mais pop, e sem muita enrolação, por causa do timing do programa, transmitido ao vivo para toda a Inglaterra. Assim, Hendrix falou com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, seus colegas de banda, e urdiu sua doce vingança. Abriram o programa tocando a já célebre "Voodoo Child", hit de seu último álbum, o fenomenal Electric Ladyland. Logo depois, após uma introdução de Lulu os exaltando e dizendo como ela adorava a próxima música que eles iriam tocar – prevista para ser o seu primeiro sucesso, a balada "Hey Joe" – Hendrix entrou na música com os seus companheiros. Primeiro, iniciaram com uma introdução pesadíssima, que lembrava muito os finais dos shows do Cream, dando o máximo volume de seus instrumentos – o que já deixou os produtores do programa atônitos com aquela barulheira, não prevista no schedule. Após quase um minuto, então, entraram nos acordes da música, finalmente, e começaram a tocar o que era conhecido como "Hey Joe": Hendrix cantava a letra com desleixo, enquanto Redding e Mitchell conduziam o ritmo calmamente, no compasso lento do blues.

De repente, pânico na produção do programa: algo saía fora do previsto! Numa súbita parada, Hendrix calmamente parou de tocar e se dirigiu à platéia, pasmada, nos seguintes termos: "Vamos parar de tocar esta musiquinha de merda para prestar uma homenagem a uma das maiores bandas de todos os tempos: o Cream!". E emendaram com os primeiros acordes de uma versão instrumental de "Sunshine of Your Love", que levaram a platéia ao mais absoluto delírio! Saiu tudo ao vivo, levado ao ar para o alarde dos produtores: o palavrão de Hendrix, a cara de constrangimento de Lulu, o público aplaudindo... e tudo isso no canal de TV da sisuda BBC de Londres! Um daqueles incautos momentos históricos em que o rock, moleque e rebelde, cuspiu na cara do sistema diante de todos. O caos, infelizmente, durou alguns poucos minutos: a transmissão foi cortada, e podia-se ouvir Hendrix falando ao microfone, enquanto um sorriso maroto resplandecia em sua face: "Acho que fomos tirados do ar...". Está tudo registrado no CD do Jimi Hendrix Experience BBC Sessions, que inclui a apresentação completa da banda no programa daquele dia. Foi, sem dúvida, uma das melhores homenagens que poderiam ser rendidas ao Cream...

Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
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E por ultimo, algumas curiosidades tiradas de um tópico de alguns anos atrás...

HUBERT SUMLIN.
Durante as sessões de Howlin' Wolf London Sessions, Howlin' Wolf precisava de diálise diariamente e uma máquina foi instalada no studio para lhe dar a chance de trabalhar com o mínimo de interrupções. Mesmo assim, havia dias em que não conseguia trabalhar e, em um desses dias Clapton levou Hubert Sumlin para Hurtwood Edge para mostrar a casa, jantar com ele e dar-lhe um presente. "Ele me levou para o porão onde havia um monte de guitarras. Parecia uma fábrica, com todos os estílos que você puder imaginar. Três paredes e meia cheias de guitarras penduradas. Ele disse: 'Pegue algumas dessas guitarras, Hubert, quero lhe dar duas delas'. Caminhei pela sala inteira, olhando cada uma delas. Aí vi aquela caixa no meio do quarto. Sentei no chão e perguntei: 'O que tem aí?' Ele respondeu: 'Não é nada, amigo.' Perguntei se podia dar uma olhada. Ele disse: 'Você não vai quer essa.' Abri a caixa, tirei uma bela Fender Stratocaster e comecei a tocar ali mesmo, sentado no chão. A guitarra em questão se tornou a guitarra padrão de Clapton. Enquanto estava trabalhando com Delaney Bramlett no disco Eric Clapton, deixara de lado a habitual Gibson Les Paul por uma Stratocaster, que lhe deu um som mais seco e, embora odiasse a idéia de ter de presentear um instrumento novo e favorito, ele o ofereceu a Sumlin."Pode levar amigo", ele disse a Sumlin. "Pelo menos sei que ela terá um bom lar. Só prometa que, se algum dia eu a quiser de volta, você a devolverá." Sumlin ficou dois anos com a guitarra, mas nunca a tocou no palco. Ele eventualmente a devolveu para Clapton, quando os dois se encontraram no Montreaux Jazz Festival. Uma tocha estava sendo passada.


CARLOS SANTANA.
Quando Carlos Santana e sua banda estavam abrindo os shows de uma excursão americana de Clapton, os concertos prometiam abundância de pirotecnias nas guitarras e os dois músicos deram às multidões o que elas pagaram de ingresso e muito mais. No final do show de Clapton, Santana se juntava a ele no palco para um improviso de 'Eyesight To The Blind', de Sonny Boy Williamson. "Fizemos um show no Nassau Coliseum, onde John McLaughlin improvisou conosco", lembrou Santana. "Clapton esperou John fazer a sua parte, e eu a minha, e entrou como uma lâmina afiada,cara. Sabe como é, ele não toca rápido, mas como o meu percussionista Armando Peraza diz:'Ele entra dentro da nota'". "Carlos Santana, naturalmente, está bem alto na minha lista; em termos de pura espiritualidade e emoção, esse cara é o número um." Declarou Clapton à Guitar Player em 1985.


JAMES HONEYMAN-SCOTT (guitarrista dos Pretenders).
"Os rapazes da escola para onde havia mudado, eram mais curtidores. Eles estavam bem no meio do grande negócio do blues. Eu saí direto do meu fanatismo por Beach Boys e Bob Dylan para venerar Peter Green e Eric Clapton. Ver o concerto de despedida do Cream na TV foi um momento de decisão em minha vida."


JEFF BECK.
"Ele não tem nada mais a ver com meu estílo - você sabe, numa época em que nós éramos blues. E ele era melhor. Eu acho que ele sabe tocar blues melhor que eu porque ele o estuda e é leal - eu tento envenenar e mudar o blues. Mas quando eu o ouvi tocar num show perto da casa dele outro dia, eu fiquei nocauteado. Ele estava deslizando com uma guitarra-slide e soando ótimo! Foi um barato assistir garotos que nunca o tinham visto tocar nos Yardbirds ou com John Mayall vendo-o explodir tudo pra cima deles em 1980. Foi um estouro!"


RITCHIE BLACKMORE.
Apesar de Ritchie ser um admirador do vibrato de Clapton, em outubro de 84, os dois estavam hospedados no Sheraton Perth, na Inglaterra, e Blackmore resolveu fazer uma jam de madrugada. Eric acordou furioso e mandou seu assistente Alfie, um guarda-roupas ambulante dar um jeito naquilo. Alfie simplesmente adentrou pelo quarto e disse para Blackmore: 'Se eu tiver que voltar aqui, haverá encrenca.' Não é preciso dizer que aquela foi a noite mais tranquila da temporada.


RELIGIÃO.
Eric Clapton confessa que nunca foi um cristão fervoroso, mas certa feita aconteceu um fato interessante que ele conta:"Dois caras vieram ao meu camarim (durante a excursão americana do Blind Faith). Eram apenas dois cristãos, e disseram: 'Podemos rezar por você?'. Quer dizer, o que eu podia fazer? Então nos ajoelhamos e rezamos, e realmente foi como se uma luz me cegasse. 'O que está acontecendo? Eu me sinto muito melhor?'. Então eu disse a eles: 'Deixem-me mostrar um pôster do Jimi Hendrix que eu arrumei'. Eu o abri e era um retrato de Cristo, que eu não tinha comprado! Isso simplesmente derrubou nós três."


A AMIZADE COM JIMI HENDRIX
A única condição que Jimi Hendrix exigia para ir para a Europa, era conhecer pessoalmente Eric Clapton. Eric e Jimi foram apresentados por Chas Chandler, baixista dos Animals. Jimi tocou num show do Cream no Polytechnic em 01/10/66. Ele fez uma versão arrasadora de Killing Floor e deixou a banda impressionada pelo seu jeito de tocar guitarra. Após o show encontraram-se num bar. Depois de beber e filosofar bastante, Jimi disse que admirava Clapton, beijou-lhe as mãos e disse: "acabei de beijar o mais maravilhoso irmão de alma da Inglaterra". Era o começa de uma profunda amizade entre ambos.

Jimi influenciou profundamente Eric, que começou a vestir-se e usar o cabelo como Jimi. Adotou um estilo de tocar mais relaxado. O Cream fez Sunshine of Your Love em homenagem a Hendrix.

Eric gravou Little Wing, com os Dominos e Duane Allman, (EC, Jimi e Duane eram considerados os três melhores do mundo, na época) como tributo para Hendrix. Quando o disco saiu, Jimi já estava morto. Executar Little Wing nos shows passou a ser uma catarse para Eric. Jimi havia gravado Sunshine of Your Love do Cream.

No dia da morte de Jimi, Eric havia comprado uma strato para canhotos e ia dá-la a Hendrix, à noite. Levou-a ao Lyceum, mas Hendrix que estava tocando com a banda de Eric Burdon, desapareceu antes que Clapton pudesse alcançá-lo. Jimi morreu horas depois. Clapton ficou arrasado, e ficou vagando pela sua propriedade. Quinze anos depois, Clapton declarou: "Quando Jimi morreu, chorei o dia todo porque ele não me levara com ele."

Eric negou-se a ir ao funeral de Jimi, temendo que o funeral se transformasse num evento do showbiz.

Jeffrey Aarons, numa comparação de estilos entre Jimi e Eric disse que eles eram extremamente similiares em algumas partes e, extremamente diferentes em outras. Inquestionavelmente fantásticos. Jimi devido a sua morte, ganhou um endeusamento excessivo pela mídia, mas Clapton ainda era mais completo. A única grande diferença entre os dois não era musical, mas sim de temperamento e perspectiva. Jimi era o guitarrista veloz da américa, pronto para conquistar o mundo, enquanto Clapton era o Inglês conservador querendo ser o melhor guitarrista de blues do mundo. Para ambos, isto era uma maneira de deixar sua marca numa sociedade que os renegou quando crianças.

Os Beatles haviam lançado o álbum Sgt. Peppers numa sexta-feira, e na segunda-feira, Paul McCartney foi assistir um show de Jimi Hendrix. Jimi já estava mandando bala num cover de Sgt.Peppers, simplesmente detonando sua strato. Parou no meio da música e perguntou: "Alguém aí sabe se Eric Clapton está na platéia?". Alguém respondeu que sim. então Jimi disse: "Será que ele poderia vir aqui em cima afinar minha Strato?" - Quem contou essa história foi Paul McCartney.


A MUDANÇA PARA A FENDER STRATOCASTER.
"A minha mudança para a stratocaster foi uma homenagem a Hendrix, já que ele não estava mais entre nós, senti que deveria fazê-lo.Jimi fazia misérias com aquela guitarra e ela nunca desafinava, ela era indestrutível.

Que guitarras poderiam resistir àquilo? Aí, ví Steve Winwood tocando com uma strato, e fiquei maravilhado com este instrumento. Tinha alguma coisa que me deixava louco. Fui vê-lo no Marquee e ele estava tocando com uma Strato pescoço branco. Fiquei nas nuvens. Só de olhar para elas fico apaixonado, elas são mágicas." Eric disse recentemente que com uma Fender sente-se mais seguro. "Posso fazer o que eu quiser com esta guitarra, enquanto que se eu usar uma Gibson, soará apenas como uma Gibson."

CANÇÕES FAVORITAS.
Segundo EC, estas são suas canções prediletas:
1)Senza Mama de Ranata Scotto.
2)Au Found Du Temple Saint de Ernest Blanc e Nicolai Godda.
3)Crossroads Blues de Robert Jonhson.
4)Feel Like Going Home de Muddy Waters.
5)I Was Made To Love Her de Stevie Wonder.
6)Hard Times de Ray Charles.
7)I Love The Woman de Freddye King.
8)Purple Rain de Prince.

Das canções que compôs, sua preferida é Golden Ring.


WONDERFUL TONIGHT.
Ironicamente, Eric compos esta canção rapidamente. Ele e Patti iriam a uma festa, e estavam bastante atrasados. Patti estava indecisa com a escolha da roupa. Eric irritado, pegou a guitarra e compôs a canção. Ela finalmente desceu as escadas vestindo uma roupa nova, e Eric disse: "you look wonderful, can we go now?"


461 OCEAN BOULEVARD.
É o endereço da casa onde Eric e a banda estavam hospedados durante a gravação do disco de retorno em 74. Quando a imprensa descobriu a casa, eles se refugiaram no Iate.


THERE IS ONE IN EVERY CROWD.
Vem da contraditória frase "The best guitarrist in the world - There's one in every crow." ( o melhor guitarrista do mundo - há um em toda a multidão.)


NO REASON TO CRY.
Uma citação equivocada de "Innocent Times", de Marcy levy. A canção diz: 'No reason to Laugh, more reason to cry". (sem motivo para rir, mais motivo para chorar.)


ANOTHER TICKET.
Uma gozação com um amigo que sempre pedia um ingresso a mais para seus shows.


BEHIND THE SUN.
Vem de 'Lousiana Blues", de Muddy Waters. O verso é "I'm going to New Orleans, baby, behind the sun".

"O Primeiro leilão das guitarras de Clapton em benefício do Crossroads Center, realizado em 1999, arrecadou 5 milhões de dólares, valor que foi superado pelo segundo leilão de Clapton em 2004, que ultrapassou o valor de 7 milhões de dólares"

"Clapton fundou o Blind Faith - o primeiro supergrupo do rock - com Steve Winwood, Ginger Baker, e Rick Grech.O grupo acabou depois de um álbum e uma excursão americana desastrosa..."

"Ao longo dos anos setenta a vida pessoal de Clapton e o seu trabalho de estúdio sofreram por causa do alcool"

"Clapton permaneceu sóbrio desde 1987 pelo ingresso nos Alcoólatras Anonimos."

"Clapton transformou o hit "Cocaine" em um hino anti-drogas."

"O filho Conor, de Clapton, nasceu de um relacionamento extra-conjugal em 15 de agosto 1986"

"A cada álbum após 461 Ocean Boulevard, Clapton reinventou-se musicalmente"

O Leilão de Blackie, A guitarra mais valiosa do mundo

"A guitarra que foi a favorita de Eric Clapton durante 15 anos foi vendida por 959.500 dólares num leilão na quinta-feira do dia 23 de junho de 2004, superando de longe o recorde marcado pela venda de outra guitarra, cinco anos atrás.

A Fender Stratocaster, apelidada por Clapton de "Blackie", foi uma entre 88 guitarras e outros itens que Clapton e outros músicos doaram para levantar fundos para o Crossroads Center Antigua, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool nas Índias Ocidentais.

A casa de leilões Christie's de Nova York, responsável pela venda, tinha estimado o valor de venda de Blackie entre 100 e 150 mil dólares.

O leilão rendeu um total de 7.438.624 dólares, quase 50 por cento acima dos 5 milhões gerados em leilão semelhante da Christie's em 1999, cuja renda também foi revertida para o Crossroads.

No leilão de 1999, um comprador anônimo pagou o valor então recorde de 497.500 por "Brownie", uma Fender Stratocaster de 1956 que Clapton usou quando tocou no sucesso "Layla", de Derek and the Dominos.

"Blackie" foi praticamente a única guitarra que Clapton usou no palco e no estúdio entre o final de 1970 e 1985. Criada a partir de três guitarras produzidas em 1956 e 1957, ela está na capa do álbum de 1977 "Slowhand", que inclui sucessos como "Cocaine" e "Wonderful Tonight".

A Christie's anunciou ter vendido todos os 88 itens do leilão, a maioria dos quais doados por Eric Clapton, 59 anos.

Três outras guitarras também foram arrematadas por mais de 500 mil dólares cada.

Uma Gibson ES-335 que Clapton comprou em 1964 e usou quando tocou com The Yardbirds, Cream, John Mayall's Bluesbreakers e Blind Faith foi arrematada por 847.500 dólares, mais de dez vezes a estimativa de entre 60 e 80 mil dólares.

O violão acústico C.F. Martin & Co., de 1939, que Clapton tocou durante sua célebre participação no programa "Unplugged", da MTV, em 1992, foi vendido por 791.500 dólares, sendo que a estimativa tinha sido de entre 60 e 80 mil dólares.

Uma guitarra Fender Stratocaster de cerca de 1965 usada pelo falecido Stevie Ray Vaughan durante toda sua carreira foi arrematada por 623.500 dólares, bem acima da estimativa de entre 15 e 20 mil dólares. O instrumento foi doado pelo irmão do artista, Jimmie Vaughan.

Residente em Antigua há muitos anos, Eric Clapton, que já falou abertamente sobre sua recuperação da dependência de drogas e álcool, fundou o Centro Crossroads em 1998 e preside seu conselho de direção. Clapton entrou para o livro dos recordes por este fato"

Penta_Blues
Moderador
# out/07
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Boa noite!!!

Murillo Wendel
Show, meu camarada! Merece destaque e deveria ser leitura obrigatória...rs
Valeu!!!

Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
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Penta_Blues

Obrigado!!! =)

eric bluesman
Veterano
# out/07
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Murillo Wendel

ai cade o bento666 pra ler isso aqui !!!! ai ele falaria menos merdas e teria mais respeito!!!

MANFREDINI
Veterano
# out/07
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ai cade o bento666 pra ler isso aqui !!!!
deve estar banido... o cara desrespeitou um monte de gente, até o Sam

Eric 146
Veterano
# out/07
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Avacalharam o tópico sempre pelo mesmo motivo, ninguém respeita a opinião do outro.
É sempre a velha discussão de quem é o melhor.
Eric Clapton é foda genial, tenho um DVD dele e acho fantástico o que ele faz na guitarra, ele toca de maneira "simples" mas extremamente objetiva.

Eric Clapton
Veterano
# out/07
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Eric 146
Eric Clapton é foda genial, tenho um DVD dele e acho fantástico o que ele faz na guitarra

Qual DVD????

Eu tenho o 24 Nigths Live de 1991!!! Muito foda!!!

Eric 146
Veterano
# out/07
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Qual DVD????

Eu tenho o 24 Nigths Live de 1991!!! Muito foda!!!


One More Car, One More Rider de 2001. Grande show com excelentes músicos.

Eric Clapton
Veterano
# out/07
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Eric 146
One More Car, One More Rider de 2001. Grande show com excelentes músicos.

Esse muito bom!!! Eu tenho também!!!! Eu queria muito o A.R.M.S. Concert de 1983 em que tocam juntos no mesmo palco, nada mais, nada menos do que Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck!!!

MANFREDINI
Veterano
# out/07
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uma coisa que eu acho incrivel é a humildade e bondade do cara:

dois cristãos, e disseram: 'Podemos rezar por você?'. Quer dizer, o que eu podia fazer? Então nos ajoelhamos e rezamos
'Pegue algumas dessas guitarras, Hubert, quero lhe dar duas delas'
esse cara é o número um." Declarou Clapton à Guitar Player em 1985.
A Fender Stratocaster, apelidada por Clapton de "Blackie", foi uma entre 88 guitarras e outros itens que Clapton e outros músicos doaram para levantar fundos para o Crossroads Center Antigua, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool nas Índias Ocidentais.

que músico que faz isso? sempre tratando todo mundo bem e dando atenção

e Blackmore resolveu fazer uma jam de madrugada. Eric acordou furioso e mandou seu assistente Alfie, um guarda-roupas ambulante dar um jeito naquilo. Alfie simplesmente adentrou pelo quarto e disse para Blackmore: 'Se eu tiver que voltar aqui, haverá encrenca.' Não é preciso dizer que aquela foi a noite mais tranquila da temporada.

pô, o cara deixou de dormir pra tocar guitarra com o cara, se fosse outro guitarrista falaria: a, vai a merda, deixa eu dormir que depois a gente toca

fora que ele é ótimo músico, não é atoa que ele cresceu tanto e conquistou várias pessoas

eric bluesman
Veterano
# out/07
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Murillo Wendel


One More Car, One More Rider de 2001

esse dvd , dos q eu assisti do eric foi oq eu mais gostei, reuniu musicas de diversas épocas de sua carreira, alem de contar com um super time de musicos , aquela musica river of tears ficou show demais, cheia de detalhes e com um sentimento incrivel, musica q eu mais gostei do dvd todo.

eric bluesman
Veterano
# out/07
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ha !!!! e pra galera q procura esses dvds e tem como baixar na net, o uterrent é o programa onde encontrei , esse do arms, o 24 nigth, one more car, one more rider , ate achei o dvd da turne 2007 dele , e com qualidade de dvd mesmo , muito bom.

Larizinha
Veterano
# out/07
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Bom dia meus amigos do blues...hehe

eric bluesman

oq vcs acharam do cd novo dele o back home?

Cara ainda não conferi esse novo dvd do Eric. Tenho o 24 nights . Super !
...mas agora que você deu a dica desse programa pra baixar... já vou verificar minha listinha aqui..rsrsrs

Valeu!

eric bluesman
Veterano
# out/07
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Larizinha
ele faz a busca pra vc, chama mininova o nome da pagina q tem esses arquivos, vc digita o nome eric clapton na tela de bucas do programa, e no canto onde tem a lupa , vc seleciona o mininova , q ai ele ja abre direto pra vc blz...

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