Teste comparativo: D'addario x Elixir (com fotos)

Autor Mensagem
laemcasa
Veterano
# out/07 · Editado por: laemcasa


Pessoal, faz um tempo q experimentei as cordas Elixir, q segundo a propaganda usa uma cobertura "nanoweb" que promete prolongar a vida útill das cordas e tal. Eu confesso q achei a maior historinha isso, principalmente porque o termo "nano" tá em moda hj em dia e qq coisa é motivo pra propaganda enganosa. Sempre usei D'adario, é a corda q mais dura pra mim, e resolvi fazer um teste justo. A condições foram as seguintes:

- coloquei as cordas com tensão normal;
- toquei sem limpar nada após o uso: acabava de tocar, eu simplismente pendurei no suporte, não coloquei em bag nem nada;
- não passei nenhum produto de qq espécie nem nas minhas mãos e nem nas cordas;

Nessas condições, a corda D'adário arrebentou em no máximo 3 meses, enquanto q a Elixir durou quase 8 meses. Peguei então duas cordas si (B) de cada marca nessas condições e botei num microscópio ótico, com objetiva com aumento de 30x. As imagens falam por sí:

Elixir Strings
D'addario Strings

Nem preciso falar qual é qual, a diferença é visível!! A olho nu, a corda da D'adario estava "preta" enquanto q a Elixir ainda tinha o brilho (passaram-se 8 meses xD). Olhando a imagem ampliada fica claro que a propaganda da Elixir está LONGE de ser enganosa. Realmente, a parte superficial está intacta, fora alguns "ARRANHÕES" básicos.
Minha conclusão? Que as D'adário são corda muito boas sim, e duram relativamente bem mantendo o timbre razoável. E as Elixir são realmente tudo o q falam, e valem o preço pago. O desgaste da corda é extremamente reduzido, não há praticamente nenhum ponto de oxidação ("ferrugem") e a estrutura da corda permanece intacta. Pra quem tb tem essa curiosidade, ou sempre quis VER a diferença, tá ae as fotos! Sem entrar no mérito de melhor ou pior, as Elixir pra mim ganharam "respeito", é uma marca MUITO boa e cumpre o que promete. A pergunta seguinte é "que tipo de material eles usam pra dar essa camada anti-rust", dae fica pra uma outra xD Abraços, e espero q seja útil pra alguém xD

BurnTKD
Veterano
# out/07
· votar


mt bom..parabens pela pesquisa...
abraços

Luiz Rhoads
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa
legal p kct cara, nunca usei elixir. mas ja vou pensar melhor nisso.

deviam fazer um teste com as cordas da rouxinol.

fabguitar
Veterano
# out/07
· votar


Bela iniciativa!!!

Assim que puder ($$$), vou por a Elixir

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa

Muito bom irmão das seis cordas, mas precisamos analisar o seguinte:

- Em termos de timbre... qual das duas é melhor independente de duração ou não?

- Será que a Elixir apesar de não oxidar tanto tb não perde o "brilho" em termos de som?

Deixo minhas dúvidas.

Abraço...

Cysio
Veterano
# out/07
· votar


Irei compra Elixir da próxima vez xD

wcpm
Veterano
# out/07
· votar


Quanto sai um encordoamento da Elixir e da Daddario?

ogaitnas
Veterano
# out/07
· votar


massa, teste digno de estudo científico heeh

me convenceu a gastar um pouco mais e pegar elixir na próxima troca de
cordas p/ ver como ficam hehe

Fast_Hand
Veterano
# out/07
· votar


A Daddario ta parecendo brasa de cigarro brother !!!

Vlw mesmo pela pesquisa...Abraço

diwillo
Veterano
# out/07
· votar


Ja usei Elixir várias vezes e concordo com a pesquisa ai.
Atualmente voltei a usar D´addario pq tinha vários jogos parados aqui.

Mas definitivamente vale a pena pagar mais um pouco nas Elixirs, especialmente quem usa guitarra com floyd.

laemcasa
Se não me engano a Elixir tem 2 tipos de cobertura, de dois materiais diferentes, não me recordo quais são..mas qual vc usou?

abraço

Fox_scc
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa,

excelente trabalho, eu particularmente nunca usei cordas Elixir, mais agora estou inclinado a testá-las.

laemcasa
Veterano
# out/07 · Editado por: laemcasa
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Dae velhão, não coloquei esse lance de timbre pq é bem pessoal e tal, nem quis induzir niguém a nada (e nem tou querendo fazer propaganda). Posso dizer quais são as minhas impressões pessoais pra comparação, não q seja algo "útil", mas vamo lá xD

- Em termos de timbre... qual das duas é melhor independente de duração ou não?

Olha, sinceramente eu prefiro o timbre da D'addario com + ou - uma semana de uso, acho o melhor timbre do mundo nas minhas stratos. A Elixir é MUITO, MUITO brilhante pro meu gosto, nos 3 primeiros meses fica quase q insuportavelmente alto qdo toca com a guita desligada (pra vc ter idéia). Qdo o timbre começa a ficar mais controlável vc começa a "sentir" a corda pegar, por causa do desgaste nos trastes. Não sei até q ponto isso é perceptível, eu percebi e chegava a quase q incomodar. Ela mantem esse timbre "bom" até estourar. Detalhe, estourei a lázona (A) do jogo Elixir, bem na região da palhetada - desgastou tanto q arrebentou. As D'addario eu quebro preferencialmente a mizinha (E) depois de uns 3 meses.

- Será que a Elixir apesar de não oxidar tanto tb não perde o "brilho" em termos de som?

Não, msm pq pra mim ela fica com o brilho exato depois de 3 meses...como ela tem muito (MUITO msm) brilho essa "perda de brilho" = "ficar com brilho normal". Isso pra mim, q toco em strato e tenho a palhetada meio forte tb xD. Minha opinião.

diwillo

Se não me engano a Elixir tem 2 tipos de cobertura, de dois materiais diferentes, não me recordo quais são..mas qual vc usou?

Dei uma checada no site da Elixir antes de postar hehe, nem sabia q tinha uma nova. Usei a "antiga", a nanoweb (anti-rust).

E olhando esse tipo novo (polyweb) acho q é o q eu preciso, eu sempre achei as nanoweb com muito (MUIIIITO) excesso de brilho e essas novas são mais "aveludadas" - segundo o fabricante :)

todos

valeu galera, fico feliz em ver q vcs tão curtindo, realmente sempre foi uma dúvida minha e nada mais justo do q compartilhar as "descobertas" com quem tá ae no barco :) Abraços!

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Acabei de comprar uma caixa com 10 jogos de encordoamento D'Addario de .010 (EXL110) nos EUA. Um amigo chega neste fim semana com ela (além de alguns brinquedos!)

Guitar_L
Veterano
# out/07 · Editado por: Guitar_L
· votar


Elixir é Elixir. Uma vez nesse mundo, não se quer mais sair! /o/
ASUHUAHSUHASuhasuhasuhsuhsah
O melhor encordoamento que existe, em termos de som e durabilidade.
Abraços

Homem Cueca
Veterano
# out/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Em termos de timbre... qual das duas é melhor independente de duração ou não?

- Será que a Elixir apesar de não oxidar tanto tb não perde o "brilho" em termos de som?


Prefiro elixir

em ambos os aspectos.

Só uso elas hoje em dia, o unico problema delas é que elas sao um pouco mais "duras" que cordas normais...mas coisa que com o tempo acostuma.


Ah sim, adoro o timbre delas.


Minha ibanez tem escasses de agudos, elas ficam exelentes!

luckseven
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa
muito legal...

gostei muito da pesquisa...

essa Elixir pra guita com floyd eh a melhor coisa...

eh um saco trocar cordas em guita com floyd

HYBRID PRS
Veterano
# out/07
· votar


que legal o seu teste... quando for trocar minhas D'Addario vou testar a Elixir para ver no que da!!!

Hugo capitalista
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa

Muito bom seu teste, já tinha percebido também essa diferença. Mas oito meses com a corda foi radical, com minhas mãos mijadoras de ácido não chego nunca a isso aí.

SweetDistortion
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa
Ótimo review! Cara, quais guitarras vc utilisou para o teste com que pontes (standard, floyd, tune-o-matic,..)? e quanto tempo de uso por dia?

Pessoal
Qual é a diferença de preço entre uma e outra?

Gostaria de colher estes dados, pois é com eles q podemos ver qual corda é mais vantajosa para o perfil do músico e do instrumento. Exemplo: se vc toca 5 horas por dia, 7 dias da semana, com floyd "truando" eu não acho q vai fazer muita diferença. Agora se vc tocar 3h por semana a diferença de preço pode ser de 300% que ainda vale a pena!

laemcasa
Desculpa o trocadilho: Tio Patinhas vs. Prof. Pardal! haha

Vinicius Nogueira
Veterano
# out/07
· votar


acabei de comprar uma dario 0.10 =//

Nato guitar
Veterano
# out/07
· votar


Elixer ta anos luz na frente de todas, em questão de durabilidade!

em questão de timbre ela e mt boa mesmo, mas prefiro o timbre da ernie ball...

mas agora eu so 100% elixer, to usando fas 4 meses e ainda ta brilhando, isso pq toco todos os dias e nem passo um pano nas cordas, vale mt a pena ela

Thedekai
Veterano
# out/07
· votar


ja usei elixir e d'ddario
a elixir dura mais mesmo
mas eu ainda prefiro as d'dario, nao gostei muito dessas elixir, em tocabilidade, pegada... sei la velho, nao gostei
ainda so mais d'ddario
e a diferença de preço eh grande tambem... d'ddario custa uns 16/17 reais... ja elixir eu achei por 36 conto
abraço

thigsm
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa
Parabens pela pesquisa cara

hahaha vende essa pesquisa pra elixir, vai ser um bom marketing, pois pelo menos eu acho que na proxima troca vou comprar Elixir =)

maths_hendrix
Veterano
# out/07
· votar


Quanto custa essas cordas da elixir?

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


laemcasa

Belo teste! Teve até "prova científica". A D'addario parece um carvão em brasa...

Sempre usei D'addario, mas agora entendo a diferença de preço das Elixir, e estou tentado a comprar um jogo. Entretanto, tenho uma dúvida ainda, o Homem Cueca citou que ela é um pouco mais dura. Essa característica se reflete na tensão da corda também? Ou seja, apesar de em teoria um 0.9 da marca A e a 0.9 da marca B terem a mesma tensão, sempre há pequenas diferenças. Acontece isso entre a Elixir e a D'addario? Caso existe essa diferença, ela é grande o suficiente que irá desregular a ponte flutuante de modo que exija uma pequena correção de regulagem na primeira vez? Ou essa "dureza" é mais na pegada e maciez da corda?

laemcasa
Veterano
# out/07
· votar


SweetDistortion

Cara, quais guitarras vc utilisou para o teste com que pontes (standard, floyd, tune-o-matic,..)? e quanto tempo de uso por dia?

Fala, blz? Usei 2 stratos com tremolo "vintage" e escalopadas (exagero nos bends e vibratos), e toquei 4h por dia em média (todo dia). Cheguei a dar umas alavancadas ignorantes, mas como é tremolo nem deu nada (mas tb não desafina!)

Tio Patinhas vs. Prof. Pardal!

lol, é issae ;)

thiago motta

vende essa pesquisa pra elixir, vai ser um bom marketing, pois pelo menos eu acho que na proxima troca vou comprar Elixir

Pior q eu tou pensando em entrar em contato com eles sim, eu queria ter feito as imagens com microscópio eletrônico de varredura pra propor uma publicação em revista científica q trate de Materiais e afins. Quem sabe eles não "compram" essa idéia? Mas sem grana envolvida, só pra publicar msm :) Como é comercial capaz de eu ser procesado por "engenharia reversa" heheeh.

makumbator

Acontece isso entre a Elixir e a D'addario? Caso existe essa diferença, ela é grande o suficiente que irá desregular a ponte flutuante de modo que exija uma pequena correção de regulagem na primeira vez? Ou essa "dureza" é mais na pegada e maciez da corda?

cara, vou dar minha opinião e vamos esperar pra galera ae se amnifestar tb. Eu acho q as cordas primas da Elixir 09 são EQUIVALENTES às D'addario 010. Achei ela tão mais dura quanto é um jogo 010 em relação a um 09.Se eu fosse chutar eu falaria q se vc usar floyd vai dar diferença sim, a impressão q da é q a tensão aumenta um pouco. A Elixir 010 é de pedrero, testei uma vez e é foda de tocar xD Eu comparo a Elixir 09 com a D'addario 010, uso bastante essas cordas e neste calibre não sinto diferença. Aliás, se puder use o Elixir híbrido (bordões 010 e primas 09), fica muito bom o timbre!

todos

Valeu ae, abraços!

PS. ah sim o preço...aqui em SP consigo D'addario por 15 conto (comprando 2 jogos..) e as Elixir já paguei 28 conto, hj em dia nem sei qto morre um jogo...

Gambá do Rock
Veterano
# out/07
· votar


laemcasa
A pergunta seguinte é "que tipo de material eles usam pra dar essa camada anti-rust"

Lembro de ter lido sobre a camada protetora das Elixir... é o seguinte:
a corda é revestida por teflon... akele mesmo material de panelas. Isso dá um durabilidade incrível realmente. Eu já havia testado e aprovado o material mas nunca havia visto os graus de oxidação dessa forma.
parabéns pela pesquisa!
abraço

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


mas prefiro o timbre da ernie ball...
viva \o/
toquei com elas na guitarra de um amigo meu, muito boa (pra mim a melhor de todas que já toquei)

enquanto a Daddario, é ótima, também já toquei com ela

agora, eu não curto muito encordamento da fender

nas elixir eu nunca toquei, vou comprar minha guitarra no fim desse ano, e com certeza, vou de ernie ball

nobre
Veterano
# out/07
· votar


show de bola as imagens :)
ja tem um tempo q venho pensando em colocar elixir, minhas cordas tao velhas pra kct...

Bigode Ozzy
Veterano
# out/07
· votar


adoro daddario, e comprei Ernie Ball agora, muito boa também! tem q ver quanto tempo dura...já a Elixir, achei por desgraçados 35 contos pra vender...não pago nem fodendo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teste comparativo: D'addario x Elixir (com fotos)